Licenciatura em Pedagogia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Pedagogia por Assunto "Educação infantil"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAuxiliares de educação: análise das atribuições no contexto da educação infantil de Sorocaba(2024-06-26) Zamur, Maria Catharina Nigro; Brito, Ana Paula SouzaCom sua história iniciada em instituições filantrópicas, em um contexto de necessidade de proteção à infância e combate à mortalidade, a Educação Infantil no Brasil percorreu um longo caminho reproduzindo apenas o assistencialismo até que tivesse seu primeiro "Jardim de Infância", com objetivos alinhados ao desenvolvimento infantil, institucionalizado no meio urbano. Com pouco mais de cem anos de sua institucionalização se torna importante questionar quais seus objetivos atuais e quais são os papéis de seus profissionais. Com tal enfoque, este artigo tem por objetivo geral entender as atribuições e os objetivos do trabalho dos auxiliares de Educação Infantil na rede pública de ensino do município de Sorocaba, e analisar as características deste cargo. Trata-se de uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa, em que foram analisados os documentos normativos e norteadores do trabalho desses profissionais, verificando a relação do trabalho destes profissionais com o cuidado dos alunos. A partir da análise dos documentos constatou-se que, no município de Sorocaba, o cuidado dos alunos é centralizado nos profissionais Auxiliares de Educação, e, com base em suas atribuições e cenário da Educação Infantil sorocabana, ainda mostra-se um ofício com muitas características do assistencialismo.
- ItemO lugar do brincar na educação infantil: uma experiência de tempos, espaços e ação(2024-02-01) Dias, Bianca dos Santos; Andrade, Andressa deEste relato tem o objetivo de identificar e refletir sobre os tempos e espaços do brincar na Educação Infantil em uma escola particular de Sorocaba/SP. O texto foi produzido a partir da experiência vivida com um grupo de 12 crianças de 4 a 6 anos de idade e as profissionais responsáveis pela turma no ano de 2022. Visto que um dos direitos fundamentais da criança é o brincar e que a escola é um dos locais mais importantes para a vivência de experiências potencialmente conectadas com o lúdico, bem como um local dedicado ao desenvolvimento infantil, faz-se necessária essa discussão. Para tanto, foram feitas análises das experiências de estágio da pesquisadora e da entrevista com a professora do grupo de crianças em questão com o auxílio de fundamentação teórica pertinente. A partir da leitura de textos de Friedmann (2014), Tuan (1983) entre outros, buscamos identificar espaços, momentos e oportunidades de brincadeira proporcionadas às crianças pela escola e entender se o brincar foi um dos eixos do trabalho desenvolvido com essa turma de Educação Infantil e se os lugares que ocupou foram espaços e tempos reconhecidos em sua centralidade ou se foram desvalorizados como atividades de menor importância.