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- ItemEstudo sobre interfaces de ensino superior à distância e usuários com transtornos funcionais específicos(IFSP, 2021-02-18) Peres, Sandyara Beatriz Doro; Paz, Nelson da SilvaEste trabalho tem o objetivo evidenciar qual o efeito no aprendizado de discentes que possuem Transtornos Funcionais Específicos quando da disposição de interfaces gráficas em plataformas digitais que fornecem ensino superior à distância. Hoje, os usuários desse perfil possuem dificuldades que comprometem o aprendizado, podendo ser estas – ou a combinação destas – os transtornos de leitura, da expressão escrita, da matemática e por fim o déficit de atenção com ou sem hiperatividade. Estas dificuldades têm por característica disfunções nas duas áreas do lobo frontal cerebral, isto é, tanto no córtex motor quanto no córtex pré-frontal. Para descobrir a relação entre o transtorno e experiência do usuário, é realizada uma pesquisa de campo para o levantamento de discentes que se enquadram nessas características e já tenham tido contato com alguma plataforma de ensino a fim de entrevistá-los e entender suas dificuldades durante sua usabilidade, listando as dificuldades em comum bem como mostrando os problemas sem divulgar o nome das plataformas em questão. Como conclusão espera-se apresentar relatórios que evidenciam que a maneira a qual as interfaces são construídas pode sim interferir no aprendizado desses usuários.
- ItemEstudo sobre uma abordagem transdisciplinar entre a educação estatística e a educação socioemocional(IFSP, 31/08/2018) Silva, Eveline Dias da; Novaes, Diva ValérioEste trabalho trata-se de uma pesquisa-ação que buscou verificar a possibilidade de desenvolver as habilidades socioemocionais como: autoconhecimento, autogestão, consciência social, habilidades de relacionamento e tomada de decisão responsável em conjunto com o ensino de estatística já proposto no currículo do ano em questão. O estudo foi realizado com cinco alunos do terceiro ano do ensino médio, em uma escola da rede estadual de ensino da cidade de São Paulo. Esta escola solicita aos alunos a elaboração de um trabalho de pesquisa, realizado ao longo do último ano do ciclo, para a conclusão do curso. Observou-se então uma oportunidade para a realização desta pesquisa, tendo a professora-pesquisadora como orientadora do grupo. Nesta proposta os cinco alunos sujeitos da pesquisa, realizaram um projeto de pesquisa estatística, que teve como tema A Influência do Celular, entre os alunos da escola. Durante as etapas de: Definição do Problema; Revisão Literária; Amostragem e Recolha de Dados; Resolução do problema; Analise dos Dados e Interpretação dos resultados da pesquisa elaborada pelos alunos, observou-se se havia indícios da construção das habilidades sociais e emocionais supracitados. Concluímos positivamente que uma atividade de pesquisa estatística, elaborada em um contexto cuidadosamente escolhido pode trabalhar significativamente os conteúdos estatísticos propostos no plano de curso e contribuir em algum aspecto da educação socioemocional dos estudantes. Os aspectos nos quais se observou contribuições foram os de autoconhecimento, autogestão e tomada de decisão responsável
- ItemEtnomatemática nos livros didáticos do 6º ano : as quatro operações aritméticas fundamentais(IFSP, 2023-05-25) Costa, Natália Serra da; Silva, Mário Barbosa da; Oliveira, Estela Mara de; Silva, Rilda Simone Maia daO presente trabalho tem o propósito de investigar como o livro didático de matemática aborda o componente curricular das quatro operações fundamentais sob a ótica da Etnomatemática dentro da fase de transição entre o professor polivalente e os professores específicos que ocorre no 6º Ano. As discussões referentes a essa metodologia vêm crescendo nos últimos anos, principalmente com os trabalhos do Professor Doutor Ubiratan D’Ambrósio, porém há muitos profissionais de matemática que ainda não tiveram o acesso a essa informação, por isso, adotamos a metodologia de pesquisa qualitativa de campo de cunho documental e bibliográfico reunindo referências a partir de pesquisas de campo para responder como a presença dessa metodologia pode ajudar no processo de ensino e aprendizagem em matemática, expondo vantagens em abranger aspectos culturais existentes no território nacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental, onde existe uma grande interação do concreto com o abstrato. Dessa forma, a interatividade entre distintas experiências seria utilizada para a compreensão e respeito aos valores individuais/sociais dos grupos culturais para que se torne cotidiano, aumento e recuperação da autoestima em relação aos saberes e fazeres dos educandos e transformando-os em protagonistas da construção do próprio conhecimento. Portanto ao analisar o Currículo Paulista e o Aprender Sempre, não encontramos situações de aprendizagem e habilidades da BNCC relacionadas a etnomatemática e as operações fundamentais; verificamos que o conhecimento do professor em Resolução de Problemas e Etnomatemática é essencial para o ensino-aprendizagem e ampliação do conteúdo previsto no Livro Didático.
- ItemEugenia nos trópicos: uma análise do discurso da paulistanidade no início do século XX a partir da obra de Alfredo Ellis Jr.(IFSP, 2023) Christmann, Letícia; Silva, Vagner Luis daEssa monografia tem como objetivo identificar a forma de que os discursos racialistas e eugênicos, desenvolvidos na Europa durante o século XIX, foram apropriados por Alfredo Ellis Jr. a partir da análise da obra Populações Paulistas, publicada em 1934, destacando o tratamento dado aos negros e aos imigrantes na constituição da população de São Paulo observada nessa obra.
- ItemExplorando a mineração de dados em análise de vendas: Uma abordagem com K-means e apriori(IFSP, 2023-12-08) Santos, Breno; Pontes, Guilherme; Cortez, Luiz Gustavo Leal; Costa, Rodrigo Rebelo da; Gomes, Eduardo HenriqueEste projeto aborda a aplicação de técnicas avançadas de análise de dados no contexto de vendas, destacando a implementação dos algoritmos Apriori para descoberta de regras de associações e o algoritmo K-Means para segmentação de clientes através de clusterização. Utilizando uma abordagem baseada em aprendizado de máquina, o sistema proporciona insights valiosos para gestores ao revelar padrões de compra, relações entre produtos e clusters de clientes. A padronização efetiva dos dados emerge como fator crucial, permitindo não apenas a aplicação de algoritmos, mas também proporcionando uma visão sólida e abrangente. O projeto resulta em um dashboard intuitivo e personalizável que se destaca por sua capacidade de apresentar informações cruciais de maneira clara e acessível.
- ItemExpressões do movimento estudantil secundarista no ensino médio integrado no Câmpus Sertãozinho do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo(IFSP, 25/09/2020) Reis, Jeniffer Fernanda Ferreira da Silva dos; Pantoni, Rodrigo PalucciPara a elaboração deste trabalho, foi realizada uma pesquisa junto ao Movimento Estudantil (ME) Secundarista de uma Instituição de Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O estudo foi feito com os estudantes gremistas dos cursos de Ensino Médio Integrado ao Técnico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) Câmpus Sertãozinho. Foram registradas vivências, experiências e expressões no que se refere ao ME junto aos estudantes gremistas para conhecer os desafios desses sujeitos enquanto jovens estudantes, relacionando suas expressões à conjuntura apontada pelo levantamento teórico. A coleta de dados se deu por meio das ferramentas metodológicas: observação participativa, entrevistas, escritos produzidos pelos gremistas na aplicação do Produto Educacional e questionário. Para a análise dos dados optou-se pela análise de conteúdo em uma perspectiva temática, tendo em vista o seu teor qualitativo. Com base nos dados coletados e na análise realizada, foi elaborado um Produto Educacional, denominado ?Roteiro para a Roda de Conversa - Expressões do Movimento Estudantil Secundarista?. A proposta visou promover a construção e reconstrução de sentidos entre os participantes em torno das temáticas do movimento estudantil secundarista, a partir da discussão de elementos relevantes, em um processo dialógico, no qual os participantes pudessem relacionar as temáticas propostas com suas vivências e saberes prévios e ainda estabelecer relações com a sociedade e as práticas sociais. Também visou contribuir para os estudos referentes ao Movimento Estudantil Secundarista, valorizando a perspectiva dos jovens. Para avaliação do Produto Educacional foram aplicados questionários, cujas informações coletadas foram também compiladas utilizando a técnica de análise de conteúdo na perspectiva temática. Como resultado, constatou-se que os jovens valorizam o Movimento Estudantil como espaço educativo e de diálogo, capaz de contribuir para a escola e a formação crítica, mas que, infelizmente, na perspectiva deles, falta tempo e espaço para estas experiências no cotidiano escolar.
- ItemFerramenta computacional de supressão do sinal de atividade ventricular em eletrocardiograma(IFSP, 13/04/2016) Paulo, Miriam Ferraz; Bock, Eduardo Guy PerpétuoA Fibrilação Atrial (FA) é uma das doenças cardíacas mais comuns e atinge entre 1,5% a 2% da população geral. Ela ocorre quando há o surgimento de múltiplas frentes de onda vagando nos átrios com padrões de propagação diferentes, isto afeta os ventrículos, o batimento cardíaco torna-se irregular e, normalmente mais rápido. Assim, no lugar da onda P do eletrocardiograma (ECG), que representa a despolarização dos átrios, apresenta-se uma linha de base flutuante. Apesar dos sintomas como, palpitações, cansaço repentino, tontura, desconforto para respirar, o paciente consegue conviver com a doença. Mas, com o passar dos anos, isso pode acarretar complicações, como o tromboembolismo sistêmico, podendo causar um acidente vascular cerebral ou trombose. O diagnóstico da fibrilação atrial requer confirmação pelo registro de ECG. Como a atividade atrial ocorre de maneira independente da atividade ventricular um dos caminhos para analisar e caracterizar a fibrilação atrial é cancelar a atividade ventricular, com a finalidade de observar somente a atividade atrial, através da supressão do complexo QRS e da onda T. Como a onda P representa a contração dos átrios, ao observá-la é possível detectar a FA e quando for existente analisar seu comportamento. Este trabalho apresenta uma ferramenta que realiza a supressão da atividade ventricular a partir de sinais de ECG com FA. Obtendo somente o sinal atrial fibrilatório, com a intenção de auxiliar o médico a extrair informações clínicas úteis dessa doença que é tão complexa de ser interpretada. O trabalho apresenta uma ferramenta computacional que executa a supressão da atividade ventricular de sinais ECG contendo fibrilação atrial, utilizando o método de ABS (Average Beat Subtraction – Subtração da Média dos Batimentos). Para avaliar o desempenho do algoritmo foram usados sinais de ECG com fibrilação atrial simulada a partir de sinais de pacientes saudáveis do banco de dados de sinais fisiológicos Physionet (MIT-BIH Normal Sinus Rhythm) e sinais de pacientes com FA (MIT-BIH Arrhythmia Database e AF Termination Challenge Database). Os sinais atriais fibrilatórios foram avaliados com a análise de Fourier e o pico espectral dominante que segundo a literatura deve estar dentro da faixa de 4 a 9 Hz. O desenvolvimento do projeto foi feito no ambiente MATLAB R2012b, The MathWorks, Inc., Natick, Massachusetts, United States. Os resultados foram satisfatórios e no futuro o algoritmo poderá ser utilizado em pacientes do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia fornecendo ECG real para validação do algoritmo.
- ItemA física contemporânea no ensino médio: uma proposta utilizando o conceito de refração negativa(IFSP, 29/09/2016) Araújo, Fernando Grillo; Killner, Gustavo IsaacAtualmente vivemos na chamada revolução tecnológica ? nanotecnologia, cirurgias a laser, microprocessadores entre outros exemplos ? que só foi possível graças aos avanços científicos no campo da Física Moderna e Contemporânea (FMC). Através dessa física podemos compreender toda essa revolução tecnológica, pois os fenômenos envolvendo o funcionamento dos telefones celulares, sensores de presença e calor, microprocessadores etc. não podem ser explicados pela Física Clássica. Sob este contexto observa-se a importância de ensinar FMC no ensino médio, pois embora ela já esteja presente nos currículos escolares oficiais do ensino médio, como nos PCNs (BRASIL, 2002) e na PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO (SEE, 2008), existe ainda uma dificuldade grande em inseri-la na sala de aula. Baseado nas literaturas publicadas, na revisão bibliográfica sobre os anais publicados nos SNEFs (2005 a 2015) e na revisão publicada nos trabalhos de Valente (2009 e 2015), apresentadas nesta dissertação, propomos fazer uma investigação quanto a influência da Física Contemporânea no aprendizado do aluno, trazendo conceitos da Física Contemporânea como elemento inovador para o ensino de Física Clássica. Para isso, avaliamos em duas turmas a aprendizagem quanto ao conceito de refração. Em uma delas foi abordado tópicos de Física Contemporânea ? no caso refração negativa ? e na outra não. Os dados foram coletados a partir de atividades avaliativas dos alunos, aplicados nas duas turmas, e um questionário aplicado somente na turma em que o conceito de refração negativa foi abordado. Os resultados mostram que a Física Contemporânea, embora não influencie significativamente no aprendizado do aluno, pode despertar grande interesse por essa nova ciência. Por fim, apresentamos uma sequência didática para o ensino de óptica, com a inserção de conceitos da Física Contemporânea
- ItemFormação de professores em contexto para o desenvolvimento de práticas de educação ambiental crítica na escola(IFSP, 2017) Ribeiro, Tatiane Guimarães de Oliveira; Marques, Amanda Cristina Teagno LopesA urgência em formar cidadãos emancipados, críticos e transformadores da realidade socioambiental em que estão inseridos torna o papel da escola cada vez mais importante. A educação escolar apresenta-se como uma possibilidade de apropriação de conhecimentos e valores que possam contribuir para o desenvolvimento e melhoria do modo de viver; é neste meio que se promove a educação de maneira sistematizada e com objetivos para a formação de crianças conscientes e ativas. O desenvolvimento de práticas de educação ambiental (EA) na escola favorece essa formação no âmbito do meio ambiente; por outro lado, é necessário que os professores tenham claros os conceitos e fundamentos de educação ambiental para que suas práticas não sejam esvaziadas de conhecimentos e objetivos bem definidos. Nesse sentido, a pesquisa tem por objetivo analisar as possibilidades e os desafios da formação de professores em seu contexto de trabalho para o desenvolvimento da EA dentro da escola de Educação Infantil. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, desenvolvida em uma pré-escola municipal da cidade de São Paulo. Como aportes teóricos, adotamos autores que discutem Educação Ambiental e formação de professores, com destaque para Mauro Guimarães (2004), Marcos Reigota (1994), Genebaldo Freire Dias (1992), Paula Brugger (1994), Julia Formosinho (2002), Isabel Alarcão (2001), Paulo Freire (1987, 1991). Como resultados, apontamos que a formação em contexto possui o desafio de romper com concepções tradicionais arraigadas, o que torna a mudança de práticas e sua organização com base em uma concepção crítica um processo bastante complexo. Por outro lado, a formação realizada no contexto da escola sensibilizou professores que não se envolviam com tema EA a se envolverem, articulou o coletivo, mobilizando ações de EA na escola, atendeu às demandas da escola e dos professores, dialogando com problemas reais. As ações e as práticas de EA na escola tornaram-se mais intencionais e houve a promoção de momentos de reflexão coletiva e troca de experiências entre os docentes em busca de um objetivo comum, com vistas ao desenvolvimento de práticas de educação ambiental na escola que envolvessem a todos
- ItemA formação do técnico em edificações no ensino médio integrado numa perspectiva omnilateral: como a Geografia pode contribuir(IFSP, 2019) Andrade, João Márcio Santos de; Reis, Márcio José dosEsta dissertação aborda o processo de construção e aplicação do produto educacional, materializado em uma maquete codificada para o ensino de Edificações, onde o ensino de Geografia se constitui como foco principal do trabalho, cujo objetivo é desvelar como este componente curricular pode contribuir para a formação do técnico em Edificações, na modalidade Ensino Médio Integrado, numa perspectiva omnilateral. Norteada por uma pesquisa exploratória e de campo, dos documentos e dos sujeitos envolvidos na problemática, no Câmpus Votuporanga do Instituto Federal de São Paulo; o produto educacional foi concebido e desenvolvido ativamente por cada sujeito da pesquisa (o pesquisador, o professor de Geografia, a professora de Maquetes e a turma do 2º ano do curso técnico integrado ao Ensino Médio em Edificações) de acordo ao seu momento de atuação. O produto educacional criou forma através de uma sequência didática em quatro fases, planejada pelo pesquisador e os docentes envolvidos; e antecedida pela apresentação da pesquisa pelo professor de Geografia à turma, cujo foco foi implantar o espírito da curiosidade científica.
- ItemFormação em serviço de um professor de matemática mediada pelo professor coordenador(IFSP, 2020-11-13) Fernandes, Caio Augusto Xavier; Traldi Junior, ArmandoO objetivo dessa pesquisa é compreender possibilidades e desafios de realizar uma formação em serviço mediada pelo professor coordenador (PC) para um professor de matemática, concebida a partir das observações da sala de aula, guiadas pela ficha de observação, na perspectiva do PC. A pesquisa realizada é qualitativa do tipo ação - interpretativa, pois o professor coordenador é o pesquisador, que propõe uma formação continuada em serviço na própria escola em que atua. Os dados deste estudo foram coletados em duas etapas: i) a partir de observações de quatro aulas do professor participante de matemática da pesquisa e ii) durante o desenvolvimento da formação continuada em serviço entre o PC e o professor de matemática. Os instrumentos de coleta de dados foram: entrevista semiestruturada, ficha de observação, gravação de áudio nas aulas e durante os momentos de formação e diário de campo do pesquisador. Durante a elaboração da pauta formativa e no desenvolvimento da formação entre PC e professor, foram encontrados dois desafios importantes e que estão presentes na vida profissional do PC e na rotina das escolas públicas. O primeiro é em relação ao tempo a ser dedicado à elaboração da pauta formativa, de forma a contemplar todas as observações feitas durantes as aulas. E o segundo é em relação à falta de uma formação específica do PC em construir essa pauta e em desenvolver essa formação com o professor. Outro aspecto relevante, compreendido após a realização desse estudo está relacionado com às possibilidades do PC realizar a observação das aulas do corpo docente, bem como de maneiras que ele possa construir a pauta e conduzir a formação. Pois, a formação deve ser conduzida como uma conversa entre PC e professor, de forma a retomar os principais pontos das aulas observadas, realizar intervenções e comentários quando necessário, apresentar ao professor diferentes perspectivas sobre aquele tema. Além de propiciar ao docente o contato com produções acadêmicas que o ajudem em sua formação continuada em serviço e contribua com a sua prática em sala de aula.
- ItemFound.Me: aplicação para compartilhamento de informações sobre pessoas desaparecidas(IFSP, 2022-01-12) Barbosa, Brenno Bezerra; Natalo, Diego Pereira Gonzalez; Quintairos, Matilde PerezEste trabalho acompanha o desenvolvimento da ferramenta FOUND.ME, a qual é uma aplicação web para o compartilhamento de informações sobre pessoas desaparecidas e que possui como principal objetivo auxiliar nas buscas pelas mesmas. Foram utilizadas tecnologias altamente presentes no mercado como o React.js e o Node.js aliados a conceitos teóricos como experiência do usuário e design thinking, buscando sempre tornar o fluxo de trabalho o mais simples, intuitivo e confortável possível para os usuários.
- ItemFreio a disco automotivo com controle eletrônico para melhoria de eficiência na frenagem(IFSP, 17/12/2013) Igosheff, Alexandre Vazzoler; Sousa, João Sinohara da SilvaPara sobrevivência no mundo globalizado, as empresas de veículos precisam constantemente melhorar sua competitividade, tanto em termos de aprimoramento tecnológico quanto para atender exigências em termos de segurança, custo e qualidade. Com relação aos sistemas de frenagem, pode-se constatar que ainda existem certas fragilidades nos freios dos veículos automotores dos dias de hoje. Essas fragilidades ficam expostas pela simples observância das inúmeras áreas de escape em serras e também pelos inúmeros acidentes causados por ineficiência no sistema de freio dos veículos. Assim, esse trabalho apresenta a proposição e desenvolvimento de um protótipo de sistema de freio a disco para testes, integração de controle eletrônico de temperatura e eliminação de filme de água nos discos para melhorar a eficiência dos freios e consequentemente, para maior segurança na condução de veículos automotores. O sistema de frenagem proposto deve ser facilmente integrável à eletrônica embarcada e à rede de comunicação dos veículos atuais. O projeto também apresenta possibilidades de aprimoramento de recursos para auxiliar a manutenção veicular preventiva e também para ser utilizado como ferramenta no próprio desenvolvimento de novos produtos. É interessante estabelecer que, embora a eletrônica embarcada tenha evoluído muito no decorrer dos anos, as soluções integradas para os freios não têm sido, até o momento, enfoque primordial entre os fabricantes de veículos. Nesse sentido, esse trabalho propõe soluções bastante práticas e promissoras para implantação nos veículos contemporâneos. Uma bancada de teste de freio a disco permitirá a execução de experimentos para a redução de temperatura e a remoção de água, onde uma simulação de comunicação em rede CAN permitirá diversas opções de controle.
- ItemFrete no e-commerce: fatores que influenciam a escolha do consumidor de smartphones(IFSP, 2022-12-20) Cruzeta , Igor Jordão; Machado da Silva , Fábio NazarenoA logística desempenha um papel fundamental no funcionamento do varejo virtual: hoje é possível adquirir uma imensa variedade de produtos – sem barreiras geográficas –, através da Internet e recebe-los em casa, com fretes cada vez mais rápidos. Este estudo buscou identificar possíveis fatores que influenciam a escolha do consumidor de smartphones sobre o tipo de frete contratado. Um questionário online do tipo survey levantou o perfil dos consumidores e suas impressões quanto ao custo do frete, tempo de entrega e acompanhamento do pedido. Os dados foram analisados por meio dos procedimentos estatísticos análise de cluster e regressão logística. Os resultados deste estudo apontam que os fatores comportamentais são os que possuem maior influência na escolha do tipo de frete, já os fatores sociodemográficos não tiveram influência, com exceção da faixa etária. A preferência pela marca do aparelho também foi um fator relevante para a escolha do frete. Verificou-se ainda que, para a escolha do frete, as opções grátis e econômica estão associadas ao comportamento de compra racional do consumidor, enquanto o frete expresso atrai pessoas com comportamento de compra impulsiva. O aumento contínuo das cifras movimentadas pelo e-commerce e a expectativa transferida para os serviços logísticos reforçam a necessidade de se compreender melhor os consumidores e suas escolhas de frete.
- ItemGênero e sexualidade na educação: diálogo entre o ontem e o hoje, embates de uma educação TRANSformadora.(IFSP, 2023) Ferracini, Victor Ayres; Torezin, Flávia RobertaEste trabalho traz um estudo sobre os conceitos de gênero e sexualidade na educação, salientando os desafios e embates vivenciados em cenários escolares. A pesquisa fornece uma análise perspicaz das legislações federais e estaduais que delineiam as práticas educacionais, bem como as propostas de renomados filósofos e educadores em busca de um ambiente educacional mais inclusivo. Além disso, um exame pormenorizado de projetos de lei sobre o tema em discussão é realizado, auxiliando na construção de uma visão holística sobre a matéria. A investigação também abrange a análise das ações promovidas pela Diretoria de Ensino Norte 1, contribuindo para uma compreensão aprofundada dos esforços práticos em andamento para abordar questões de gênero e sexualidade na educação. Em suma, este trabalho representa uma contribuição significativa para o entendimento da intersecção entre políticas educacionais e questões de gênero e sexualidade, enquanto ressalta a necessidade de uma educação mais inclusiva e acolhedora.
- ItemGeoprocessamento aplicado ao estudo e implantação de ciclovia no distrito de Vila Carrão, São Paulo(IFSP, 2020-12-20) Santos, Sidney dos; Garo Júnior, Wagner RobertoEste estudo visa propor um modelo para auxiliar na tomada de decisão da melhor localidade para se propor a implantação de uma ciclovia, assim como. analisar os critérios necessários à sua aceitação por parte dos ciclistas. Para isso, pretende-se demonstrar as aplicações de técnicas de geoprocessamento com ênfase no planejamento e mobilidade urbana. A região na qual ocorre o estudo situa-se no município de São Paulo, onde foram levantados os diversos fatores que influenciam a utilização das bicicletas, tendo como horizonte o ano de 2017, no qual foram disponibilizados novos dados da "Pesquisa Origem Destino" . O uso do geoprocessamento na pesquisa mostrou-se prático para a obtenção de dados e modelos, que possibilitaram a confecção de mapas temáticos, referentes aos deslocamentos, declividade e concentração de polos geradores, capazes de auxiliares os processos de tomadas de decisões assertivas na instalação de uma via ciclável, conectando e promovendo a intermodalidade. Como resultado, a pesquisa propiciou um modelo alternativo para contribuir em medidas mais assertivas quanto a localidade de uma ciclovia, levando em consideração estimular o uso mais amplo dessa modalidade de transporte.
- ItemGEOWAR: uma proposta didática para o ensino de geometria(IFSP, 2021-11-27) Santos, Raphael Felipe dos; Cruz, Paulo Henrique Correia Araújo da; Sallum Neto, Farid; Campos, Ayumi Kato deEste projeto tem como proposta o desenvolvimento de uma atividade lúdica para o ensino de Geometria, mais especificamente o ensino do cálculo de área de figuras planas. Trata-se de um jogo de cartas desenvolvido durante o tempo do autor como residente do Programa de Residência Pedagógica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Itapetininga. O objetivo da proposta é facilitar o ensino do cálculo de áreas de figuras planas, tornando o tema mais atrativo para os alunos e apresentar ao professor uma alternativa para o ensino de geometria. Além de mostrar o desenvolvimento do jogo, é apresentada uma sequência didática com a explanação das aulas para a aplicação do Geowar.
- ItemHistórias em quadrinhos e ensino médio integrado: possibilidades para a formação politécnica na educação básica(IFSP, 2019) Domingues, Marcelo de Godoy; Piunti, Juliana Cristina PerlottiEssa dissertação do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) apresenta dois momentos da pesquisa desenvolvida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo ? IFSP/Câmpus São Carlos, tendo como objetivo, a partir das bases conceituais e do referencial teórico da Educação Profissional e Tecnológica numa perspectiva crítica, buscar uma formação integral visando a politecnia. Os resultados demonstraram que, apesar dos potenciais da filosofia como disciplina básica problematizadora e das histórias em quadrinhos como recurso didático para tal, tornaram-se necessários os saberes específicos de outras áreas do conhecimento. Isso possibilitou uma visão não fragmentada da realidade e um distanciamento do saber do senso comum, no qual são os docentes de cada disciplina quem detém tais conhecimentos, sendo necessário um projeto integrador que envolva diversos profissionais comprometidos com os objetivos buscados. Por fim, ao apontar os limites do projeto de ensino, abriram-se possibilidades para novas perspectivas em busca da integração curricular pelas histórias em quadrinhos, visando uma formação crítica e integral necessárias para se alcançar a politecnia e outro modelo de sociedade.
- ItemHunterest: uma proposta de software para auxílio em refeições externas(IFSP, 2021) Peleje, Gustavo Moreira; Thomé, Jader; Rossignolli, Júlio César Monteiro; Ferreira, Regivaldo SousaCompreendendo o papel da tecnologia como o de viabilizar e de facilitar a vida do cidadão na sociedade. Ferramentas que lhes garantam qualidade de vida, bons serviços, boas experiências, comodidade são extremamente bem vindas. Neste trabalho, propusemos a utilização de uma ferramenta desenvolvida por nós no decorrer desses 2 últimos anos, no objetivo de possibilitar aos clientes, uma experiência completa dentro da busca por melhores ambientes gastronômicos disponíveis no mercado. Trata-se do Hunterest, um serviço de busca e de sugestão de restaurantes que permite pré-definir seu destino, antes mesmo de sair de casa, baseando-se em características pré-determinadas, com base no gosto individual por ambientes para se estar, melhores preços, melhores cardápios, etc.
- ItemIdentificação de manifestações de clientes de instituições bancárias em redes sociais utilizando inteligência artificial(IFSP, 2021-12-04) Araújo, Iago Vitor; Santos, Victor Moreira dos; Silva, Vinicius Augusto da; Teixeira, Fabio; Ferreira, Regivaldo Sousa; Xavier, Rogério Aparecido CampanariObjetivo: Identificar automaticamente o relato da experiência de Clientes com produtos de instituições bancárias no Twitter por meio da aplicação de técnicas de Inteligência Artificial. Métodos: Foram classificados manualmente 4.374 tweets relacionados a produtos oferecidos por bancos e respectivas manifestações negativas de clientes. Estes tweets foram utilizados para o treinamento de um classificador baseado em cálculos probabilísticos. Um grafo com os resultados da classificação e conexões oriundas da rede social foi construído e apresentado por meio de um sítio eletrônico. Resultados: A classificação final da base de textos pelo classificador atingiu 70% de precisão, 67% para revocação e 69% no F-measure. Conclusão: As técnicas de Inteligência Artificial relacionadas ao reconhecimento de entidades em redes sociais apresentadas neste artigo são promissoras e alcançaram níveis de precisão e revocação satisfatórios, no ponto de vista que as postagens passam despercebidas e não agregam valor aos serviços prestados pelas instituições bancárias.