Licenciatura em Matemática
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Matemática por Assunto "Currículos"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA formação para a cidadania nas propostas da BNCC e da Escola da Ponte: um estudo comparativo à luz da Matemática Crítica(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2023-11-07) Oliveira, Caio Vinícius Dalla Vechia de; Lagoeiro, Aline de Cássia Damasceno; Lombardi, Marina Salles Leite; Lagoeiro, Fabio GomesSegundo a Constituição Federal de 1988, a formação que resulta do sistema educacional brasileiro deve compreender um indivíduo plenamente desenvolvido, capaz de exercer sua cidadania e desenvolver habilidades para o exercício do trabalho. Diante desta garantia constitucional, a motivação deste trabalho está em investigar de que modo o processo educativo pode contribuir na formação de indivíduos conscientes para o exercício de sua cidadania. Para isso, na presente pesquisa foi desenvolvido um estudo comparativo entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Escola da Ponte. Como delimitação e linha de análise, o objetivo do estudo foi identificar, nas suas respectivas propostas, evidências de aproximação ou distanciamento em relação ao objetivo constitucional de formar para a cidadania. O delineamento metodológico desse percurso investigativo, de natureza qualitativa, perpassa pelo estudo documental acerca da BNCC e da Escola da Ponte, bem como da revisão bibliográfica relacionada a essa temática. Como perspectiva metodológica de análise de dados, adotamos a Matemática Crítica e seus elementos constitutivos, que se configuraram, no decorrer do estudo, como eixos de análise. Os dados evidenciaram um distanciamento da BNCC em relação ao objetivo constitucional, quando comparada à proposta da Escola da Ponte. Uma vez que a BNCC apresenta caráter normativo de abrangência nacional, isso implica reconhecer o risco de promover uma formação educacional aquém do declarado constitucionalmente.
- ItemENEF e BNCC: análise de vínculo para uma educação financeira na educação básica(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-11-27) Rocha Neto, João; Cruz, Paulo Henrique Correia Araújo da; Baroni, Ana Karina Cancian; Sallum Neto, FaridEsta pesquisa tem como essência, avaliar a importância da Educação Financeira em nossa sociedade atual, principalmente no período relativo que vivenciamos agora, com o período pós pandêmico, e com as legislações que começam a ser vinculadas e atendidas até o ano de 2022, que são basicamente a obrigatoriedade da aplicação da BNCC no Currículo Escolar e o começo de uma nova formação para o Ensino Médio, instituído de Novo Ensino Médio (NEM). Buscando, então, trazer à tona a importância deste novo conhecimento no cotidiano escolar dos alunos, principalmente, da Educação Básica. Nela, tem-se por objetivo trabalhar os contextos históricos desta temática, sobretudo os processos desta evolução relativos ao campo de atuação da área de Matemática, sendo esta área a que mais atende a demanda deste conhecimento, mas não atendendo especificamente a este campo, pois a Educação Financeira pode ser trabalhada de diversas perspectivas. Ela não está apenas relacionada ao saber investir e poupar, mas sim em transformar e criar nas pessoas o pensamento consciente, ético e responsável. O presente trabalho traz em sua estrutura a relação da Educação Financeira na BNCC, parte-se da análise deste tema em função das competências e habilidades da base, desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental e até o Novo Ensino Médio. A análise dar-se-á dos materiais produzidos pela ENEF em parceria com a CONEF para os conteúdos de Educação Financeira que a BNCC requer em cada um dos respectivos anos da Educação Básica, para o trabalho da Educação Financeira de forma transversal.