Percepção dos estudantes público-alvo da educação especial matriculados nos cursos técnicos integrado do Instituto Federal de São Paulo
Data
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O presente trabalho objetiva identificar a satisfação de 14 estudantes público-alvo da educação especial (PAEE) matriculados nos cursos técnicos integrado ao Ensino Médio de seis campus do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Os 37 campus existentes foram convidados para participar da pesquisa, porém apenas os estudantes de seis responderam à pesquisa realizada. A pesquisa possui caráter qualitativa e exploratória, e englobou várias etapas, como, por exemplo, o mapeamento dos Núcleos e/ou comissões responsáveis pelo desenvolvimento de ações inclusivas no IFSP; identificação das ações e o êxito das mesmas relacionadas à inclusão escolar e à permanência deste público-alvo na instituição; análise da satisfação dos estudantes PAEE e identificação da contribuição dos Núcleos de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEs) em todo o processo, com destaque no acesso, permanência e certificação dos estudantes. Ressalva-se que todo este processo foi realizado através de questionário online. Assim sendo, os resultados encontrados foram organizados em três temas: identificação, aprendizagem e acessibilidade. Com a pesquisa realizada foi possível analisar como o processo de inclusão tem acontecido com esse público nessa instituição.