Produção Acadêmica e Científica
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Navegando Produção Acadêmica e Científica por Campus "HORTOLÂNDIA"
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- ItemAnálise de provas e demonstrações matemáticas Presentes em um livro didático do 9º ano do ensino Fundamental(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-10-29) Garcia, Vinícius da Costa; Ana Paula Rodrigues Magalhães de, Barros; Thiago Tambasco, Luiz; Lucas Carato, MazziA rigorosidade presente na matemática é uma das características principais dessa Ciência. Entretanto, ela é vista, principalmente, nas demonstrações matemáticas, e tende a dificultar que estudantes se sintam capazes de compreender as contribuições desse campo de estudo, uma vez que essa formalidade se distancia daquela usada cotidianamente. Nessa direção, esta pesquisa tem como objetivo compreender como as demonstrações algébricas são apresentadas em um livro didático do 9º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Para isso, foi utilizada a abordagem qualitativa a fim de discutir as propostas de demonstrações e provas matemáticas presentes no livro Teláris Matemática, 3ª edição de 2018, de autoria de Luiz Roberto Dante, e aprovado pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2020. Além disso, essa abordagem foi importante para a análise dos verbos “provar” e “demonstrar” apresentados nessas propostas, a partir das perspectivas teóricas assumidas neste trabalho. Nesse sentido, a pesquisa assume que as demonstrações matemáticas são um tipo específico de prova, na qual são teóricas e há presença de uma forma codificada em suas estruturas, enquanto que as provas são conceituadas com um caráter mais geral, admitindo argumentações formais e não formais. Os resultados apontam a existência de demonstrações no livro didático analisado, podendo ser encontrado um tópico para apresentar esse conceitos aos estudantes, contudo, é possível identificar que o uso do termo demonstração em alguns momentos propiciou a ideia de que demonstração e prova são sinônimos. Além disso, é possível constatar que argumentações que mesclam a linguagem materna e a linguagem matemática podem ser mais convidativas aos estudantes, pois, dessa forma, há uma apresentação dos passos feitos de forma didática. Assim, é necessário um esforço para o combate da ideia de demonstrações como ferramenta de reprodução de técnicas e memorização, para que seja possível valorizar o que há de principal nelas, suas construções. Dessa forma, espera-se que esta pesquisa fomente questionamentos acerca do uso e do não uso das demonstrações e provas matemáticas na Educação Básica.
- ItemCompreendendo a Matemática do Soroban(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-09-09) Villas Boas, Mirella de Almeida; Silva, Kênia Cristina Pereira; Barros, Ana Paula Rodrigues Magalhães de; Oliveira, Carlos Eduardo deApesar do soroban ser muito utilizado na alfabetização de alunos cegos, muitas aulas de Matemática não fazem uso dessa ferramenta. Nesse sentido, este trabalho apresenta como proposta da utilização do soroban para auxiliar na estruturação do cálculo mental. Sendo assim, o objetivo desde Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é usar justifcativas matemáticas para a compreensão das técnicas operatórias utilizadas no soroban como recurso pedagógico para o cálculo das quatro operações. O estudo foi realizado a partir de experiências em quatro ofcinas com professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em que fcou evidente a necessidade de justifcativas baseadas na Teoria de Números que estabelecessem a relação do algoritmo usual com a prática no soroban, bem como a própria organização do sistema decimal. Assim, como resultado de um projeto de Iniciação Científca realizado nos anos de 2020 e 2021, esse TCC emergiu. Com isso este material poderá ser utilizado para a formação inicial ou continuada de professores que queiram explorar as potencialidades do soroban, pensando numa perspectiva de educação inclusiva, onde a ferramenta pode ser usada por todos alunos. Ao fm deste trabalho percebe-se a relação da decomposição dos algarismos com a percepção no uso do soroban, e como um complementa a compreensão do outro. Notou-se também a necessidade de materiais que explorem além das técnicas operatórias do soroban, evidenciando a escassez de produções científcas que mostrem as possibilidades e aplicabilidade da ferramenta para a alfabetização matemática.
- ItemEnsino de cônicas e o uso de materiais manipulativos: elaboração de um instrumento para construção de elipses.(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-07-23) Pensse, Caroline Santos; Saccomori, Simone Amaly Abud; Silva, Fabiano Ionta Andrade; Luiz , Thiago Tambasco; Torezin, Flávia RobertaEste trabalho apresenta o processo de construção de um instrumento utilizando-se materiais escolares de baixo custo. Ele permite desenhar uma elipse a fim de identificar e conceituar a figura geométrica, tratando-se, portanto, de um recorte do estudo sobre cônicas. Réguas, abraçadeiras de nylon, refil de cola de silicone e barbante foram utilizados no processo de montagem do nstrumento. Além disso, foi realizada uma pesquisa na literatura existente sobre construções semelhantes e feita uma comparação com a construção proposta, o que possibilitou verificar a inexistência de trabalhos publicados relativos à utilização de materiais manipuláveis deste tipo, na prática docente, da rede pública e privada. Depois, uma atividade, usando o Elipsador, foi sugerida. A motivação para criação da atividade, bem como a concepção do artefato, surgiu no segundo semestre da graduação, durante um trabalho de Prática como Componente Curricular, a partir de vários questionamentos e angústias que surgiram no intuito de buscar por mudanças no ensino. Como conclusão, para além do instrumento proposto, as comparações mostraram que o uso de softwares dinâmicos é predominante na construção das cônicas e na tentativa de ministrar aulas que otimizem as demais metodologias de ensino. Contudo, a pesquisa mostrou que existem desafios a serem superados quando da utilização de softwares e que construções com materiais manipulativos, como a proposta por esta pesquisa, têm sua importância. Há situações em que é preciso repensar as práticas pedagógicas em busca daquela mais adequada para a realidade dos estudantes, associando diferentes métodos de ensino que se complementam, quer sejam: modelo tradicional, uso de materiais manipulativos, softwares, dentre outros.