Licenciatura em Matemática
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Matemática por Autor "Baroni, Ana Karina Cancian"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemENEF e BNCC: análise de vínculo para uma educação financeira na educação básica(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-11-27) Rocha Neto, João; Cruz, Paulo Henrique Correia Araújo da; Baroni, Ana Karina Cancian; Sallum Neto, FaridEsta pesquisa tem como essência, avaliar a importância da Educação Financeira em nossa sociedade atual, principalmente no período relativo que vivenciamos agora, com o período pós pandêmico, e com as legislações que começam a ser vinculadas e atendidas até o ano de 2022, que são basicamente a obrigatoriedade da aplicação da BNCC no Currículo Escolar e o começo de uma nova formação para o Ensino Médio, instituído de Novo Ensino Médio (NEM). Buscando, então, trazer à tona a importância deste novo conhecimento no cotidiano escolar dos alunos, principalmente, da Educação Básica. Nela, tem-se por objetivo trabalhar os contextos históricos desta temática, sobretudo os processos desta evolução relativos ao campo de atuação da área de Matemática, sendo esta área a que mais atende a demanda deste conhecimento, mas não atendendo especificamente a este campo, pois a Educação Financeira pode ser trabalhada de diversas perspectivas. Ela não está apenas relacionada ao saber investir e poupar, mas sim em transformar e criar nas pessoas o pensamento consciente, ético e responsável. O presente trabalho traz em sua estrutura a relação da Educação Financeira na BNCC, parte-se da análise deste tema em função das competências e habilidades da base, desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental e até o Novo Ensino Médio. A análise dar-se-á dos materiais produzidos pela ENEF em parceria com a CONEF para os conteúdos de Educação Financeira que a BNCC requer em cada um dos respectivos anos da Educação Básica, para o trabalho da Educação Financeira de forma transversal.