Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
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Navegando Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas por Assunto "Android"
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- ItemAlagou: desenvolvimento de um aplicativo móvel, online e colaborativo para informação e monitoramento de alagamentos por causas naturais ou influência antrópica, empregando dados georreferenciados(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-02-18) Marques , Alexia Ribeiro; Leite, Bruno Fernandes da Silva; Ramos, João Pedro Tanaca; Oliveira, Joseffe Barroso deAtualmente, com o baixo investimento em infraestrutura, enchentes e inundações são destaque nas causas de prejuízos para a população brasileira, comprometendo a saúde e a qualidade de vida pública. A falta de sinalização sobre rotas e locais que possam ter sido afetados por enchentes, causam pânico e coloca em risco a segurança da população em momentos adversos. Considerando a popularização do uso de smartphones, tendo-se tornado um item de necessidade, este trabalho descreve o processo de desenvolvimento do Alagou!, um aplicativo Android online de colaboração para informação e monitoramento de áreas de risco de enchentes e alagamentos, empregando dados georreferenciados e inteligência coletiva, possibilitando a sinalização de áreas afetadas por meio de colaborações, tornando-se uma ferramenta de grande importância em momentos de apuros, suprindo o baixo planejamento de prevenção de enchentes, sendo feito a prevenção por meio da visualização das colaborações feitas pelos usuários. Para o desenvolvimento do aplicativo foi utilizado o framework React Native para a criação da interface, em conjunto com a plataforma NodeJS e o banco de dados MongoDB para o processamento de dados.
- ItemAnálise técnica de ferramentas de teste de software para garantia de qualidade em aplicativos mobile(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 0019-05-16) Bolzan, Eduardo Gonçalves Lins; Balthazar, Glauber da Rocha; Oliveira, Fábio Feliciano de; Sovat, Ricardo BarzOs aplicativos de dispositivos móveis obtiveram um aumento significativo de downloads nos últimos anos devido a grande demanda de ferramentas virtuais utilizadas no cotidiano da população. Isso obrigou as empresas fabricantes deste tipo de software adotarem a utilização de ferramentas para garantir a qualidade dos aplicativos produzidos devido aos problemas relacionados ao desenvolvimento das aplicações como erros e falhas na programação que podem comprometer um produto final. A finalidade deste trabalho é apresentar um estudo técnico das ferramentas que garantam a qualidade no desenvolvimento de aplicativos através da verificação da utilização de softwares de testes, visando apresentar um relatório de uso e qualidade para poderem ser adotados pelos desenvolvedores na criação de aplicativos para o ambiente mobile. Para tanto este trabalho realiza um levantamento técnico destas ferramentas de teste; apresenta suas formas de utilização (instalação,configuração, forma de manuseio, etc); analisa como elas se adequam a diferentes tipos de requisitos de software; e apresenta a execução destas ferramentas nestes requisitos com o objetivo final de analisar como elas se comportam gerando um relatório que apresente as garantias de cada ferramenta perante um determinado tipo (natureza) de requisitos. Assim, este trabalho apresenta o objetivo de auxiliar aos desenvolvedores na escolha de determinadas ferramentas para cada conjunto de requisitos que o aplicativo tenha, garantindo que o número de erros e falhas no desenvolvimento seja minimizado
- ItemGame learning : um jogo educacional para crianças: desenvolvimento de um jogo 2D para dispositivos móveis(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2018-11-26) Fernandes, Danielle; Pereira, Rickson; Lieira, Douglas; Maschi, Luis Fernando; Murari, RitaEste projeto apresenta o desenvolvimento de um jogo 2D, que pode ser utilizado como ferramenta de apoio educacional para crianças entre cinco e sete anos de idade. O jogo é uma aplicação nativa para dispositivos móveis, para a plataforma Android, desenvolvido em JavaScript e React Native. A proposta da aplicação é que crianças aprendam inglês, matemática e português enquanto jogam. No século XXI, a tecnologia e, principalmente, a internet estão presentes no cotidiano de todos, inclusive das crianças. Devido à grande imersão destas na tecnologia, justificam-se novas formas de aprendizado que possam atrair a atenção deste público, que possui facilidade para interagir com dispositivos eletrônicos – especialmente tablets e smartphones – e que preferem aprender de uma maneira mais moderna e inovadora. O objetivo da aplicação proposta é que seja uma ferramenta de auxílio para educadores, pais e responsáveis que desejam que as crianças vivenciem novas formas de aprendizado além do ambiente escolar, fora sala de aula. Além disso, ser uma aplicação gratuita para que, independente do contexto social em que a criança esteja inserida, ela possa ter acesso à educação utilizando recursos tecnológicos através da internet. O aplicativo conta com três disciplinas, sendo quatro fases disponíveis para cada uma, contabilizando o total de 156 atividades. Com três modelos de interação de jogos diferentes, incluindo recursos de imagem e som, a criança pode experimentar diferentes formas de aprendizado a cada tela visitada. O jogo conta também com um sistema de pontuação relativo à quantidade de atividades concluídas pelo usuário em cada disciplina
- ItemSoftware para auxiliar a arrecadação de doações a entidades sociais utilizando dispositivos móveis: sistema doação(IFSP, 2018-12-05) Correia, Gabriela Pereira Santos; Santos, Katarine Fonseca dos; Souza, Kátia Cristina Fernandes De Oliveira; Hachisu, Márcio Massao; Santos, Thiago Alcarria; Moraes, Wellington TulerO presente trabalho tem por objetivo apresentar a proposta de uso da tecnologia de aplicativos móveis no auxílio a doações. Por meio de um aplicativo para smartphones, as pessoas interessadas em fazer qualquer tipo de doação poderão encontrar de forma fácil e intuitiva as organizações filantrópicas, o que estas necessitam e qual a melhor maneira de doar. O cadastro das entidades será feito por meio de uma página na web onde serão solicitados os dados da empresa e quais as suas necessidades. As tecnologias para o desenvolvimento do projeto foram escolhidas com base em parâmetros de baixo custo, qualidade e segurança comprovados, como Android Studio com Java para a aplicação mobile e HTML, CSS e JavaScript para a web. O trabalho propõe estimular as doações e incentivar a preservação do meio ambiente, com o reaproveitamento daquilo que seria descartado.