Licenciatura em Matemática
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Matemática por Assunto "Anos iniciais do ensino fundamental"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAs contribuições da formação inicial na prática docente para o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo de caso(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2022-10-27) Oliveira, Rodrigo Dias de; D'Almeida, Joice; Oliveira, Estela Mara de; Toledo, PedroO presente trabalho investiga as contribuições da formação inicial na prática docente para o ensino de matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a formação ofertada pelo curso de Licenciatura em Pedagogia ao ensino de matemática, como historicamente o curso de Licenciatura em Pedagogia foi implantado no Brasil, como também as leis que regem a educação básica no Brasil através de revisão bibliográfica. Por se tratar também de um estudo de caso, este trabalho é composto também por pesquisa qualitativa e entrevista semiestruturada com duas docentes atuantes na rede municipal de ensino de Itaquaquecetuba. Os resultados revelam que as críticas quanto à estrutura do curso de Licenciatura em Pedagogia quanto ao ensino de matemática são antigos e constantes, evidenciando que apenas o professor pedagogo não pode ser o único responsável pelo ensino da matemática e que no panorama contemporâneo, a formação continuada que nesse estudo específico, não é ofertada pela rede municipal de ensino de Itaquaquecetuba, é essencial para a prática docente e o efetivo aprendizado pelos estudantes.