Temas Transversais

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    Desafios de um líder: uma reflexão sobre ferramentas metodológicas à automotivação
    (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2024-11-06) Fonseca, Liliane Patricia Gonçalves; Silva, Damione Damito Sanches Sigalas Dameão da; Moraes, Tatiana Bussaglia de; Garcia, Carlos Henrique Menezes
    O presente estudo aborda a importância da gestão no contexto organizacional e pessoal, destacando sua relevância para o sucesso e a sustentabilidade. Foram analisados diversos modelos de gestão que, embora distintos, compartilham o objetivo de maximizar a eficiência, a eficácia e a qualidade. A pesquisa evidencia que não há um modelo único de gestão eficaz; as organizações devem adaptar e personalizar esses modelos de acordo com suas necessidades específicas, priorizando a melhoria contínua e a inovação. Além disso, o papel da liderança é essencial para a implementação eficaz dos modelos de gestão, sendo necessário que os líderes estejam motivados e alinhados a um propósito claro, o que impacta diretamente os resultados da equipe e da organização. Em um cenário de rápidas mudanças tecnológicas e pressão por decisões ágeis, os gestores devem equilibrar as expectativas e ansiedades dos envolvidos, compreendendo as dinâmicas entre ferramentas de gestão, processos e pessoas. Conclui-se que o sucesso sustentável depende tanto da aplicação de técnicas de gestão quanto da criação de uma cultura organizacional sólida que valorize a excelência e a motivação humana.
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    Homem na Estrada: a abordagem de temas transversais por meio de letras de músicas como estratégia didático-pedagógica para a formação crítica no Ensino Médio
    (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2024-11-19) SILVA, Ana Letícia Alves da; Capellari, Marcos Alexandre; Maurício; Bronzatto, Maurício; Fadini, Almerinda Antonia Barbosa
    Tendo em vista contribuir para a formação crítica de estudantes do ensino médico, este trabalho, de natureza bibliográfica e tratamento qualitativo, propõe a abordagem interdisciplinar de temas transversais utilizando músicas como estratégia didático-pedagógica. A título de exemplificação, analisou-se a letra “Homem na estrada”, do grupo de rap nacional Racionais Mc´s, e verificou-se a possibilidade de um trabalho educacional promissor que articule músicas e temas transversais.
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    Temas Transversais em produções didáticas de integrantes do Programa de Residência Pedagógica da FCL Unesp/Assis
    (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2024-11-25) Ávila, Ariadne Beatriz; Bronzatto, Maurício; Bacocina, Eliane Aparecida; Alves, Cathia
    Durante o ciclo 2020-2022 do Programa de Residência Pedagógica, a partir de uma oficina de formação oferecida a residentes do curso de Letras – subprojeto de língua espanhola da FCL Unesp/Assis, foi desenvolvida, em nível de mestrado, a pesquisa “Formação inicial de professores de língua espanhola no Programa de Residência Pedagógica da FCL Unesp/Assis: a construção de uma docência crítica” (ÁVILA, 2022). Ao longo da preparação e execução da oficina, momento em que a pesquisa-ação era realizada, o assunto “temas transversais” não figurou como objeto de conhecimento formalmente nomeado no roteiro de atividades. Posteriormente, o ingresso no curso de especialização em Temas Transversais do IFSP Salto trouxe o entendimento de que a construção de uma docência crítica, à medida que apresenta e problematiza contextos históricos, culturais, políticos e geográficos envolvidos no ensino de uma língua, precisa contemplar, mesmo que de forma tácita, questões de interesse social. Com o objetivo de refletirmos sobre a importância de temas transversais no ensino de língua espanhola, retornamos à pesquisa concluída, especificamente às quatro sequências didáticas produzidas pelos residentes à ocasião do encerramento da oficina, e procedemos a uma análise documental, de teor qualitativo, para verificação da presença de temas transversais nas produções e, em caso afirmativo, de como se pensou ou poderia se pensar a abordagem. Sem que recebessem esta designação, temas transversais foram identificados tanto como realidade quanto como possibilidade nas propostas didáticas, numa demonstração de que os licenciandos residentes compreenderam a importância de relacionar linguagem e mundo social quando se trata de ensinar espanhol como língua estrangeira.
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    Educação e Neoliberalismo
    (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2024-11-19) Moreira, Lucas José Camargo; Capellari, Marcos Alexandre; Cruz, Leonardo Borges da; Fadini, Almerinda Antonia Barbosa
    O presente trabalho foi dividido em duas seções. A primeira seção contextualiza historicamente o que é neoliberalismo e o seu processo de propagação global, para posteriormente analisar o processo da construção de um Estado brasileiro neoliberal e seus efeitos, como: sucateamento do Estado, o desemprego estrutural, a fome, a violência, o descaso com a saúde, a segurança e a precarização da educação pública. A segunda seção enfatiza o papel das agências multilaterais na participação e criação de sistemas educacionais que descaracterizam o papel da escola e são responsáveis pelas investidas neoliberais no campo da educação brasileira. E por fim, as considerações finais estão baseadas na afirmativa: a saída para esse nefasto problema passa pelo fim do neoliberalismo, para então construirmos uma educação crítica e compromissada com reparações históricas. O trabalho tem uma abordagem qualitativa e os procedimentos técnicos para a coleta de dados são: análise de documentos (tais como: sites de jornais, revistas e decretos, leis) e a revisão bibliográfica.
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    MTST e a demonização da luta por moradia no Estado de São Paulo
    (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2024-08-27) Carvalho, Rudg Alexandre de; Fadini, Almerinda Antonia Barbosa; Capellari, Marcos Alexandre; Garcia, Carlos Henrique Menezes; Fadini, Almerinda Antonia Barbosa
    Historicamente no Brasil há um sistema desigual de distribuição de terras agrícolas, ocasionando um êxodo rural e refletindo no processo de urbanização. Com a consolidação dos grandes centros urbanos, surge um grande movimento de luta por moradia (MTST), com papel de grande importância para que o sonho da casa própria seja uma realidade para pessoas que precisam escolher entre pagar o aluguel ou manter a alimentação familiar. O movimento sempre sofreu discriminação, preconceito e ataques e na última década isso ficou mais nítido, com discurso de ódio e casos de ataques explícitos. Esta pesquisa consiste em compreender o porquê da mentalidade de setores da sociedade, principalmente a classe média, em demonizar os movimentos que lutam por moradia, já que grande parte, se beneficiaram de programas sociais nas décadas passadas. Para a problemática proposta, a metodologia foi a partir de um levantamento e análise de fatos e narrativas, presentes em pesquisas científicas e documentários. Como resultado espera-se que essa pesquisa possa ser um instrumento de desconstrução de uma narrativa de discurso de ódio que gera violência e trabalhar a reconstrução de uma narrativa mais humana e igualitária em prol de igualdade social a todos.