Licenciatura em Matemática
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Matemática por Assunto "Aprendizagem invertida"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemMetodologia sala de aula invertida para o ensino de função afim(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-11-07) Bicudo, Fernanda Gonçalves; Campos, Ayumi Kato de; Lagoeiro, Fabio Gomes; Stülp, PatríciaO tema deste trabalho é a utilização da metodologia Sala de Aula Invertida no ensino de Função Afim. Por meio de uma revisão bibliográfica, o estudo tem por objetivo compreender e analisar o uso da metodologia no ensino da matemática, especialmente nos casos em que se observa grande dificuldade por parte dos alunos. Percebe-se que, ao introduzir o conceito de funções e de variável, eleva-se a complexidade no seguinte sentido: no Ensino Fundamental, as letras representam incógnitas, ou seja, terão seus valores descobertos, como, por exemplo, numa equação; já no nível deste trabalho, no Ensino Médio, as letras não possuem valor fixo, mas são variáveis, assim como os valores associados a elas por meio da função. A metodologia da Sala de Aula Invertida mostra-se eficiente em diversas áreas do conhecimento, embora na área de Ensino de Matemática não seja tão comum. Nos quatro únicos trabalhos (dois artigos e duas dissertações) encontrados nessa área, a metodologia em questão mostrou-se muito eficaz. Esses fatos explicitaram a necessidade de novas pesquisas envolvendo tal metodologia na área do ensino da matemática e motivaram esta pesquisa. No desenvolvimento deste trabalho, há a sugestão de uma sequência didática para o ensino de Função Afim, por meio da metodologia Sala De Aula Invertida, preparada com o intuito de proporcionar ao estudante uma maneira mais clara para a compreensão do assunto.