Licenciatura em Matemática
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Matemática por Assunto "Educação"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemInclusão de alunos com autismo nas aulas de matemática(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-05-11) Costa, Marcos Júnior da; Oliveira, Estela Mara de; Silva, Rilda Simone Maia da; Oliveira, Francisco deO presente trabalho tem como objetivo investigar, através de uma pesquisa qualitativa, a inclusão de alunos com TEA em aulas de matemática fazendo o uso de suas principais características e singularidades. Metodologicamente trata-se de uma análise documental e observação participante sobre a Inclusão de alunos com Autismo nas aulas de Matemática. Para tal pesquisa, foram utilizados artigos de revistas e jornais científicos, publicações divulgadas em diários do governo brasileiro por meio eletrônico, através de buscas em bases de dados na internet concernente à Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Google Acadêmico, Wef of Science, Periódicos Capes. Com uma prática adequada do ensino e aprendizagem de forma inclusiva, acaba sendo possível melhorar o funcionamento mental de nível superior do autismo e identificando oportunidades e necessidades educacionais e, assim, sistematizando informações. Entende -se que essas práticas requerem o uso de recursos promotores de aprendizagem de forma as percepções e ensinamentos que são direcionados aos alunos. O pensamento participativo, reforçado pelo uso de tecnologias e materiais concretos, pode estimular a redefinição da didática e criar oportunidades de aprendizagem para os alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas aulas de matemática, proporcionando estratégias de ensino e aprendizagem para esses alunos.
- ItemProporção áurea e a sequência de Fibonacci: uma relação íntima(IFSP, 2022-04-28) Marques, Thiago Ribeiro; Oliveira, Francisco de; Leandro, Ednaldo José; Dias, Rodolfo LiporoniObjeto de estudos profundos, a matemática é complexa. Seus temas se interrelacionam o tempo todo. Isso ocorre com a Proporção Áurea e a com a Sequência de Fibonacci. A relação entre elas é tão forte que podem ser confundidas. Porém esses assuntos e sua inter-relação acabam passando despercebidos na educação básica, sendo pouco trabalhada ou, em muitos casos, não sendo abordada em sala de aula. O objetivo deste trabalho é ajudar e orientar professores da educação básica a como abordar os temas em sala de aula, e assim os alunos poderão compreender como se dá essa relação e visualizar sua presença em outras áreas do conhecimento. Para atingir essa meta foi desenvolvida uma proposta de sequência didática. Assim, os docentes poderão usá-la no desenvolvimento de suas aulas.