Licenciatura em Letras
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Letras por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 12 de 12
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA colonialidade do saber e a literatura indígena em sala de aula através dos livros didáticos(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2023-12-18) Bastos, Bianca Cunha da; Oliveira, Gabriela Maria Carvalho de; Vilaço, Fabiana de LacerdaEntendendo-se que a literatura indígena com adequada abordagem em sala de aula é essencial para formação de sujeitos multiculturais, visto que a sociedade brasileira é constituída a partir da pluralidade dos indivíduos e conhecendo os aspectos sócio histórico-culturais relacionados à literatura canônica e à indígena, esta pesquisa visa compreender de que maneira a literatura indígena encontra-se em sala de aula através dos livros didáticos. Desse modo, utiliza-se como metodologia a abordagem qualitativa, por meio de fundamentos exploratórios, tendo um procedimento de pesquisa bibliográfico. Para tanto, são considerados dados contextuais, abordados no primeiro capítulo desta monografia, os conceitos de colonialidade do saber e epistemicídio que servem de base para o entendimento de questões relacionadas à temática, trabalhados no segundo capítulo da pesquisa, e, por fim, a análise de 3 livros didáticos, buscando traçar um panorama acerca do problema de pesquisa proposto através das obras do ciclo PNLD (Plano Nacional do Livro Didático) 2021 com maiores tiragens, sendo elas “Multiversos” (FTD), “Moderna Plus” (Moderna) e “Estações Língua Portuguesa: rotas de atuação social” (Ática), respectivamente. A primeira obra aborda o conceito de cânone e a crítica ao mesmo, demonstrando compreender as problemáticas envolvidas neste, sem, ainda assim, apresentar produções de literatura indígena e a segunda trabalha sob a imagem do herói nacional através do romance Macunaíma sem trazer um contraponto. Como resultado, encontra-se a presença da literatura indígena em apenas um dos livros didáticos, demonstrativo de que, de fato, a colonialidade do saber e o Epistemicídio continuam operando. A abordagem, neste último, ao menos, mostra-se adequada, porém sucinta.
- ItemNão sei como lidar com você! O (des)preparo pedagógico de professores no trabalho com alunos com deficiência visual(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-12-18) Lima, Ana Maria Leite Ferreira; Santos, Yanca Fernandes dos; Carvalho, Paulo Jorge de OliveiraO estudo trata da inclusão de pessoas com deficiência nas escolas regulares, respaldada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional desde 1996 (Lei nº 9394/96), com o objetivo de identificar o nível de preparo dos professores para lecionar a alunos com deficiência visual. A dificuldade de docentes do ensino básico com a temática da educação inclusiva – flagrada na fala recorrente de que não sabem como lidar com um aluno com deficiência em suas aulas – que impossibilita a inclusão desse estudante, foi investigada a partir do referencial teórico de Brasil Bernstein, destacadamente do conceito de enquadramento desenvolvido pelo autor; e nos estudos de Marcos Mazzotta sobre formação de professores. Em pesquisa que utilizou metodologia mista de investigação (quantitativa e qualitativa), analisou-se o discurso pedagógico no âmbito do Instituto Federal de São Paulo – Campus Cubatão (IFSP-CBT), identificado na experiência relatada em entrevistas semidirigidas com docentes do ensino básico da Instituição. Os resultados indicaram baixo controle do processo de ensino e aprendizagem por parte dos docentes, marcado por um discurso pedagógico em que prevalece o enquadramento fraco como padrão de conduta pedagógica, e confirmaram a hipótese inicial do trabalho sobre a quase inexistência de preparo dos professores para ministrar aulas a alunos com deficiência visual.
- ItemO impacto da aplicação da lei 10.639/03 na desconstrução do racismo estrutural: uma análise decolonial a partir da produção de textos acadêmicos(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-12-18) Martins, Djamilla Ribeiro; Carvalho, Iraneide Oliveira Silva de; Ramos, Wellington SantosO presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral entender, a partir de pesquisas acadêmicas (teses e dissertações), como foi o processo de implantação da lei 10.639/03 na Baixada Santista e qual a eficácia da mesma na formação e na prática docente para uma educação antirracista. Para atingir esse propósito, os objetivos específicos incluem apresentar dados históricos que apontam o racismo estrutural, fazer uma retrospectiva dos caminhos e descaminhos da lei 10.639/03 ao longos dos 20 anos de sua implementação, mostrar que o racismo estrutural ainda está muito presente na sociedade brasileira e especificamente na educação e manter vivo o debate antirracista na Baixada Santista, no que tange à formação de professores, para que este faça diferença na no combate ao racismo estrutural na sala de aula. Metodologicamente a pesquisa classifica-se como bibliográfica, importante método para a contextualização de uma educação antirracista, permitindo perceber posicionamentos de diferentes pesquisadores que tiveram a Baixada Santista como campo para as suas pesquisas, esse expediente por sua vez, enriqueceu a discussão e as reflexão que expomos neste estudo. Portanto, nosso pertencimento e nossa trajetória, nos motivou a investigar como as relações étnico-raciais na educação impactam a formação de identidade e autoestima dos estudantes pretos e pretas e como a discussão sobre o racismo estrutural pode ser trabalhada de forma efetiva no ambiente escolar.
- ItemLiteratura e crítica sobre o cotidiano em "Quarto de despejo" e "Mayombe"(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-12-19) Rosa, Juliana Aparecida da; Oliveira, Tiago Tadeu Novais; Demarchi, Rita de CássiaEste trabalho de pesquisa se centrou na análise literária, articulada à sociedade, das obras "Mayombe", de Pepetela e "Quarto de Despejo" de Carolina Maria de Jesus, explorando a multiplicidade de vozes e sentidos presentes nessas narrativas. A hipótese central sugere que essas obras tipificam realidade vivenciadas no cotidiano da sociedade, representando a luta por liberdade em "Mayombe" e a sobrevivência em meio à miséria em "Quarto de Despejo". A escolha dessas obras é respaldada do momento em que uma obra sobre o povo angolano e outra sobre uma mulher brasileira, preta, mãe solo e periférica alcançam lugares de destaque. O objetivo geral deste trabalho é analisar as obras ""Mayombe", de Pepetela e "Quarto de Despejo" de Carolina Maria de Jesus, à luz dos conceitos de polissemia (multiplicidade de sentidos) e heteroglossia (conjunto de polifonia) de Bakhtin, investigando como essas formas literárias ampliam a compreensão das representações sociais e culturais presentes nas narrativas. A metodologia baseou-se em pesquisa bibliográfica, ao adotar obras além de Bakhtin (1981; 1986; 2003; 2010) e de teóricos como Cândido (1981; 2023), Eagleton (2006a; 2006b) e Willians (1958). O trabalho constitui uma pesquisa iniciante que busca estabelecer um ponto de partida para futuros aprofundamentos, fundamentado nos conceitos teóricos abordados, e reconhece a possibilidade de análise adicionais, explorando outros pontos e conceitos, como a estética literária e as obras como manifestações de resistência ao colonialismo e racismo.
- ItemAnálise comparativa entre a grade inicial e a atual do curso de Licenciatura em Letras do IFSP Campus Cubatão(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-12-19) Costa, Fabiana; Silva, Vitoria Queiroz da; Soler, Caroline AlvesEste trabalho tem como objetivo analisar as grades curriculares do curso de Licenciatura em Letras no Instituto Federal de São Paulo (IFS PCampus Cubatão). Visando verificar as alterações que aconteceram no primeiro projeto pedagógico do curso em comparação com o segundo. Para tanto, apresentaram-se as modificações com ênfase nas matérias que foram acrescentadas e naquelas que foram retiradas, deixando evidente todas as mudanças necessárias para o curso. Ademais, a análise comparativa dessas grades tem como foco observar as áreas da Literatura, Linguística e as disciplinas Pedagógicas, pois foram essas as que sofreram transformações. Atrelado a isso, ao longo do curso, nota-se que a necessidade de aprimorar a compreensão dos discentes era evidente, sobretudo, no que se refere às matérias pedagógicas. Tendo esse contexto em vista, consideremos que a implementação da nova grade curricular facilita o processo de aprendizagem do estudante de licenciatura, tornando-o um profissional que possa assimilar o conteúdo com maior compreensibilidade para conseguir lidar com as adversidades no dia a dia escolar. Assim sendo, a mudança na estrutura das disciplinas do novo currículo tem um impacto importante no curso. Isso acontece porque é necessário a renovação do curso, depois de anos, e com isso, os professores possibilitaram pequenos ajustes que podem resultar em mais mudanças no futuro. A reformulação da grade curricular traz mudanças nas disciplinas com o objetivo de preparar professores analíticos e facilitar a prática pedagógica no curso de Licenciatura em Letras. Logo, visa proporcionar uma formação mais abrangente, buscando atingir a excelência máxima ao compreender todas as diferentes situações que surgem durante o processo de ensino e aprendizagem.
- ItemAs gírias no contexto escolar: um olhar pragmático(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2023-12-19) Nóbrega, Bruna Pereira; França, Mariely Aparecida de; Soler, Caroline AlvesEsta monografia trata do assunto das gírias no contexto educacional, respaldada na teoria pragmática, tendo em vista, em especial, o conceito das implicaturas conversacionais. À vista disso, o texto desenvolvido aborda a importância do processo comunicativo entre seus interlocutores, levando em conta o contexto e os significados atrelados ao desenvolvimento da fala. Sabendo da relevância que os estudos acerca da linguagem e dos usos em que ela é empregada, com base nos apontamentos realizados, apresentamos a análise de alguns livros didáticos, a fim de observar como as gírias são apresentadas neles e se tais materiais retratam aspectos sociais e reflexivos pertinentes ao ato comunicativo. No processo educativo, elementos que valorizam o percurso dos estudos linguísticos tendem a desempenhar um papel essencial no que diz respeito à comunicação humana. Sendo assim, neste trabalho, buscamos demonstrar que, ao trabalhar as variações linguísticas, com foco nas gírias, o docente poderá desenvolver aspectos reflexivos e interpretativos no decorrer de suas aulas, de modo a chamar a atenção dos alunos para o desenvolvimento das atividades trabalhadas, levando em consideração estratégias de ensino que incluam o cotidiano e as experiências dos alunos(as). O Estudo acerca do tema proposto nos trouxe novos horizontes relativos à abordagem comunicativa no ensino de língua portuguesa.
- ItemAlice no País das Maravilhas: uma sequência didática para alunos autistas(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-12-20) Garcia, Hevilyn Karolaine de Lima; Fonseca, Thainá Freitas da; Rodrigues, Cristiane NascimentoLevando em consideração todos os estereótipos sobre o transtorno do espectro do autismo (TEA) e a literatura da área sobre o ensino de pessoas com autismo, buscamos contribuir para o ensino e a aprendizagem da disciplina literatura para crianças com autismo. Isso será feito propondo uma sequência didática composta por diversas atividades que podem auxiliar os professores em sala de aula. Estes serão adaptados ao que se sabe sobre o ensino de leitura e/ou literatura para pessoas com autismo para facilitar a inclusão do público-alvo nas escolas. Pois, este estudo aborda a complexa jornada da inclusão de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no contexto educacional, destacando os desafios enfrentados pelos pais, tutores e comunidade escolar. Explora-se a falta de recursos e orientações mais precisas para a inclusão efetiva desses alunos, enfatizando a necessidade de reflexão e adaptação por parte dos educadores. O objetivo principal é propor estratégias para o ensino de literatura adaptado às necessidades dos alunos autistas, utilizando como exemplo, a obra Alice no País das Maravilhas, que escolhemos devido à sua relevância pedagógica para possibilitar uma atividade adaptada, levando em consideração a adequação ao nível de ensino e aos objetivos educacionais para a inclusão de alunos com TEA. Destacando também a importância da literatura em sala de aula, utilizando os recursos visuais e cinestésicos da obra para estimular a imaginação dos alunos, além de seguir as normas e diretrizes curriculares. Essa abordagem promove uma experiência de aprendizagem significativa, enriquecendo o conteúdo de literatura e contribuindo para a formação dos estudantes. Portanto, este trabalho visa ampliar o ramo de pesquisa acadêmica voltado para a educação inclusiva, oferecendo recomendações para promover uma experiência de aprendizagem inclusiva e significativa. Sendo assim, são analisadas estratégias gerais de ensino e adaptação de atividades para alunos com TEA, visando o seu bem-estar e desenvolvimento pedagógico. O estudo baseia-se em referências teóricas e práticas, com ênfase na importância da literatura como ferramenta de inclusão e desenvolvimento para estudantes autistas. Na sequência didática para o professor, explora-se o conteúdo da aula de literatura com metodologias diversificadas para atender todos os alunos de maneira lúdica e eficiente, deixando-os confortáveis para participar da aula coletivamente, mas caso haja intercorrências no momento de aplicação das atividades, há outro método exemplificado para que o aluno participe, ou seja, as atividades desta sequência de ensino podem ser realizadas de forma oral ou escrita, para incluir cada aluno com suas necessidades
- ItemAs entrelinhas de um discurso silenciado: a Rainha do Ignoto, de Emília Freitas(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2023-12-20) Silva, Keity Cristina Santana da; Reis, Thaís dos Santos; Vilaço, Fabiana de LacerdaEste Trabalho de Conclusão de Curso, intitulado: As Entrelinhas de um Discurso Silenciado: “A Rainha do Ignoto”, de Emília Freitas, busca explorar como o primeiro romance fantástico brasileiro escrito por uma mulher, Emília Freitas, contribuiu para o pensamento sobre a situação da mulher na sociedade e como os elementos do fantástico ajudaram a revolucionar a voz feminina brasileira no século XIX.
- ItemEnsino de Literatura para surdos: Uma proposta de sequência didática(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-12-20) Oliveira, Ariana Aparecida de; Silva, Gabrielle Primo; Rodrigues, Cristiane NascimentoEste trabalho de conclusão de curso teve como objetivo principal estudar como é possível incluir, cada vez mais, o aluno surdo adolescente nas aulas de Língua Portuguesa e suas literaturas. Assim, buscou-se entender a história da inserção escolar desse indivíduo com necessidades de maior inclusão, suas especificidades como pessoa e aluno e o que a literatura da área diz sobre o ensino de Literatura para esse público-alvo. A partir das reflexões obtidas por meio da leitura de diversos textos teóricos e práticos sobre a Educação Inclusiva e o ensino para surdos, elaboramos uma Sequência Didática (SD) que propõe o trabalho com a leitura do livro Teto para dois, de Beth O’leary. Montada para alunos do Ensino Médio, a sequência sugere que o professor trabalhe a leitura e a produção dos gêneros textuais “romance”, “bilhete”, “anúncio” e “SMS”. A SD pode ser modificada de acordo com as necessidades do aluno e o docente pode aplicá-la sem a presença de um intérprete da Língua Brasileira de Sinais – Libras.
- ItemMatilda e a ampliação de conceitos na literatura infantil: Ética, solidariedade e questionamento sob novas perspectivas(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-12-20) Coelho, Stefani Vitoria Vello; Sugui, Khalil SalemEsta pesquisa tem por objetivo analisar, a partir de uma perspectiva crítico-reflexiva, o movimento de transição por que passa a literatura infantil, cuja tendência abandona os valores tradicionais e ruma gradualmente a uma “nova mentalidade” (COELHO, 2000). Considerando a perspectiva teórica de Colomer (2017) e Coelho (2000) sobre tal movimento, é objetivo deste estudo demonstrar como a literatura infantil passou a dialogar mais profundamente com questões mais complexas, cujas problemáticas e especificidades estão em compasso com a realidade, sem abandonar sua face lúdica ou sua função hedonística. Tendo em vista a singularidade desse percurso, este estudo utiliza como corpus a obra infantil Matilda, de Roald Dahl, cuja própria narrativa mostra os embates da velha e nova mentalidade no campo da criação e, por conseguinte, da educação. De natureza bibliográfica e orientada por uma perspectiva metodológica hipotético-dedutiva, conforme preconiza Severino (2007), estabelece-se como hipótese a ideia de que a obra pode mobilizar reflexões sobre o novo modelo de conhecimento, o qual tem sido objeto de pesquisa de pesquisadores e professores, cada vez mais trazendo à tona conceitos como “conhecimento prévio” e “formação humanizadora”, bases que também são pilares estruturantes dessa pesquisa.
- ItemO silenciamento das vozes negras na literatura brasileira: uma perspectiva histórica(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-12-20) Silva, Laila da; Florentino, Letícia Vitória de Sousa; Sugui, Khalil SalemEsta pesquisa tem por objetivo refletir sobre a necessidade de maior reverberação das vozes das escritoras pretas na literatura brasileira, emergindo dessa proposta também uma investigação acerca do tácito silenciamento de suas produções artísticas e literárias historicamente. Partindo, pois, de tal singularidade extrínseca, fatores sociológicos e reflexões de ordem identitária emergem com força no presente estudo como forma de compreender não só a estética dessas escritoras, mas também a biografia e o contexto histórico que se conjuga em um quadro ainda maior e mais complexo em significados. Considerando o valor histórico de tal processo de criação, destaca-se a emanação literária de Maria Firmina dos Reis, Narcisa Amália e Carolina Maria de Jesus, escritoras que marcaram os traços originários da voz negra na literatura, alinhadas a expressões contemporâneas, com destaque para Alzira Rufino, ativista e escritora na Baixada Santista, e Conceição Evaristo, escritora que, ao congregar os desafios da vida quotidiana da mulher se arquiteta seguindo uma linha hipotético-dedutiva, subsidiariamente se alinhando com a perspectiva do materialismo histórico-dialético de Karl Marx, de onde se entrevê tais movimentos artísticos e identitários mediante uma materialidade histórica que revisita a estrutura organizacional tendo como núcleo a complexidade social, um sistema vivo, orgânico, estando a opressão e a invisibilidade nas ranhuras de tal organismo, o qual ainda hoje sofre com sequelas historicamente silenciadas.
- ItemMomentos crepusculares: diálogos entre gótico, simbolismo e neossimbolismo(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-12-21) Goes, Bárbara Pereira de; Santos, Elisa Siqueira; Silva, Melinda Ledesma de Paula; Sugui, Khalil SalemHaja vista o fato de as obras literárias serem classificadas conforme suas escolas literárias, esta monografia tem como objetivo problematizar a periodização literária, a qual pode engessar hermeticamente o estudo da literatura e suas conexões com as camadas mais profundas do sentido, não raro norteado por questões sociais, culturais ou mesmo políticas. À luz dessa perspectiva, esta pesquisa se centraliza especificamente nas proximidades do fim do século XIX e início do século XX, buscando estabelecer conexões entre o gótico, o simbolismo e o neossimbolismo utilizando, para tanto, análises comparatistas que abordam em especial suas correspondências estéticas e de sentido. Assim, selecionaram-se como corpus de estudo as obras As flores do Mal, de Charles Baudelaire, o romance Drácula, de Bram Stoker, e o conto Venha ver o pôr do sol, de Lygia Fagundes Telles. Orientada pelo estudo bibliográfico, tal investigação se utilizou do método hipotético-dedutivo, sendo referenciada por teóricos da literatura como Antônio Candido e Massaud Moisés, estabelecendo ainda conexões extrínsecas com pensadores da época que marcaram presença na construção subsidiária dos fenômenos semânticos, como Sigmund Freud e Henri Bergson.