Licenciatura em Matemática
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Matemática por Autor "Chaves, Cheienne"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA importância do uso de jogos no ensino da porcentagem na educação básica(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2022-05-05) Santos, Simone Prazeres dos; Oliveira, Francisco de; Leandro, Ednaldo José; Chaves, CheienneEste presente trabalho tem como objetivo demonstrar a importância da utilização de jogos no ensino de porcentagem na educação básica, tendo em vista que esta ferramenta serve como um estímulo e facilitador à aprendizagem dos alunos. A relevância deste trabalho se justifica pela dificuldade que muitos estudantes apresentam em relação a este conteúdo, seja no Ensino Fundamental, Médio ou Superior, configurando assim uma lacuna de aprendizado. Inserido no contexto da educação financeira, o conteúdo de porcentagem deve ser trabalhado como um pilar e, portanto, deve evitar que seu aprendizado se torne difícil, pois a lacuna perdurará pelos anos subsequentes de estudos e no cotidiano do estudante. Utilizando uma abordagem geral para o específico, este trabalho pretende efetuar uma introdução ao ensino da matemática financeira a partir do Ensino Fundamental II, em conformidade com os PCNs – Parâmetros Curriculares Nacionais. Em seguida, será demonstrado a sua importância no cotidiano dos estudantes, particularizando para o conteúdo de porcentagem. A proposta deste trabalho é mostrar a importância do uso de jogos matemáticos em sala de aula, bem como o papel do professor e as vantagens e desvantagens em sua utilização. Também será apresentada uma sequência didática da aplicação do Jogo Tabuleiro da Porcentagem. A escolha desse jogo se deu pelo fato de ser simples, fácil de executar e pelo seu alto potencial de fixação do tema porcentagem.
- ItemUm levantamento do conhecimento sobre argumentação e provas matemáticas de estudantes ingressantes na licenciatura em matemática(IFSP, 2022-04-14) Nishi, André Jesus Seiji; Leandro, Ednaldo José; Oliveira, Francisco de; D'Almeida, Joice; Chaves, CheienneO desenvolvimento da capacidade de Argumentação e Prova Matemática é estudado com a intenção de contribuir com a formação do estudante, para que ele seja capaz de se expressar de forma adequada, fazer argumentações convincentes e corretas, ser crítico em relação às informações apresentadas, descobrir padrões, e saber escolher meios adequados de confirmação de resultados. Assim, este trabalho consiste em apresentar um levantamento do conhecimento da Argumentação e das Provas Matemáticas elaboradas por alunos ingressantes no curso de Licenciatura em Matemática. O objetivo é analisar o conhecimento sobre Argumentação, Demonstração e Provas Matemáticas, relacionados com o tema dos ângulos formados por retas paralelas cortados por uma transversal nos estudantes ingressantes na Licenciatura em Matemática. Para esse levantamento foi elaborado um questionário envolvendo problemas da Geometria Euclidiana relacionados com os ângulos formados por retas paralelas cortados por uma transversal. O público-alvo foram os alunos ingressantes no primeiro semestre de 2020, no campus de Itaquaquecetuba do IFSP. A amostra foi de 29 estudantes. Foi feita uma análise coesitiva e descritiva quantitativa/qualitativa com os dados coletados (respostas dos ingressantes). Essa análise mostrou que os ingressantes no curso possuem dificuldades em construir argumentos válidos. Concluiu-se que aqueles estudantes que fizeram uso dos conceitos e técnicas para Argumentação e Provas Matemáticas conseguiram expressar melhor o desenvolvimento realizado nas resoluções dos exercícios.