Produção Acadêmica e Científica
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Produção Acadêmica e Científica por Campus "MATÃO"
Agora exibindo 1 - 20 de 37
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA expansão territorial da cana-de-açúcar no início do século XXI(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-05-30) Nogueira, Natália Renata; Oliveira, Alécio Rodrigues deEste trabalho analisou as mudanças no padrão de distribuição regional da produção de cana-de-açúcar no período de 2000 a 2021 e identificou as regiões de destaque na expansão da cultura. O Coeficiente de Redistribuição Regional foi utilizado para este fim, além de um levantamento na literatura sobre aspectos políticos e econômicos associados ao setor e a construção de mapas para identificar e ilustrar a distribuição da produção. Os resultados indicam que a principal mudança no padrão de distribuição regional se deu na primeira década dos anos 2000, período no qual a região Centro-Oeste assumiu a segunda posição em termos de produção, com destaque para as mesorregiões Sul Goiano e Sudoeste do Mato Grosso do Sul. Essas regiões são caracterizadas por grandes estabelecimentos, com área mecanizável, clima propício e bem definido, além de terem feito parte de importantes projetos associados ao setor Sucroenergético, o que parece ter munindo-as de condições favoráveis à expansão da cana-de-açúcar e seus subprodutos.
- ItemAnálise da produtividade de uma linha de produção fictícia utilizando software Plant Simulation(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-09-19) Souza, Vinícius Sarandi de; Oliveira, Cássia Maria deAtualmente, a procura pela maximização da produtividade e pela otimização dos recursos é um aspecto inerente à todas as empresas, independentemente do seu porte. E com isso cada vez mais se mostra necessário a utilização de ferramentas para modelar, analisar e otimizar processos. Desta maneira, este trabalho visa mostrar a aplicabilidade do software Plant Simulation na simulação de uma linha de produção de garrafas PET fictícia, a fim de identificar o gargalo presente no processo e propor melhorias. Após identificar o gargalo, foram propostas duas alternativas de melhoria para processo, a primeira aumentando capacidade da máquina de sopro, a segunda substituindo a máquina sopro original por duas novas máquinas que somando possuem uma capacidade maior. Com o uso da ferramenta foi possível identificar qual foi a alternativa mais vantajosa que proporcionou um aumento de aproximadamente 11% de produtividade, assim como o motivo pelo qual a outra alternativa se apresentou menos viável.
- ItemAnálise de práticas sustentáveis na produção de cana-de-açúcar(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-06-28) Santos, Lara Andrade dos; Batistella Filho, FelipeAs questões climáticas têm gerado cada vez mais discussões em relação a um futuro próximo do planeta Terra. No entanto, o mundo globalizado necessita de meios energéticos para sobrevivência de sua população. As práticas de sustentabilidade estão sendo cada vez mais estudadas, melhoradas e utilizadas por diversos setores econômicos globais. No Brasil, o setor sucroenergético tem alcançado enorme visibilidade desde a implementação do programa Proálcool, fazendo com que os níveis de produção e produtividade alcance escalas mundiais, havendo cada vez mais a necessidade de implementação de práticas sustentáveis nos processos de toda sua cadeia produtiva, especialmente no início destes processos que se dá pela produção agrícola da cana-de-açúcar. O estudo com pessoas ajuda a compreender a visão nacional da diferença que este setor faz para a população de cada localidade, para o Brasil como um todo, atendendo também a interesses internacionais. Desse modo, a pesquisa deste trabalho foi baseada em questionários de cunho tanto quantitativo como qualitativo, com o intuito de entender como os participantes da pesquisa reagem e pensam sobre cada questão, utilizando como metodologia o levantamento de informações referente a implementação de práticas sustentáveis no preparo do solo, no plantio, nas técnicas de manejo, adubação e controle de pragas e doenças, e na colheita da cana-de-açúcar. Os resultados foram analisados comparando-se as informações obtidas de cada participante da pesquisa e ligando os questionamentos propostos nos questionários, sendo assim observado que as produtoras de cana-de-açúcar utilizam de métodos sustentáveis em seus processos, mas há mais interesses econômicos nas transações do que de fato ambientais e ainda há a necessidade de transparecer ainda mais as suas atividades a população.
- ItemAspectos da cadeia produtiva do morango orgânico(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-12-06) Trovó, Laíze de Castro; Vieira, LeandroA agricultura orgânica é um sistema holístico de gestão da produção que promove e melhora a saúde do agroecossistema, incluindo o aumento da biodiversidade e dos ciclos biológicos, além da atividade biológica do solo. Enfatiza o uso de práticas de manejo em detrimento do uso de insumos agrícolas, levando em consideração que as condições regionais requerem sistemas adaptados localmente. Isso é feito usando, sempre que possível, métodos agronômicos, biológicos e mecânicos, em oposição ao uso de materiais sintéticos, para cumprir qualquer função específica dentro do sistema. O objetivo desse trabalho consistiu em analisar aspectos da cadeia produtiva do morango orgânico/agroecológico no Brasil. Dessa forma, considerando todos os pontos citados, este estudo levantou diversos dados sobre a produção orgânica/ agroecológica da cultura do morango. Foi tratado sobre a origem do fruto, em quais regiões existe o cultivo da planta no país e especificou sobre a produção de morango no estado de São Paulo. Foi feito um levantamento de dados bibliográficos sobre as implicações do uso de inseticidas para controle das pragas: naturais x agrotóxicos, e quais soluções são as mais sustentáveis para a cultura de morangos. E, por fim, um levantamento bibliográfico sobre o cultivo de morango no Brasil a fim de levantar o que já foi produzido sobre essa temática. O estudo deste trabalho se propôs a fazer uma revisão de literatura sobre os aspectos da cadeia de produção do morango orgânico no Brasil e conclui-se que a temática relacionada ao cultivo de morango orgânico vem ganhando muita relevância no meio acadêmico.
- ItemAvaliação do processo de debittering de extrato aquoso de tremoço branco (lupinus albus) utilizando resinas adsorventes(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-08-17) Belém, Tales Willian Arantes; Catelam, Kelly TafariO mercado de produtos veganos e/ou naturais tem mostrado grande crescimento nos últimos anos e o tremoço branco (Lupinus albus) pode ser utilizado como matéria-prima em produtos deste segmento como, por exemplo, na produção de “leite vegetal”. Porém, os alcaloides quinolizidinicos (QA) presentes nos grãos de tremoço são o principal motivo de sua utilização em alimentos não ser amplamente difundida, pois, para que os grãos sejam utilizados em alimentos é necessário tratá-los quimica, fisica e/ou biologicamente a fim de reduzir os QAs a níveis seguros para consumo. O problema situa-se no fato de que os tratamentos aplicados nos grãos são extremamente custosos em tempo e recursos. Em razão disto, o objetivo deste trabalho foi avaliar a remoção dos QAs em extrato aquoso de tremoço por meio da utilização de duas resinas adsorventes uma vez que até a data de elaboração desse trabalho não foi encontrado na literatura tratamento desse tipo. As resinas adsorventes já são comumente empregadas em escala industrial em diversas aplicações e neste trabalho foi avaliado ampliar sua aplicação para a remoção dos QAs do extrato aquoso de tremoço. A remoção pelas resinas se mostrou totalmente efetivada, resultado observado nas mudanças físico-químicas e sensorial que o extrato aquoso apresentou. Logo, conclui-se com esse trabalho que é possível remover os QAs de uma forma menos custosa em tempo e recursos ao se utilizar as resinas adsorventes.
- ItemAvaliação energética do processo de secagem de bagaço cítrico em secador rotativo(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-02-15) Grando, Danilo; Pizzo, Sandro MegaleA polpa cítrica peletizada é um importante concentrado alternativo para a dieta de ruminantes. A secagem do bagaço cítrico, etapa fundamental da produção de ração animal, demanda elevado consumo de energia e, normalmente utilizam-se secadores rotativos de aquecimento direto à biomassa para faze-la. O estudo da secagem do bagaço cítrico úmido visando à redução de seu consumo de energia é importante para tornar esse produto economicamente competitivo. Assim, o objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento de um modelo teórico, em regime permanente, a fim de avaliar a capacidade máxima de alimentação dos secadores rotativos e o consumo energético do processo. O modelo foi baseado em balanços de massa, de energia e equações empíricas da literatura. Realizou-se a validação do modelo construído a partir da comparação dos dados operacionais obtidos de um secador rotativo sediado em empresa parceira do ramo citrícola. Desse modo, a capacidade máxima de alimentação e descarga do secador rotativo (60.000 lbs h-1) foi de 45.188 kg h-1 e 17.973 kg h-1 respectivamente. O conteúdo total de água evaporada calculado foi de 40.685 kg h-1. O valor ótimo calculado para o consumo de biomassa requerido durante o processo de secagem foi de 13,2 ton h-1, correspondendo a um rendimento efetivo de 3,54 kg cx-1.
- ItemBI como ferramenta de gestão no aumento do rendimento da telemetria em uma empresa agrícola(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-02-06) Alves, Giulia Queiroz; Vieira, LeandroA Telemetria é uma tecnologia em que se faz as medições remotas dos dados visando maior abrangência de informações em menor tempo, trazendo maior precisão para as operações no campo e, consequentemente, melhorias na gestão contínua dos processos. Com o objetivo de gerar um banco de dados, essa ferramenta dentro do departamento agrícola de uma empresa deve vir acoplada ao uso de um software intuitivo e interativo, sendo um dos mais utilizados o Power BI, a fim de trazer às empresas a cultura e o hábito de analisar e rastrear toda sua cadeia produtiva, aumentando sua capacidade de resolução de problemas e controle sobre seus processos, gastos e lucros. A implementação destes sistemas concomitantemente, implica em aumentos consideráveis na eficiência empresarial, acarretando benefícios para seus operadores que passam por um processo de treinamento e qualificação, para a empresa em benefícios ambientais, econômicos e sociais, afetando até mesmo a comunidade que cresce observando bons exemplos de negócios.
- ItemCana-de-açúcar: resíduos e subprodutos gerados na produção de etanol(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-06-30) Gomes, Maria Carolina Fernandes; Nardi, Caroline Peters Pigatto deA presente pesquisa apresenta como tema e objetivo geral, os impactos que os principais resíduos da produção etanol podem acarretar ao meio ambiente e possibilidades de reaproveitamentos. Através da revisão de literatura por meio das bases de dados Portal da Capes, Scielo, Google acadêmico e sites com informações confiáveis, abordando os anos desde1985 até 2023. Foi possível averiguar as rotas de produção de etanol através da matéria-prima cana-de-açúcar: recepção, preparo da cana-de-açúcar, extração, tratamento do caldo, fermentação, destilação e armazenamento. No decorrer do processo industrial da produção de etanol através da cana-de-açúcar são gerados resíduos ricos em micronutrientes que incorporam um valor relevante na cultura da cana-de-açúcar. São eles: bagaço (palha da cana), torta de filtro, melaço, vinhaça, levedura seca, óleo fúsel e flegmaça. Estes resíduos acarretam danos ambientais quando indevidamente descartados ou utilizados sem controle, tais como: a liberação de poluente, prejuízo à qualidade do ar, comprometimento a saúde humana, contaminação de águas e dano ao solo, a fauna e a flora local. Por isso, encontrar alternativas de reaproveitamento destes resíduos faz-se necessário, tanto na destilaria, como no próprio ciclo produtivo industrial.
- ItemChemical characterization of orange waste(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-06-27) Mitsuhara, Ariane Tiemi; Moraes, Jheyce Cristina; Crestani, Carlos EduardoThe processing of oranges for juice extraction generates bagasse as an agro-industrial residue; this residue represents about 50% of the total volume of the fruit, consisting of peel, seed, and pulp. Promoting the use of residues like the orange pomace may provide economic and environmental benefits, and, for this propose, the complete characterization of the material becomes essential. In this work, the bagasse from Matao-SP was characterized in terms of chemical properties to expand its use. Chemical analyzes were performed using specific TAPPI and NREL standards for lignocellulosic materials and showed that orange waste contains, in dry mass, 2.9±0.2% of ash, 12.3±0.9% of moisture, 19.3±0.9% solvent extractives, 38.5±1.5% cellulose, 33.1±2.0% holocellulose, 24.0±2.0% hemicellulose and 2.9±0.5% lignin. The useful chemical and nutritional composition of orange pomace allow its application, for example, in new materials and nanotechnology.
- ItemCorantes naturais: alternativas e tendência de mercado(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2023-02-15) Nogueira, Mariane Cristina de Sousa; Felipe, Nayra; Catelam, Kelly Tafari; -O intuito da presente revisão bibliográfica foi de verificar a possibilidade de realizar a substituição de corantes sintéticos por corantes naturais, identificar possíveis fontes de obtenção dos quatro segmentos de corantes naturais, além de realizar o estudo sobre os efeitos provocados pela ingestão desses dois ramos de corantes e de averiguar a inserção de produtos no mercado que substituíram os corantes artificiais pelos naturais. Com base nos resultados obtidos foi possível verificar que a ingestão de corantes artificiais pode ocasionar prejuízos à saúde, fazendo com que os corantes naturais se tornem mais atrativos para utilização alimentar, apesar de possuírem menor estabilidade à luz, calor e outros fatores quando utilizados em alimentos (levando ao estudo de novas técnicas para aperfeiçoar sua estabilidade). Quanto à legislação, foi notável sua modificação ao longo dos anos, a fim de melhor se enquadrar às mudanças na sociedade e aos estudos voltados para este aditivo. Por se tratar de um produto que pode causar efeitos alergênicos, os corantes naturais passaram a ter que ser mencionados nos ingredientes dos produtos alimentícios. Em suma, diante da revisão bibliográfica realizada, observa-se que os corantes naturais têm ganhado espaço no mercado alimentício e muitos estudos têm sido realizados a fim de desenvolver novas técnicas que possibilitem a utilização desses aditivos em diversos produtos.
- ItemDesenvolvimento de recobrimento comestível para a conservação pós-colheita do abacate tipo margarina(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-12-12) Bragion, Daphne Sant Anna; Camilo, Vanessa Cristina GonçalvesOs revestimentos empregados em frutas e hortaliças desempenham um papel crucial na redução das perdas pós-colheita, podendo ser de origem animal ou vegetal. Neste estudo, foi avaliada a eficácia de um revestimento à base de carboximetilcelulose e óleo de girassol como uma estratégia para mitigar as perdas pós-colheita em abacates do tipo margarida. Dois tipos de surfactantes, o Tween 80 e a lecitina de soja, foram empregados no preparo da emulsão de óleo de girassol. A influência desses surfactantes, bem como da proporção de componentes, foi investigada por meio da análise da perda de massa durante o armazenamento em temperatura ambiente (23 ºC a 39 ºC) e sob refrigeração (5 ºC a 8 ºC). Os resultados revelaram que temperaturas mais baixas desempenham um papel significativo na preservação dos abacates tipo margarida, enquanto a variação na proporção de componentes no revestimento exerceu influência limitada nessa temperatura de armazenamento. Por outro lado, ao comparar abacates armazenados em temperatura ambiente, os revestimentos preparados com lecitina de soja demonstraram uma redução mais expressiva na perda de massa em comparação com aqueles preparados com Tween 80. Entretanto, os abacates submetidos aos tratamentos contendo lecitina apresentaram um significativo escurecimento. Portanto, este estudo destaca a viabilidade do uso de revestimentos à base de carboximetilcelulose e óleo de girassol como uma estratégia promissora na preservação pós-colheita de abacates do tipo margarida. A influência dos surfactantes e da temperatura no processo de armazenamento mostrou-se relevante, ressaltando a importância de considerar tais variáveis na formulação desses revestimentos. Contudo, é necessário realizar investigações mais aprofundadas para compreender os mecanismos subjacentes ao escurecimento observado nos abacates tratados com lecitina de soja, visando otimizar ainda mais a eficácia desses revestimentos na conservação dos frutos.
- ItemDesenvolvimento de filmes biodegradáveis de amido utilizando a borra de café como reforço mecânico(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-12-20) Silveira, Guilherme Wilson; Norcino, Adriana BrunoCom o avanço da globalização e industrialização, a distribuição de alimentos ao redor do mundo é cada vez mais complexa. Longos períodos de transporte e armazenamento exigem que o alimento transportado não sofra deterioração microbiana, perdas sensoriais e nutricionais. As propriedades físico-químicas e mecânicas das embalagens contribuem para a preservação do produto. O uso de materiais advindos de fontes de combustíveis fósseis, devido a intensa exploração e preocupação ambiental, tem sido substituído por materiais alternativos com propriedades similares: baixos impacto ambiental e custos de produção. Os biopolímeros são originários de vários recursos naturais, como polissacarídeos (amido, pectina, quitosana, etc.) e proteínas de origem vegetal e animal. Entre vários biopolímeros, o amido é comumente usado devido ao seu custo relativamente baixo, alta disponibilidade e facilidade de manuseio. O café é a segunda bebida mais ingerida, no Brasil, depois da água, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). A borra do café, apresenta um grande potencial de reuso. Devido a presença de compostos fenólicos (ácidos cologênicos com concentração de 6 a 10%), o café apresenta propriedades antioxidantes e será empregado como reforço mecânico para o desenvolvimento do filme biodegradável utilizando a técnica de casting. A utilização dessa técnica ocorre por meio do aquecimento do amido, da borra de café e do plastificante glicerol diluídos em água, essa mistura passa por um processo de aquecimento gradativo, fazendo com que o amido sofra gelatinização e dessa forma junto com os demais ingredientes forme o biofilme após a secagem da solução. Neste trabalho os resultados foram positivos, porém apenas para algumas amostras específicas, enquanto as demais formulações utilizadas se mostraram inviáveis. Palavras-chave: Café. Biofilmes. Ambiental. Casting.
- ItemDesenvolvimento de nhoque sem glúten a base de cará(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-07-29) Soleder, Débora Helena Gorgatti; Pulitano, Valéria Monteiro da Silva EleutérioA possibilidade de prevenir doenças por meio da alimentação tem atraído a atenção dos consumidores, principalmente produtos que utilizam a expressão “não contém glúten”. As massas alimentícias são produtos de boa aceitação e fazem parte do hábito alimentar tradicional da população. Quando elaboradas com farinha de arroz devem manter cor aceitável, boa textura, sabor agradável e baixa perda de sólidos durante o cozimento. Desta forma, este trabalho teve por objetivo elaborar um nhoque à base de cará com farinha de arroz, a fim de obter uma massa semipronta congelada e avaliar as características sensoriais e nutricionais durante a produção. Para a elaboração do nhoque, foram realizados três testes com quantidades diferentes de farinha de arroz e amido de milho. Os resultados apontaram diferenças entre os testes realizados, sendo o terceiro teste o que apresentou melhor resultado, devido à boa aparência da massa crua. Os testes foram favoráveis para verificar a maneira de preparo e a formulação para adequação do produto. A análise sensorial do nhoque de cará mostrou boa aceitação, pois 80% dos provadores disseram que comprariam o novo produto desenvolvido e a maioria deles na faixa etária entre 30 e 40 anos. Conclui-se que o produto em estudo demonstrou ser uma alternativa viável para a população em geral, especialmente para o público celíaco e intolerante a lactose.
- ItemDesenvolvimento de recobrimento comestível para a conservação pós-colheita do abacate tipo margarida(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2023-12-12) Bragion, Daphne Sant Anna; Camillo, Vanessa Cristina GonçalvesOs revestimentos empregados em frutas e hortaliças desempenham um papel crucial na redução das perdas pós-colheita, podendo ser de origem animal ou vegetal. Neste estudo, foi avaliada a eficácia de um revestimento à base de carboximetilcelulose e óleo de girassol como uma estratégia para mitigar as perdas pós-colheita em abacates do tipo margarida. Dois tipos de surfactantes, o Tween 80 e a lecitina de soja, foram empregados no preparo da emulsão de óleo de girassol. A influência desses surfactantes, bem como da proporção de componentes, foi investigada por meio da análise da perda de massa durante o armazenamento em temperatura ambiente (23 ºC a 39 ºC) e sob refrigeração (5 ºC a 8 ºC). Os resultados revelaram que temperaturas mais baixas desempenham um papel significativo na preservação dos abacates tipo margarida, enquanto a variação na proporção de componentes no revestimento exerceu influência limitada nessa temperatura de armazenamento. Por outro lado, ao comparar abacates armazenados em temperatura ambiente, os revestimentos preparados com lecitina de soja demonstraram uma redução mais expressiva na perda de massa em comparação com aqueles preparados com Tween 80. Entretanto, os abacates submetidos aos tratamentos contendo lecitina apresentaram um significativo escurecimento. Portanto, este estudo destaca a viabilidade do uso de revestimentos à base de carboximetilcelulose e óleo de girassol como uma estratégia promissora na preservação pós-colheita de abacates do tipo margarida. A influência dos surfactantes e da temperatura no processo de armazenamento mostrou-se relevante, ressaltando a importância de considerar tais variáveis na formulação desses revestimentos. Contudo, é necessário realizar investigações mais aprofundadas para compreender os mecanismos subjacentes ao escurecimento observado nos abacates tratados com lecitina de soja, visando otimizar ainda mais a eficácia desses revestimentos na conservação dos frutos.
- ItemDesenvolvimento e validação de método de análise alternativo para determinação de fósforo em biodiesel por espectrofotometria de absorção molecular na região do UV-VIS(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2023-10-27) Brancaglião, Luiz Guilherme; Lourencetti, CarolinaRESUMO O biodiesel é apontado como uma fonte alternativa de energia e um dos biocombustíveis em crescente uso no mercado brasileiro. Visando menores emissões de material particulados e a combustão eficiente do biodiesel, o teor de fósforo consta como um dos parâmetros de qualidade e estava limitado a 10 mg kg-1, sendo reduzido para 3 mg kg-1 em julho de 2024. Presente na forma de fosfolipídeos, o fósforo provém da matéria prima do biodiesel (óleos vegetais ou gordura animal), sendo a sua remoção necessária previamente à reação de transesterificação, a qual ocorre na presença de um álcool simples e um catalisador ácido, básico ou enzimático. O método de determinação de fósforo recomendado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis no Brasil envolve a diluição com solvente orgânico e posterior determinação por espectrometria de emissão ótica com plasma acoplado indutivamente. A espectrofotometria de absorção molecular na região do ultravioleta visível (UV-Vis) tem sido apontada como técnica alternativa para a determinação de fósforo na forma do complexo azul de fosfomolibdênio em diversas matrizes, dentre elas o biodiesel. Este estudo teve como objetivo validar um método de análise alternativo para determinação de fósforo em biodiesel comparando o uso de diferentes cadinhos (porcelana e quartzo) para a abertura da amostra via calcinação para posterior formação do complexo azul de fosfomolibdênio obtido a partir da reação com molibdato de amônio, uso de bismuto como catalisador e ácido ascórbico (2 %) como agente redutor. A validação do método foi realizada com o estudo da adição e recuperação com três níveis de fortificação de fósforo (5 mg kg-1, 10 mg kg-1 e 15 mg kg-1) em três dias diferentes e quantificação empregando método de adição múltipla de padrão para compensar o efeito matriz. Porcentagem de recuperação variou entre 83,2 e 102,2 %, com valores de repetibilidade e precisão intermediária ≤ 6,3 % e ≤ 7,8%, respectivamente para a condição utilizando cadinho de quartzo, demonstrando assim a exatidão e precisão do método para o intervalo de trabalho estudado. Resultados satisfatórios foram obtidos usando os cadinhos de porcelana (% recuperação entre 84,4-116,4 %), entretanto, maior variação foi observada para a precisão intermediária (5,4-24,2 %). Empregando teste de Kruskall-Wallis, com post-hoc de Dunn, confirmou-se a igualdade das medianas dos resultados obtidos nos diferentes dias apenas para o cadinho de quartzo para os três níveis de fortificação (p > 0,05). Limites de detecção e quantificação para o método proposto com uso do cadinho de quartzo são 0,2 e 0,7 mg kg-1, respectivamente.
- ItemEstimativa de parâmetros cinéticos para fermentação alcoólica(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2023-12-14) Lima, Jaqueline Gardini de; Fonseca, Keimili Timóteo da; Oliveira, Cássia Maria deO processo de fermentação alcoólica desempenha um papel crucial na produção de etanol, alimentos e produtos químicos em todo o mundo. A otimização deste processo é fundamental para garantir a eficiência, a qualidade e a redução de custos. O presente trabalho tem por objetivo incentivar estudos sobre a modelagem na fermentação de biorreatores, estimar parâmetros para modelos cinéticos de fermentação, identificando o modelo que melhor se ajusta aos dados experimentais, com auxílio de um software. A análise é realizada a diferentes temperaturas, o que amplia a compreensão dos processos fermentativos em várias condições. A metodologia envolve a utilização do software OptimusFer para a estimativa e ajuste dos parâmetros nos modelos de Monod, Andrews, Wu e Levenspiel. Os resultados mostraram que apesar de sua simplicidade, o modelo de Monod se destacou com melhor desempenho em relação aos outros dois modelos e reforça a importância da escolha do modelo adequado na otimização dos processos fermentativos, resultando em economia de custos e desenvolvimento de processos mais eficientes.
- ItemEstudo da produção de cerveja artesanal com adição de pitaya (Hylocereus costaricensis) e clitoria (Clitoria ternatea)(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-12-18) Anzuini, Bárbara Regina Maduro; Carneiro, Nicole Caldas; Rizzatto, Márcia LuziaO Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e da China. Nos últimos anos as cervejas produzidas por microcervejarias vêm ganhando destaque e espaço no mercado. A cerveja artesanal é um produto de excelente qualidade e de alto valor comercial, possuindo aromas e sabores diferentes, voltado a um mercado consumidor que busca produtos diferenciados. A adição de novos ingredientes para a obtenção de cervejas pode contribuir com o desenvolvimento do setor, atraindo mais consumidores. A pitaya (Hylocereus Costaricensis) é um fruto de excelente qualidade nutricional e traz vários benefícios a saúde, bem como a flor da clitoria (clitoria ternatea). Com o crescimento das cervejas especiais e até artesanais, cada vez mais os consumidores estão mais rigorosos na escolha das bebidas que vão consumir, pois esses tipos de cervejas são mais encorpados além de apresentar diversos sabores e texturas diferentes das cervejas comuns. O objetivo do presente trabalho foi desenvolver uma cerveja artesanal com adição de pitaya e clitoria, caracterizar físico-quimicamente (cor, pH, amargor, teor alcóolico, teor calórico e densidade), microbiologicamente (bactérias mesófilas, psicrotróficas, E. coli, bolores e leveduras) e avaliar a sua aceitabilidade sensorial e intenção de compra. Os valores encontrados foram satisfatórios em relação a cor(16,1), pH (4,85), amargor (22,2 IBU), teor alcóolico (4,46%), teor calórico (45,95 Kcal/100 mL) e densidade (1,009 g/mL). As análises microbiológicas estão dentro dos valores permitidos pela legislação. A análise sensorial resultou com ótimas avaliações, obtendo uma boa aceitação dos provadores e intenção de compra. A utilização da pitaya e da clitoria usados como adjuntos no processamento da cerveja mostrou-se uma alternativa viável demostrada pelos resultados satisfatórios na avaliação sensorial, além de características físico-químicas de uma cerveja artesanal ácida/frutada. Palavras-chave: Bebida artesanal. Fermentação. Fruta-dragão. Ervilha azul. Sensorial.
- ItemEstudo da produção e caracterização de Kombucha de chá branco em escala laboratorial(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2023-11-30) Vendrami, Brenda Carolina de Lourenço; Rizzatto, Márcia LuizaAtualmente, os consumidores estão cada vez mais interessados em opções alimentares saudáveis que promovam efeitos benéficos à saúde, um exemplo de bebida em ascensão que atende a essas demandas é a kombucha. Originária da Ásia, essa bebida adocicada é elaborada a partir de chás fermentados da planta Camellia sinensis. O estudo abordou a produção e caracterização da Kombucha de chá branco em escala laboratorial, com foco na cinética do processo de fermentação. O inóculo utilizado foi a "Kombucha mãe" ou SCOBY (Symbiotic Culture of Bacteria and Yeasts), e o substrato foi preparado com chá branco. Foram realizadas análises microbiológicas, físico-químicas e acompanhamento visual do crescimento do SCOBY. Os resultados indicaram uma adaptação positiva do SCOBY ao chá branco, evidenciada pela formação de novas camadas celulósicas. As análises microbiológicas mostraram a ausência de E. coli, S. aureus e bolores ao final do processo, indicando boas práticas de fabricação. As análises físico-químicas revelaram a produção de ácidos orgânicos, com redução do pH para valores adequados. A análise do ºBrix indicou o consumo de açúcares ao longo da fermentação. Além disso, foi conduzida uma segunda fermentação para adição de sabores (uva e gengibre com canela) e carbonatação. As análises finais mostraram que a Kombucha se manteve dentro dos padrões da legislação em termos de pH, ºBrix e acidez total, com a hipótese de que a canela pode ter influenciado na intensidade da carbonatação. A conclusão do estudo destaca o sucesso da adaptação do SCOBY ao chá branco, a produção satisfatória de Kombucha em escala laboratorial e a viabilidade do processo de adição de sabores. O trabalho fornece dados que podem ser utilizados para expandir a produção de Kombucha.
- ItemEstudo das reações de acetilação e esterificação de biomassa para obtenção de bioplásticos(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2023-02-16) Roncalio, Gabriel; Camillo, Vanessa Cristina GonçalvesUm plástico é denominado bioplástico se for bio-baseado, biodegradável ou apresentar ambas as propriedades. Polímeros naturais, como o amido, constituem biomassa de grande potencial para o preparo desses bioplásticos, pois são abundantes na natureza, atóxicos e de rápida biodegradação. Entretanto, a elevada solubilidade em água e a baixa resistência mecânica são propriedades que ainda precisam ser melhoradas. Para isso, a adesão de fibras naturais provenientes de resíduos cítricos agroindustriais pode ser uma alternativa para suprir tais propriedades. Sendo assim, este trabalho visou o estudo da modificação química do amido e do resíduo cítrico agroindustrial através de reações de esterificação e caracterização químicaestrutural dos produtos reacionais (determinação do grau de substituição e técnicas espectroscópicas). As reações utilizando NaOH 0,5% em pó como catalisador apresentaram melhores resultados quando aplicado anidrido acético como agente de esterificação. Nos casos de reações com anidrido maleico, o não uso de solvente obteve maior sucesso. Além disso, foram preparados e caracterizados filmes com base nos insumos aplicando diferentes proporções mássicas. No entanto, nenhum deles se mostraram autossustentados.
- ItemEstudo preliminar da implantação de uma nova indústria de laticínios(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2023-12-19) Fregati, Vinícius Kobal; Vieira, Gláucia SantosAtualmente, por conta do mercado estar muito concorrido, faz-se mais necessário do que nunca realizar um planejamento antes de iniciar uma empresa. O atual projeto possui foco na área de Engenharia de Alimentos, com a realização de um estudo preliminar de implantação de uma indústria láctea. Foram realizados estudos dos processos industriais para a obtenção de leite desnatado, creme de leite pasteurizado (35% de teor de gordura), chantilly, manteiga e iogurte sabor morango, além do levantamento de matérias primas, equipamentos necessários e quadro de funcionários. Para realizar a análise de viabilidade, foram calculados os custos de produção, o preço de venda dos produtos pelo critério de Mark Up, o investimento fixo e o fluxo de caixa da futura empresa. Foram utilizadas as métricas como payback (quantidade de tempo necessário para o projeto se pagar), TMA (taxa mínima de aceitabilidade) e TIR (taxa interna de retorno). Ao fim do estudo, foi possível estimar o faturamento e lucro líquido da empresa, contudo os resultados de TIR e payback ficaram incondizentes com a realidade. Adicionando novas informações como preço de construção da fábrica, demais equipamentos industriais, gasto de energia elétrica, água e demais custos, pode-se encontrar um resultado mais próximo da realidade para a análise de viabilidade econômica.