Humanidades - Educação, Política e Sociedade
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Humanidades - Educação, Política e Sociedade por Assunto "Ambiente escolar"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEducação e ambiente: uma análise das obras sobre espaços escolares de 2017 a 2020(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-11-23) Meneses, Leandro Lopes; Torezin, Flávia Roberta; Castro, Moacir Silva de; Ferraz, Ariane Macedo MeloEste trabalho faz um levantamento das produções acadêmicas sobre espaços escolares publicadas entre os anos de 2017 e 2020 e tem como objetivo, por meio de uma revisão bibliográfica, analisar quais são os pontos em comum no debate atual envolvendo ambiente escolar da perspectiva de uma educação progressista, surgida a partir do movimento Escola Nova, que considera a experiência do estudante como o centro do processo educativo. Entre diversos elementos que interferem na relação ensino-aprendizagem, esta monografia se aprofunda no tema espaço escolar e busca compreender como esses ambientes são planejados e realizados a favor das práticas educacionais.
- ItemO feminismo, enquanto perspectiva epistemológica, no combate à desigualdade de gênero no ambiente escolar(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021) Nogueira, Yanê Pinheiro; Santos, Ana Carolina Vila Ramos dosEste trabalho teve por objetivo analisar, a partir das obras de Guacira Lopes Louro, Gênero, sexualidade e educação (1997), e de Daniela Auad, Educar meninas e meninos, relações de gênero na escola (2019), como o feminismo, enquanto perspectiva epistemológica, pode contribuir no combate à desigualdade de gênero no ambiente escolar. As obras referem-se à escola como um espaço formador e de importantíssima função social a favor da igualdade. A metodologia na construção dessa monografia se deu por meio de leituras e fichamentos dos livros supracitados e de algumas fontes bibliográficas secundárias que contribuíram para a revisão e reflexão do tema estudado.