Licenciatura em Matemática
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Matemática por Assunto "Demonstração matemática"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDemonstração e argumentação: uma proposta para números complexos(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-09-11) Kassa, Fellype de Oliveira; Ferreira, Luan Alberto; Leandro, Ednaldo José; Oliveira, Estela Mara deDentre as principais habilidades que são destacadas no currículo paulista, existe uma que é intensificada pelos conceitos matemáticos, que é a abstração. Uma das possíveis definições de abstração é o ato de se distanciar da realidade para melhor compreendê-la. Dentre todos os temas que podemos trabalhar em matemática, ela está fortemente ligado a demonstrações e argumentações. Demonstração é uma maneira rigorosa de se mostrar se uma proposição é verdadeira ou não, e argumentação é uma maneira um pouco menos rigorosa, onde algumas informações são suprimidas ou tomadas como verdade sem de fato se saber se são ou não verdade. Foram abordadas demonstrações das principais operações com números complexos, que são utilizados para auxiliar nas resoluções de expressões algébricas, principalmente em grau maior que três. É um tema de ensino médio que diversas vezes é deixado de lado, e que muito se usa da abstração, com uma proposta de ensino que faça o aluno ter interesse de demonstrar ou argumentar por si próprio as propriedades relativas aos números complexos.
- ItemUm levantamento do conhecimento sobre argumentação e provas matemáticas de estudantes ingressantes na licenciatura em matemática(IFSP, 2022-04-14) Nishi, André Jesus Seiji; Leandro, Ednaldo José; Oliveira, Francisco de; D'Almeida, Joice; Chaves, CheienneO desenvolvimento da capacidade de Argumentação e Prova Matemática é estudado com a intenção de contribuir com a formação do estudante, para que ele seja capaz de se expressar de forma adequada, fazer argumentações convincentes e corretas, ser crítico em relação às informações apresentadas, descobrir padrões, e saber escolher meios adequados de confirmação de resultados. Assim, este trabalho consiste em apresentar um levantamento do conhecimento da Argumentação e das Provas Matemáticas elaboradas por alunos ingressantes no curso de Licenciatura em Matemática. O objetivo é analisar o conhecimento sobre Argumentação, Demonstração e Provas Matemáticas, relacionados com o tema dos ângulos formados por retas paralelas cortados por uma transversal nos estudantes ingressantes na Licenciatura em Matemática. Para esse levantamento foi elaborado um questionário envolvendo problemas da Geometria Euclidiana relacionados com os ângulos formados por retas paralelas cortados por uma transversal. O público-alvo foram os alunos ingressantes no primeiro semestre de 2020, no campus de Itaquaquecetuba do IFSP. A amostra foi de 29 estudantes. Foi feita uma análise coesitiva e descritiva quantitativa/qualitativa com os dados coletados (respostas dos ingressantes). Essa análise mostrou que os ingressantes no curso possuem dificuldades em construir argumentos válidos. Concluiu-se que aqueles estudantes que fizeram uso dos conceitos e técnicas para Argumentação e Provas Matemáticas conseguiram expressar melhor o desenvolvimento realizado nas resoluções dos exercícios.