Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação por Publicador "Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)"
Agora exibindo 1 - 20 de 438
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Item12º jogador: fantasy game(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-05-24) Camargo, Vinícius Augusto Batista; Oliveira, Fábio Feliciano de; Salazar, Zady Castaneda; Sovat, Ricardo BarzOs jogos eletrônicos são um dos principais meios de diversão e ocupação para o tempo disponível. Com o avanço da tecnologia e o crescimento do mercado de jogos eletrônicos, os jogos de fantasia ganharam posição de destaque, principalmente os fantasy de futebol. Os participantes de fantasy games formam uma equipe virtual de jogadores reais de esportes profissionais. Essas equipes pontuam de acordo com o desempenho estatístico dos jogadores dispostos no jogo da vida real. No presente trabalho foi desenvolvido um fantasy game de futebol, visando um campeonato de futebol. O usuário realizando seu cadastro no sistema consegue escalar os jogadores para sua equipe, onde é possível ver a pontuação total da sua equipe e de cada jogador escalado. No fantasy game o usuário tem uma sensação de ser um técnico de futebol, visto que ele mesmo faz a seleção dos jogadores com base na sua análise. O administrador tem um papel muito importante também no fantasy game, pois ele é responsável pelo cadastro de jogadores e times, além de calcular a pontuação dos jogadores e inseri-las no sistema.
- ItemA colonialidade do saber e a literatura indígena em sala de aula através dos livros didáticos(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2023-12-18) Bastos, Bianca Cunha da; Oliveira, Gabriela Maria Carvalho de; Vilaço, Fabiana de LacerdaEntendendo-se que a literatura indígena com adequada abordagem em sala de aula é essencial para formação de sujeitos multiculturais, visto que a sociedade brasileira é constituída a partir da pluralidade dos indivíduos e conhecendo os aspectos sócio histórico-culturais relacionados à literatura canônica e à indígena, esta pesquisa visa compreender de que maneira a literatura indígena encontra-se em sala de aula através dos livros didáticos. Desse modo, utiliza-se como metodologia a abordagem qualitativa, por meio de fundamentos exploratórios, tendo um procedimento de pesquisa bibliográfico. Para tanto, são considerados dados contextuais, abordados no primeiro capítulo desta monografia, os conceitos de colonialidade do saber e epistemicídio que servem de base para o entendimento de questões relacionadas à temática, trabalhados no segundo capítulo da pesquisa, e, por fim, a análise de 3 livros didáticos, buscando traçar um panorama acerca do problema de pesquisa proposto através das obras do ciclo PNLD (Plano Nacional do Livro Didático) 2021 com maiores tiragens, sendo elas “Multiversos” (FTD), “Moderna Plus” (Moderna) e “Estações Língua Portuguesa: rotas de atuação social” (Ática), respectivamente. A primeira obra aborda o conceito de cânone e a crítica ao mesmo, demonstrando compreender as problemáticas envolvidas neste, sem, ainda assim, apresentar produções de literatura indígena e a segunda trabalha sob a imagem do herói nacional através do romance Macunaíma sem trazer um contraponto. Como resultado, encontra-se a presença da literatura indígena em apenas um dos livros didáticos, demonstrativo de que, de fato, a colonialidade do saber e o Epistemicídio continuam operando. A abordagem, neste último, ao menos, mostra-se adequada, porém sucinta.
- ItemA comunicação pública na promoção da informação: a utilização dos perfis em sites de redes sociais por órgãos públicos frente à pandemia da COVID-19: um estudo exploratório(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2021-01-20) Silva, Beatriz Souza; Guida, Julianna Alves; Bardelotte, Luis Felipe Bueno; Butcher, Rodolfo; Godinho, Denise; Feitosa, WilianA comunicação pública como promotora de informações de interesse coletivo é imprescindível no cenário instaurado pela crise pandêmica da COVID-19. Com a internet e suas mídias, a distribuição das informações, verdadeiras ou falsas, é facilitada. Torna-se essencial a presença governamental on-line, com a finalidade de fomentar as medidas de prevenção, para amenizar a propagação do vírus e conter inverdades que prejudiquem sua credibilidade e, consequentemente, a adesão da população frente a essas recomendações. Neste contexto, o presente trabalho idealizou analisar a utilização de sites de redes sociais, por Órgãos Públicos de Saúde. Para tal, observaram-se os perfis da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, Ministério da Saúde do Brasil e o Serviço Nacional de Saúde de Portugal no Instagram, Facebook e momentaneamente no Twitter. Por meio de uma pesquisa quantitativa, fundamentada na análise das publicações dos Órgãos supracitados em três períodos pré-estabelecidos de tempo, pretendeu-se a compreensão do engajamento do cidadão em busca de informação e interação por essas vias. Os resultados obtidos apresentam que a interação da população com Instituições Públicas tendem a diminuir durante a pandemia, sendo imprescindível a promoção de Políticas públicas para informar o cidadão em todo o período reforçando medidas preventivas de saúde. Por fim, o trabalho apresenta reflexões sobre o cenário estudado e debate a eficiência das Políticas, fazendo um panorama do que os Órgãos precisam adotar para a otimização da comunicação pública no futuro.
- ItemA estrutura organizacional dentro de uma startup: um estudo de caso(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2022-12-12) Moraes, Vinicius Cocorullo Fabri; Medeiros, William Wagner; Gianelli, Bruno Fernando; Melo, Emanuel Benedito deAs startups são instituições criadas em ambientes de grande incerteza e pelo fato de apresentarem um modelo de negócio de base tecnológica diferente da base tradicional precisam ser abordadas com uma análise diferenciada em relação a estruturação organizacional. O presente trabalho apresenta o estudo de caso da estrutura organizacional dentro do projeto de startup Agriloggi que inicialmente trouxe a ideia de uma plataforma de marketplace para a comercialização de produtos agrícolas para os produtores de Itapetininga e posteriormente, com a tentativa de validação do modelo de negócio, mudou a estratégia para uma plataforma com modelo White Label para atender as necessidades de comercialização com identidade visual e redução de custos dos produtores e comerciantes entrevistados. Para o desenvolvimento da estrutura organizacional, foram geradas, inicialmente, atividades a serem executadas a partir de requisitos levantados pela equipe. O estudo bibliográfico auxiliou no entendimento e avaliação do caminho de responsabilidade de cada indivíduo, na metodologia identificada e na avaliação de possíveis cargos como empresa consolidada. A estrutura organizacional adhocrática e metodologia ágil com framework Scrum foram utilizadas e identificadas no projeto com separação e coordenação das atividades do projeto, auxílio na rápida execução das tarefas com a descentralização das decisões no fluxo de trabalho, ciclos de trabalho semanais para a implementação de incrementos, integrantes com funções de Product Owner e Scrum Master e a mudança rápida de estratégia do projeto validada pelos produtores e comerciantes de Itapetininga.
- ItemA evasão em cursos de licenciatura em matemática: uma análise comparativa(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2023-05-24) Bressanini, Ana Vitória Domingos; Costa, Matheus Moreira; Moro, Marcel Alves; Pavani, Victor VazO problema da evasão nos cursos de Licenciatura em Matemática é uma questão preocupante e desafiadora. Esse estudo teve como objetivo analisar e comparar os índices de evasão de Licenciatura em Matemática a partir de alguns artigos selecionados com os números encontrados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Itapetininga. Para atingir o objetivo proposto, onze artigos foram selecionados da literatura para análise, e uma revisão integrativa foi realizada para uma melhor compreensão dos dados. A evasão é um problema que afeta todas as universidades estudadas, com motivos variados que incluem a falta de tempo para conciliar trabalho e estudo, dificuldades acadêmicas, histórico educacional e até mesmo idade, embora seja importante destacar que esses motivos não podem ser generalizados, já que cada aluno, universidade e corpo docente devem ser tratados de forma individual. Ao comparar os dados analisados, foi possível perceber que os índices de evasão no IFSP são menores do que os encontrados na literatura. Contudo, é importante ressaltar que cada universidade pode utilizar critérios diferentes para classificar evasão, e que a quantidade de alunos também pode variar, tornando difícil uma comparação precisa com os dados do IFSP. A compreensão dos fatores que influenciam a evasão nos cursos de Licenciatura em Matemática é fundamental para a elaboração de estratégias e ações que visem minimizar esse problema. Além disso, a análise dos índices de evasão pode ajudar as universidades a identificar as principais causas da evasão e desenvolver políticas e programas que contribuam com soluções efetivas para esse obstáculo enfrentado.
- ItemA experimentação como abordagem para o ensino de Física: uma proposta do uso de lentes de gelatina como estratégia para o ensino de óptica geométrica(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2022-11-30) Trindade, Italo Rogerio Milani; Gonçalves, Eduardo RogérioA óptica é um dos campos de estudo da física e os fenômenos por ela abordados estão presentes em diversas situações de nosso cotidiano. Um dos ramos que se destaca é o estudo de lentes, devido a diversas aplicações que vão desde a construção de microscópios e equipamentos de observação astronômica até a correção de alguns problemas de visão. Muitos estudos propõem a abordagem experimental como alternativa metodológica para o ensino de física, inclusive apresentando resultados promissores quando se analisa a aprendizagem dos estudantes. Em razão disso, o presente trabalho possui como principal objetivo a produção, com um baixo custo, de lentes esféricas feitas de gelatina para auxiliar no ensino, intencionando contribuir para a correção do fato de que, muitas vezes, o tema é tratado, em sala de aula, de maneira apenas teórica. Tanto as lentes quanto os lasers são de baixo custo de produção e são relativamente de fácil acesso. O experimento com a gelatina aproximou os efeitos ao máximo em relação às lentes convencionais.
- ItemA formação para a cidadania nas propostas da BNCC e da Escola da Ponte: um estudo comparativo à luz da Matemática Crítica(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2023-11-07) Oliveira, Caio Vinícius Dalla Vechia de; Lagoeiro, Aline de Cássia Damasceno; Lombardi, Marina Salles Leite; Lagoeiro, Fabio GomesSegundo a Constituição Federal de 1988, a formação que resulta do sistema educacional brasileiro deve compreender um indivíduo plenamente desenvolvido, capaz de exercer sua cidadania e desenvolver habilidades para o exercício do trabalho. Diante desta garantia constitucional, a motivação deste trabalho está em investigar de que modo o processo educativo pode contribuir na formação de indivíduos conscientes para o exercício de sua cidadania. Para isso, na presente pesquisa foi desenvolvido um estudo comparativo entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Escola da Ponte. Como delimitação e linha de análise, o objetivo do estudo foi identificar, nas suas respectivas propostas, evidências de aproximação ou distanciamento em relação ao objetivo constitucional de formar para a cidadania. O delineamento metodológico desse percurso investigativo, de natureza qualitativa, perpassa pelo estudo documental acerca da BNCC e da Escola da Ponte, bem como da revisão bibliográfica relacionada a essa temática. Como perspectiva metodológica de análise de dados, adotamos a Matemática Crítica e seus elementos constitutivos, que se configuraram, no decorrer do estudo, como eixos de análise. Os dados evidenciaram um distanciamento da BNCC em relação ao objetivo constitucional, quando comparada à proposta da Escola da Ponte. Uma vez que a BNCC apresenta caráter normativo de abrangência nacional, isso implica reconhecer o risco de promover uma formação educacional aquém do declarado constitucionalmente.
- ItemA importância da introdução e ensino de vetores no Ensino Médio(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2024-08-06) Santos, Eliana Lourenço dos; Costa, Matheus Moreira; Stulp , Patricia; Pavani, Victor VazEste trabalho explora a importância de introduzir o estudo de vetores no ensino médio, propondo que esse conceito fundamental seja ensinado desde cedo para enriquecer o currículo matemático e facilitar a compreensão dos alunos em geometria e álgebra. A inspiração veio das dificuldades enfrentadas pela autora na disciplina de Vetores e Geometria Analítica durante a licenciatura, revelando uma lacuna significativa na preparação matemática pré-universitária. O texto revisa literatura que suporta a introdução precoce de vetores na educação, como os trabalhos de Assemany (2017), que sugere a inclusão de vetores já no ensino fundamental, demonstrando que isso oferece aos estudantes uma ferramenta adicional para resolver problemas matemáticos tradicionais de maneiras mais intuitivas. Para ilustrar a aplicabilidade dos vetores, são propostas atividades que abordam desde a determinação de pontos médios e distâncias mínimas até a verificação da colinearidade e o cálculo de áreas usando coordenadas. Essas atividades visam mostrar uma forma alternativa de resolver problemas matemáticos no ensino médio. Assim, o estudo de vetores pode acrescentar uma nova ferramenta matemática aos estudantes. Em suma, o trabalho defende uma mudança curricular que integre os vetores como parte do ensino médio, preparando melhor os alunos para futuros estudos acadêmicos em ciências exatas e matemática. A implementação dessa mudança requer planejamento cuidadoso e apoio aos educadores para garantir que todos os alunos possam se beneficiar sem se sentir sobrecarregados.
- ItemA importância do uso de jogos no ensino da porcentagem na educação básica(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2022-05-05) Santos, Simone Prazeres dos; Oliveira, Francisco de; Leandro, Ednaldo José; Chaves, CheienneEste presente trabalho tem como objetivo demonstrar a importância da utilização de jogos no ensino de porcentagem na educação básica, tendo em vista que esta ferramenta serve como um estímulo e facilitador à aprendizagem dos alunos. A relevância deste trabalho se justifica pela dificuldade que muitos estudantes apresentam em relação a este conteúdo, seja no Ensino Fundamental, Médio ou Superior, configurando assim uma lacuna de aprendizado. Inserido no contexto da educação financeira, o conteúdo de porcentagem deve ser trabalhado como um pilar e, portanto, deve evitar que seu aprendizado se torne difícil, pois a lacuna perdurará pelos anos subsequentes de estudos e no cotidiano do estudante. Utilizando uma abordagem geral para o específico, este trabalho pretende efetuar uma introdução ao ensino da matemática financeira a partir do Ensino Fundamental II, em conformidade com os PCNs – Parâmetros Curriculares Nacionais. Em seguida, será demonstrado a sua importância no cotidiano dos estudantes, particularizando para o conteúdo de porcentagem. A proposta deste trabalho é mostrar a importância do uso de jogos matemáticos em sala de aula, bem como o papel do professor e as vantagens e desvantagens em sua utilização. Também será apresentada uma sequência didática da aplicação do Jogo Tabuleiro da Porcentagem. A escolha desse jogo se deu pelo fato de ser simples, fácil de executar e pelo seu alto potencial de fixação do tema porcentagem.
- ItemA influência do espaço escolar no aprendizado considerando o modelo pedagógico interacionista: estudo de caso realizado na EMEF. Professor Pedro Sommerhauzer(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2022-01-10) Pereira, Nathália Noronha; Correa, Ricardo Henrique AlvesPara que os alunos possam ter um bom aprendizado e melhorem seu rendimento escolar, diversos fatores são relevantes. Dentre eles, está a influência do ambiente escolar. A arquitetura de uma Instituição de Ensino pode influenciar positivamente ou negativamente no aprendizado dos alunos, pois o conforto de um ambiente escolar projetado adequadamente permite aos alunos condições necessárias para um bom rendimento escolar. Questões como poluição visual, limpeza e organização constante, iluminação e ventilação adequadas são fatores que influenciam diretamente tornando o ambiente agradável e favorável ao aprendizado. O que se pretende através desse trabalho, é entender como o espaço escolar pode influenciar a aprendizagem, levando-se em consideração um modelo pedagógico interacionista. Como metodologia, este estudo analisou a arquitetura de uma escola municipal da cidade de Quintana-SP observando os aspectos arquitetônicos e pedagógicos e suas correlações. Como resultados são apontados aspectos do ambiente escolar que condicionados ao modelo pedagógico podem ser aperfeiçoados melhorando assim o processo de ensino e aprendizagem.
- ItemA metodologia de resolução de problemas no Ensino Médio: contribuições para a aprendizagem da Matemática(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-05-25) Costa, Silmara Vitoria; Lagoeiro, Aline de Cássia Damasceno; Lagoeiro, Fabio Gomes; Calefe, MicheleO presente trabalho tem como temática central a metodologia de resolução de problemas no processo de ensino e aprendizagem da matemática, com foco no ensino médio. O objetivo foi mostrar as contribuições que essa metodologia pode trazer para a área, principalmente por estimular os alunos a querer aprender matemática e dela se aproximar. Inicialmente, por meio de um estudo bibliográfico, tendo como contexto a construção histórica da matemática, foram apresentados os principais aspectos relacionados à metodologia de resolução de problemas, suas características, definições e estratégias para utilização no ensino de conteúdos matemáticos. Tais estudos sustentaram o trabalho de mapeamento de teses e dissertações relacionados à metodologia de resolução de problemas na matemática de um modo geral e a resolução de problemas com enfoque específico no ensino médio. Esse mapeamento de pesquisas foi realizado na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), considerando-se um recorte temporal de 2011 a 2022. Foi possível localizar uma quantidade expressiva de trabalhos e os dados resultantes desse mapeamento foram sistematizados e analisados. Uma segunda etapa consistiu na seleção de três pesquisas, dentre as localizadas no mapeamento, para uma análise mais específica sobre práticas de ensino de matemática voltadas ao ensino médio e que se pautaram na aplicação da metodologia em sala de aula, como pesquisa de campo. Essa análise evidenciou os benefícios oriundos dessa metodologia para o ensino de conteúdos matemáticos, de modo especial no ensino médio, foco dessa pesquisa.
- ItemA solução de problemas de otimização no ensino médio por meio da abordagem geométrica do método simplex com apoio do software geogebra(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2022-09-15) Abad, Matheus Ferreira; Oliveira, Francisco de; Oliveira, Estela Mara de; D'Almeida, Joice; Toledo, PedroOs problemas de otimização têm várias aplicações dentro da pesquisa operacional (PO), que é a área do conhecimento que explica e desenvolve métodos para auxiliar na tomada das melhores decisões e utilização dos recursos possíveis dentro das atuações humanas, como por exemplo em ciências, engenharia, economia e logística. Entre os métodos de otimização para problemas de programação linear (PPL), o Método Simplex (MS) é um dos mais utilizados. É um dos mais importantes algoritmos inventados no século XX, voltado para otimizar PPL, neste método modelamos a função objetivo e as inequações de restrição para utilizar na totalidade os recursos disponíveis. No MS destacam-se três abordagens: geométrica, algébrica e tabular. O objetivo principal é estabelecer uma transposição didática da abordagem geométrica (AG) para o Ensino Médio (EM), assim a metodologia consiste em modelar problemas utilizando AG, apresentar exemplos, trabalhos relacionados e construir um produto didático que dê instruções de como lidar com essas questões utilizando o software GeoGebra como apoio.
- ItemA utilização de tecnologias digitais no ensino de estatística: uma análise de sua contribuição no aprendizado dos alunos(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2024-08-06) Pinto, Luciana Vieira; Lagoeiro, Fabio Gomes; Stulp, Patricia; Calefe, MicheleEsta pesquisa busca responder à questão: "Qual é a contribuição do uso do software Excel, como recurso pedagógico, no ensino de estatística para o aprendizado dos alunos?". Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), resultando em três estudos relevantes: um voltado para o Ensino Fundamental – Anos Finais e dois para o Ensino Médio. Os resultados indicam que o Microsoft Excel desempenha um papel significativo no processo de ensino e aprendizagem de estatística. O software facilita a compreensão de conceitos estatísticos como a regressão linear no ensino médio, além de ajudar os alunos na apropriação de conceitos matemáticos como porcentagem, na elaboração de tabelas de frequência e de gráficos. A utilização do Excel reduz significativamente o esforço necessário para cálculos manuais, construção de tabelas e gráficos, promovendo uma análise mais eficiente e detalhada dos dados. Essa simplificação dos processos matemáticos não apenas economiza tempo, mas também diminui o estresse associado aos cálculos, permitindo que os alunos se concentrem mais na interpretação dos resultados. Além disso, o uso do Excel como recurso didático aumentou o interesse e a motivação dos alunos, pois o ambiente interativo e visual do software tornou o aprendizado mais envolvente. Os alunos se sentem mais incentivados a participar das atividades de aula quando têm acesso a ferramentas que facilitam a visualização e manipulação de dados. Isso é particularmente importante no ensino de estatística, onde a análise de dados é uma habilidade essencial. A pesquisa também destacou a necessidade de uma integração pedagógica adequada das tecnologias digitais no ensino. O uso do Excel deve ser planejado e orientado de maneira que os alunos possam desenvolver habilidades analíticas e críticas de forma autônoma. A simples introdução de tecnologias digitais em sala de aula não garante aprendizado; é fundamental que os professores saibam como utilizar esses recursos de forma a maximizar seu potencial educativo. Nesse sentido, o estudo sugere que a formação continuada de professores em tecnologias digitais é essencial para o sucesso dessa abordagem. Conclui-se que o Microsoft Excel é uma ferramenta eficiente no ensino de estatística, contribuindo significativamente para a compreensão e aplicação de conceitos estatísticos pelos alunos. A pesquisa ressalta a importância de uma abordagem pedagógica que incorpore tecnologias digitais de maneira significativa e estruturada, promovendo uma educação mais ativa e envolvente. Essa abordagem pode ser particularmente útil em um contexto educacional que busca desenvolver competências analíticas e críticas em estudantes, preparando-os para lidar com dados em diversas áreas do conhecimento e da vida cotidiana.
- ItemA utilização do Geoplano e do Geoespaço para o ensino de perímetro, área e volume nos anos finais do Ensino Fundamental(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-11-27) Morais, Leonardo Guilherme Ferreira de; Pavani, Victor Vaz; Moro, Marcel Alves; Campos, Ayumi Kato deO presente estudo direciona a utilização do Geoplano e do Geoespaço para o auxílio do ensino de perímetro, área e volume, contemplando todo o processo de construção de cada material e de como cada um deles pode ser utilizado na resolução de exercícios e desafios propostos. O trabalho aborda também o que é esperado de habilidade e objetos de conhecimentos no campo da Matemática, em específico no ensino de Grandezas e Medidas no documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para cada ano da segunda etapa do Ensino Fundamental. Os conteúdos de perímetro, área e volume são apresentados de maneira conjunta com o material manipulável correspondente, com o intuito de aproximar o conceito teórico ao prático. Uma proposta de atividades será deixada para a familiarização com os materiais manipuláveis e para aplicação dos conceitos abordados no decorrer deste trabalho.
- ItemA utilização do Scratch para o desenvolvimento de lógica matemática no ensino fundamental anos finais(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-11-25) Silvério, Vitor Santos; Campos, Ayumi Kato de; Moro, Marcel Alves; Ferraz Junior, Wilton MoreiraEste trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica relacionada à utilização do ambiente Scratch em salas de aulas, buscando analisar as diferentes aplicações no contexto escolar, no Ensino Fundamental. Também traz uma breve apresentação do Scratch, uma plataforma de programação em blocos, que permite a criação de jogos, dentre outras possibilidades. Por último, foi criada uma proposta de atividade visando colaborar com o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático dos alunos.
- ItemAcessibilidade e legislação no Brasil(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-12-14) Silva, Luana Rose da; Feitosa, Wilian Ramalho; Munhoz, Igor PoleziAcessibilidade e leis que existem, como ela é e como funciona na prática, como a acessibilidade funciona em nichos específicos, feito com estudo de casos, leis e normas, lugares públicos e privados se são aplicadas e como são aplicadas, pesquisa feitas inteiramente on-line, pontos de vista tirados de artigos, matérias. Um assunto não comum dificilmente abordado como falado em pouquíssimos documentos existe uma escassez sobre todo assusto que gira em torno de deficiências o que torna mais difícil quando se quer falar sobre o assunto, acessibilidade só e lembrada por aqueles que precisam dela ou por quem trabalha inteiramente com o assunto, para quem não precisa dificilmente será lembrada ou falada, mostra a acessibilidade de uma forma que entendam que aquele que precisa tem o direito de ir e vir de qualquer lugar sem precisar de qualquer ajuda ou pegar atalhos para o seu caminho final. De acordo com o DECRETO Nº 3.298, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1999.Art. 2o Cabe aos órgãos e às entidades do Poder Público assegurar à pessoa portadora de deficiência o pleno exercício de seus direitos básicos, inclusive dos direitos à educação, à saúde, ao trabalho, ao desporto, ao turismo, ao lazer, à previdência social, à assistência social, ao transporte, à edificação pública, à habitação, à cultura, ao amparo à infância e à maternidade, e de outros que, decorrentes da Constituição e das leis, propiciem seu bem-estar pessoal, social e econômico. (Brasília, 20 de dezembro de 1999; 178o da Independência e 111o da República.)
- ItemAdote: Análise de perfil para a guarda responsável de animais(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-01-20) Silva, Yasmin Xavier da; Xavier, Rogério Aparecido Campanari; Homem, Thiago Pedro Donadon; Teixeira, Fabio OliveiraO presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um aplicativo, que visa a utilização da análise de perfis para que as adoções de animais sejam realizadas de forma responsável. Para identificar os principais problemas enfrentados pelas ONGs com o abandono de animais, foi aplicado um questionário que permitisse definir quais as principais motivações para a ocorrência do abandono, e quais são as estratégias utilizadas para a escolha da pessoa que adotará o animal. A partir desta análise, foi possível identificar quais são os pontos que precisam de maior atenção ao aplicar o questionário com possíveis adotantes. Ao estabelecer a importância de cada pergunta que compõe o questionário, foram atribuídos pontos a cada uma das opções de resposta para contabilizar a compatibilidade entre animal e adotante, facilitando a escolha da ONG. Ademais, também foram estabelecidos critérios para ordenar a listagem de animais com base nas respostas obtidas no questionário, a fim de dar prioridade aos animais que mais se assemelham ao perfil do usuário.
- ItemAlagou: desenvolvimento de um aplicativo móvel, online e colaborativo para informação e monitoramento de alagamentos por causas naturais ou influência antrópica, empregando dados georreferenciados(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-02-18) Marques , Alexia Ribeiro; Leite, Bruno Fernandes da Silva; Ramos, João Pedro Tanaca; Oliveira, Joseffe Barroso deAtualmente, com o baixo investimento em infraestrutura, enchentes e inundações são destaque nas causas de prejuízos para a população brasileira, comprometendo a saúde e a qualidade de vida pública. A falta de sinalização sobre rotas e locais que possam ter sido afetados por enchentes, causam pânico e coloca em risco a segurança da população em momentos adversos. Considerando a popularização do uso de smartphones, tendo-se tornado um item de necessidade, este trabalho descreve o processo de desenvolvimento do Alagou!, um aplicativo Android online de colaboração para informação e monitoramento de áreas de risco de enchentes e alagamentos, empregando dados georreferenciados e inteligência coletiva, possibilitando a sinalização de áreas afetadas por meio de colaborações, tornando-se uma ferramenta de grande importância em momentos de apuros, suprindo o baixo planejamento de prevenção de enchentes, sendo feito a prevenção por meio da visualização das colaborações feitas pelos usuários. Para o desenvolvimento do aplicativo foi utilizado o framework React Native para a criação da interface, em conjunto com a plataforma NodeJS e o banco de dados MongoDB para o processamento de dados.
- ItemAlguns formalismos matemáticos utilizados em espectroscopia de impedância – circuito RC(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-12-06) Oliveira, Gabriel Willian Callegari de; Reis, Saulo Portes dosEste trabalho discute alguns dos principais formalismos matemáticos utilizados em espectroscopia de impedância, técnica muito utilizada por estudantes de pós-graduação em áreas como: física, físico-química e ciências dos materiais. Esse ramo de estudo é pouco explorado em cursos de graduação, tendo por consequência poucas referências acessíveis a esse público, motivo pelo qual se nota uma procura por textos didáticos que abordam o conteúdo. Diante desse cenário, a presente monografia tem por objetivo servir como um material de orientação para os estudantes que se identificam ou necessitam aprender sobre o tema. No texto serão definidos conceitos físicos a partir de grandezas puramente reais ou complexas (para os casos em que a tensão é senoidal). Ainda que possa parecer paradoxal a utilização de números imaginários na definição de grandezas físicas reais, essa abordagem torna as operações matemáticas mais simples. Serão realizadas duas modelagens matemáticas para circuitos elétricos, sendo eles: puramente resistivos, puramente capacitivos e mistos (paralelo e série). A primeira demonstração é feita utilizando apenas números reais; logo após, a demonstração é realizada por meio de números complexos. Notamos que ambas modelagens (puramente real e complexa) são coerentes entre si. Também serão abordados outros formalismos (reais e complexos) utilizados em espectroscopia de impedância, classificando-os entre grandezas extensivas ou intensivas e as relações entre elas, por exemplo: impedância-resistividade, admitância-condutividade e capacitância-permissividade. Além disso, será discutido o conceito de Módulo elétrico, momento em que serão estabelecidas algumas analogias com o conceito físico de Módulo de Cisalhamento. Durante as demonstrações, alguns resultados importantes são levantados e discutidos, como por exemplo: a defasagem entre a tensão e a corrente em um capacitor e os significados físicos para os parâmetros reais e imaginários de cada grandeza complexa abordada no trabalho. Uma vez que os formalismos abordados são construídos a partir de números complexos, é de grande relevância que sejam representados também no plano complexo, ou seja, no diagrama de Argand-Gauss. Por último será demonstrado matematicamente a definição de tangente da perda dielétrica, em que o conceito é tratado de forma simples, discutindo qualitativamente a relação entre a dissipação e o armazenamento de energia em um dielétrico. As demonstrações matemáticas e as discussões teóricas, foram pensadas para serem de fácil compreensão, podendo contribuir para a aprendizagem dos estudantes que se interessem pela área.
- ItemAlice no País das Maravilhas: uma sequência didática para alunos autistas(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-12-20) Garcia, Hevilyn Karolaine de Lima; Fonseca, Thainá Freitas da; Rodrigues, Cristiane NascimentoLevando em consideração todos os estereótipos sobre o transtorno do espectro do autismo (TEA) e a literatura da área sobre o ensino de pessoas com autismo, buscamos contribuir para o ensino e a aprendizagem da disciplina literatura para crianças com autismo. Isso será feito propondo uma sequência didática composta por diversas atividades que podem auxiliar os professores em sala de aula. Estes serão adaptados ao que se sabe sobre o ensino de leitura e/ou literatura para pessoas com autismo para facilitar a inclusão do público-alvo nas escolas. Pois, este estudo aborda a complexa jornada da inclusão de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no contexto educacional, destacando os desafios enfrentados pelos pais, tutores e comunidade escolar. Explora-se a falta de recursos e orientações mais precisas para a inclusão efetiva desses alunos, enfatizando a necessidade de reflexão e adaptação por parte dos educadores. O objetivo principal é propor estratégias para o ensino de literatura adaptado às necessidades dos alunos autistas, utilizando como exemplo, a obra Alice no País das Maravilhas, que escolhemos devido à sua relevância pedagógica para possibilitar uma atividade adaptada, levando em consideração a adequação ao nível de ensino e aos objetivos educacionais para a inclusão de alunos com TEA. Destacando também a importância da literatura em sala de aula, utilizando os recursos visuais e cinestésicos da obra para estimular a imaginação dos alunos, além de seguir as normas e diretrizes curriculares. Essa abordagem promove uma experiência de aprendizagem significativa, enriquecendo o conteúdo de literatura e contribuindo para a formação dos estudantes. Portanto, este trabalho visa ampliar o ramo de pesquisa acadêmica voltado para a educação inclusiva, oferecendo recomendações para promover uma experiência de aprendizagem inclusiva e significativa. Sendo assim, são analisadas estratégias gerais de ensino e adaptação de atividades para alunos com TEA, visando o seu bem-estar e desenvolvimento pedagógico. O estudo baseia-se em referências teóricas e práticas, com ênfase na importância da literatura como ferramenta de inclusão e desenvolvimento para estudantes autistas. Na sequência didática para o professor, explora-se o conteúdo da aula de literatura com metodologias diversificadas para atender todos os alunos de maneira lúdica e eficiente, deixando-os confortáveis para participar da aula coletivamente, mas caso haja intercorrências no momento de aplicação das atividades, há outro método exemplificado para que o aluno participe, ou seja, as atividades desta sequência de ensino podem ser realizadas de forma oral ou escrita, para incluir cada aluno com suas necessidades