Jogos para o ensino e a aprendizagem de frações

Data
2023-11-07
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar uma coletânea de jogos sobre frações como sugestão didática para as aulas de Matemática do Ensino Fundamental e discutir a importância do jogo como recurso didático para o ensino e a aprendizagem da Matemática. Para tal, optamos por uma pesquisa qualitativa bibliográfica, principalmente sobre pesquisas que trouxeram reflexões sobre a prática com jogo em sala de aula. A partir das análises do material pesquisado pudemos observar que o jogo, na maioria dos casos, quando bem planejados e orientados, pode auxiliar no desenvolvimento de várias habilidades, estimulando a curiosidade, iniciativa e autoconfiança, a concentração, a socialização e a motivação; estimulando a construção de conceitos e o desenvolvimento de técnicas operatórias, notadamente sobre o objeto de conhecimento específico frações.


Descrição
Palavras-chave
Citação