Teses e Dissertações dos Servidores
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Teses e Dissertações dos Servidores por Campus "CARAGUATATUBA"
Agora exibindo 1 - 12 de 12
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA autoavaliação institucional como instrumento da gestão escolar democrática: uma pesquisa exploratória sobre o lnstituto Federal de São Paulo campus Caraguatatuba(Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), 2024-02-07) Pinho, Márcio Augusto Andrade de; Ferreira, Sandra Lúcia; Martins, Ida Carneiro; Rosa, Sanny Silva daEsse estudo busca compreender como se dá a articulação entre os processos de autoavaliação institucional realizados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e os processos de gestão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP/ campus Caraguatatuba, destacando como investigar os processos de autoavaliação institucional e sua articulação com os processos de gestão. Parte-se do pressuposto de que a autoavaliação institucional pode fornecer subsídios para a melhoria e aperfeiçoamento da qualidade da gestão escolar desenvolvida na instituição. Assim, para tanto, buscou-se realizar uma abordagem empírica tratando-se de uma revisão crítica da literatura sobre os processos de autoavaliação, com vistas a contextualização dos aspectos da evolução do processo educacional no Brasil, com destaque para a Gestão Escolar na contemporaneidade e a implantação da Gestão Escolar democrática no país. Buscou-se também explorar as avaliações internas e externas, com ênfase na autoavaliação institucional como instrumento de Gestão Escolar, analisando o PDI e o Plano de Avaliação Institucional do IFSP campus Caraguatatuba referentes aos anos de 2019 a 2021, nos quais foram ouvidos discentes, docentes e corpo técnico administrativo. Os resultados destes estudos proporcionaram a compreensão sobre a efetividade dos processos de autoavaliação, no campus Caraguatatuba, indicando, com isso, a necessidade de elaboração de uma proposta de intervenção, denominada INTERVEN-CPA. Essa proposta visa atingir a comunidade interna do IFSP do referido campus em duas perspectivas: a compreensão da importância da participação no processo de avaliação e a criação de uma cultura de pertencimento pelos discentes, por meio da ampliação da divulgação e do acesso aos canais de comunicação, incluindo redes sociais. Portanto, o trabalho se posiciona como um suporte para o aprimoramento da autoavaliação institucional no campus Caraguatatuba, propondo ações relevantes para promover a participação ativa da comunidade acadêmica nos processos de avaliação e contribuir para a qualidade da gestão educacional, como a capacitação dos profissionais envolvidos, fornecendo-lhes conhecimentos e habilidades para realizar avaliações mais precisas e eficientes, além de fomentar a cultura da avaliação na Instituição.
- ItemAgilus: um método para avaliações de usabilidade em desenvolvimento ágil de software(Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), 2015-06-03) Freitas, Renan Cavichi de; Cunha, Adilson Marques da; Forster, Carlos Henrique Quartucci; Dias, Luiz Alberto Vieira; Lemos, Otávio Augusto LazzariniEste trabalho de pesquisa propõe um método para avaliações de usabilidade em desenvolvimento ágil de software, visando melhorar a qualidade de seus produtos e a satisfação dos usuários. O método proposto, denominado AGILUS, envolveu três passos principais em sua concepção: Projeto de Interação; Verificação da Implementação; e Validação dos Incrementos do Produto. Em cada um desses passos, foram definidos métodos específicos de: Avaliação por Percurso Pluralístico em Protótipo; Avaliação Heurística; e Avaliação por Teste com Usuários. Esses métodos foram considerados complementares, adaptados e adequados para avaliações de usabilidade aplicáveis ao processo de desenvolvimento ágil, usando o framework Scrum. O método AGILUS, como principal contribuição desta pesquisa, foi concebido com base nos valores e princípios do Manifesto Ágil e nas características de Usabilidade. Para validação do método AGILUS foram realizados dois estudos de caso: um Sistema de Acompanhamento Sociopedagógico (SAS) e um Sistema de Gerenciamento de Eventos (SGE), ambos para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba, São Paulo, Brasil. Além disso, algumas contribuições complementares, envolvendo técnicas, artefatos e métricas foram também definidas para realização das avaliações, assim como uma análise e discussão dos resultados da aplicação do método nos estudos de caso.
- ItemALDEIA ICATU: DA PACIFICAÇÃO KAINGANG À CHEGADA DOS TERENA(Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), 2020) Lanza, Renato Felix; Mota, Lúcio Tadeu; Rodrigues, Isabel Cristina; Novak, Eder da SilvaA história paulista, bem como a brasileira, carece de um olhar acerca dos indígenas. Entretanto, nas últimas décadas, percebe-se um florescente campo de pesquisa na área. A busca por uma história na qual os indígenas são protagonistas e não somente indivíduos à margem dela, dominados e passivos ou, quando não, tratados como coitados é o foco atual. Nesse sentido, o objetivo dessa dissertação é contribuir com a análise da formação da aldeia Icatu, situada no município de Braúna, estado de São Paulo, desde seu início (1916) até a chegada de famílias Terena (1930-1940). Como metodologia, partiu-se da análise bibliográfica do tema, da documentação e bibliografia de autores que conviveram no local, da análise documental do Serviço de Proteção aos Índios (SPI), por meio dos arquivos do Museu do Índio, e da oralidade indígena, procurando-se comparar as versões governamentais, as dos pesquisadores não indígenas e a dos próprios indígenas. Parte-se das afirmações do SPI, que afirma ser a aldeia originalmente criada para abrigar populações Kaingang, no contexto da chamada pacificação da etnia, mas que receberia parcelas de populações Terena vindas do atual estado do Mato Grosso do Sul. Como resultado da análise documental citada e da oralidade indígena, compreende-se que o processo se constituiu em um genocídio onde os Kaingang perderam quase que a totalidade de seus membros pelas armas de fogo e doenças, além de seu território, tudo em nome da expansão do café, das estradas de ferro e das cidades, em nome do progresso paulista. Também se conclui que, nas afirmações do SPI, não se levou em conta as motivações Terena para se deslocarem até o Oeste Paulista. Icatu constitui-se, atualmente, numa aldeia multiétnica, onde convivem, amistosamente, os Kaingang e os Terena, que lutam para preservação de sua história e de suas culturas ante o apagamento histórico
- ItemApropriação do conhecimento científico: o sistema patentário a partir do enfoque CTS(Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) , 2010-05-21) Santos, Elis Regina Alves dos; Sousa, Cidoval Morais de; Ferraz, Maria Cristina Comunian; Gouvêa, Sandra Protter; Faria, Leandro Innocentini Lopes deO campo denominado Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) articula-se na Europa no final da década de 1960 e início dos anos 1970, buscando compreender o fenômeno científico – tecnológico dentro do contexto social. Neste sentido, a apropriação social do conhecimento torna-se um dos aspectos centrais de preocupação. Partindo-se do pressuposto de que a formação tecnológica na graduação, nos moldes atuais, alinha-se a uma visão instrumental da tecnociência, esta pesquisa investigou a compreensão do sistema patentário entre os alunos dos últimos anos dos cursos da área de exatas e tecnológicas, vinculados ao Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET) da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Mais especificamente, buscou-se observar como os alunos relacionam os temas referentes à Propriedade Intelectual com a sociedade, o trabalho e a formação acadêmica. Para isso adotamos uma metodologia de orientação analítico-descritiva, e de caráter quali-quantitativo. O instrumento inicial de coleta de dados utilizado foi um questionário semi-aberto. Para as análises qualitativas foi utilizado o método de análise de conteúdo (AC) aplicado à questão aberta do questionário. Os resultados sugerem pouco conhecimento consolidado sobre o sistema patentário e propriedade intelectual como um todo, e a replicação de idéias vinculadas a uma visão linear do desenvolvimento científico-tecnológico. A patente é vista como instrumental e está fortemente associada aos conceitos de inovação, competitividade e desenvolvimento, além dos valores comerciais e econômicos que traz em si. Poucos sinais de preocupação social em relação aos temas da pesquisa foram encontrados, e verificou-se a necessidade de a universidade ampliar seus espaços de discussão na graduação, introduzindo, por exemplo, o enfoque CTS como disciplina obrigatória também nos cursos de graduação tecnológica.
- ItemAspectos socioculturais e políticos na especialização do conhecimento do professor de Matemática: interfaces entre o Programa Etnomatemática e o modelo do Conhecimento Especializado do Professor de Matemática (MTSK)(Universidade Estadual Paulista (UNESP) , 2021-12-02) Ribeiro, Renato Douglas Gomes Lorenzetto; Miarka, Roger; Oliveira, Cristiane Coppe de; Conrado, Andréia Lunkes; Albanase, Veronica; Rodriguez, Nuria de Los Angeles ClimentAssume-se, tendo como norte o Programa Etnomatemática, que os contextos socioculturais e políticos influenciam de forma determinante a produção de conhecimento, tanto na esfera coletiva quanto na individual, e que essa influência apresenta as mais variadas interfaces. Explorou-se uma em particular, enfocada no conhecimento do professor de matemática, em sua prática profissional específica, que incorpora tais contextos nos quais seus estudantes estão imersos. Dá-se destaque principalmente ao conhecimento docente que leva em consideração o conhecimento do educando, com origem em sua realidade imediata, e que tem potencial de valorizá-lo e de permitir que ela seja objeto de reflexão crítica por parte do estudante. Adota-se a noção de conhecimento especializado do professor de matemática e evidenciam-se exemplos do processo de especialização do conhecimento. Dentre as compreensões aqui realizadas, destacam-se as relacionadas com a motivação do docente e fatores que facilitam ou dificultam determinadas práticas e que, por sua vez, impulsionam ou bloqueiam os processos de produção de novos conhecimentos por parte do professor. Utiliza-se o modelo do conhecimento especializado do professor de matemática (MTSK) e a teoria fundamentada (Grounded Theory) tendo como principal referencial a Etnomatemática em uma perspectiva d’ambrosiana. O estudo, em duas etapas distintas, envolveu dois professores de matemática que lecionam para estudantes de mesma faixa etária (Ensino Médio), um espanhol e outro brasileiro, e produziu dados com observação de suas práticas, questionários com questões abertas e de entrevistas semiestruturadas. Para garantir uma análise com caráter holístico, desenvolveu-se uma abordagem metodológica específica composta por três movimentos que consideram releituras de metodologias consolidadas, o primeiro baseado na teoria fundamentada, o segundo no modelo MTSK e o terceiro, que revisita os dois primeiros simultaneamente aos dados primários com um olhar atrelado ao Programa Etnomatemática. Foi possível, nas duas etapas da pesquisa, estimular os docentes a exporem conhecimentos que se referem à realidade imediata dos estudantes e reconhecidos como provenientes de ambientes externos à escola e discutir as relações que fazem com as especificidades do ensino de matemática. A interação entre a Etnomatemática e a noção de conhecimento especializado do professor de matemática, com auxílio do modelo MTSK, produziu uma proposta de compreensão do conhecimento como parte de uma rede complexa que inclui vários elementos, em especial as crenças e as ações dos docentes, em que o caráter central é atribuído não aos elementos, mas às conexões entre eles. O estudo em si foi capaz de assumir o papel de uma atividade formativa para os docentes participantes e isso foi evidenciado pela comparação de seus discursos entre uma entrevista e outra. Considera-se que foram realizadas contribuições teóricas para o contexto de pesquisa sobre o conhecimento do professor, tais como um detalhamento dos produtos culturais representados pela tríade artefatos / sociofatos / mentefatos, o entendimento de que a especialização do conhecimento é identificada quando se analisa o conjunto de conhecimentos e não somente os especializados e a proposta de que a rede formada por crenças, conhecimentos e ações do docente se torna cada vez mais entrelaçada, fazendo com que os elementos sustentem uns aos outros, facilitando novas conexões com elementos compatíveis ao passo que prejudicam novas conexões quando incompatíveis. As compreensões que o estudo permitiu, as propostas teóricas e a realização de entrevistas que produzem espaços formativos ao docente parecem promissoras para futuras atividades de formação de professores.
- ItemCapacitação e Lean Construction para profissionais de arquitetura, engenharia e construção(Universidade de Taubaté (UNITAU), 2022-10-18) Costa, Jonas Leite; Hamzagic, Miroslava; Coelho , Érica Josiane; Corrêa , Valesca AlvesA adoção da filosofia Lean na Construção Civil tem se apresentado como uma oportunidade para a racionalização dos processos e para o aumento de competitividade das organizações. Para que essa perspectiva de produção possa ser implementada, é necessário que haja a capacitação de profissionais, a fim de que possam conhecer, entender e aplicar os princípios e ferramentas Lean nas diferentes atividades da Construção Civil. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo apresentar um projeto de curso para a capacitação de profissionais de Arquitetura, Engenharia e Construção em conceitos do Lean Construction. Para atingir o objetivo proposto, foram, inicialmente, realizadas revisões de literatura e uma pesquisa documental com o intuito de obter uma base de conhecimentos sobre os assuntos envolvidos na pesquisa. A partir desses conhecimentos, foi construída a proposta preliminar do projeto de curso de qualificação e foi elaborado e validado um questionário para avaliar essa proposta. Com base no questionário validado, foi realizada a avaliação do projeto de curso por especialistas. Os resultados obtidos na pesquisa indicam que o projeto obteve uma boa avaliação geral, contudo, foram identificados aspectos a serem melhorados. Desse modo, buscou-se atender às sugestões realizadas pelos especialistas, a fim de melhorar a qualidade do projeto e torná-lo mais completo. Por meio deste trabalho, verificou-se que a capacitação em Lean Construction pode ser realizada com o auxílio de um curso de qualificação profissional que ofereça oportunidades de compartilhamento de conhecimentos e experiências entre profissionais da indústria e acadêmicos, de forma que essa cooperação possa fomentar o desenvolvimento científico e a disseminação da filosofia Lean na Construção Civil. Assim, espera-se que o projeto de curso proposto possa ser colocado em prática, de modo a contribuir para que profissionais de Arquitetura, Engenharia e Construção obtenham ganhos de produtividade, qualidade e segurança nas construções em que atuam. Além disso, a participação no curso poderá proporcionar oportunidades de networking e trocas de experiências, contribuindo para o desenvolvimento profissional e maior empregabilidade.
- ItemComparação entre tempestades de ruído solares tipo I e padrões de flutuações canônicas via análise de espectro gradiente(Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), 2018-08-31) Cintra, Marco Antônio de Ulhôa; Fernandes, Francisco Carlos Rocha; Rosa, Reinaldo Roberto; González, Arian Ojeda; Pillat, Valdir Gil; Bolzam, Maurício José Alves; Dantas, Murilo da SilvaSabe-se que emissões solares Tipo I são geradas por elétrons não térmicos acelerados por variações estocásticas na configuração magnética das regiões ativas. A maioria das explosões Tipo I é registrada como uma sequência de emissões individuais caracterizando as tempestades de ruído, que também podem ser associadas com a ocorrência de flares solares. Neste caso, a energia dissipativa é adicionada à liberação de energia por pequenas mudanças na distribuição magnética, que contribuem para a manutenção de tempestades de ruído duradouras. No entanto, devido à maior resolução espectral e sensibilidade observacional, detalhes sobre os mecanismos de emissão e duração de explosões do Tipo I precisam ser melhor compreendidos. Neste trabalho, utilizando a técnica espectral baseada no Gradient Pattern Analysis (GPA), analisou-se tempestades de ruído (medidas na forma de séries temporais em comprimentos de onda métricos (263,3 MHz) geradas pelo espectrógrafo suíço BLEN7M e armazenadas no repositório da rede e-CALLISTO (Compound Astronomical Low cost Low frequency Instrument for Spectroscopy and Transportable Observatory). Para fins de caracterizar os padrões de flutuação das explosões solares do Tipo I a análise espectral foi aplicada a séries temporais com diferentes padrões de flutuação considerados canônicos: ruídos 1{fβ (White Noise, Pink Noise e Red Noise), caóticas e turbulentas. De acordo com a técnica do espectro gradiente, as séries temporais foram divididas em 11 escalas (iniciando em 3600 pontos) a fim de resultar em espectros com escalas de correlação compatíveis. Como técnicas complementares foram calculados também, para cada série temporal, os espectros de potência via Power Spectral Density (PSD) e Detrended Fluctuation Analysis (DFA). Os resultados indicam que os espectros gradiente de tempestades de ruído solares Tipo I são, no domínio da frequência, incompatíveis com os padrões canônicos das séries temporais de ruídos 1{fβ, entretanto apresentam compatibilidade espectral com os dados gerados a partir do padrão turbulento. Portanto, com base na análise espectral apresentada, processos turbulentos específicos, como já previsto na literatura, podem estar relacionados à dinâmica de plasma subjacente responsável pelas emissões solares do Tipo I aqui estudadas. Com base nessa aplicação, discute-se ainda quais as vantagens da técnica GPA sobre as metodologias mais usuais como PSD e DFA.
- ItemConstituição da identidade profissional docente de uma professora de matemática que participa das comunidades escolar, acadêmica e fronteiriça(Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), 2023-12-11) Meyer, Cristina; Fiorentini , Dario; Losano, Ana Leticia; Cyrino , Marcia Cristina de Costa Trindade; Cristovao, Eliane Matesco; Neves , Regina da Silva Pina; Barolli, ElisabethNo campo da formação continuada do professor de Matemática, compreender relações existentes entre o desenvolvimento da sua identidade profissional e as experiências vivenciadas por ele em diferentes espaços formativos tem se mostrado um caminho proveitoso para a produção de conhecimentos que possam ser uteis na construção de políticas de formação visando ao desenvolvimento profissional docente. Nesse cenário, esta pesquisa objetiva descrever e compreender o desenvolvimento da identidade profissional de uma professora de Matemática que participa, simultaneamente, do mundo da escola, do mestrado profissional e do Grupo de Sábado - um grupo de formação e pesquisa. Assumindo a identidade profissional docente como um conjunto de autocompreensões sobre modos de ser e atuar como professora em contextos específicos, e utilizando as noções sobre mundos figurados, posicionamentos e espaço de construção de autoria para compreende-la, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa configurada em um estudo de caso interpretativo - o da professora Salgado. 0 corpus de análise da investiga9ao foi constituído por entrevistas narrativas; narrativas orais e escritas elaboradas pela professora; áudio e videogravações de reuniões de grupos e de lives em eventos acadêmicos dos quais participou; documentos que produziu no âmbito do mestrado profissional. A perspectiva de identidade assumida demandou procedimentos analíticos que permitissem compreender a interação dialógica entre a professora e diferentes vozes que a interpelavam, e os mundos figurados nos quais elas foram produzidas. Metodologicamente, escolheu-se realizar uma análise narrativa dialógica/performática desenvolvida em tomo de três eixos de análise: seus posicionamentos nos diferentes mundos figurados dos quais participa; suas autocompreensões como professora de Matemática que investiga a própria prática; a negociação e criação de novas práticas de ensinar e aprender Matemática nesses contextos. Esses eixos foram utilizados, de modo transversal, para analisar quatro temáticas relacionadas ao desenvolvimento da sua identidade profissional: uma professora que esta em continua formação e transformação; em busca de práticas pedagógicas mais exploratórias e investigativas; que produz novos significados à Matemática escolar e ao seu ensino e aprendizagem; e que vive conflitos e dilemas ao investigar a própria prática. As análises trouxeram uma Salgado que orquestrou múltiplas vozes, convergentes e divergentes, recuperadas de diferentes espaços formativos para autocompreender-se como professora mãezona e exigente que apostou na colaboração para enfrentar os desafios de ensinar Matemática e formar integralmente estudantes imersos em cenários de vulnerabilidade social. Desafiada por formas culturais diversas que acessou participando de um contexto formativo plural, sua identidade docente transitou entre diferentes modos de autocompreender-se professora, os quais sustentaram e orientaram suas escolhas em direção a práticas pedagógicas mais exploratórias e investigativas. Entende-se que sua participação em espaços formativos com identidades sociais fortemente colaborativas e reflexivas, atuou como uma rede de sustentação contínua capaz de apoiá-la em um processo de transformação dos seus modos de ser e atuar como professora de Matemática. Este estudo evidenciou a importância de se pensar politicas públicas e iniciativas formativas que apoiem o professor, de modo contínuo e sustentável, no processo de refletir sobre sua própria prática, e a lidar com possíveis transformações identitárias e consequentes mudanças em suas práticas pedagógicas.
- ItemGESTÃO E RELAÇÕES DE TRABALHO NO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO: O ASSÉDIO MORAL EM QUESTÃO(Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) , 2024-08-21) Silva, Sheyla Gorayeb; Heloani, José Roberto Montes; Monteiro, Janine Kieling; Silva, Eduardo Pinto eEsta pesquisa teve como objetivo identificar e analisar a existência do assédio moral e suas consequências para a saúde dos servidores do Instituto Federal de São Paulo, bem como verificar se o modelo de organização e gestão do trabalho aplicado nessa instituição contribuiu para a ocorrência do fenômeno. Para alcançar os objetivos propostos, realizou-se um estudo utilizado o método materialista histórico-dialético, cuja estratégia metodológica adotada foi a pesquisa bibliográfica e documental, bem como uma pesquisa qualitativa, junto a 18 servidores da instituição, mediante a aplicação de entrevista do tipo semiestruturado com um único respondente via plataforma Google Meet, no qual se utilizou o método de Bardin para a análise do conteúdo. Além disso, na análise dos dados, utilizou-se o software MAXQDA 22, para organização, categorização e produção dessas análises. Constatou-se, pelos resultados desta pesquisa, de que a existência do assédio moral na instituição é uma realidade, e a revisão por parte da instituição de suas políticas de combate, prevenção e enfrentamento ao assédio moral são necessárias não somente para um enfrentamento mais eficiente e recuperação da credibilidade da instituição junto aos seus servidores, mas também, principalmente, melhorar a saúde física e mental desses servidores e a qualidade do ambiente de trabalho para toda a comunidade.
- ItemLinguagem científica escrita: percursos de apropriação e suas relações com a cultura científica(Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) , 2017-02-06) Santos , Elis Regina Alves dos; Sousa, Cidoval Morais de; Ferraz, Maria Cristina Comunian; Kobayashi, Elizabete Mayumy; Faria, Leandro Innocentini Lopes de; Furnival, Ariadne Chloe Mary; Costa, Antonio Roberto Faustino daEmbora o conceito de ciência tenha se alterado significativamente nas últimas décadas, certos requisitos se mantém essenciais para o desenvolvimento da prática científica; notadamente dentre eles, o domínio da linguagem científica escrita. Compreendida como parte integrante do habitus científico, a apropriação desta linguagem torna-se competência essencial tanto para a prática quanto para o aprendizado da ciência. Foco de disciplinas e treinamentos especializados principalmente no nível de graduação, partimos da hipótese de que a apropriação deste conhecimento, sendo fundamental para a permanência do indivíduo no campo científico, ocorre mais fortemente por meio das práticas (acadêmicas ou não) do cotidiano dos estudantes do que pelas disciplinas ou treinamentos ofertados neste sentido. Assim, esta pesquisa pretende investigar como os estudantes de graduação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - campus São Carlos - se apropriam da linguagem científica escrita, e se este aprendizado pode ser considerado uma estratégia de apropriação da própria cultura científica. A pesquisa é de caráter descritivo-exploratório, com aplicação de questionário e entrevista para coleta das informações, além de pesquisa documental. A análise dos resultados é de cunho quali-quantitativo, com a utilização da técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados apresentam o percurso de apropriação verificado no aprendizado da linguagem científica escrita, que ocorre majoritariamente, para os estudantes, por meio das práticas de iniciação científica, contato com a produção bibliográfica e desenvolvimento dos trabalhos ao longo das disciplinas dos cursos analisados. Na visão dos docentes entrevistados, este percurso ocorreria também por meio das disciplinas ofertadas neste sentido. Os resultados sugerem ainda o potencial latente desta linguagem para constituir-se como elemento fundamental de apropriação da cultura científica, ainda não desenvolvido para a maioria da amostra no contexto estudado.
- ItemO EFEITO MEDIADOR DA SATISFAÇÃO E EFICÁCIA NA RELAÇÃO ENTRE CONFIANÇA, COESÃO E O VALOR PERCEBIDO PELA EQUIPE DE PROJETOS: UM ESTUDO POR MEIO DE MODELAGEM DE EQUAÇÕES ESTRUTURAIS E ANÁLISE DAS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS(Universidade Nove de Julho (UNINOVE), 2022-12-14) Santos, Gabriela Martins dos; Bizarrias, Flávio Santino; Scafuto, Isabel Cristina; Pedron, Cristiane Drebes; Ribeiro, IvanoO estudo do valor percebido em projetos vem ganhando bastante relevância entre pesquisadores e entidades de fomento da gestão de projetos, refletindo uma busca dos praticantes sobre como gerenciar a construção e entrega de valor. Diversos estudos vêm sendo realizados para se observar os antecedentes da percepção de valor em projetos. A própria literatura de gestão de projetos não é consensual em diversos aspectos em relação ao valor em projetos. Desde sua definição, valor em projetos é um desafio para pesquisadores. Valor em projetos é de difícil definição, se não uma tarefa impossível, haja vista que depende de muitas outras condições para isto, desde a perspectiva adotada quanto ao stakeholder considerado: cliente, usuário, participante ou a própria empresa. Depende ainda do tipo de projeto, ágil ou tradicional, a fase do ciclo de vida do projeto, o contexto ou maturidade do projeto, e inclusive da equipe envolvida. Neste último aspecto, a literatura atual é escassa em avaliar como a equipe de projetos afeta o valor percebido de um projeto. Neste sentido, o objetivo desta dissertação foi determinar a relação entre coesão, e confiança da equipe, com a percepção de valor do projeto, mediada pela satisfação e eficácia da equipe. Para alcançar este objetivo, uma revisão sistemática da literatura foi inicialmente desenvolvida para relacionar estes construtos como antecedentes do valor em projetos. Em seguida se foi realizado um survey, com dados analisados por meio de uma Modelagem de Equações Estruturais, testes de mediação e Análise de Condições Necessárias, para se avaliar os efeitos diretos e mediados sobre aspectos da equipe sobre a percepção de valor em projetos, bem como as condições necessárias e suficientes para ocorrência do fenômeno. Os resultados sugerem que todas as variáveis atuam como preditoras necessárias em diferentes graus de suficiência para se prever o Valor em projetos. A eficácia da equipe atua como mecanismo de legitimação da percepção de valor do projeto, ou seja, é preciso alcançar os resultados para ocorrer a funcionalidade organizacional da equipe.
- ItemO patrimônio em movimento: a circulação da arquitetura dos engenhos em territórios de influência portuguesa(Universidade de Coimbra, 2021-12) Abdalla, Ricardo Ali; Pessoa, José Simões de Belmont; Peixoto, Paulo Jorge MarquesA presente investigação apresentada ao Programa de Doutoramento em Patrimônios de Influência Portuguesa – CES/III, da Universidade de Coimbra, e, em regime de cotutela, do Programa de Pós-graduação Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense, tem como finalidade compreender a complexidade dos modos de difusão e circulação da arquitetura dos senhores de engenhos de cana-de-açúcar, ou simplesmente arquitetura dos engenhos, por territórios de influência portuguesa, em especial por ser uma representação simbológica de poder e riqueza, e que se apresenta em vários territórios do que foi um dia o império português. Trata-se de um complexo de edifícios que resultam de uma forma peculiar de ocupação do espaço do engenho de açúcar, mas que tem como ponto focal a casa-grande, palco das manifestações de extravagância e poder de seus proprietários, e cujo reconhecimento como tal justifica que tenha sido imitada e reproduzida em locais diferentes e tempos diversos. Essa interação ao longo do tempo e do espaço revela a possibilidade de influência multidirecional, manifestada em sua composição física e espacial, resultantes de processos sucessivos de leitura popular e tratamento híbrido de modelos eruditos de representação simbológica, de adaptações a contingências locais e de substituição das funções econômicas dominantes.