Licenciatura em Pedagogia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Pedagogia por Autor "Moreno, Ticiane Rafaela de Andrade"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA leitura de mundo na percepção do docente no processo de alfabetização(2024-02-01) Meiro, Ana Carolina Cabrera; Moreno, Ticiane Rafaela de AndradeEste trabalho trata-se de uma pesquisa de término de conclusão de curso (TCC) que tem por objetivo investigar como, no discurso de diferentes docentes sobre suas práticas pedagógicas, aparecem a vivência e leitura de mundo dos estudantes no processo de alfabetização e letramento em uma escola pública municipal de Sorocaba. Essa pesquisa se justifica pelo nosso entendimento de que o estudante somente encontra significatividade no seu processo de letramento quando a leitura de mundo é mobilizada. Foram realizadas entrevistas com professores do 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Sorocaba. As entrevistas têm como finalidade compreender e interpretar as práticas pedagógicas de alfabetização e letramento e se essas práticas abarcam a leitura de mundo de seus estudantes. Logo, a pesquisa tem um viés qualitativo de cunho interpretativista. Ao longo das entrevistas, é possível perceber na análise que os sentidos e significados do processo de letramento e alfabetização são plurais e a leitura de mundo tem uma visibilidade mobilizada nesse processo. As entrevistas foram analisadas de forma interpretativa à luz das teorias de Desenvolvimento do pensamento e linguagem de Vygotsky (REGO, 2014) Alfabetização e Letramento (FERREIRO, 2011; SOARES, 2022) o papel da escola no processo de letramento e alfabetização (SMOLKA 2008; KLEIMAN, 1995) e de Leitura de Mundo (FREIRE, 1991; MACEDO, FREIRE 2022).
- ItemPráticas de letramento: quais as possibilidades de leitura de mundo na adolescência e juventude?(2023-01-31) Silva, Tamiris Macedo dos Santos; Moreno, Ticiane Rafaela de AndradeO objetivo deste trabalho é apresentar uma pesquisa, cuja análise de dados se configura como um relato crítico de experiência, de um Trabalho de Conclusão de Curso. A pesquisa tem como objetivo identificar as leituras de mundo em adolescentes que estão em estado de vulnerabilidade social e privação socioeconômica no município de Sorocaba, estado de São Paulo. Os dados estão sendo gerados a partir de atividades de um projeto de extensão do Instituto Federal de São Paulo do câmpus Sorocaba e, nesse projeto, foram ministradas aulas de letramento crítico e literário para esses mesmos estudantes. A partir de cada aula, a pesquisadora produziu relatos de memória e, nos mesmos, estão sendo observados quais são as leituras de mundo que os alunos produzem a partir dos contatos com os textos trabalhados e as dinâmicas realizadas fazendo relações com suas próprias vidas. A fundamentação teórica deste relato crítico se baseia na concepção freireana de leitura de mundo (FREIRE, 2014, 2011), letramentos (KLEIMAN, 2006; SOARES, 2021) e letramentos de resistência (SANTOS, LIRA, 2020; LIBERALI, MEGALE, 2019; SOUZA, 2011; MARTHA, 2008). Os resultados dessa pesquisa apontam que as leituras de mundo dos adolescentes estão muito ligadas com a realidade social em que eles vivem -, diretamente relacionada à cultura de periferia e as privações socioeconômicas em contextos capitalistas e neoliberais. A partir das atividades desenvolvidas com textos da cultura popular, hip-hop, histórias indígenas, contos sobre desigualdade social, emergem nos discursos dos adolescentes representações sobre Família, Escola, Identidade, Cultura e Linguagem e Percepções sobre Violência.
- ItemRepresentações da literatura negra infantil em professoras e bibliotecária(2024-01-31) Gomes, Juliana Melo Prata; Moreno, Ticiane Rafaela de AndradeO objetivo dessa pesquisa consistiu na investigação de concepções sobre a literatura negra infantil nas representações de professores e uma responsável pela biblioteca em uma escola pública de ensino fundamental do município de Sorocaba. Como instrumentos para geração de dados, realizamos entrevistas com as docentes, procurando identificar quais as obras de literatura negra infantil que e se são trabalhadas na escola pelas professoras que lecionam no quarto ano do ensino fundamental anos iniciais; e na análise, de seus discursos, das concepções e possíveis didatizações da literatura negra brasileira em suas práticas pedagógicas. A pesquisa se delineou a partir de estudos e reflexões realizados pela própria autora e à luz de conceitos sobre identidade e autoestima de crianças negras (MARIOSA, REIS, 2011), a importância da leitura e da literatura negra infantil no espaço social escola para a construção desta identidade (FREIRE, 1989; MUNANGA 2005). As entrevistas e os resultados da pesquisa foram analisados de forma qualitativa à luz da fundamentação teórica e interpretações históricas e sociais da pesquisadora, visando contribuir com a área do conhecimento e com a formação dos professores a respeito da premência do uso de literatura negra infantil em sala de aula.