Navegando por Publicador "IFSP"
Agora exibindo 1 - 20 de 148
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO governo federal e o combate à “ideologia de gênero”: a diminuição de investimento em políticas públicas com enfoque em gênero no Brasil em 2016-2020(IFSP, 2022-04-28) Ferreira, Pamela Oliveira; Santos, Ana Carolina Vila Ramos dos; Marques, Fabiola; Picosque, Tatiana AparecidaEssa pesquisa tem como objetivo demonstrar através de dados quantitativos a relação entre o discurso de combate à “ideologia de gênero” e a mudança de postura do governo federal quanto ao investimento em políticas públicas com enfoque em gênero. A partir de 2015, o discurso de combate à “ideologia de gênero” ganhou maior destaque na sociedade brasileira, tanto na divulgação de notícias em canais religiosos, como também no âmbito político. No ano seguinte à guinada desse discurso, houve uma série de modificações na postura do governo federal brasileiro quanto às políticas públicas com enfoque em gênero, sendo os maiores marcos a perda do status ministerial da, à época, chamada Secretaria Especial de Políticas Públicas para Mulheres (SPM) e a diminuição de investimento na área em questão. Ao ser feito um levantamento dos valores investidos em políticas públicas com enfoque em gênero, divulgado pelas Leis Orçamentárias Anuais, é evidente a diminuição de investimentos por parte do governo federal no setor, sendo que, se comparado ao orçamento de 2013, nota-se uma perda de 59,89% de valores; enquanto isso, o discurso de combate à “ideologia de gênero” segue ganhando cada vez mais espaço dentre as pautas de políticos conservadores.
- ItemO impacto da aplicação da lei 10.639/03 na desconstrução do racismo estrutural: uma análise decolonial a partir da produção de textos acadêmicos(IFSP, 2023-12-18) Martins, Djamilla Ribeiro; Carvalho, Iraneide Oliveira Silva de; Ramos, Wellington SantosO presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral entender, a partir de pesquisas acadêmicas (teses e dissertações), como foi o processo de implantação da lei 10.639/03 na Baixada Santista e qual a eficácia da mesma na formação e na prática docente para uma educação antirracista. Para atingir esse propósito, os objetivos específicos incluem apresentar dados históricos que apontam o racismo estrutural, fazer uma retrospectiva dos caminhos e descaminhos da lei 10.639/03 ao longos dos 20 anos de sua implementação, mostrar que o racismo estrutural ainda está muito presente na sociedade brasileira e especificamente na educação e manter vivo o debate antirracista na Baixada Santista, no que tange à formação de professores, para que este faça diferença na no combate ao racismo estrutural na sala de aula. Metodologicamente a pesquisa classifica-se como bibliográfica, importante método para a contextualização de uma educação antirracista, permitindo perceber posicionamentos de diferentes pesquisadores que tiveram a Baixada Santista como campo para as suas pesquisas, esse expediente por sua vez, enriqueceu a discussão e as reflexão que expomos neste estudo. Portanto, nosso pertencimento e nossa trajetória, nos motivou a investigar como as relações étnico-raciais na educação impactam a formação de identidade e autoestima dos estudantes pretos e pretas e como a discussão sobre o racismo estrutural pode ser trabalhada de forma efetiva no ambiente escolar.
- ItemO impacto do desenvolvimento de um sistema de logística reversa no varejo de supermercados sobre a percepção do consumidor(IFSP, 2020-12-20) Santos, Catarina Fraga da Silva; Filenga, DouglasA sustentabilidade é um assunto que vem ganhando cada vez mais importância entre os consumidores. Diante disso, a Logística Reversa - que consiste no fluxo de retorno aos fabricantes ou comerciantes, de bens tangíveis quando perdem suas funcionalidades - é a base para elaboração deste estudo, no qual se buscou entender as mais fortes correlações de variáveis entre tal prática pelo setor supermercadista varejista e a percepção do consumidor final, visando entender se a Logística Reversa pode se tornar um diferencial competitivo. Assim, o problema de pesquisa do presente trabalho foi identificar a correlação entre o desenvolvimento e a prática de um sistema estabelecido. O estudo deu-se por meio de uma pesquisa quantitativa, analisando-se a relação entre as práticas de incentivo à Logística Reversa e a preferência do consumidor final. Como resultado, observou-se que 85% dos entrevistados considera importante que os supermercados mostrem preocupação com a Logística Reversa, entretanto, não estariam dispostos a pagar mais caro por um produto ecologicamente correto, e não sendo tal fator um motivo de preferência pelo cliente.
- ItemO mercado editorial e a influência midiática sobre o público infantojuvenil: desafios para a formação de leitores críticos e humanizados(IFSP, 2021-06-25) Silva, Sueli Bossi da; Martins, Teresa Helena Buscato; Silva, Vera Lúcia Teixeira da; Silva, Eufrida Pereira daA literatura infantojuvenil tem grande peso no mercado editorial brasileiro e é constantemente associada ao ambiente escolar, do qual se espera que venha o processo de formação do leitor. A escola, no entanto, atribui à literatura um caráter de obrigatoriedade, vinculando-a a processos avaliativos, de modo que os jovens leitores tendem a rejeitar o que veem em sala de aula e buscar outras alternativas que o mercado lhes oferece a título de leitura prazerosa e entretenimento. Neste trabalho, com base em um levantamento das obras mais vendidas no período de março de 2019 a dezembro de 2020, segundo dados colhidos no portal PublishNews, e por meio de uma pesquisa bibliográfica, verificou-se quais são os tipos de livro preferidos pelos adolescentes, identificando-se fatores que justificam essas preferências. Constatou-se forte influência do marketing cultural no destaque de obras vinculadas a mídias de amplo alcance, como internet e cinema, além de consumo de livros de atividades e entretenimento, que não se classificam como obras literárias. Em ambos os casos, o jovem é prejudicado por receber pouco ou quase nada de literatura, ou seja, por não dispor de elementos para uma interação com a obra que leve ao enriquecimento de sua bagagem cultural. O alto índice de traduções no ranking das obras mais vendidas também se mostrou relevante, além de trazer à tona a questão da dinâmica de produção editorial no Brasil, com a não regulamentação de profissões como a de tradutor, o que resulta em queda na qualidade do texto versado. Contudo, é entre essas obras traduzidas que se situam os poucos clássicos encontrados nessa pesquisa. Também entre elas estão produções não clássicas, mas com estrutura literária, as quais podem ser úteis em projetos que conduzam o atual público infantojuvenil a um nível de maturidade que desperte o interesse por leituras mais complexas. Enfim, a divergência entre o que o adolescente busca no mercado editorial e o que a escola lhe propõe como leitura precisa ser ponderada em uma possível renovação metodológica, didática e conceitual na escola brasileira para que, ao final do Ensino Médio, os adolescentes possam ser considerados, de fato, leitores críticos e humanizados.
- ItemO mistério da criança pensante: um estudo das obras infantojuvenis de Clarice Lispector(IFSP, 2022) Coelho, Bianca Oliveira; Silva, Vanessa Regina Ferreira da; Picosque, Tatiana Aparecida; Martins, Teresa Helena BuscatoA literatura infantojuvenil é historicamente reconhecida por seu caráter moralizante, pedagógico e mercadológico e, consequentemente, considerada como inferior quando comparada à literatura adulta. Esse pensamento reflete no pouco reconhecimento e baixo número de publicações sobre os livros infantis de Clarice Lispector, quando comparadas ao grande prestígio e visibilidade das demais obras da autora. Dessarte, esse trabalho propõe um estudo dos livros O mistério do coelho pensante (1967), A mulher que matou os peixes (1968), A vida íntima de Laura (1974), e Quase de verdade (1978), traçando as características do projeto literário infantil de Clarice, comparando-o com as características de produção da mesma época, destacadas pela historiografia da literatura infantil brasileira, e comprovando seu caráter inovador. Ademais, investiga o papel da criança nessas obras e, portanto, a percepção da autora sobre elas como público leitor.
- ItemO olhar dos professores ao programa saúde na escola: contribuições na perspectiva do ensino de ciências naturais(IFSP, 2021-11-24) Santos, Edson Manoel dos; Adinolfi, Valéria Trigueiro SantosDesde o final do século XVIII a escola é vista como um importante espaço para intervenções na saúde dos estudantes. Inicialmente, com foco higienista e até eugenista, e atualmente mobilizados pelo paradigma da saúde coletiva por meio do Programa Saúde na Escola, os serviços de saúde estão presentes em escolas públicas de todo país. Porém, devido à falta de planejamento e de envolvimento do corpo docente, a atuação de profissionais de saúde tem prevalecido ante a atuação dos professores em temas ligados à saúde nas escolas, evidenciando o poder do jaleco branco. Neste sentido, esta pesquisa tem o objetivo de analisar o Programa Saúde na Escola sob o olhar dos professores, em especial o de ciências naturais - quanto às parcerias estabelecidas entre as unidades escolares e unidades de saúde buscando identificar o lugar (ou não) da educação no planejamento, execução e avaliação das ações desenvolvidas. Foram analisados os documentos normativos do programa e uma pesquisa qualitativa com questionário online foi aplicada para professores da Diretoria Regional de Educação Pirituba/Jaraguá. Os dados quantitativos foram tabulados com estatística descritiva e os qualitativos analisados com o Discurso do Sujeito Coletivo. Foram localizados e analisados 29 documentos no site do Ministério da Saúde. Ao todo, 251 professores participaram da pesquisa, 124 responderam ao questionário parcialmente e 127 totalmente representando 66 escolas da Diretoria Regional de Educação Pirituba/Jaraguá. Os resultados sugerem que o poder simbólico do serviço de saúde sobre a sociedade, em especial o poder do jaleco branco se faz presente na parceria entre educação e saúde, que os professores não estão envolvidos no planejamento, execução e avaliação das ações do PSE, que as 12 ações do programa apresentam relações diretas com conteúdos de ciências da natureza e que os docentes deveriam ter o protagonismo nas ações do programa, em especial os professores de ciências da natureza.
- ItemO poder das informações pessoais públicas digitais para análise de padrões de sentimento e opinião(IFSP, 2022-12-14) Oliveira, Juan Aleixo Feres de; Rodas, Cecílio Merlotti; Rodas, Cecílio MerlottiO advento da internet tem proporcionado um aumento considerável na geração de dados, atualmente inserido na rotina da população. A rede mundial de computadores tem proporcionado soluções de comunicação extremamente valiosas para os usuários. Os dados disponibilizados publicamente nos perfis dos usuários podem ter grande valor na utilização da criação e aprimoramento de ferramentas como de processamento em análise de sentimento, que possibilita a criação de soluções diversas como a verificação da opinião pública de algum produto ou serviço.
- ItemO processo de transformação da música caipira para música sertaneja: tradição e modernização(IFSP, 2022) Almeida, Mario Cabral de; Silva, Vagner Luis daO objetivo desta pesquisa foi analisar as duas nomenclaturas (Caipira e Sertaneja), que são usadas comumente para designar o gênero musical de origens rurais e também o que cada um desses termos incute em significados e sobre o debate de “autenticidade” e mudanças estilísticas e musicais que naturalmente advêm nessa transformação. Percebidas num recorte temporal entre o fim dos anos 60, passando pela década de 80 até os nossos dias com o surgimento do “Sertanejo Universitário”. E, para tal, nos respaldamos em uma bibliografia que trata do tema, em especial com base nos livros: Capitalismo e Tradicionalismo (1975), de José de Souza Martins, Viola Caipira ou Sertaneja? (1984), de João Luís Ferrete, Acorde na Aurora - Música sertaneja e Indústria cultural (1977), de Waldenyr Caldas e mais as contribuições de Antonio Candido sobre o que é o Caipira (social, cultural e historicamente falando), da jornalista Rosa Nepomuceno, do historiador Romildo Sant’anna e do pesquisador Gustavo Alonso, que abordam em suas análises e trabalhos este assunto. O intento desta pesquisa é levar o público a compreender melhor estas diferenças musicais, de forma a entender como o mercado fonográfico e a modernização do campo estão relacionados à esta metamorfose, no tocante ao estilo musical e novos hábitos e costumes do “Caipira” que passam a ser “Sertanejo”.
- ItemO RAP de Djonga: a utilização de ambiguidades lexicais como ferramenta de denúncia social(IFSP, 2022) Silva, Jessica Tiemi ItoEsta pesquisa tem como foco a análise de ambiguidades lexicais e suas categorias homonímia e polissemia em letras de músicas atuais do gênero rap, especificamente, as do rapper e compositor Djonga. Para isso, utilizamos os raps dos seus três álbuns chamados Heresia (2017), O Menino Que Queria Ser Deus (2018), Ladrão (2019). A análise foi realizada a fim de identificar tais utilizações, suas possíveis interpretações e seus efeitos de sentido. Por meio de análises quantitativas e qualitativas, concluímos que tal processo é utilizado de forma intencional e abundante como recurso expressivo para gerar múltiplas interpretações e transmitir mensagens mais veladas.
- ItemO sigma e a cruz: um estudo sobre a relação do integralismo com a igreja católica(IFSP, 2021) Ferreira, Leandro da Silva; Silva, Vagner Luis da; Picosque, Tatiana Aparecida; Alcântara, Danilo Marcondes deO presente trabalho trata do fascismo, na década de 30, século XX, aqui no Brasil. Entre os regimes totalitários que se desenvolveram no primeiro quartel do século XX está a AIB (Ação integralista Brasileira), liderada pelo poeta, jornalista e escritor Plínio Salgado (1895-1975). O fascismo, se originou na Itália de Mussolini e se espalhou por toda a Europa, chegando também à América Latina, em países como Brasil, Bolívia, Argentina, Chile etc. Muitos historiadores afirmam que, embora a AIB não tenha conquistado o poder, sua estrutura era a mais capacitada, comparando-se aos regimes nazifascistas da América Latina, para chegar ao palco central da política. Com uma pré-estrutura econômica muito bem estabelecida, boa hierarquia política construída, planos sociais, símbolos e hinos, e com uma camada da elite intelectual encabeçando a ideologia, durante os anos de 1932 e 1937 a AIB criou um “Estado dentro de um Estado”, por assim dizer. A presente pesquisa se foca apenas nas décadas de 1920 e 30, sendo que a primeira década é totalmente necessária para a explicar a contextualização – momento em que os regimes totalitários se espalham e suas ideias chegam até o Brasil, gerando assim a ideologia Integralista. Tendo como tema principal esclarecer a ligação entre a Igreja católica (partido) e a AIB, as motivações por trás deste estudo são de cunho contemporâneo, além da sua extrema importância para o entendimento do século XX e XXI, e do momento político atual em que o Brasil vive.
- ItemO silenciamento das vozes negras na literatura brasileira: uma perspectiva histórica(IFSP, 2023-12-20) Silva, Laila da; Florentino, Letícia Vitória de Sousa; Sugui, Khalil SalemEsta pesquisa tem por objetivo refletir sobre a necessidade de maior reverberação das vozes das escritoras pretas na literatura brasileira, emergindo dessa proposta também uma investigação acerca do tácito silenciamento de suas produções artísticas e literárias historicamente. Partindo, pois, de tal singularidade extrínseca, fatores sociológicos e reflexões de ordem identitária emergem com força no presente estudo como forma de compreender não só a estética dessas escritoras, mas também a biografia e o contexto histórico que se conjuga em um quadro ainda maior e mais complexo em significados. Considerando o valor histórico de tal processo de criação, destaca-se a emanação literária de Maria Firmina dos Reis, Narcisa Amália e Carolina Maria de Jesus, escritoras que marcaram os traços originários da voz negra na literatura, alinhadas a expressões contemporâneas, com destaque para Alzira Rufino, ativista e escritora na Baixada Santista, e Conceição Evaristo, escritora que, ao congregar os desafios da vida quotidiana da mulher se arquiteta seguindo uma linha hipotético-dedutiva, subsidiariamente se alinhando com a perspectiva do materialismo histórico-dialético de Karl Marx, de onde se entrevê tais movimentos artísticos e identitários mediante uma materialidade histórica que revisita a estrutura organizacional tendo como núcleo a complexidade social, um sistema vivo, orgânico, estando a opressão e a invisibilidade nas ranhuras de tal organismo, o qual ainda hoje sofre com sequelas historicamente silenciadas.
- ItemO tema da liberdade pelo prisma do criticismo kantiano(IFSP, 2021) Costa, Rubens de Oliveira; Picosque, Tatiana Aparecida; Costa, Martha Gabrielly Coletto; Santana Junior, Paulo Borges deO objetivo deste trabalho é abordar o tema da liberdade na filosofia de Immanuel Kant sob três aspectos: o primeiro decorre da passagem da ideia da metafísica clássica para a ideia da crítica, momento em que Kant estabelece o primeiro conceito da liberdade, ou seja, a liberdade negativa. O segundo aspecto decorre quando Kant estabelece as fórmulas do imperativo categórico, com objetivo de nortear as ações racionais com base no dever; nessa perspectiva, Kant se preocupa com a liberdade prática, ou seja, a liberdade positiva. Por fim, o terceiro aspecto da liberdade se concretiza quando o Direito delimita as ações externas, de modo que a legalidade jurídica voltar-se-á para o controle da liberdade externa, enquanto a moralidade se ocupará da liberdade interna. Desta maneira, através da imersão no criticismo kantiano, procura-se redimensionar o conceito da liberdade que se encontra problematizado em diversas obras do filósofo.
- ItemO trabalho em grupo como metodologia possível para desenvolver competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)(IFSP, 2022-09-10) Cardoso, Beatriz Rossignol Vieira; Silva, Lucas CasanovaNum mundo de mudanças constantes, os professores têm precisado avaliar continuamente suas metodologias de ensino e sua adequação às necessidades e realidades da sua sala de aula, descartando as que não atingem seu público, adequando aquelas que atingem parcialmente e implementando metodologias que alcancem mais alunos. O trabalho em grupo e outras metodologias de ensino colaborativo fazem parte dos diferentes tipos de metodologias que muitos professores utilizam. No entanto, nem sempre o trabalho em grupo atinge seus objetivos de ensino, dados os problemas que surgem em algumas turmas e a dificuldade de administrar algumas atividades. Então por que algumas turmas e/ou alguns grupos trabalham melhor do que outros, elaborando um produto final de melhor qualidade? Por que algumas atividades de trabalho em grupo são mais bem-sucedidas do que outras? É possível elaborar tarefas de trabalho em grupo que resultem em aprendizagem e bons produtos finais em qualquer componente curricular, inclusive Matemática? E isso mesmo em turmas heterogêneas com grande diversidade em todos os sentidos? Elizabeth Cohen e Rachel Lotan respondem a cada uma dessas perguntas, explicando os motivos pelos quais algumas tarefas de trabalho em grupo são um completo fracasso para alguns alunos. Elas também afirmam que é possível elaborar tais tarefas de trabalho em grupo em turmas heterogêneas com bons resultados, tanto no produto final apresentado pelos alunos quanto em outros aspectos. De fato, a metodologia de Trabalho em grupo desenvolvida por elas apresenta os princípios necessários para elaborar tarefas que engajem mais os alunos em turmas heterogêneas em um aprendizado ativo, inclusive aqueles que apresentam dificuldade no componente curricular, sem prejudicar o progresso dos alunos que já possuem níveis adequados de aprendizagem. Além disso, ao compararmos os princípios e possibilidades dessa metodologia com as concepções da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), percebemos que há muitos pontos de acordo. Também, quando analisamos essa metodologia de trabalho em grupo junto a cada uma das competências gerais da BNCC, percebemos que ela permite desenvolver cada uma delas, sem exceção. E visto que permite trabalhar todas as competências gerais, também permite trabalhar as competências socioemocionais que estão incluídas nelas. Para a área de Matemática, o trabalho em grupo de Elizabeth Cohen e Rachel Lotan permite trabalhar cada uma de suas competências específicas, seja para o Ensino Fundamental, seja para o Ensino Médio. Em vez de precisar desenvolver atividades que trabalhem separadamente as competências específicas da Matemática e as socioemocionais, essa metodologia permite que os alunos trabalhem várias competências socioemocionais enquanto se debruçam sobre tarefas que podem englobar mais de uma habilidade específica desse componente curricular. Portanto, visto que com a implantação da BNCC há a necessidade de proporcionar aos alunos oportunidades de desenvolver não apenas as competências gerais e específicas de seu componente curricular, mas também as competências socioemocionais, esta metodologia apresenta-se como forte aliada do professor para atingir os objetivos de aprendizagem enquanto recupera as defasagens e proporciona oportunidades de aprofundar o conhecimento de seus alunos.
- ItemO uso de mandalas como estratégia para o ensino de simetrias(IFSP, 2020-08-31) Silva, Helaine Pereira da; Carvalho, Henrique Marins deEste trabalho tem por objetivo oferecer aos professores e professoras de Matemática uma proposta de sequência de atividades utilizando Mandalas para estudar simetrias, direcionada ao 7o ano do Ensino Fundamental da Educação Básica. Embasados em princípios da Etnomatemática, apresentamos a importância das Mandalas para a cultura africana e propomos, no ambiente educacional, descobrir a Matemática “escondida” neste objeto, revisitando o desenvolvimento matemático elaborado pelo povo africano que muitas vezes parece inacessível pela presença de uma cultura hegemônica. Partindo das discussões suscitadas por essa pesquisa, indicamos a possibilidade de ensinar simetrias utilizando como estratégia a observação e construção de Mandalas, utilizando como recursos o software Geogebra e o desenho com régua e compasso.
- ItemO uso de sistemas de informação como controle na prevenção de doenças crônicas(IFSP, 2018-06-28) Jesus, Julio Cesar Santos de; Souza, Letícia Carvalho de; Benevides, Murilo Oliveira; Silva, Tiago Silveira da; Moraes, Wellington TulerA saúde pública brasileira atual sofre com a má distribuição do acesso ao estado de completo bem-estar físico, mental e social; além de carecer de recursos e ferramentas tecnológicas que auxiliem os profissionais da área na busca por melhor interpretação e utilização dos dados coletados de pacientes. A crise do sistema de saúde no Brasil está presente no nosso cotidiano podendo ser constatada por meio de fatos amplamente conhecidos e divulgados pela mídia. Os dados colhidos de forma manual por agentes de saúde em residências hoje são pouco controlados, pois só são usados em caso de piora do paciente, e facilmente perdidos na imensa quantidade de documentos. Baseado nisso, propormos a sistematização de parte do processo diário do Agente de Saúde, no que compete ao registro de doenças que precisam de acompanhamento periódico para melhora, tal qual citamos Hanseníase e Tuberculose; seu controle é de extrema importância para um melhor e eficiente acompanhamento do quadro geral do paciente, oportunizando a prevenção de possíveis propagações e na assistência ao tratamento, inserindo os formulários online para serem acessados pelo profissional em cada visita, e pelos demais membros da Equipe de Saúde da Família de forma fácil e rápida, ensejando assim, com mais acerto o uso dos recursos financeiros para saúde, progresso no quadro geral da população e ampliação da capacidade de atendimento de cada Agente de Saúde.
- ItemO uso do software GeoGebra como recurso didático no ensino de funções trigonométricas(IFSP, 2022-11-25) Borri, Leonardo Bartoli; Campos, Ayumi Kato de; Lagoeiro, Fabio Gomes; Paula, Cristiane Aparecida Machado deEste trabalho investiga, com foco no Ensino Médio, algumas das dificuldades apresentadas no ensino-aprendizagem do conteúdo de Trigonometria. Também mostra experiências que funcionaram no ensino desse conteúdo por meio de utilização de TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação). No final do trabalho, há uma proposta de sequência didática para o ensino de funções trigonométricas, utilizando-se o software GeoGebra como recurso pedagógico.
- ItemObtenção e caracterização do rotor em alumínio do Dispositivo de Assistência Ventricular com revestimento cerâmico por Plasma Eletrolítico de Oxidação(IFSP, 2021-12-01) Viana, José Luís; Bock, Eduardo Guy PerpétuoA assistência circulatória mecânica consiste no principal tratamento invasivo para Insuficiência Cardíaca utilizando Dispositivos de Assistência Ventricular (DAV) e visando manter as condições hemodinâmicas do paciente. Este tipo de equipamento médico é fabricado normalmente em Titânio comercialmente puro (c.p.) e suas ligas. O objetivo deste trabalho é a obtenção e caracterização do rotor da Bomba Centrífuga desenvolvida no Laboratório de Bioengenharia e Biomateriais do IFSP com revestimento de Filme Fino de Óxido de Titânio (TiO2) pelo processo de Oxidação Eletrolítica a Plasma (PEO) para uso como material biofuncional. Possibilitando uma alternativa de material do Rotor DAV além do Titânio c.p. e do Bio Polímero utilizados até o momento. Em trabalhos anteriores do grupo, artigos e mestrados, alguns processos de modificação superficial com um material bioinerte foram elaborados e testados utilizando a técnica de PEO a fim de atribuir uma superfície característica de scaffolds, passível de endotelização dos componentes fixos de DAVs, tornando-o biofuncional. Este é o primeiro trabalho com componentes móveis da bomba com substrato em alumínio. Espera-se, assim, obter resultados superiores ao Titânio com o rotor usinado em alumínio recoberto com o filme cerâmico.
- ItemONGAPP: um aplicativo mobile que auxilia na visibilidade e interação entre organizações não governamentais e comunidade(IFSP, 2021-02-18) Campos, Matheus De Oliveira; Silva, Lucas De Moura Nascimento da; Oliveira, Joseffe Barroso deO ONGApp tem como objetivo dar visibilidade às Organizações não governamentais (ONGs). A população poderá, por meio do aplicativo, saber quais e quantas ONGs tem na sua cidade ou região. Também é possível conhecer a atuação de cada ONG, os serviços prestados por ela e os valores que podem ser doados para que cada ONG possa concluir alguma demanda existente e até mesmo se voluntariar. Agindo como um intermediário, o ONGApp é um aplicativo móvel para Android e IOs, construído com as ferramentas tecnológicas mais recentes no mercado, como o NodeJS, React e ReactJS.
- ItemOpen source intelligence (OSINT) para a gestão de segurança da informação nas empresas(IFSP, 2023-12-11) Queiroz e Silva, Raiza; Zakaib do Nascimento, UbiratanCom o uso acelerado de meios digitais, também houve um crescente volume de ameaças e riscos de ataques cibernéticos por grupos criminosos. Organizações e empresas estão em constante estado de alerta diante de um cenário hostil em ambientes eletrônicos. Entretanto, muitas organizações não se atentam para os índices de ameaças propagados na rede mundial de computadores. Logo, detectar falhas ou vulnerabilidades em aplicações web e quaisquer outras superfícies de ataque é crucial para proteger ativos, dados e a reputação das organizações, garantindo assim uma eficaz gestão de segurança da informação. Nesse contexto, a Inteligência de Fontes Abertas (OSINT – Open-Source Intelligence) expressa-se como uma prática poderosa para identificar riscos antes que sejam explorados por agentes mal-intencionados, contribuindo para a análise de vulnerabilidade e reduzindo as chances de vazamento de dados. Este trabalho aborda o uso estratégico do OSINT para a detecção prévia de vulnerabilidades e outras áreas suscetíveis a ataques cibernéticos com a finalidade de expandir o conhecimento sobre o tema e elevar os níveis de segurança da informação adotados pelas corporações.
- ItemOs efeitos da variação da energia de soldagem (HEAT-INPUT) na resistência à corrosão de revestimento depositado por soldagem de duplex S31803 sobre Aço Carbono(IFSP, 2021-12-17) Furquim Junior, Anael; Santos, Givanildo Alves dosDe maneira geral, os metais disponíveis na natureza não são encontrados em sua forma pura, são quase sempre minerados em combinação com outros elementos metálicos e/ou não metálico, pode-se dizer que o min´erio extraído é basicamente o metal em sua forma de menor estado de conservação de energia, ou seja, oxidado. Para se obter o metal puro e com características mecânicas aplicáveis a indústria e engenharia há a necessidade de um grande aporte energético para trazer o material da sua forma de equilíbrio com a natureza para algo aplicável metalurgicamente. Neste trabalho, a liga de aço inoxidável duplex UNS S31803, em forma de arame de soldagem ER 2209, foi soldada em uma chapa de aço carbono ASME SA-516 Gr70 em uma soldagem a arco elétrico no processo GMAW. O objetivo deste trabalho e pesquisar a influência da variação da energia de soldagem e o impacto na soldagem de revestimento de materiais dissimilares analisando e comparando os resultados obtidos nos aspectos como teor de ferrita, penetração e resistência a corrosão. Os resultados e suas análise partiram do estudo preliminar do nível de ferrita com a utilização de Ferritoscópio (FERITSCOPE FMP30). Partindo dessa análise foram enviados ao laboratório a fim de fazer o ensaio por metalografia e conseguir com mais precisão o nívelde ferrita de cada corpo de prova. Para caracterização das fases foi utilizada a técnica de microscopia para verificação da microestrutura e o comportamento corrosivo foi utilizado método pré estabelecido da ASTM G48 método A, com imersão em solução com potencialcorrosivo.