Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização por Assunto "Alfabetização"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA alfabetização e a aprendizagem: desafios do Professor alfabetizador(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2022) Lima, Ana Clécia; Benedini, Larissa; Tiggemann, Iara; Lopes Junior, CarlosNo presente trabalho se reconhece que a aprendizagem dos alunos e o seu processo de alfabetização ocorrem por meio da prática profissional, haja vista que os docentes são os mediadores, assim, quando se considera o processo de ensino e aprendizagem de uma criança, constata-se que o aprendizado da leitura e da escrita requerem capacidades consideradas como básicas e que são desenvolvidas de maneira espontânea pelas crianças, mas que podem, e devem, ser reforçadas dentro da escola, por meio da figura do professor e com a proposição de atividades consideradas como adequadas. Desse modo, considerou-se que os problemas de aprendizagem e as dificuldades no processo de alfabetização que podem emergir ao longo do processo educativo são muito amplos, e, com isso, foram estabelecidos os objetivos da pesquisa: como objetivo geral espera-se destacar o papel da alfabetização para aprendizagem da criança, e como objetivo específico ressaltar a importância do educador na alfabetização e na aprendizagem. Essa pesquisa foi desenvolvida por meio da metodologia de revisão bibliográfica, foi adotado também um estudo quantitativo e qualitativo, no qual foi realizado um questionário semi estruturado composto de 10 questões de foro aberto e fechado, com a participação de 16 professores especialistas no assunto. Conclui-se que todos os participantes da pesquisa concordam que alfabetização consiste em um processo que é iniciado antes mesmo dos educandos começaram a frequentar a escola e que, posteriormente, é formalizado no Ensino Fundamental, por meio da aquisição da leitura e da escrita.
- ItemA importância da Psicomotricidade para o desenvolvimento da aprendizagem em estudantes do Ensino Fundamental I(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-12-05) Thomé, Simone; Heeren, Marcelo; Pereira, Gabriel; Natera, RafaelA Psicomotricidade é uma ciência que busca entender a relação entre o desenvolvimento motor e o desenvolvimento de aspectos emocionais, afetivos e da aprendizagem dos indivíduos. Especificamente quando abordamos o desenvolvimento dos estudantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a Psicomotricidade se apresenta como um conjunto de ações que contribuem com o aprendizado, proporcionando o adequado desenvolvimento motor das crianças, favorecendo assim suas estruturas afetivas e emocionais. É importante reconhecermos que o início da alfabetização, com a construção do sistema de escrita e leitura, é uma ação que necessita do desenvolvimento motor inerente àquela ação desejada. Nesse contexto, o estudo da Psicomotricidade e seus aspectos, pode contribuir para melhorar a compreensão sobre as dificuldades observadas nas crianças durante o processo de alfabetização em conjunto com o desenvolvimento motor e os esquemas corporais. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho foi analisar a importância dos movimentos na formação e estruturação dos elementos da Psicomotricidade dos estudantes do Ensino Fundamental I, buscando identificar a relação existente com o desenvolvimento do processo de alfabetização. Foi realizado um estudo bibliográfico em sites e plataformas, buscando artigos que discutissem essa temática. Podemos perceber que a Educação Psicomotora pode influenciar positivamente o processo de alfabetização das crianças, contribuindo também com o desenvolvimento emocional, afetivo e motor.
- ItemA psicopedagogia e o lúdico no processo de alfabetização e letramento(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022) Duarte, Marisa; Molinari, FrancineSabe-se que a alfabetização e o letramento são importantes para todo o aprendizado infantil, no entanto, reconhece-se, também, que inúmeros são os desafios enfrentados na prática pedagógica e que, consequentemente, geram os desníveis de aprendizagem dentro das salas de aula, influenciando a prática pedagógica e a aquisição de conhecimento de todos os alunos. Dessa forma, a presente pesquisa parte da premissa de que as unidades educacionais precisam atualizar sua metodologia de ensino, recorrendo a todas as ferramentas possíveis para conquistar seus alunos e para superar os problemas de aprendizagem destes, e, para isso, tem-se, neste trabalho, o objetivo geral de destacar como a psicopedagogia e o lúdico podem contribuir com o processo de alfabetização e letramento e os objetivos específicos de explanar os conceitos de alfabetização e letramento, psicopedagogia e lúdico, de modo que, ao término do mesmo, seja possível relacionar todos os conceitos, fazendo com que se complementem. Para isso, utiliza-se a metodologia de revisão bibliográfica e recorre-se ao trabalho de autores como Piaget (1978), Vygotsky (1991, 1994), Soares (2003, 2010), Bossa (2007), Lazzarotto (2010), Stroh (2010), entre outros. A partir desses pressupostos, de um modo geral, torna-se possível destacar que a psicopedagogia e o lúdico se tornam importantes para o processo de alfabetização e letramento, pois, enquanto a psicopedagogia identifica os problemas e dificuldades de aprendizagem e propõe atividades para superá-los, o lúdico, aliado a essa prática, transforma esse processo em algo significativo e prazeroso, ensinando, ao mesmo tempo em que diverte.
- ItemAlfabetização e letramento: análise do manual de práticas e acompanhamento da aprendizagem(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023) Nascimento, Carla Fernanda; Torezin, Flávia RobertaEste trabalho teve como objetivo investigar, a partir de breve revisão da literatura, de que forma os conceitos de alfabetização e letramento, conforme descritos pela teoria da psicogênese da língua escrita e desenvolvidos por diferentes teóricos brasileiros, aparecem na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na Política Nacional de Alfabetização (PNA). Tais conceitos têm sido basilares no desenvolvimento de políticas públicas brasileiras voltadas ao ciclo de alfabetização, entre elas o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). A articulação teórica entre BNCC e PNA embasou o edital do PNLD 2023 e o “Guia PNLD 2023: Práticas e acompanhamento das aprendizagens”, documentos analisados neste trabalho.
- ItemMúsica e o método fônico de alfabetização(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-12-19) Barbosa, Rosicleidi; Lopes Junior, Carlos; Molinari, Francine; Benedini, LarissaO presente artigo traz a investigação sobre a prática da alfabetização integrada à música no contexto pedagógico dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Segundo as observações de autores como Soares (2005), Ferreiro (2011), Freire (1967), e documentos que fomentam o campo educacional, define-se a alfabetização como o ensino essencial das habilidades de leitura e escrita dentro de um sistema alfabético, sistematizada nos primeiros anos da educação formal, como também constitui-se na representação da linguagem humana, produzindo significado no coletivo. Através de pesquisa bibliográfica e documental evidenciou-se, que a escolha de um método adequado, que valorize o educando e o ambiente social em que se encontra, pode auxiliar na sua aprendizagem e garantir uma instrução dinâmica e prazerosa para a criança, além disso, a utilização da música ligada ao ensino alfabético pode motivar a confiança, diversão, e também estimular o desenvolvimento cognitivo que é um dos elementos principais da área educativa. Neste trabalho, por meio de verificação de dados apresentados, o método Fônico, que funciona a partir da relação direta entre fonema e grafema, iniciando a aprendizagem dos sons mais simples para os mais complexos, das vogais para as consoantes, formando assim, as sílabas e as palavras, é um dos métodos sugeridos para essa etapa, por se aproximar das propostas expressas dos documentos norteadores da educação, tais como, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Política Nacional de Alfabetização (PNA), da mesma maneira que esta metodologia favorece a formação da consciência fonológica que propicia a aquisição da leitura e escrita, e também a formação da linguagem.