Licenciatura em Matemática
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Matemática por Campus "GUARULHOS"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemJogos para o ensino e a aprendizagem de frações(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2023-11-07) Oliveira, Márcio Antônio de; Mometti, Antonio Luis; Mometti, Antonio Luis; Martins, Cesar Ricardo Peon; Imafuku, Roberto SeidiEste trabalho tem por objetivo apresentar uma coletânea de jogos sobre frações como sugestão didática para as aulas de Matemática do Ensino Fundamental e discutir a importância do jogo como recurso didático para o ensino e a aprendizagem da Matemática. Para tal, optamos por uma pesquisa qualitativa bibliográfica, principalmente sobre pesquisas que trouxeram reflexões sobre a prática com jogo em sala de aula. A partir das análises do material pesquisado pudemos observar que o jogo, na maioria dos casos, quando bem planejados e orientados, pode auxiliar no desenvolvimento de várias habilidades, estimulando a curiosidade, iniciativa e autoconfiança, a concentração, a socialização e a motivação; estimulando a construção de conceitos e o desenvolvimento de técnicas operatórias, notadamente sobre o objeto de conhecimento específico frações.
- ItemOs impactos da pandemia na aprendizagem matemática(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2023-12-11) Magalhães, Crislayne Santana; Arbach, Nelson; Arbach, Nelson; Flores, Ana Paula Ximenes; Ribeiro, Rogério MarquesO objetivo deste estudo foi de analisar e compreender o impacto da pandemia na aprendizagem de matemática, em uma turma do 9º ano da rede pública de ensino. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa com uma pequena amostra de alunos de duas escolas, sendo uma pública e outra privada. Essa pesquisa foi dividida em duas partes. A primeira foi com perguntas pessoais de como foram os estudos e acompanhamento escolar no período de isolamento social, e a segunda parte foram exercícios matemáticos que foram vistos, ou que deveriam ter sido vistos, nos anos anteriores. Estimativas da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), indicam que a América Latina retrocedeu em pelo menos 8 anos durante a pandemia. É importante destacar que não somente os alunos sofreram com a pandemia, mas os professores e adaptação das escolas também. O abandono escolar aumentou alguns professores não tiveram bons recursos para ensinar, e as escolas e governo inicialmente demoraram a encontrar uma solução que “ligasse” os alunos com os professores. Também é importante ressaltar que a vida pós pandemia exigirá mais esforço de todos os lados. Os alunos precisam ter uma melhor rotina de estudos, os professores além do ensino de conteúdo precisam ter empatia e paciência devido a essa defasagem, e a escola precisa encontrar “caminhos” que estimulem o interesse de estudos para o aluno com o professor. E que o governo disponibilize um maior investimento na educação. Observamos que, os alunos em ambas as escolas ficaram com defasagem no ensino matemático, a defasagem no ensino impactou todos os alunos que participaram da pesquisa realizada. Muitos deles, talvez não verão algum conteúdo matemático que deveria ser aprendido, o que resulta no atraso no ensino na pesquisa realizada.