Bebês e crianças do berçário como cientistas das coisas: valorizando suas pesquisas

Data
2022-03-31
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IFSP

Resumo

A pesquisa tem como objeto de estudo o currículo do berçário, e objetiva analisar de que forma a intervenção do professor nos espaços, tempos e materiais oferecidos às crianças possibilitam a pesquisa e a construção de saberes científicos feito por bebês e crianças bem pequenas, ainda que não seja comum usarmos esse termo quando nos referimos à Educação Infantil. O trabalho constou com uma pesquisa qualitativa e aspectos que se aproximaram de uma pesquisa-ação estratégica e a análise dos dados a partir da observação participante. As etapas de pesquisa que puderam viabilizar a consecução do objetivo pretendido foram: a) pesquisa bibliográfica sobre legislação, currículo da educação infantil com relação a organização de tempos, espaços e materiais, o papel do educador e modelos pedagógicos inspirados nas pedagogias participativas; b) proposição de intervenções no espaço que possibilita a aproximação a elementos dos saberes científicos; c) observação e registro das interações e pesquisas dos bebês e crianças nas ambiências; d) análise das experiências nas ambiências e as interações dos bebês e crianças em sua articulação a saberes científicos. Para tal, assumimos a perspectiva das pedagogias participativas, considerando as possibilidades do trabalho com uma pedagogia não transmissiva. O referencial teórico da pesquisa está ancorado em documentos do governo federal, em Freire, com o suporte da legislação e do currículo, em Formosinho, Oliveira-Formosinho, Goldschmied, Jackson, Falk, Malaguzzi, elucidando um olhar para as pedagogias participativas; Dewey e Bruner com os aspectos da criança pesquisadora, Forneiro, Oliveira-Formosinho, Hoyuelos, Barbosa, Fochi, Horn, com vistas a compor os estudos sobre as ambiências e a valorização do educador no contexto da indissociabilidade entre educar e cuidar. Como resultados, indicamos as potencialidades dos bebês e suas pesquisas diante dos materiais e dos espaços organizados, destacando seu lugar de agência e capacidade investigativa, bem como a importância do planejamento de tempos, espaços e materialidades que ofereçam desafios e possibilidades de exploração. Espera-se contribuir para a construção de um currículo no qual bebês e crianças são vistos como pesquisadores, o educador como facilitador e mediador e o espaço também como um educador. No produto educacional, produzimos três documentos apresentando um deles narrando as pesquisas dos bebês na perspectiva das mini histórias, um material didático com olhar cuidadoso para a organização de contextos educativos e um terceiro com o relato da participação das famílias no contexto das escolas da infância.


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