Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática - ENCIMA
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Navegando Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática - ENCIMA por Autor "Cintra, Elaine Pavini"
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- ItemAnálise da congruência entre os conteúdos avaliados nos itens de biologia do ENEM (2009 a 2014), a matriz de referência e a proposta curricular do estado de São Paulo(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2020-12-11) Mancini, Giovanna Vianna; Cintra, Elaine PaviniO objetivo dessa dissertação foi analisar os itens de Biologia apresentados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), no período de 2009 a 2014, conforme as dimensões da análise do conhecimento e da demanda cognitiva da Taxonomia de Bloom Revisada. Em adição, foi verificado a congruência parcial entre os conteúdos presentes nestes itens, a matriz de referência do ENEM e a Proposta Curricular do Estado de São Paulo de 2008. Resumidamente, foram caracterizados 96 itens a partir da elaboração de uma sentença descritora para cada um por diversos profissionais da área. Em relação aos objetos do conhecimento ou conteúdos analisados foi possível verificar que uma porcentagem significativa de itens, cerca de 36%, avaliou conceitos de Ecologia. Pela análise da tabela bidimensional, a maioria dos itens de biologia do referido período estão localizados em domínios com demandas de baixa ordem cognitiva (LOCS), em contraste a apenas 14,6% dos itens associados às demandas de alta ordem cognitiva (HOCS). Seguindo-se os preceitos de Web, foi verificado que: (i) a categoria “categorical concurrence” não foi plenamente satisfatória entre a Matriz de Referência e os itens, pela não contemplação de vários objetos de conhecimento; (ii) O critério de alinhamento “range of knowledge correspondance” indicou que houve uma boa congruência entre o que é avaliado nos itens e o currículo de biologia do Estado de São Paulo e (iii) “Depth of knowledge consistency” houve pouca congruência por privilegiar mais itens LOCs em detrimento ao HOCs. Este trabalho demonstrou de forma concisa e elegante que a verificação da congruência entre os itens de Biologia aplicados no ENEM e seus respectivos documentos norteadores precisa ser aprimorada através de uma readequação dos itens a serem contemplados em futuras provas do ENEM.
- ItemReflexões sobre o ensino de Química baseadas no diálogo entre o ENEM e o Currículo Estadual Paulista(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 19/09/2016) Ciszevski, Elisa de Oliveira Silvério; Cintra, Elaine PaviniEsta pesquisa de mestrado profissional tem como objetivo principal verificar a correlação entre os conceitos de Química, avaliados nos itens do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), frente aos documentos norteadores da educação paulista: o Currículo e o Material Didático Pedagógico. A partir de uma análise documental, procurou-se estabelecer um diálogo, sob a ótica dos Objetos de Conhecimento, entre as questões de Química das edições de 2009 a 2013 do Exame, o Material Didático Pedagógico composto pelo Caderno do Aluno e o Caderno do Professor e o Currículo Oficial do Estado de São Paulo. Este trabalho investigou a extensão com que o material oferecido nas Unidades Escolares subsidia os alunos na construção dos conhecimentos e respalda-os para a resolução das situações-problema apresentadas nas questões de Química do ENEM. Após análise, concluiu-se que os conteúdos programáticos sugeridos pelo Currículo Oficial contemplam a maioria dos Objetos de Conhecimento exigidos para o exame nos anos avaliados. A exceção observada diz respeito ao conhecimento relacionado à química orgânica, uma vez que foi verificada a ausência ou abordagem não suficiente de conceitos relacionados às reações orgânicas no material didático. Diante da similaridade entre os conceitos abordados nestes documentos, os resultados desta investigação indicam que este exame externo pode ser considerado uma opção para a construção dos conhecimentos nas salas de ensino médio, podendo ser um instrumento de apoio ao educador e ao aluno no processo ensino aprendizagem na disciplina Química. O Produto Educacional resultante dessa pesquisa é um Relatório Pedagógico que poderá servir como referência para a reflexão sobre este Exame e sua influência no âmbito escolar e nas atividades curriculares de alunos e professores
- ItemResgate histórico da educação municipal paulistana e seu atual currículo de ciências da natureza(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 28/10/2018) Rocha, Francisco Ernesto Xavier da; Cintra, Elaine PaviniCom este trabalho pretende-se resgatar e investigar o histórico da rede municipal de ensino do município de São Paulo (RME-SP), com ênfase no currículo de ciências da natureza, a partir da perspectiva de José Gimeno Sacritán com as atividades, âmbitos e dimensões do currículo; Tomaz Tadeu da Silva, tratando das teorias de currículo e Ivor Goodson, discutindo questões históricas, políticas e de poder numa pesquisa qualitativa, a partir de documentos federais e municipais. Buscou-se, nessa investigação verificar indícios do currículo proposto e prescrito no ensino de Ciências da Natureza e dentro dele, aspectos da Educação em Ciências, Tecnologia e Sociedade (CTS), utilizando a taxonomia das autoras, canadenses Pedretti e Nazir com suas seis correntes em Educação CTS, bem como a das brasileiras Strieder e Kawamura, com seus três parâmetros e propósitos em Educação CTS. Para isto, o trabalho traz um olhar sobre o que viria a ser o currículo, seu histórico e teorias curriculares, assim como os termos Cidadania; Planificação; Planejamento escolar; Plano de Ensino; Plano de Aula e também Ciência, tecnologia, sociedade (CTS). Além disso, estudaram-se os documentos referentes ao histórico da RME-SP, alguns relativos à educação, de modo geral, elaborados pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e os pertinentes ao ensino de Ciências da Natureza de duas das oito Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio (EMEFM) e em outras bases de dados desta rede de ensino. O período estudado abarca toda a existência desta rede de ensino que possui um total 4380 instituições de ensino dos diversos níveis de ensino, sendo uma das maiores da América Latina. Com este resgate da história da RME-SP pretendeu-se conhecer as linhas gerais das políticas públicas implementadas e correlacioná-las às propostas curriculares para o ensino de ciências da natureza, com ênfase na proposta que vigora neste momento. Tendo como base esse estudo, procurou-se compreender a associação, neste contexto, das ideologias e poderes dominantes, tendo como base documentos federais e municipais. Buscou-se nessa investigação, verificar o tipo de cidadão a ser formado, a realidade em que estes fatos ocorreram e também as forças que atuaram na construção do currículo proposto para o ensino de Ciências da Natureza paulistano