Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática - ENCIMA
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática - ENCIMA por Assunto "Ações afirmativas e ambientais"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemQualidade de vida no currículo da formação docente(IFSP, 01/09/2016) GianfaldoniI, Ivo; Novaes, Diva ValérioNeste trabalho, propusemos um projeto que possa ser trabalhado interdisciplinarmente em todos os seis cursos de formação de professores, oferecidos em uma instituição pública. Defendemos que é tarefa da formação de professores, oferecer preparo que favoreça a manutenção da saúde física e mental, do professor no exercício da docência. De maneira recíproca, a qualidade de vida dos alunos interfere na qualidade da aprendizagem. O grande número de professores desmotivados ou com a saúde debilitada, como largamente divulgado em pesquisas nacionais e internacionais, dá relevância para este estudo. A tarefa da formação de professores na Educação Básica comprometida com o preparo do aluno para o exercício da cidadania, como consta na lei 9394/1996 (LDB) e nas Diretrizes Curriculares Nacionais: Para a Educação em Direitos Humanos, Educação Ambiental e Educação das Relações Étnico-Raciais, convergem para a compreensão de que oferecer plena formação ao indivíduo, tem associações com a saúde e bem-estar dos professores e alunos. Estabelecemos uma discussão à luz de autores que discutem Qualidade de Vida, psicopatologia do trabalho, formação de professores e a profissão docente. Assim, esta pesquisa é bibliográfica e documental. Buscamos responder a seguinte questão: Como desenvolver um Projeto de Ensino nos cursos de Formação de Professores, para discutir a Qualidade de Vida no exercício docente? Definimos um grupo de temas apontados como importantes, em pesquisa bibliográfica entre os quais se inclui a legislação educacional. Realizamos uma pesquisa no currículo destes cursos para verificar quais temas eram ou não trabalhados. Identificamos que alguns destes temas eram bem trabalhados em determinado curso, mas não em outros. Outros temas não eram abordados em nenhum dos cursos. No projeto interdisciplinar elaborado, propomos que os temas já trabalhados em algum curso sejam socializados com os demais, e oferecemos subsídios para que se trabalhem aqueles que não figuram em nenhum dos cursos