Licenciatura em Pedagogia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Pedagogia por Assunto "Brincar"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA presença do brincar nos anos iniciais do ensino fundamental: vivências no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência e no estágio não obrigatório.(2023-12-05) Pereira, Livia Maria Kuniyoshi; Andrade, Andressa deEste trabalho apresenta a proposta de analisar a presença ou ausência do brincar nos anos iniciais do Ensino Fundamental nas vivências de formação docente no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e no estágio supervisionado não obrigatório. Trata-se de direcionar um olhar atento para o brincar como atividade fundamental para o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social das crianças. Para tanto, foi realizada uma investigação a partir da experiência e dos registros realizados durante estes dois momentos da formação docente. A fundamentação teórica baseou-se nas contribuições de Adriana Friedmann, Lev Vygotsky e legislações que enfatizamo direito ao brincar destacando sua importância como forma de aprendizado significativo para as crianças. Esses teóricos enfatizam que o brincar permite a construção do conhecimento, a interação social, o desenvolvimento da imaginação e da criatividade, além de ser uma expressão da cultura e dos interesses das crianças. Nesse sentido, a utilização do brincar no Ensino Fundamental é capaz de enriquecer a aprendizagem, a criatividade e a socialização dos alunos contribuindo para uma educação mais integral e humanizada.
- ItemO lugar do brincar na educação infantil: uma experiência de tempos, espaços e ação(2024-02-01) Dias, Bianca dos Santos; Andrade, Andressa deEste relato tem o objetivo de identificar e refletir sobre os tempos e espaços do brincar na Educação Infantil em uma escola particular de Sorocaba/SP. O texto foi produzido a partir da experiência vivida com um grupo de 12 crianças de 4 a 6 anos de idade e as profissionais responsáveis pela turma no ano de 2022. Visto que um dos direitos fundamentais da criança é o brincar e que a escola é um dos locais mais importantes para a vivência de experiências potencialmente conectadas com o lúdico, bem como um local dedicado ao desenvolvimento infantil, faz-se necessária essa discussão. Para tanto, foram feitas análises das experiências de estágio da pesquisadora e da entrevista com a professora do grupo de crianças em questão com o auxílio de fundamentação teórica pertinente. A partir da leitura de textos de Friedmann (2014), Tuan (1983) entre outros, buscamos identificar espaços, momentos e oportunidades de brincadeira proporcionadas às crianças pela escola e entender se o brincar foi um dos eixos do trabalho desenvolvido com essa turma de Educação Infantil e se os lugares que ocupou foram espaços e tempos reconhecidos em sua centralidade ou se foram desvalorizados como atividades de menor importância.