Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas por Campus "VOTUPORANGA"
Agora exibindo 1 - 20 de 20
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAplicação de técnicas de Visão Computacional para inspeção de defeitos na superfície de chapas laminadas de aço no processo produtivo industrial(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2022-09-08) Nunes, João Batista Lino; Cordeiro, Natal Henrique; Cordeiro, Natal HenriqueAs indústrias estão sempre em busca de soluções que aumentam a sua produtividade com qualidade e no menor tempo possível. Com a alta produção de sensores e dispositivos eletrônicos, a automação no processo industrial tornou-se mais acessível. O presente trabalho apresenta uma solução de baixo custo no processo de fabricação de produtos em chapas de aço. A matéria prima usada para esse processo é bobina de chapa metálica e elas são desenroladas durante a execução do processo, porém, podem apresentar pequenos defeitos em sua composição, o que pode passar despercebido para o olho humano. Diante deste contexto, desenvolveu-se um sistema para inspeção e detecção de defeitos na superfície de chapas laminadas de aço, buscando fornecer uma melhor qualidade no produto final. Para o desenvolvimento desse sistema foram implementadas técnicas de Visão Computacional para extrair características das imagens da superfície da chapa laminada para identificar possíveis defeitos ou desconformidades, o que permite alertar o operador sobre eventuais defeitos. Essas técnicas foram implementadas com auxílio da biblioteca OpenCV. Os experimentos foram realizados em imagens contendo seis diferentes tipos de defeitos na superfície da chapa metálica, como amassado, rugosidade, riscos, oxidação, esfolamento e buraco. A aplicação apresentou resultados interessantes no que refere-se a detecção de defeitos. Ressalta-se que o presente trabalho não realiza a classificação do defeito, apenas realiza a detecção. Para cada detecção, um bipe de alerta foi emitido para indicar ao operador que a matéria-prima deve ser analisada. Para que o operador tenha facilidade de manuseio com o sistema, foi desenvolvido uma interface simples, de fácil utilização e com o emprego de softwares livres, o que possibilita diminuir o investimento de uma empresa caso tenha necessidade de implantá-la. Além disso, o sistema pode ser instalado em uma diversidade de sistemas operacionais.
- ItemAutomação residencial baseado na tecnologia de prototipagem Arduino(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-12-01) Souza, Luan Patrick de; Prando, Eduardo de Pieri; Prando, Eduardo de PieriEste trabalho tem como propósito utilizar um dispositivo móvel com acesso a internet, para automatizar objetos nas residências, tendo como base o Arduino, que no caso fará a comunicação entre o dispositivo móvel, e os ambientes que serão automatizados, tudo isso basta o dispositivo estar conectado à mesma rede WIFI. Com a constante evolução tecnológica, muitas pessoas buscam diversas formas de melhorar a qualidade de vida. A automação residencial vem se popularizando em meio a sociedade, a busca pelo conforto e pela praticidade em atividades rotineiras se tornou o ponto mais importante para tal aplicabilidade. Um fator crucial para o progresso da humanidade é o avanço da tecnologia. A acessibilidade que é proporcionada por ela pode mudar a vida de muitas pessoas. A automação tem a necessidade de propiciar a essas pessoas uma maior autonomia em suas atividades cotidianas e tem auxiliado o crescimento do mercado de sistemas para a automação residencial. A domótica é uma área do conhecimento, voltada para o desenvolvimento de soluções de automação residencial, para disponibilizar aos usuários, maior conforto e segurança, além disto a domótica tem uma outra aplicação que no caso é prover acessibilidades aos portadores de necessidades especiais.
- ItemBabyassist: um sistema monitor de recém-nascido para pais surdos(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-12-14) Ribeiro, Vinicius Araújo; Lopes, Ivan Oliveira; Franciscani, Juliana de Fátima; Lopes, Ivan OliveiraNo Brasil, aproximadamente 1% da população é composta por pessoas com alguma deficiência auditiva, que declararam ter muita dificuldade ou não conseguir de modo algum ouvir. Deste grupo da população, cerca de 16% está na fase adulta e podem ser pais. Entendendo que os pais surdos podem não ser confiantes de sua capacidade na criação dos filhos, o trabalho realizado apresenta o desenvolvimento de uma aplicação para dispositivos móveis chamada BabyAssist, que visa auxiliá-los no monitoramento de seus bebês. A aplicação utiliza o microfone do celular para detectar e processar sons emitidos pelo recémnascido, em especial o choro, que pode indicar que a criança precisa de atenção. Quando a aplicação identifica um sinal sonoro relevante, ela envia automaticamente um SMS1 para o celular dos pais. Para garantir que sejam alertados, são realizadas integrações entre o celular e um smartwatch2. Quando o SMS é recebido, o smartwatch vibra e exibe uma notificação visual. O sistema oferece uma solução simples, inovadora e acessível para ajudar os pais surdos a acompanhar com segurança o bem-estar de seus filhos, proporcionando maior autonomia. Espera-se que esse trabalho contribua para a melhoria da qualidade de vida de famílias compostas por pais surdos, fornecendo-lhes uma ferramenta valiosa para o cuidado de seus recém-nascidos.
- ItemCenários laboratoriais de infraestrutura de redes software defined network (SDN) usando o protocolo Openflow(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-12-14) Fabris, André Luis Santini; Torres, Isabela; Vidovix, Cristiane Paschoali de OliveiraNa construção de infraestruturas de rede, muitas vezes são utilizados equipamentos que se comunicam uns com os outros por meio de protocolos proprietários a fim de executarem suas funções dentro de determinado contexto. Em redes de grande porte, por serem instalados diversos equipamentos e suas respectivas configurações ocorrerem de forma descentralizada, as atualizações de configuração e a instalação de novos equipamentos se torna mais complexa. Com isso, o paradigma de Software Defined Network (SDN) possibilita uma maneira de controle centralizado de rede, caracterizando-a com maior flexibilidade e facilidade na realização de alterações. O presente trabalho visa implementar a técnica de SDN em um ambiente de hosts virtualizados a fim de realizar o controle centralizado destes hosts implementados e dinamizar o comportamento deles após mudanças necessárias serem feitas. Por meio da implementação do cenário de uso de uma SDN, realizou-se o controle centralizado de hosts, como proposto pela própria ferramenta, de maneira a modificar a configuração tradicional de uma infraestrutura de rede utilizando o protocolo OpenFlow.
- ItemDemonstração de rotinas de ETL: Explorando dados sobre Covid-19 à criação de um dashboard(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-12-14) Assis, Lucas Janini; Jardini, EvandroEsse trabalho apresenta o processo de desenvolvimento de um Data Warehouse desde o ETL até a criação de uma visualização de dados, utilizando como tema do estudo a pandemia de COVID-19. Além de trazer um panorama geral sobre a vacinação contra a doença, o trabalho descreve as características que um Data Warehouse possui, levando em consideração as diferentes arquiteturas, esquemas e componentes que compõem sua estrutura, além das inúmeras técnicas de tratamento de dados empregadas. Por fim, o trabalho apresenta algumas técnicas de visualização de dados, disseminando boas práticas para a criação de dashboards e relatórios de maneira eficiente. Por meio dessas técnicas, o trabalho tem o objetivo de propagar o conhecimento sobre a área de dados, servindo como material de estudo e referência para futuros profissionais do ramo.
- ItemDesenvolvimento de aplicativo no âmbito de centros de zoonoses: um estudo a partir do centro de zoonoses da cidade de Fernandópolis (SP)(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-11-30) Silveira, Felipe Batista; Rodas, Cecilio Merlotti; Rodas, Cecilio MerlottiEsse projeto tem como finalidade o desenvolvimento de um aplicativo mobile para o centro de Zoonoses, com pesquisas feitas na cidade de Fernandópolis, munícipio localizado no interior do estado de São Paulo que conta com aproximadamente setenta mil habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Para a realização da proposta foi realizada uma análise prévia do funcionamento e principais atividades do Centro de Zoonoses para a população além de um levantamento de requisitos para a elaboração do sistema, essa análise foi realizada no próprio estabelecimento. A partir da visita foram levantadas questões importantes, como a dificuldade que estão tendo para realizar a adoção dos animais que já estão lá, atualmente (2022) há cerca de 70 animais, dentre eles cães e gatos. A média de entrada é de dez a quinze animais por mês, enquanto a de saída ocorre entre três e sete animais, a partir desses dados é possível prever uma futura lotação no centro. Apoiado a esse fato se vê a necessidade de uma inovação para a realização das adoções, e um aplicativo pode ser de grande auxílio nesse quesito. Outra funcionalidade base no funcionamento do centro de Zoonoses é o serviço de castração de animais.
- ItemDesenvolvimento de assistente virtual como recurso de acessibilidade ao computador(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-12-14) Araújo, Heitor Gonçalves Mateus; Rodrigues, Luciene Cavalcanti; Rodrigues, Luciene CavalcantiA tecnologia vem causando um grande impacto na inclusão de indivíduos portadores de necessidades especiais na sociedade, auxiliando-os em diversas situações. Atualmente já existem ferramentas que utilizam tecnologias de reconhecimento e síntese de voz e conseguem contornar obstáculos impostos por deficiências ou limitações visuais substituindo a forma de interação convencional entre usuário e máquina. Assistentes Virtuais (AV) são Interfaces de Usuário de Voz (IUV) que interagem com seus usuários através da fala. Esse tipo de tecnologia pode se tornar um excelente recurso de acessibilidade ao computador por utilizar uma forma de interação que não necessita de sentido visual ou tátil. Este trabalho teve como principal objetivo o desenvolvimento de um AV que atue como recurso de acessibilidade ao computador, mesmo que seja disponibilizando recursos simples. Ao decorrer do trabalho, tais objetivos iniciais foram concluídos através de APIs de reconhecimento de texto, síntese de voz e aprendizado de máquina.
- ItemDesenvolvimento de um site e aplicativo de doações de alimentos “sem desperdício, sem fome''(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-12-13) Cunha, Raissa Sabino; Silva, Thales Mantovani; Murari, Marcelo Luis; Delphino, Rodrigo de Benedictis; Murari, Marcelo LuisCom o crescimento da população mundial e a possível escassez de recursos, os custos econômicos, sociais e ambientais para a produção de alimentos tendem a ficar cada vez mais elevados e, quando não consumidos, toda a cadeia de esforços para trazer o alimento à mesa é gasta ineficientemente. A fim de contribuir com a diminuição do desperdício, este projeto visa a desenvolver para a comunidade um sistema facilitador de doações que, como sua principal funcionalidade, permita a abertura de solicitações de doação com a data de validade dos produtos e notificação às instituições cadastradas até que uma entidade que se comprometa em utilizá-los no prazo. Os beneficiários também poderão abrir solicitações de doações dos itens que possuem para melhor proveito dos alimentos.
- ItemDesenvolvimento do Repositório Institucional para o Instituto Federal Campus Votuporanga(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-12-28) Silva, Gian Marcos da; Rodas, Cecílio MerlottiDando continuidade no projeto de 2020 das alunas do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistema Martina Miranda Nascimento e Mariane de Souza Elizei, esse projeto foi dedicado para a criação de um Repositório para o Instituto Federal da Educação Ciência e Tecnologia (IFSP) Câmpus Votuporanga. Esse artigo apresenta uma pesquisa e o desenvolvimento de um repositório institucional para auxiliar a instituição e os professores a subirem seu material para um ambiente de fácil acesso e de fácil entendimento, podendo separar suas disciplinas, suas aulas, seu material, tudo em apenas um único ambiente. A continuação desse projeto então é desenvolver um ambiente mais completo para o nosso câmpus e deixá-lo hospedado para que todos possam acessar, mostrando-se a introdução, qual é o objetivo para criação do repositório institucional, o que é um repositório institucional, em seguida, mostra-se o que é o DSpace, Eprints, GreenStone, Fedora, Nou-Rau, fala-se também como é o repositório digital com o software Taincan, e logo em seguida, a metodologia, quais foram os softwares utilizados para construir o sistema, sobre LGPD, e fala-se sobre eles, logo após a metodologia, é mostrado a instalação, no Windows e no Linux e os resultados, como acessar o repositório criado, passo a passo de como funciona, e por fim as considerações finais.
- ItemInformática na gestão de agricultura familiar: gestão de serviços, produtos, insumos e finanças para pequenos produtores rurais(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-12-12) Santana, Beatriz Oliveira de; Gabriel, Wellinson Caio; Gobbi Primo, Andre Luis; Prando, Eduardo de Pieri; Gobbi Primo, Andre LuisO presente projeto tem como objetivo desenvolver uma aplicação web e um aplicativo mobile para auxiliar os proprietários de agronegócios familiares a gerenciar de forma mais eficaz suas empresas e promover mais tecnologia para pequenos produtores que enfrentam dificuldades na gestão de seus negócios. O sistema será composto por um módulo financeiro para controlar entradas e saídas de dinheiro e o custo de produção de suas plantações, para que seja possível saber se a empresa está tendo lucro ou prejuízo e assim auxiliar na tomada de decisões, e um módulo para organizar as rotinas de trabalho da propriedade, para que se tenha um histórico de todos os processos realizados, com o objetivo de melhorar a qualidade dos produtos, evitar desperdício de insumos e aumentar a lucratividade.
- ItemInteração entre crianças e inteligência artificial: um estudo a partir de testes com a alexa(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-12-13) Ozaki Junior, Roberto Akira; Rodas, Cecilio Merlotti; Rodas, Cecilio MerlottiA inteligência artificial é um ramo da ciência da computação que estuda o pensamento computacional, possibilitando que uma máquina possa pensar, formular hipóteses, resolver problemas semelhante a um ser humano. Essa tecnologia foi desenvolvida com base no cérebro humano, Deep Learning, composta por neurônios que são interligados entre si, formando uma rede neural artificial. Essa rede recebe um grande fluxo de dados, e a partir deles ela começa a identificar padrões e a tomar decisões com o mínimo de intervenção humana. Assim como o processo de desenvolvimento humano, a criança, desde sua formação no ventre, começa a buscar a aprender, por meio dos estímulos externos, como o mundo funciona. E, na busca por entender o princípio do conhecimento, Jean Piaget desenvolveu a Teoria do Desenvolvimento Cognitivo, explicando em que cada fase da vida é possível aprender algo novo, estruturando sua teoria partindo do nascimento até o final da vida. Este trabalho tem como objetivo incentivar e monitorar os alunos a interagirem com a inteligência artificial, para que se possa identificar quais foram os desafios encontrados por crianças ao lidarem com a inteligência artificial. A interação durou cerca cinco minutos, individualmente, para que não sofressem influência, e foi todo o tempo acompanhada para que não houvesse uma interação mal intencionada e para que caso a criança precisasse de ajuda, o pesquisador estaria ali para auxiliar. Após a interação, a criança respondeu o questionário contendo 12 questões, sobre a interação da criança e seu conhecimento prévio sobre inteligência artificial.
- ItemKarango ́s Manager(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2022-12-12) Beltramini, Paulo Guilherme de Angelo; Braguini, Thiago de Souza; Gobbi Primo, André Luis; Gobbi Primo, André LuisO projeto consiste em mostrar como a tecnologia e os sistemas de apoio a gestão estão mudando pequenas empresas que buscam se modernizar e se manter em meio a concorrência. Com isso, o objetivo desse trabalho é realizar o desenvolvimento de um sistema que ajude na gestão de um lava-rápido em questão de controle de dados e organização da empresa e relacionamento como cliente. Para isso será desenvolvido um sistema comercial que faça todo esse controle dentro do negócio tendo como principal alvo ajudar e melhorar a gestão do negócio de forma eficiente e eficaz.
- ItemNew push: uma ferramenta page builder para criação de interfaces web(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-12-13) Silva, Gabriel Barbosa da; Soares, Lucas Canuto; Pansani Junior, Eder Antonio; Miani, Rafael Garcia Leonel; Pansani Junior, Eder AntonioO desenvolvimento de softwares trouxe um grande avanço tecnológico para a sociedade, proporcionando automatização de processos e atividades que resultaram em aumento da produtividade e da qualidade dos bens e serviços oferecidos. O objetivo principal deste projeto, é oferecer aos usuários uma ferramenta que possibilite a construção de websites usando uma visualização simplificada que consiste em arrastar e soltar componentes (widgets) pré-definidos, como cabeçalhos, textos, seções, botões, imagens entre outros para construção da página. Cada componente pode ser posicionado onde o usuário julgar necessário para o atendimento de sua demanda. A solução ainda possibilita a visualização em tempo real das páginas web que estão sendo desenvolvidas e ao final uma opção de exportar o código fonte para oferecer mais liberdade ao usuário de utilizá-lo em qualquer ambiente que desejar. Dentre os resultados alcançados destacam-se a interação do usuário com a aplicação, utilizando recursos como arrastar e soltar componentes e a forma de personalizá-los, a visualização do resultado em tempo real, a exportação de código fonte e o mecanismo de salvamento automático do projeto (autosave), que garante que mesmo na ocorrência de falhas na conexão com a internet nenhuma alteração seja perdida. Conclui-se que apesar das dificuldades encontradas, os objetivos propostos foram alcançados, resultando na criação de uma ferramenta funcional e intuitiva, que proporciona aos usuários tanto uma boa experiência de utilização da plataforma, quanto facilidade e agilidade na criação de websites.
- ItemO poder das informações pessoais públicas digitais para análise de padrões de sentimento e opinião(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-12-14) Oliveira, Juan Aleixo Feres de; Rodas, Cecílio MerlottiO advento da internet tem proporcionado um aumento considerável na geração de dados, atualmente inserido na rotina da população. A rede mundial de computadores tem proporcionado soluções de comunicação extremamente valiosas para os usuários. Os dados disponibilizados publicamente nos perfis dos usuários podem ter grande valor na utilização da criação e aprimoramento de ferramentas como de processamento em análise de sentimento, que possibilita a criação de soluções diversas como a verificação da opinião pública de algum produto ou serviço.
- ItemPerspectiva da educação tecnológica no ensino fundamental: estudo de caso no ensino de robótica no 9º ano(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-12-14) Andrade, Breno Tiano de; Gonçalves, Matheus Gabriel; Rodrigues, Luciene CavalcantiEmbora os últimos anos tenham presenciado avanços significativos quanto à divulgação e reconhecimento da importância da linguagem de programação para diferentes campos do saber, no Brasil, esse universo ainda se mostra restrito a públicos específicos. A ideia de complexidade muitas vezes associada à área da programação talvez explique a quase exclusividade da prática a especialistas, na maioria das vezes, poucos para a demanda. Criar um método de estudo simplificado e interativo é essencial para que para que crianças e jovens comecem a programar. Pesquisas recentes (Canal do Educador) indicam que o uso de computadores na educação beneficia sobremaneira o processo ensino aprendizagem, na medida em que promovem mudanças no paradigma pedagógico. Seguindo essa perspectiva, o objetivo dessa pesquisa é proporcionar práticas educacionais via linguagem de programação a estudantes do ensino fundamental, utilizando para isso uma plataforma de prototipagem. A aplicabilidade dessa tecnologia no ensino de conceitos iniciais tem sido amplamente investigada, no entanto, observa- se certa carência de estudos que avaliem esse instrumento na aprendizagem de conceitos intermediários, ou seja, posteriores aos tópicos introdutórios de programação. Este trabalho buscará analisar a influência do ensino de robótica com Arduino, quando utilizado para resolução de exercícios práticos de programação, em aprendizagens que envolvam raciocínio lógico e interpretação de textos. Para tanto, serão realizadas avaliações diagnósticas para análise quantitativa e qualitativa a respeito da aquisição de conhecimentos e motivação dos estudantes.
- ItemReconhecimento de caracteres(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-12-13) Neves, Murilo Zagatti; Prando, Eduardo de Pieri; Prando, Eduardo de PieriCom o passar dos anos, o uso dos computadores e da tecnologia veio aumentando gradativamente. Estão presentes no mundo para auxiliar e aumentar a produtividade. Portanto, nesse trabalho, foi dando mais ênfase nas questões da tecnologia que, por sua vez, possibilitou uma maior interação e comunicação entre os países, se tornando uma rede mundialmente conhecida e utilizada, levando e trazendo informações a todo momento de forma instantânea. Isso fez com que as informações levassem menos tempo para ser disseminadas, o que acabou ajudando na evolução de novos produtos e processos. O computador, por sua vez, desde a primeira geração até nos dias atuais, passou por grandes modificações e aperfeiçoamentos e, com todas essas evoluções, eles acabaram ficando menores, mais ágeis, econômicos e produtivos. A geração atual de computadores é marcada pela maior interatividade entre usuário e máquina. A inteligência artificial (IA) também teve um marco na evolução da tecnologia, e surgiu através de pesquisadores que estavam estudando como dotar as máquinas de comportamentos inteligentes. A IA busca fazer com que as máquinas ajudem os seres humanos, realizando atividades humanas de maneira autônomas e seguras, com o intuito de diminuir os esforços deles. O objetivo principal desse trabalho é viabilizar o controle de acesso de pessoas em diversos locais, inclusive nas dependências do Instituto Federal de São Paulo, Campus Votuporanga, ou em qualquer situação que se faça necessário o controle de pessoas, utilizando os mais variados meios para conter o fluxo de usuários.
- ItemReconhecimento de padrões em fissuras e rachaduras utilizando processamento digital de imagens(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-12-12) Peralti, Thiago Fenerich; Oliveira, Renan de Castro; Franciscani, Juliana de Fátima; Lopes, Ivan Oliveira; Franciscani, Juliana de FátimaA proposta do trabalho é o estudo e desenvolvimento de um método para identificação de fissuras e rachaduras no âmbito da construção civil através do processo de análise e processamento de imagens digitais. São abordados conceitos e técnicas para análise e modificação da imagem digital, aplicados na imagem com o propósito de acompanhar o desenvolvimento e comportamento de uma rachadura ou fissura e possibilitar que o profissional da área tenha dados e comparativos para tomada de decisão. Também é descrito os métodos utilizados, como a obtenção da imagem, a binarização da imagem, seus devidos tratamentos e os resultados obtidos. O Octave GNU foi o software utilizado para os estudos e análises das imagens de fissuras e rachaduras e suas posteriores alterações necessárias para aumentar a precisão da análise e assim obter as informações necessárias para prosseguir com o reparo. Os resultados obtidos mostram o aumento percentual da rachadura nas posições horizontais e verticais auxiliando o especialista a entender melhor o que está acontecendo com a rachadura com o passar do tempo assim auxiliando na tomada das medidas mais corretas possíveis para o reparo da patologia.
- ItemReconhecimento de Placas Veiculares Utilizando o Processamento Digital de Imagens(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-12-05) Balduíno, Luiz Paulo; Lopes, Ivan Oliveira; Franciscani, Juliana de Fátima; Lopes, Ivan OliveiraO controle veicular dentro de um recinto, seja uma empresa ou um estacionamento, em muitos casos é realizado de forma manual as vezes escrito em papéis, um controle desta forma pode em alguns casos conter falhas ou perda de informações anotadas. O sistema foi desenvolvido com o objetivo tornar estes processos automáticos e menos suscetível a falhas, ele processa a imagem da placa do veículo e depois de realizar sua leitura, resulta em um arquivo de texto que contém o texto que é visível na imagem alvo. Todos esses feitos e processos são realizados a partir de técnicas de PDI (processamento digital de imagens). É usado uma linguagem para processamento digital de imagens, que torna possível a manipulação das imagens adquiridas e processá-las por meio de funções. As imagens das placas testadas são adquiridas pela câmera do celular, algumas fotos tiradas de forma clara e legível e outras fotos tiradas com empecilhos como sombras em excesso ou muito claras para realizar os testes de leitura. Com esses feitos foi obtido resultados consideráveis: em placas legíveis sem nenhum empecilho para a leitura o resultado é bem fiel ao que está descrito na placa, o sistema possui dificuldade para ler letras que são parecidas com números como I, Z, B e W, o que ocasiona algumas vezes na inversão das letras pelos números ou vice-versa, neste caso é necessário aplicar um processamento maior a elas, em placas com certos empecilhos visuais sendo muito clara ou escura é foram aplicadas funções para clarear ou escurecer as imagens.
- ItemSrface: um sistema de reconhecimento facial baseado nas técnicas fisherface e LBPH(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2022-12-14) Carvalho, Daniel Vitor de Amorim; Cordeiro, Natal Henrique; Cordeiro, Natal HenriqueExistem diferentes maneiras para identificar uma pessoa ou autenticar algum processo além da senha convencional. A geometria da mão, o reconhecimento da íris ou o reconhecimento facial são alguns exemplos de biometria que podem ser usados para a autenticação. O presente trabalho apresenta a arquitetura de um sistema que reconhece uma pessoa por meio da sua face. Este sistema poderá ser implantado para o controle de acesso ou presença em diferentes locais, como em universidades, bancos ou qualquer outro tipo de instituição. Para a implementação de qualquer técnica de biometria digital é necessário aplicar técnicas de extração de características que garantam a identificação de uma pessoa. Dessa forma, no presente trabalho realizou-se a extração de características relacionadas apenas com a face humana. O conjunto dessas características adquiridas em diversas pessoas devem ser agrupadas com intuito de formar um dataset. Para que o sistema realize o reconhecimento facial de maneira automática, é necessário que ele seja capaz de produzir um modelo a partir do dataset mencionado para detectar a face. Neste trabalho, essa detecção foi implementada por meio da técnica HaarCascade e o reconhecimento pelos métodos Fisherface e LBPH. Realizou-se experimentos em quatro pessoas com diferentes expressões faciais (sorrindo, bocejando, ausência e presença de óculos,) e num ambiente com diferentes iluminações. O sistema apresentou uma média de 67% de acertos com todas essas mudanças apresentadas. O sistema realiza o reconhecimento facial automático, porém, necessita de um processo mais refinado para aumentar a taxa de acertos.
- ItemUm modelo de processo para o manejo populacional de animais domésticos e domesticados suportado por Tecnologias da Informação e Comunicação(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-12-19) Yoshimoto, Lauro dos Santos; Martins, Osvandre AlvesA falta de controle populacional de animais domésticos representa um grave problema de Saúde Pública associado a diversas doenças como zoonoses, maus-tratos, acidentes causados por atropelamentos ou mordidas. As medidas profiláticas para esse problema são complexas e geralmente são direcionadas aos órgãos públicos para a elaboração de ações táticas e estratégicas voltadas ao manejo da população em alta densidade. No entanto, não são facilmente encontrados exemplos de processos delineados, apoiados nas TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) e aplicáveis a nível municipal. Assim, propõe-se um modelo de processo de manejo populacional de animais domésticos e domesticados, envolvendo a utilização de um conjunto integrado de tecnologias na forma de identificadores digitais e sistemas de informação. O RUP (Rational Unified Process) foi utilizado como base metodológica para definição de papéis (funções no processo), atividades e artefatos (modelos de registros, documentos e informações). O BPM (Business Process Modeling) foi utilizado como ferramenta para produção de definições associadas, levando em consideração os conceitos, a legislação, os métodos, as tecnologias e a gestão da saúde animal de animais domésticos e domesticados em nível municipal. No que diz respeito às TIC, considera-se o emprego de microchips e o desenvolvimento de um sistema de informações para o qual se concebeu um protótipo inicial baseado em tecnologia No-code, esta, pertencente ao contexto RAD (Rapid Application Development). Obteve-se assim uma base fundamental, documentada na forma de diagramas, capaz de servir como base à definição de instâncias de processos de gestão específicos, bem como o desenvolvimento de soluções informáticas capazes de serem eficazmente adotadas por autoridades municipais.