Engenharia Mecânica
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Navegando Engenharia Mecânica por Autor "Gianelli, Bruno Fernando"
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- ItemA estrutura organizacional dentro de uma startup: um estudo de caso(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2022-12-12) Moraes, Vinicius Cocorullo Fabri; Medeiros, William Wagner; Gianelli, Bruno Fernando; Melo, Emanuel Benedito deAs startups são instituições criadas em ambientes de grande incerteza e pelo fato de apresentarem um modelo de negócio de base tecnológica diferente da base tradicional precisam ser abordadas com uma análise diferenciada em relação a estruturação organizacional. O presente trabalho apresenta o estudo de caso da estrutura organizacional dentro do projeto de startup Agriloggi que inicialmente trouxe a ideia de uma plataforma de marketplace para a comercialização de produtos agrícolas para os produtores de Itapetininga e posteriormente, com a tentativa de validação do modelo de negócio, mudou a estratégia para uma plataforma com modelo White Label para atender as necessidades de comercialização com identidade visual e redução de custos dos produtores e comerciantes entrevistados. Para o desenvolvimento da estrutura organizacional, foram geradas, inicialmente, atividades a serem executadas a partir de requisitos levantados pela equipe. O estudo bibliográfico auxiliou no entendimento e avaliação do caminho de responsabilidade de cada indivíduo, na metodologia identificada e na avaliação de possíveis cargos como empresa consolidada. A estrutura organizacional adhocrática e metodologia ágil com framework Scrum foram utilizadas e identificadas no projeto com separação e coordenação das atividades do projeto, auxílio na rápida execução das tarefas com a descentralização das decisões no fluxo de trabalho, ciclos de trabalho semanais para a implementação de incrementos, integrantes com funções de Product Owner e Scrum Master e a mudança rápida de estratégia do projeto validada pelos produtores e comerciantes de Itapetininga.
- ItemAnálise comparativa de métodos de PVD na produção de revestimentos superficiais de alta qualidade: um estudo detalhado dos processos de evaporação e Sputtering(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-12-15) Mascai, Fábio Augusto Amaral; Gianelli, Bruno Fernando; Herrera, Cristhiano da Costa; Silva, Edmilson Antonio daA Deposição Física de Vapor (Physical Vapor Deposition -PVD) é uma técnica amplamente utilizada para a aplicação de revestimentos finos em uma variedade de substratos. Este estudo visa explorar osdiversos tipos de reatores de PVD e sua influência na qualidadee desempenho dos revestimentos produzidos.Nessepresente trabalhamos, analisamosdiferentes métodossendo eles, Evaporatione Sputtering, identificando suas características, forma de trabalho e impacto nas propriedades dos filmes depositados,vantagens e desvantagens.Considerados como os parâmetrosrelacionados apressão, temperatura, taxa de deposição, e composição do vapor,durante o processo,impactamno resultadofinal. Ao final da pesquisa, foipossível destacar as melhoresopçõesdependendo da sua aplicação.
- ItemAnálise da influência da temperatura de revenimento no aço SAE5160 para cutelaria(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-12-02) Rodrigues, Gabriel Nogueira; Cruz Junior, Eli Jorge da; Silva, Mário Luiz Nunes da; Gianelli, Bruno FernandoO tratamento térmico tem por finalidade a modificação das propriedades mecânicas dos aços por meio do aquecimento e resfriamento controlados, tendo como parâmetros o tempo e temperatura do processo, de modo a promover modificações microestruturais que promovam ao material as propriedades desejadas. Durante o processo de fabricação de lâminas, a etapa de tratamento térmico confere a qualidade e resistência das peças produzidas, tornando imprescindível a cautela na escolha do processo a ser aplicado. O presente estudo teve por finalidade observar as alterações microestruturais ocorridas no aço SAE 5160,quando submetido a diferentes temperaturas de revenimento, bem como a avaliação de sua dureza. Foram empregadas técnicas de microscopia ótica a fim de identificar os microconstituintes formados no processo, os quais mostraram-se como variações morfológicas da martensita ao longo do espaço amostral. Os valores de dureza apresentaram redução conforme o aumento da temperatura de revenimento, cujo fato mostrou-se condizente com as análises metalográficas e comparação com bibliografia.
- ItemAplicação da metodologia FMECA para análise de confiabilidade de um trocador automático de rolos(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2024-08-14) Rodrigues, Karina Maria; Santos, Rafael dos; Carvalho, Fabio de Oliveira; Gianelli, Bruno FernandoEste trabalho abordou a importância da manutenção com técnicas avançadas na indústria de celulose e papel, com foco específico em um trocador automático de rolos. O objetivo principal foi aplicar a metodologia FMECA (Análise dos Modos de Falhas, Efeitos e Criticidade) para identificar e mitigar falhas no equipamento, melhorando sua confiabilidade e disponibilidade. Por meio da análise de dados históricos e da aplicação de ferramentas como o Diagrama de Ishikawa, através da FMECA identificou-se 15 componentes críticos e 46 modos de falha. Medidas corretivas tais como a mudança no armazenamento das fitas e a implementação de uma rotina de limpeza foram realizadas, resultando em uma redução significativa das falhas e custos de manutenção. A análise também incluiu a revisão dos planos de manutenção e o treinamento da equipe, levando a uma melhoria expressiva na confiabilidade do equipamento, que passou de 71% para 94%. O estudo demonstrou a eficácia do emprego da metodologia FMECA na otimização da gestão de manutenção e na garantia da operação contínua e eficiente dos equipamentos industriais.
- ItemAplicação da metodologia PDCA e de ferramentas de qualidade na análise de defeito no papel miolo(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2022-12-02) Barbosa, Gabriela do Prado; Santos, Rafael dos; Pereira, Felipo Augusto; Gianelli, Bruno FernandoA necessidade de substituição de embalagens de fontes não renováveis por soluções mais sustentáveis é evidente e, neste contexto, o papel torna-se um grande protagonista, sendo que sua qualidade é essencial para que essa matéria prima seja amplamente utilizada no mercado. Portanto, é fundamental que para se destacar as empresas produtoras de papel tenham como prioridade a qualidade dos produtos, a melhoria contínua dos processos e o foco no cliente como parte da cultura. O presente trabalho traz a aplicação da metodologia ciclo PDCA, combinado com as ferramentas de qualidade 5W2H, brainstorming e cinco porquês, para a redução de reclamações procedentes em uma fábrica de papel miolo, pelo modo de defeito trinca na onda. O defeito trinca na onda foi o modo de defeito mais reclamado durante ano de 2020 e impactou significativamente o índice de qualidade que representa o nível de satisfação do cliente para com a empresa produtora. Após a aplicação da metodologia de qualidade PDCA, foi possível identificar a oportunidade de aumentar o conhecimento operacional sobre os efeitos do controle da variável pH na produção das bobinas e implementar um poka-yoke a fim de evitar novas ocorrências do defeito. Após a implementação das ações ao final do ano de 2021foi possível verificar uma redução de 93% nas bobinas reclamadas por esse modo de defeito, quando comparado ao ano 2020, o que representa a efetividade do emprego da metodologia PDCA.
- ItemCaracterização de amostra de espuma de alumínio Liga 6101-T6 por meio de análise de porosidade, corrosão e resistividade(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-12-01) Raphael, Igor; Gianelli, Bruno Fernando; Goulart, Pedro Roberto; Nossa, Tamires de SouzaO alumínio, é um material metálico amplamente disponível na crosta terrestre na forma de óxido e, após processamento, possui diversas propriedades vantajosas, tais como baixa densidade (cerca de um terço da densidade do ferro) e boa resistência mecânica proporcionalmente à sua densidade. É amplamente empregado nos mais diversos setores da indústria, estima-se que 80% do peso de um avião moderno é composto por alumínio. A partir da década de 40, foi desenvolvida uma nova técnica para fabricação do alumínio na forma de espuma metálica, possibilitando uma gama totalmente nova de aplicações na indústria. Assim como diversos materiais, esse metal também é suscetível à corrosão, logo diversos métodos de proteção superficial foram desenvolvidos, dentre esses, o processo de anodização. Este trabalho tem como objetivo compreender e comparar o efeito da anodização em amostras de espuma de alumínio liga 6101T. Para tal, foi feita a caracterização de duas amostras da liga, na forma de espuma metálica, sendo uma amostra estudada sem anodização e outra após este tratamento superficial. A comparação dos efeitos da anodização foi realizada por meio das análises das porosidades das amostras, do comportamento sob corrosão e das resistividades. Mostrando que o tratamento superficial resultou em um aumento da área dos poros, melhora na resistência à corrosão e não alterou a resistividade das amostras.
- ItemDimensionamento de um guincho para movimentação depessoas acamadas(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-12-07) Oliveira, Guilherme Henrique Roncoleta de; Santiago, Luiz Fernando Frezzatti; Gianelli, Bruno Fernando; Cruz Junior, Eli Jorge daOs guinchos são desenvolvidos para elevação e movimentação de cargas em geral, onde estes equipamentos dividem-se em diversas capacidades e categorias com mecanismos que os tornam manuais ou automatizados, e com os mais diversos dispositivos visando a necessidade final do cliente.Contudo visando o benefício humano, os equipamentos de movimentação podem ser adequados a tarefas que envolvam pessoas que possuam alguma limitação ou possam estar passando por um período de recuperação, como a utilização de uma cadeira de rodas, muletas, macas, camas articuladas e assim por diante.O presente trabalho projeta e dimensiona um guincho para movimentação de pessoas acamadas com capacidade de até 150 kg, onde o equipamento promove facilidade e comodidade para famílias, cuidadores e enfermeiros que convivam diariamente com pessoas em estados de saúde limitados na sua rotina de locomoção.O dimensionamento é feito através de pesquisas de equipamentos já existentes no mercado, com a realização de cálculos teóricos amparados pelas normas ABNT vigentes para os principais modos de falha, e,modelagem 3D através do SolidWorks para simulação das maiores solicitações que os componentes do guincho devem suportar. O software Ftool para simulação dos esforços da estrutura também foi utilizado como apoio nos cálculos e resultados alcançados.O guincho utiliza materiais encontrados no mercado convencional, com um peso total de 52kg se demonstrou leve e condizente com equipamentos já comercializados.O custo com os materiais levantados possibilita uma margem para construção do equipamento, comparado aos guinchos já disponíveis para venda.A partir dos resultados obtidos pela simulação por elementos finitos no SolidWorks dos cálculos teóricos, foram comparados e verificados que os valores se encontram aceitáveis propondo um dimensionamento seguro e aprovado por normas.
- ItemEstudo de um motor PSI 2.4L bicombustível de uma empilhadeira Yale GP070VX e análise de falha(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2024-08-16) Monteiro, Wallasse Gleison Romão; Santos, Rafael dos; Herrera, Cristhiano da Costa; Gianelli, Bruno FernandoEste trabalho teve como objetivo investigar a causa da falha de um motor de empilhadeira movido a GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), um tipo de motor amplamente utilizado devido à sua eficiência e menor impacto ambiental. A falha ocorreu após apenas 204 horas de uso. A importância deste estudo está na necessidade de melhorar a operação, manutenção e confiabilidade desses motores, essenciais para a continuidade das operações de movimentação de cargas. A investigação incluiu uma análise detalhada das condições do motor, abrangendo inspeção visual de componentes, medição de alinhamentos e avaliação dos níveis de lubrificação. Foram identificadas três anomalias principais: baixo nível de óleo, correia desajustada e uma anormalidade na polia do comando de válvulas, que não se movimentava corretamente e apresentava desgaste. Embora a causa-raiz da falha não tenha sido determinada com precisão, o estudo ressaltou a importância da manutenção preventiva, como a verificação regular do nível de óleo e o ajuste adequado da correia. Este trabalho contribui para o avanço do conhecimento técnico na área e oferece insights valiosos para a indústria que utiliza empilhadeiras movidas a GLP.
- ItemManutenção preventiva em frota: controle e procedimentos para revisões em veículos do ciclo Otto(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-12-03) Fogaça, Marcus Vinicius Seabra; Herrera, Cristhiano da Costa; Cruz Junior, Eli Jorge da; Gianelli, Bruno FernandoNo cenário atual com a competividade entre as empresas, os conceitos de manutenção tendem a ser estudados e aplicados com a finalidade de utilizar de forma eficiente seus conceitos, uma vez que afetam diretamente os custos das empresas. No controle dos veículos da frota da empresa a gestão da manutenção preventiva é importante pois reduz os custos com as manutenções corretivas e diminui a quantidade de paradas inesperadas permitindo a disponibilidade integral da frota de veículos. Os veículos funcionando corretamente, contribuem com a preservação do meio ambiente, reduzindo a emissão de gases poluentes, como a emissão de monóxido de carbono (CO), óxidos de nitrogênio (NOx), hidrocarbonetos (HC), óxidos de enxofre (SOx), material particulado (MP), entre outros... Esses gases em geral são gerados na combustão incompleta do combustível. Com os veículos revisados e regulados, a emissão desses gases é reduzida e permite a minimização do consumo de combustível. O presente trabalho, visa o desenvolvimento, estruturação e controle para uma gestão de manutenção preventiva, utilizando planilhas para controle, checklist de manutenção preventiva, e procedimentos bem definidos e estruturados.
- ItemUm estudo teórico sobre o desempenho dos sensores de oxigênio de banda larga de motores de combustão interna ciclo Otto(IFSP, 2021-11-30) Moreno, Vinícius Duarte Gonsalves Garcia; Cruz Junior, Eli Jorge da; Gianelli, Bruno Fernando; Santos, Rafael dosEste trabalho aborda um estudo teórico a respeito do funcionamento dos sensores de oxigênio(sonda lambda) em motores de combustão interna ciclo Otto, tem por objetivo principal contribuir para a difusão do conhecimento científico dentro da comunidade automotiva. Através do estudo a respeito de sondas de oxigênio de banda larga, assim como sua comparação com seu modelo antecessor de banda estreita, este trabalho busca compreender a real influência deste sensor no que se refere a fatores como potência, torque e consumo de um motor. Para isso foram utiliza dos gráficos e tabelas provenientes de um estudo de caso, assim como entrevistas com profissional da área de injeção eletrônica, que através da experiência, foi capaz de agregar ainda mais fatores que apontam para um melhor desempenho relativo de motores equipados com sonda de banda larga.