Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática - ENCIMA
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática - ENCIMA por Assunto "Ambientes virtuais de aprendizagem"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDesenvolvimento de ambiente virtual para atividades de recuperação paralela de Química(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2020-04-23) Santos, Angela Maria dos; Matsumoto, Márcio YujiOs estudantes ingressantes dos cursos técnicos integrados ao médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus São Paulo (IFSP/SPO), por apresentarem diferentes níveis de compreensão dos conhecimentos prévios requeridos na disciplina de química, costumam carregar dificuldades de aprendizagem ao longo do primeiro ano letivo. Por esta razão, o acompanhamento desses alunos em atividades de recuperação paralela é de relevante importância. Por outro lado, normas recentes no âmbito do sistema de ensino que regulam a recuperação paralela vêm adotando atividades virtuais para tal finalidade, tendo em vista as dificuldades gerenciais e operacionais para se disponibilizarem recursos e espaços físicos em horários alternativos às aulas regulares. Desta maneira, a pesquisa teve como objetivo construir uma disciplina no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle para analisar a viabilidade de seu uso e os resultados de aprendizagem dos estudantes em recuperação na disciplina de química. Uma avaliação diagnóstica foi realizada para estimar a demanda pela recuperação paralela ao longo do ano letivo e, com base em seus resultados e, a partir de uma análise dos instrumentos normativos das diversas instituições públicas de referência no ensino, foi elaborado um produto educacional constituído por materiais didáticos e questionários avaliativos disponibilizados no AVA. A participação dos estudantes foi reduzida, mas a pesquisa buscou contribuir na promoção de iniciativas de recuperação paralela, uma prática ainda em fase de consolidação no contexto educacional, por meio de um trabalho virtual que poderá ser recorrente nas escolas, num futuro próximo.