Licenciatura em Letras

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    As entrelinhas de um discurso silenciado: a Rainha do Ignoto, de Emília Freitas
    (IFSP, 2023-12-20) Silva, Keity Cristina Santana da; Reis, Thaís dos Santos; Vilaço, Fabiana de Lacerda
    Este Trabalho de Conclusão de Curso, intitulado: As Entrelinhas de um Discurso Silenciado: “A Rainha do Ignoto”, de Emília Freitas, busca explorar como o primeiro romance fantástico brasileiro escrito por uma mulher, Emília Freitas, contribuiu para o pensamento sobre a situação da mulher na sociedade e como os elementos do fantástico ajudaram a revolucionar a voz feminina brasileira no século XIX.
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    Ensino de Literatura para surdos: Uma proposta de sequência didática
    (IFSP, 2023-12-20) Oliveira, Ariana Aparecida de; Silva, Gabrielle Primo; Rodrigues, Cristiane Nascimento
    Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo principal estudar como é possível incluir, cada vez mais, o aluno surdo adolescente nas aulas de Língua Portuguesa e suas literaturas. Assim, buscou-se entender a história da inserção escolar desse indivíduo com necessidades de maior inclusão, suas especificidades como pessoa e aluno e o que a literatura da área diz sobre o ensino de Literatura para esse público-alvo. A partir das reflexões obtidas por meio da leitura de diversos textos teóricos e práticos sobre a Educação Inclusiva e o ensino para surdos, elaboramos uma Sequência Didática (SD) que propõe o trabalho com a leitura do livro Teto para dois, de Beth O’leary. Montada para alunos do Ensino Médio, a sequência sugere que o professor trabalhe a leitura e a produção dos gêneros textuais “romance”, “bilhete”, “anúncio” e “SMS”. A SD pode ser modificada de acordo com as necessidades do aluno e o docente pode aplicá-la sem a presença de um intérprete da Língua Brasileira de Sinais – Libras.
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    As gírias no contexto escolar: um olhar pragmático
    (IFSP, 2023-12-19) Nóbrega, Bruna Pereira; França, Mariely Aparecida de; Soler, Caroline Alves
    Esta monografia trata do assunto das gírias no contexto educacional, respaldada na teoria pragmática, tendo em vista, em especial, o conceito das implicaturas conversacionais. À vista disso, o texto desenvolvido aborda a importância do processo comunicativo entre seus interlocutores, levando em conta o contexto e os significados atrelados ao desenvolvimento da fala. Sabendo da relevância que os estudos acerca da linguagem e dos usos em que ela é empregada, com base nos apontamentos realizados, apresentamos a análise de alguns livros didáticos, a fim de observar como as gírias são apresentadas neles e se tais materiais retratam aspectos sociais e reflexivos pertinentes ao ato comunicativo. No processo educativo, elementos que valorizam o percurso dos estudos linguísticos tendem a desempenhar um papel essencial no que diz respeito à comunicação humana. Sendo assim, neste trabalho, buscamos demonstrar que, ao trabalhar as variações linguísticas, com foco nas gírias, o docente poderá desenvolver aspectos reflexivos e interpretativos no decorrer de suas aulas, de modo a chamar a atenção dos alunos para o desenvolvimento das atividades trabalhadas, levando em consideração estratégias de ensino que incluam o cotidiano e as experiências dos alunos(as). O Estudo acerca do tema proposto nos trouxe novos horizontes relativos à abordagem comunicativa no ensino de língua portuguesa.
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    O impacto da aplicação da lei 10.639/03 na desconstrução do racismo estrutural: uma análise decolonial a partir da produção de textos acadêmicos
    (IFSP, 2023-12-18) Martins, Djamilla Ribeiro; Carvalho, Iraneide Oliveira Silva de; Ramos, Wellington Santos
    O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral entender, a partir de pesquisas acadêmicas (teses e dissertações), como foi o processo de implantação da lei 10.639/03 na Baixada Santista e qual a eficácia da mesma na formação e na prática docente para uma educação antirracista. Para atingir esse propósito, os objetivos específicos incluem apresentar dados históricos que apontam o racismo estrutural, fazer uma retrospectiva dos caminhos e descaminhos da lei 10.639/03 ao longos dos 20 anos de sua implementação, mostrar que o racismo estrutural ainda está muito presente na sociedade brasileira e especificamente na educação e manter vivo o debate antirracista na Baixada Santista, no que tange à formação de professores, para que este faça diferença na no combate ao racismo estrutural na sala de aula. Metodologicamente a pesquisa classifica-se como bibliográfica, importante método para a contextualização de uma educação antirracista, permitindo perceber posicionamentos de diferentes pesquisadores que tiveram a Baixada Santista como campo para as suas pesquisas, esse expediente por sua vez, enriqueceu a discussão e as reflexão que expomos neste estudo. Portanto, nosso pertencimento e nossa trajetória, nos motivou a investigar como as relações étnico-raciais na educação impactam a formação de identidade e autoestima dos estudantes pretos e pretas e como a discussão sobre o racismo estrutural pode ser trabalhada de forma efetiva no ambiente escolar.
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    Não sei como lidar com você! O (des)preparo pedagógico de professores no trabalho com alunos com deficiência visual
    (IFSP, 2023-12-18) Lima, Ana Maria Leite Ferreira; Santos, Yanca Fernandes dos; Carvalho, Paulo Jorge de Oliveira
    O estudo trata da inclusão de pessoas com deficiência nas escolas regulares, respaldada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional desde 1996 (Lei nº 9394/96), com o objetivo de identificar o nível de preparo dos professores para lecionar a alunos com deficiência visual. A dificuldade de docentes do ensino básico com a temática da educação inclusiva – flagrada na fala recorrente de que não sabem como lidar com um aluno com deficiência em suas aulas – que impossibilita a inclusão desse estudante, foi investigada a partir do referencial teórico de Brasil Bernstein, destacadamente do conceito de enquadramento desenvolvido pelo autor; e nos estudos de Marcos Mazzotta sobre formação de professores. Em pesquisa que utilizou metodologia mista de investigação (quantitativa e qualitativa), analisou-se o discurso pedagógico no âmbito do Instituto Federal de São Paulo – Campus Cubatão (IFSP-CBT), identificado na experiência relatada em entrevistas semidirigidas com docentes do ensino básico da Instituição. Os resultados indicaram baixo controle do processo de ensino e aprendizagem por parte dos docentes, marcado por um discurso pedagógico em que prevalece o enquadramento fraco como padrão de conduta pedagógica, e confirmaram a hipótese inicial do trabalho sobre a quase inexistência de preparo dos professores para ministrar aulas a alunos com deficiência visual.