Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática - ENCIMA
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática - ENCIMA por Assunto "Alfabetização científica"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemPossibilidades e desafios do ensino por investigação na promoção alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental(IFSP, 2020-04-15) Bonfim, Ester Angelo; Miranda Junior, PedroEssa dissertação tem como apoio dois tópicos norteadores, o Ensino de Ciências por Investigação (ENCI) e a Alfabetização Científica (AC), na qual foram analisadas as possibilidades e desafios do ENCI na promoção da AC de crianças matriculadas no primeiro ano do ensino fundamental, com idade média de 6 anos. A partir da aplicação de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI), foram identificados indicadores de AC apresentados pelas crianças durante o desenvolvimento de aulas de ciências utilizando a abordagem do ensino investigativo. Para tanto, foi planejada uma SEI com o tema “Meio ambiente: O problema do lixo, tempo de decomposição e a importância da reciclagem”, que após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa do IFSP, foi aplicada em uma turma de primeiro ano do ensino fundamental de uma escola pública, localizada em uma região periférica da Zona Norte da cidade de São Paulo – SP. A pesquisa foi desenvolvida em uma abordagem qualitativa, utilizando para a coleta de dados os seguintes instrumentos: observação, gravações de áudio e vídeo das aulas, representações gráficas dos alunos e entrevista com a professora da turma. Como referenciais teóricos destacam-se as contribuições de DeBoer (2006), Carvalho (2013) e Zômpero e Laburú (2011) que dão aparato ao estudo sobre o ENCI; Sasseron (2008) e Delizoicov e Lorenzetti (2001) na compreensão do conceito de AC. Os dados da pesquisa foram analisados a partir dos pressupostos teóricos da Análise de Conteúdo de Bardin (2011), atrelados aos indicadores de AC propostos por Sasseron (2008). Os resultados demonstram que o ENCI é uma abordagem de ensino valiosa para o desenvolvimento da AC dos alunos, mesmo desde os seus primeiros anos no ensino fundamental, possibilitando a ampliação de seus conhecimentos científicos, participação ativa durante as aulas, demonstração de atitudes cidadãs e a constatação de diversos indicadores de AC, nesse caso o professor tem papel essencial na mediação do processo de ensino e de aprendizagem. Como principais desafios destacam-se a formação do professor pedagogo com foco na apropriação dos conceitos inerentes ao trabalho com o ENCI e a falta de tempo e de recursos nas escolas públicas. O produto educacional desta dissertação foi elaborado a partir da adaptação da SEI aplicada e validada nesta pesquisa. O produto tem como foco professores dos anos iniciais do ensino fundamental e está direcionado para ser desenvolvimento com crianças pequenas, porém, ele poderá ser aplicado com alunos de qualquer outra idade ou nível de ensino, partindo do pressuposto que o professor poderá fazer adaptações que jugar necessárias, modificando-o para atender seu grupo de alunos.