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- ItemEstudo sobre uma abordagem transdisciplinar entre a educação estatística e a educação socioemocional(IFSP, 31/08/2018) Silva, Eveline Dias da; Novaes, Diva ValérioEste trabalho trata-se de uma pesquisa-ação que buscou verificar a possibilidade de desenvolver as habilidades socioemocionais como: autoconhecimento, autogestão, consciência social, habilidades de relacionamento e tomada de decisão responsável em conjunto com o ensino de estatística já proposto no currículo do ano em questão. O estudo foi realizado com cinco alunos do terceiro ano do ensino médio, em uma escola da rede estadual de ensino da cidade de São Paulo. Esta escola solicita aos alunos a elaboração de um trabalho de pesquisa, realizado ao longo do último ano do ciclo, para a conclusão do curso. Observou-se então uma oportunidade para a realização desta pesquisa, tendo a professora-pesquisadora como orientadora do grupo. Nesta proposta os cinco alunos sujeitos da pesquisa, realizaram um projeto de pesquisa estatística, que teve como tema A Influência do Celular, entre os alunos da escola. Durante as etapas de: Definição do Problema; Revisão Literária; Amostragem e Recolha de Dados; Resolução do problema; Analise dos Dados e Interpretação dos resultados da pesquisa elaborada pelos alunos, observou-se se havia indícios da construção das habilidades sociais e emocionais supracitados. Concluímos positivamente que uma atividade de pesquisa estatística, elaborada em um contexto cuidadosamente escolhido pode trabalhar significativamente os conteúdos estatísticos propostos no plano de curso e contribuir em algum aspecto da educação socioemocional dos estudantes. Os aspectos nos quais se observou contribuições foram os de autoconhecimento, autogestão e tomada de decisão responsável
- ItemExpressões do movimento estudantil secundarista no ensino médio integrado no Câmpus Sertãozinho do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo(IFSP, 25/09/2020) Reis, Jeniffer Fernanda Ferreira da Silva dos; Pantoni, Rodrigo PalucciPara a elaboração deste trabalho, foi realizada uma pesquisa junto ao Movimento Estudantil (ME) Secundarista de uma Instituição de Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O estudo foi feito com os estudantes gremistas dos cursos de Ensino Médio Integrado ao Técnico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) Câmpus Sertãozinho. Foram registradas vivências, experiências e expressões no que se refere ao ME junto aos estudantes gremistas para conhecer os desafios desses sujeitos enquanto jovens estudantes, relacionando suas expressões à conjuntura apontada pelo levantamento teórico. A coleta de dados se deu por meio das ferramentas metodológicas: observação participativa, entrevistas, escritos produzidos pelos gremistas na aplicação do Produto Educacional e questionário. Para a análise dos dados optou-se pela análise de conteúdo em uma perspectiva temática, tendo em vista o seu teor qualitativo. Com base nos dados coletados e na análise realizada, foi elaborado um Produto Educacional, denominado ?Roteiro para a Roda de Conversa - Expressões do Movimento Estudantil Secundarista?. A proposta visou promover a construção e reconstrução de sentidos entre os participantes em torno das temáticas do movimento estudantil secundarista, a partir da discussão de elementos relevantes, em um processo dialógico, no qual os participantes pudessem relacionar as temáticas propostas com suas vivências e saberes prévios e ainda estabelecer relações com a sociedade e as práticas sociais. Também visou contribuir para os estudos referentes ao Movimento Estudantil Secundarista, valorizando a perspectiva dos jovens. Para avaliação do Produto Educacional foram aplicados questionários, cujas informações coletadas foram também compiladas utilizando a técnica de análise de conteúdo na perspectiva temática. Como resultado, constatou-se que os jovens valorizam o Movimento Estudantil como espaço educativo e de diálogo, capaz de contribuir para a escola e a formação crítica, mas que, infelizmente, na perspectiva deles, falta tempo e espaço para estas experiências no cotidiano escolar.
- ItemFerramenta computacional de supressão do sinal de atividade ventricular em eletrocardiograma(IFSP, 13/04/2016) Paulo, Miriam Ferraz; Bock, Eduardo Guy PerpétuoA Fibrilação Atrial (FA) é uma das doenças cardíacas mais comuns e atinge entre 1,5% a 2% da população geral. Ela ocorre quando há o surgimento de múltiplas frentes de onda vagando nos átrios com padrões de propagação diferentes, isto afeta os ventrículos, o batimento cardíaco torna-se irregular e, normalmente mais rápido. Assim, no lugar da onda P do eletrocardiograma (ECG), que representa a despolarização dos átrios, apresenta-se uma linha de base flutuante. Apesar dos sintomas como, palpitações, cansaço repentino, tontura, desconforto para respirar, o paciente consegue conviver com a doença. Mas, com o passar dos anos, isso pode acarretar complicações, como o tromboembolismo sistêmico, podendo causar um acidente vascular cerebral ou trombose. O diagnóstico da fibrilação atrial requer confirmação pelo registro de ECG. Como a atividade atrial ocorre de maneira independente da atividade ventricular um dos caminhos para analisar e caracterizar a fibrilação atrial é cancelar a atividade ventricular, com a finalidade de observar somente a atividade atrial, através da supressão do complexo QRS e da onda T. Como a onda P representa a contração dos átrios, ao observá-la é possível detectar a FA e quando for existente analisar seu comportamento. Este trabalho apresenta uma ferramenta que realiza a supressão da atividade ventricular a partir de sinais de ECG com FA. Obtendo somente o sinal atrial fibrilatório, com a intenção de auxiliar o médico a extrair informações clínicas úteis dessa doença que é tão complexa de ser interpretada. O trabalho apresenta uma ferramenta computacional que executa a supressão da atividade ventricular de sinais ECG contendo fibrilação atrial, utilizando o método de ABS (Average Beat Subtraction – Subtração da Média dos Batimentos). Para avaliar o desempenho do algoritmo foram usados sinais de ECG com fibrilação atrial simulada a partir de sinais de pacientes saudáveis do banco de dados de sinais fisiológicos Physionet (MIT-BIH Normal Sinus Rhythm) e sinais de pacientes com FA (MIT-BIH Arrhythmia Database e AF Termination Challenge Database). Os sinais atriais fibrilatórios foram avaliados com a análise de Fourier e o pico espectral dominante que segundo a literatura deve estar dentro da faixa de 4 a 9 Hz. O desenvolvimento do projeto foi feito no ambiente MATLAB R2012b, The MathWorks, Inc., Natick, Massachusetts, United States. Os resultados foram satisfatórios e no futuro o algoritmo poderá ser utilizado em pacientes do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia fornecendo ECG real para validação do algoritmo.
- ItemA física contemporânea no ensino médio: uma proposta utilizando o conceito de refração negativa(IFSP, 29/09/2016) Araújo, Fernando Grillo; Killner, Gustavo IsaacAtualmente vivemos na chamada revolução tecnológica ? nanotecnologia, cirurgias a laser, microprocessadores entre outros exemplos ? que só foi possível graças aos avanços científicos no campo da Física Moderna e Contemporânea (FMC). Através dessa física podemos compreender toda essa revolução tecnológica, pois os fenômenos envolvendo o funcionamento dos telefones celulares, sensores de presença e calor, microprocessadores etc. não podem ser explicados pela Física Clássica. Sob este contexto observa-se a importância de ensinar FMC no ensino médio, pois embora ela já esteja presente nos currículos escolares oficiais do ensino médio, como nos PCNs (BRASIL, 2002) e na PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO (SEE, 2008), existe ainda uma dificuldade grande em inseri-la na sala de aula. Baseado nas literaturas publicadas, na revisão bibliográfica sobre os anais publicados nos SNEFs (2005 a 2015) e na revisão publicada nos trabalhos de Valente (2009 e 2015), apresentadas nesta dissertação, propomos fazer uma investigação quanto a influência da Física Contemporânea no aprendizado do aluno, trazendo conceitos da Física Contemporânea como elemento inovador para o ensino de Física Clássica. Para isso, avaliamos em duas turmas a aprendizagem quanto ao conceito de refração. Em uma delas foi abordado tópicos de Física Contemporânea ? no caso refração negativa ? e na outra não. Os dados foram coletados a partir de atividades avaliativas dos alunos, aplicados nas duas turmas, e um questionário aplicado somente na turma em que o conceito de refração negativa foi abordado. Os resultados mostram que a Física Contemporânea, embora não influencie significativamente no aprendizado do aluno, pode despertar grande interesse por essa nova ciência. Por fim, apresentamos uma sequência didática para o ensino de óptica, com a inserção de conceitos da Física Contemporânea
- ItemFormação de professores em contexto para o desenvolvimento de práticas de educação ambiental crítica na escola(IFSP, 2017) Ribeiro, Tatiane Guimarães de Oliveira; Marques, Amanda Cristina Teagno LopesA urgência em formar cidadãos emancipados, críticos e transformadores da realidade socioambiental em que estão inseridos torna o papel da escola cada vez mais importante. A educação escolar apresenta-se como uma possibilidade de apropriação de conhecimentos e valores que possam contribuir para o desenvolvimento e melhoria do modo de viver; é neste meio que se promove a educação de maneira sistematizada e com objetivos para a formação de crianças conscientes e ativas. O desenvolvimento de práticas de educação ambiental (EA) na escola favorece essa formação no âmbito do meio ambiente; por outro lado, é necessário que os professores tenham claros os conceitos e fundamentos de educação ambiental para que suas práticas não sejam esvaziadas de conhecimentos e objetivos bem definidos. Nesse sentido, a pesquisa tem por objetivo analisar as possibilidades e os desafios da formação de professores em seu contexto de trabalho para o desenvolvimento da EA dentro da escola de Educação Infantil. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, desenvolvida em uma pré-escola municipal da cidade de São Paulo. Como aportes teóricos, adotamos autores que discutem Educação Ambiental e formação de professores, com destaque para Mauro Guimarães (2004), Marcos Reigota (1994), Genebaldo Freire Dias (1992), Paula Brugger (1994), Julia Formosinho (2002), Isabel Alarcão (2001), Paulo Freire (1987, 1991). Como resultados, apontamos que a formação em contexto possui o desafio de romper com concepções tradicionais arraigadas, o que torna a mudança de práticas e sua organização com base em uma concepção crítica um processo bastante complexo. Por outro lado, a formação realizada no contexto da escola sensibilizou professores que não se envolviam com tema EA a se envolverem, articulou o coletivo, mobilizando ações de EA na escola, atendeu às demandas da escola e dos professores, dialogando com problemas reais. As ações e as práticas de EA na escola tornaram-se mais intencionais e houve a promoção de momentos de reflexão coletiva e troca de experiências entre os docentes em busca de um objetivo comum, com vistas ao desenvolvimento de práticas de educação ambiental na escola que envolvessem a todos
- ItemA formação do técnico em edificações no ensino médio integrado numa perspectiva omnilateral: como a Geografia pode contribuir(IFSP, 2019) Andrade, João Márcio Santos de; Reis, Márcio José dosEsta dissertação aborda o processo de construção e aplicação do produto educacional, materializado em uma maquete codificada para o ensino de Edificações, onde o ensino de Geografia se constitui como foco principal do trabalho, cujo objetivo é desvelar como este componente curricular pode contribuir para a formação do técnico em Edificações, na modalidade Ensino Médio Integrado, numa perspectiva omnilateral. Norteada por uma pesquisa exploratória e de campo, dos documentos e dos sujeitos envolvidos na problemática, no Câmpus Votuporanga do Instituto Federal de São Paulo; o produto educacional foi concebido e desenvolvido ativamente por cada sujeito da pesquisa (o pesquisador, o professor de Geografia, a professora de Maquetes e a turma do 2º ano do curso técnico integrado ao Ensino Médio em Edificações) de acordo ao seu momento de atuação. O produto educacional criou forma através de uma sequência didática em quatro fases, planejada pelo pesquisador e os docentes envolvidos; e antecedida pela apresentação da pesquisa pelo professor de Geografia à turma, cujo foco foi implantar o espírito da curiosidade científica.
- ItemFormação em serviço de um professor de matemática mediada pelo professor coordenador(IFSP, 2020-11-13) Fernandes, Caio Augusto Xavier; Traldi Junior, ArmandoO objetivo dessa pesquisa é compreender possibilidades e desafios de realizar uma formação em serviço mediada pelo professor coordenador (PC) para um professor de matemática, concebida a partir das observações da sala de aula, guiadas pela ficha de observação, na perspectiva do PC. A pesquisa realizada é qualitativa do tipo ação - interpretativa, pois o professor coordenador é o pesquisador, que propõe uma formação continuada em serviço na própria escola em que atua. Os dados deste estudo foram coletados em duas etapas: i) a partir de observações de quatro aulas do professor participante de matemática da pesquisa e ii) durante o desenvolvimento da formação continuada em serviço entre o PC e o professor de matemática. Os instrumentos de coleta de dados foram: entrevista semiestruturada, ficha de observação, gravação de áudio nas aulas e durante os momentos de formação e diário de campo do pesquisador. Durante a elaboração da pauta formativa e no desenvolvimento da formação entre PC e professor, foram encontrados dois desafios importantes e que estão presentes na vida profissional do PC e na rotina das escolas públicas. O primeiro é em relação ao tempo a ser dedicado à elaboração da pauta formativa, de forma a contemplar todas as observações feitas durantes as aulas. E o segundo é em relação à falta de uma formação específica do PC em construir essa pauta e em desenvolver essa formação com o professor. Outro aspecto relevante, compreendido após a realização desse estudo está relacionado com às possibilidades do PC realizar a observação das aulas do corpo docente, bem como de maneiras que ele possa construir a pauta e conduzir a formação. Pois, a formação deve ser conduzida como uma conversa entre PC e professor, de forma a retomar os principais pontos das aulas observadas, realizar intervenções e comentários quando necessário, apresentar ao professor diferentes perspectivas sobre aquele tema. Além de propiciar ao docente o contato com produções acadêmicas que o ajudem em sua formação continuada em serviço e contribua com a sua prática em sala de aula.
- ItemFreio a disco automotivo com controle eletrônico para melhoria de eficiência na frenagem(IFSP, 17/12/2013) Igosheff, Alexandre Vazzoler; Sousa, João Sinohara da SilvaPara sobrevivência no mundo globalizado, as empresas de veículos precisam constantemente melhorar sua competitividade, tanto em termos de aprimoramento tecnológico quanto para atender exigências em termos de segurança, custo e qualidade. Com relação aos sistemas de frenagem, pode-se constatar que ainda existem certas fragilidades nos freios dos veículos automotores dos dias de hoje. Essas fragilidades ficam expostas pela simples observância das inúmeras áreas de escape em serras e também pelos inúmeros acidentes causados por ineficiência no sistema de freio dos veículos. Assim, esse trabalho apresenta a proposição e desenvolvimento de um protótipo de sistema de freio a disco para testes, integração de controle eletrônico de temperatura e eliminação de filme de água nos discos para melhorar a eficiência dos freios e consequentemente, para maior segurança na condução de veículos automotores. O sistema de frenagem proposto deve ser facilmente integrável à eletrônica embarcada e à rede de comunicação dos veículos atuais. O projeto também apresenta possibilidades de aprimoramento de recursos para auxiliar a manutenção veicular preventiva e também para ser utilizado como ferramenta no próprio desenvolvimento de novos produtos. É interessante estabelecer que, embora a eletrônica embarcada tenha evoluído muito no decorrer dos anos, as soluções integradas para os freios não têm sido, até o momento, enfoque primordial entre os fabricantes de veículos. Nesse sentido, esse trabalho propõe soluções bastante práticas e promissoras para implantação nos veículos contemporâneos. Uma bancada de teste de freio a disco permitirá a execução de experimentos para a redução de temperatura e a remoção de água, onde uma simulação de comunicação em rede CAN permitirá diversas opções de controle.
- ItemHistórias em quadrinhos e ensino médio integrado: possibilidades para a formação politécnica na educação básica(IFSP, 2019) Domingues, Marcelo de Godoy; Piunti, Juliana Cristina PerlottiEssa dissertação do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) apresenta dois momentos da pesquisa desenvolvida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo ? IFSP/Câmpus São Carlos, tendo como objetivo, a partir das bases conceituais e do referencial teórico da Educação Profissional e Tecnológica numa perspectiva crítica, buscar uma formação integral visando a politecnia. Os resultados demonstraram que, apesar dos potenciais da filosofia como disciplina básica problematizadora e das histórias em quadrinhos como recurso didático para tal, tornaram-se necessários os saberes específicos de outras áreas do conhecimento. Isso possibilitou uma visão não fragmentada da realidade e um distanciamento do saber do senso comum, no qual são os docentes de cada disciplina quem detém tais conhecimentos, sendo necessário um projeto integrador que envolva diversos profissionais comprometidos com os objetivos buscados. Por fim, ao apontar os limites do projeto de ensino, abriram-se possibilidades para novas perspectivas em busca da integração curricular pelas histórias em quadrinhos, visando uma formação crítica e integral necessárias para se alcançar a politecnia e outro modelo de sociedade.
- ItemInclusão de surdos na educação profissional e tecnológica por meio de vídeo instrucional(IFSP, 2021-01-05) Souza, Keller Batista de; Gouveia, Riama CoelhoA comunidade surda nos últimos anos tem travado uma luta pelo direito à oferta de uma educação que contemple suas necessidades linguísticas e culturais. Apesar das leis que garantem a inclusão linguística do aluno surdo em escolas inclusivas, na prática o aluno surdo sofre com a falta de recursos pedagógicos e preparação por parte das escolas em suas necessidades educacionais. Diante disso, esta pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, teve como objetivo geral contribuir para a efetiva inclusão do aluno surdo na Educação Profissional e Tecnológica - EPT por meio de um vídeo instrucional. Para atingir o objetivo geral, o presente estudo teve como objetivo específico desenvolver um estudo de caso sobre os benefícios da produção de um vídeo de introdução à HTML (abreviação para a expressão inglesa HyperText Markup Language, que significa "Linguagem de Marcação de Hipertexto") elaborado com técnicas de ensino proporcionadas pela pedagogia visual, e avaliar as contribuições desse vídeo no processo educativo de alunos surdos dentro da formação profissional e tecnológica. No processo de pesquisa foram utilizados como técnicas de coleta de dados a pesquisa documental, questionários aplicados a docentes da EPT e entrevista com alunos surdos; os dados coletados foram avaliados com base em elementos da análise de conteúdo. Os resultados obtidos confirmaram a falta de adequação das instituições de ensino envolvidas na pesquisa para a recepção dos estudantes surdos, especialmente no que trata dos recursos didáticos destinados a esse público e, por outro lado, demonstraram que as técnicas visuoespaciais empregadas no vídeo favoreceram a inclusão do estudante surdo na educação profissional e tecnológica, contribuindo tanto para a aprendizagem dos conteúdos específicos quanto para o desenvolvimento de sua autonomia.
- ItemIntegração curricular e formação integral a partir do filme clube de compras dallas(IFSP, 2020-02-21) Oliveira, Fabíola Silva de; Calefi, Paulo SérgioNeste trabalho é relatada a estruturação e a aplicação, por um grupo colaborativo, e a avaliação de uma sequência didática elaborada a partir do filme Clube de Compra Dallas com o objetivo de propiciar a integração curricular e promover a formação integral em um Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio. Para a estruturação curricular foram considerados os aportes teóricos da Metodologia dos Três Momentos Pedagógicos e algumas estratégias de ensino-aprendizagem foram inspiradas na Aprendizagem Baseada em Problemas com lastros da Aprendizagem Significativa. Assim, a proposta de ensinoaprendizagem (sequencia didática), elaborada após várias reuniões do grupo colaborativo, consiste em três etapas, sendo a primeira e a terceira integradoras, ou seja, foram desenvolvidas com todos os estudantes e professores em um mesmo ambiente, enquanto que na segunda, cada professor trabalhou os conteúdos separadamente, usando as metodologias e estratégias que julgou mais pertinente. A primeira etapa consistiu na aplicação de uma questão norteadora que foi discutida em grupos de estudantes com tutoria dos professores e seguida de apresentação para a turma toda. Ainda nesta etapa os grupos de estudantes são informados da atividade que deveriam elaborar para apresentar na terceira etapa. As aulas da segunda etapa objetivaram estimular e amparar os estudantes para um melhor entendimento da situação inicial e também para a elaboração das conclusões que foram apresentadas na terceira etapa. O objetivo da aplicação da atividade foi investigar suas potencialidades para a promoção da Integração Curricular e da Formação Integral dos estudantes do quarto ano do Curso de Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio, envolvendo, para isto, as disciplinas de Filosofia, Gerenciamento Ambiental e Química Farmacêutica. A pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa, com os procedimentos metodológicos baseados na pesquisa-ação. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados a observação participante com registro em diário de bordo e gravação de vídeo e entrevista semiestruturada. Todos os dados foram analisados pelo método hermenêutico-dialético e os resultados possibilitaram a inferência de que a sequência didática apresentou grande potencial para a promoção da integração curricular e da formação integral dos estudantes.
- ItemIntegração curricular em um curso de aprendizagem industrial: desenvolvimento e avaliação de uma sequência didática sobre a organização dos poderes no Brasil(IFSP, 28/08/2020) Silva, Priscila Martins da; Vieira, Amanda RibeiroEsta pesquisa amparada nas bases conceituais da EPT versou sobre a criação e aplicação de um produto educacional no formato de uma sequência didática, com o objetivo de ser aplicado com duas turmas do curso de Aprendizagem Industrial ? Assistente Administrativo do SENAI/SP. A legislação brasileira dispõe que um dos objetivos da educação é o preparo para o exercício da cidadania. Nesse contexto, um projeto que aprofunde o ensino sobre a Organização dos Poderes no Brasil, apontando as atribuições dos membros eleitos do Poder Executivo e Legislativo das esferas federal, estadual e municipal visa possibilitar aos alunos que se apropriem de um conteúdo para a prática efetiva da cidadania. A integração curricular idealizada neste projeto, através das unidades curriculares, Comunicação e Redação Empresarial e Administração de Recursos Humanos contribuiu para que houvesse um diálogo entre as disciplinas de formação geral e de formação técnica, subsidiando uma sequência didática que tem por finalidade a formação integral do educando. A busca por uma formação integral consiste na construção de um currículo que articule e integre os saberes e apesar de ser um movimento difícil, ele é necessário. O produto educacional construído no Mestrado Profissional ProfEPT foi avaliado com os alunos participantes deste projeto por meio da aplicação de questionários diagnósticos e uma redação sobre a temática abordada em sala de aula. A análise e discussão dos dados obtidos durante o processo avaliativo permite dizer que a aplicação do produto educacional foi bem-sucedida, pois a sequência didática proporcionou conscientização política e contribuiu para a autonomia e emancipação dos jovens aprendizes. A pesquisa realizada não pretendeu exaurir todas as perspectivas frente ao tema, porém acredita-se no seu potencial como um possível modelo de ação para outros pesquisadores, pois ao compreender os ditames e o funcionamento da sociedade os estudantes adquirem uma visão crítica da realidade e podem intervir na transformação da sua própria história
- ItemA integração das TDIC á educação matemática um estudo sobre o uso de ferramentas digitais e metodologias ativas no ensino e aprendizagem de matemática(IFSP, 27/07/2018) Schmitt, Cristina; Magrini, Luciano AparecidoEm uma sociedade largamente impactada por influências tecnológicas capazes de promover melhorias de processos em diversas áreas, espera-se que a educação seja também beneficiada. Em um contexto em que o desempenho do Brasil em Matemática na última edição do PISA (Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes) em 2015 se mostrou insuficiente, este trabalho propõe uma análise investigativa das TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação), bem como de metodologias ativas híbridas de ensino, e seu potencial pedagógico de alterar essa realidade. Através do relato da implementação das mesmas em uma escola da rede particular de São Paulo, pretende-se analisar dificuldades e benefícios encontrados no processo, para que se possa então versar sobre a possibilidade de escalar o projeto para a rede pública, pensando-se no contexto municipal e estadual de São Paulo, tendo como base os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Dentre algumas ferramentas educacionais que serão abordadas, todas gratuitas, a Google for Education e a Khan Academy terão destaque especial e o enfoque pedagógico envolverá metodologias ativas pautadas no ensino híbrido. Para embasar a discussão de escalabilidade do projeto, será feita uma análise documental de questionários submetidos às Secretarias de Educação municipal e estadual de São Paulo, a fim de caracterizar a atual situação da rede pública, com relação ao uso pedagógico das TDIC. O referencial teórico adotado fundamenta-se no TPACK (Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo), que perpassa pelo entendimento das complexas relações entre conteúdo, práticas pedagógicas e tecnologias em sala de aula. As conclusões desta pesquisa apontam para possibilidades de se explorar o uso de tecnologias de maneira escalar na rede pública, desde que tomadas algumas providências de ordem infraestrutural, operacional e formativa
- ItemUma investigação da viabilidade do uso da plataforma Khan Academy para reforço de matemática durante as aulas de física(IFSP, 2018) Moreira, Valter Abreu; Corrallo, Marcio Vinicius; Killner, Gustavo IsaacEsta pesquisa teve como proposta investigar a viabilidade da utilização de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (Plataforma Khan Academy) como uma ferramenta de apoio ao ensino presencial. Partindo da ideia de que o aprendizado pode acontecer em todo lugar, propomos aos alunos o uso de uma ferramenta que possa ajudar no aprendizado de Matemática e Física. Dessa forma, o local de aprendizado ultrapassaria os ambientes comumente estabelecidos, havendo, portanto, uma ampliação dos espaços de aprendizagem. O objetivo foi estudar se o uso de uma tecnologia digital (videoaula), previamente sugerida pelo professor, é capaz de proporcionar maior aprendizado de algumas operações matemáticas e, consequentemente, melhoria no aprendizado da Física. Nesse sentido, uma opção de uso do computador como ferramenta de apoio ao ensino é a ?Plataforma de Aprendizagem Adaptativa?, que também é considerada um ambiente virtual, e adaptativa porque possui um recurso capaz de identificar qual a necessidade do usuário, indicando caminhos para a resolução de exercícios e retomando tópicos com defasagem, se adequando de forma personalizada para atingir o objetivo, neste caso, a aprendizagem de técnicas de resolução de equação do 1º grau. Nesta pesquisa optamos pela Plataforma Khan Academy por ser de acesso gratuito, com versão em português e permitir o acompanhamento pelo professor das atividades realizadas pelos alunos. A metodologia consistiu na utilização da Plataforma de aprendizagem pelos alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual da cidade de São Paulo, como apoio aos conteúdos trabalhados em sala de aula em Física e como uma ferramenta de revisão de conteúdos de Matemática. Aplicou-se pré-teste e pós?teste de ambas disciplinas e questionário. Os resultados foram satisfatórios em termos de motivação e houve melhora nos testes de Matemática após o uso da Plataforma. A avaliação de Física também demonstrou melhora entre aqueles que utilizaram a Plataforma. Cabe mencionar que os alunos avaliaram positivamente o uso da tecnologia Khan Academy em todos os aspectos analisados. Finalmente, merece destaque a interação ocorrida entre os alunos com as atividades realizadas na Plataforma de Aprendizagem e o diálogo constante entre professor e alunos acerca da utilização da Plataforma e sua gamificação
- ItemLaboratório didático investigativo: o ensino de física com o uso do Arduino(IFSP, 21/03/2016) Luciano Filho, Artur; Junqueira, Astrogildo de CarvalhoO ensino de Física há muito se tem tornado um grande desafio para a maioria dos docentes da área. Aulas formais sob a ótica de diversos teóricos não têm contribuído para o processo ensino/aprendizagem de modo significativo. Na nossa prática em sala de aula constatamos este grande desafio. Encontramos em Ausubel embasamento teórico que norteia um caminho a seguir em busca da aprendizagem significativa. Neste trabalho propomos uma prática para o ensino de Física com o uso do Laboratório Didático Investigativo (LADIN), com a inserção de uma interface eletrônica, o Arduino, que permite ao educando interagir com o objeto estudado, levando a tecnologia para a sala de aula. No decurso deste trabalho, detalhamos as características do LADIN e do Arduino. Com questões abertas, possibilitamos aos educandos agirem como protagonistas no processo ensino/aprendizagem. Para isso, elaboramos um aparato experimental adaptado ao uso do Arduino que teria como função coletar dados, o que permitiu aos alunos sua manipulação e estudo. Propomos sequências didáticas que foram aplicadas durante o horário regular das aulas para iniciar os alunos no uso e programação do Arduino. Os alunos também puderam efetuar as montagens físicas dos circuitos elétricos. Durante esta investigação foram estudados os conteúdos de Mecânica como movimento uniforme (MU) e movimento uniformemente variado (MUV). Atrelados aos conceitos de mecânica como MU e MUV, discutimos durante as aulas os tópicos de Eletrodinâmica como Lei de Ohm e Circuitos Elétricos, do Eletromagnetismo como as características dos ímãs, Lei de Lenz, Corrente de Foucault, Lei de Faraday, conceitos pertinentes ao período letivo destes alunos. Esta sequência didática foi aplicada a alunos do 3o ano do Ensino Médio regular do Colégio Batista de Vila Mariana, São Paulo, SP. A categoria para a análise dos dados utilizada foi a ?pesquisa-ação?. Para a coleta dos dados foi aplicada uma avaliação diagnóstica sobre tópicos de Física, análise dos registros do professor, análise dos protocolos gerados pelos alunos como apontamentos em cadernos, relatórios e uma avaliação para comparação, objetivando encontrar possíveis alterações na compreensão dos fenômenos estudados. Nesta investigação constatamos um maior engajamento dos alunos no processo ensino/aprendizagem. Os conceitos Físicos referentes ao Eletromagnetismo foram pesquisados e apresentados pelos próprios alunos demonstrando a extensão que este método pode alcançar. A afinidade que os alunos possuem com as tecnologias digitais colaboraram com o processo de ensino/aprendizagem rompendo com a apatia normalmente apresentada pelos alunos durante as aulas
- ItemMatemática e música: desvendando essa relação na perspectiva do ensino híbrido(IFSP, 02/03/2018) Souza, Izabel Simone; Tiago, Graziela MarchiEssa pesquisa aborda as relações entre Matemática e Música, que normalmente são tratadas como ciências completamente isoladas uma da outra. Pretende-se revelar nesse trabalho analogias e semelhanças existentes entre esses dois campos do saber, capazes de possibilitar aplicações, utilizando estratégias de ensino, aspectos práticos e teóricos relacionados ao Ensino Híbrido no ensino e aprendizagem da Matemática. As relações entre estas áreas foram associadas também às teorias do Pensamento Analógico para a construção de significados. Esse trabalho é baseado principalmente nas teorias de Abdounur, Bacich e Moran, procurando desenvolver novas ferramentas que possam ser utilizadas no ensino de Matemática, visando indicar possíveis implementações ou aplicações de projetos que proporcionem modelos matemáticos relacionados a partir da Música, numa perspectiva de desenvolver algo significante aos alunos, professores e educadores, trabalhamos com A Sala de Aula Invertida e a Rotação por Estações, utilizando materiais diferenciados como um afinador de violão, vídeo sobre a Matemática na Música e a representação das funções trigonométricas ? seno, no papel quadriculado. Acredita-se que isso possa ser alcançado a partir da junção de aspectos teóricos e práticos do ensino de Matemática, desde que essa junção esteja relacionada a algo que desperte o interesse dos alunos, no caso, a Música. São apresentadas estratégias de aplicação e desenvolvimento de modelos Matemáticos, que resultaram em uma proposta didática, anexa à dissertação, com o intuito de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Básica
- ItemMelhoria da automação no processo de dosagem industrial como ferramenta para o aumento da produtividade(IFSP, 17/12/2013) Melconian, Sérgio Minas; Sousa, João Sinohara da SilvaA forte concorrência, os avanços tecnológicos e as constantes alterações no mercado obrigam cada vez mais as empresas de manufatura a investirem em máquinas e equipamentos com maior capacidade de produção, possibilidade de integração e transmissão de informações da produção de maneira rápida e confiável a fim de garantir a estabilidade dos processos e acelerar as tomadas de decisões que garantam a competitividade e sobrevivência das empresas. Assim, este trabalho tem como objetivo principal apresentar algumas soluções para melhoria da automação da balança de dosagem industrial modelo ESAP-500® fabricada pela empresa Tudela Ind. e Com. de Máquinas®. Para isso, uma nova planta industrial foi desenvolvida, sendo integrados ao processo de dosagem, novos sensores e atuadores, um transportador totalmente automatizado e um novo sistema de controle que foi desenvolvido e implementado por meio de um CLP que está ligado em rede Modbus com um sistema de supervisão de interface simples e amigável. O sistema de supervisão aplicado a planta foi desenvolvido no software Supervisório Elipse SCADA®, a fim de digitalizar, monitorar e armazenar as operações e variáveis do processo. Desenvolveu-se um estudo quantitativo e qualitativo de campo, fazendo-se a comparação do processo de dosagem original com os resultados obtidos nos ensaios realizados na planta industrial montada, pode-se comprovar a eficiência do projeto uma vez que se observam melhorias no sistema produtivo, como, a integração de processos e o aumento de produtividade.
- ItemMétodo de elementos finitos aplicado à obtenção do número preditivo de ciclos das próteses de quadril fabricadas em aço inoxidável ASTM F138 e ASTM F7(IFSP, 2017) Santos, Rodrigo Cesar dos; Lima, Waldecir Paula; Silva Junior, Wilson Carlos daEste estudo tem como objetivo permitir a detecção prematura de falhas na resistência mecânica ocasionadas por erros de projetos e ou materiais impróprios aplicando o Método de Elementos Finitos (MEF). Atendendo as novas normas da ANVISA para este produto. O quadril é uma estrutura complexa, composta por ossos, ligamentos, e músculos estruturais, responsável por transmitir potência para o corpo. O corpo é submetido a esforços repetitivos o que traz desgaste prematuro das articulações. Uma prótese de quadril é tipicamente sujeita a cargas cíclicas proporcionais ao peso do paciente, em resposta a cada passo e, consequentemente, exige uma abordagem baseada na tensão cíclica de compressão. Os aços inoxidáveis austeníticos têm sido utilizados em aplicações cirúrgicas ao longo de muitos anos em função do baixo custo, das boas propriedades mecânicas e resistência à corrosão. Foram aplicadas diferentes solicitações na cabeça da haste femoral, a geometria inicialmente complexa do modelo virtual foi subdividida em um número finito de malhas de formato tetragonal, esta subdivisão permite analisar o comportamento mecânico em diferentes áreas do modelo. Com a realização dos ensaios virtuais constatou-se que o material ASTM F138 apresentou melhor desempenho mecânico comparando com os resultados apresentados pela liga ASTM F75
- ItemMetodologia 4.0 lean manufacturing para aumento da produtividade e qualidade em empresas do ramo metal mecânico(IFSP, 2020-02-05) Palma, Ricardo Virgilio de; Bock, Eduardo Guy PerpétuoO presente trabalho descreve um estudo de caso sobre a utilização da metodologia Lean Manufacturing na indústria com o conceito 4.0, em uma multinacional do ramo metalúrgico na grande São Paulo. O projeto se apresenta em três etapas, uma revisão bibliográfica sobre a evolução do conceito de qualidade, ferramentas da qualidade, metodologias de melhoria contínua e resolução de problemas e ferramentas utilizadas na área de desenvolvimento de fornecedores, processos e consumidor final. Em seguida há uma explicação sobre o método de trabalho contextualizado na empresa. Esta análise tem a finalidade de convergir a metodologia Lean Manufacturing aplicada na teoria considerando as divergências e tendências com os resultados esperados na prática no chão de fábrica. O padrão da empresa aborda toda a teoria, sendo mais descritivo em suas práticas e ações. Já a prática da empresa consegue satisfazer a teoria, porém não converge totalmente com o modelo da empresa, já que há falhas no que diz respeito a prazos e análise de dados. Nas conclusões fica claro as vantagens da aplicação da metodologia Lean Manufacturing no conceito 4.0 por ser um recurso sistêmico, contínuo e que aborda todas as etapas de um processo.
- ItemMetodologia de avaliação de eixos cerâmicos (Al2O3) por Gelcasting para dispositivos de assistência ventricular(IFSP, 2021-05-14) Silva, Pâmela Catherine Florentino da; Bock, Eduardo Guy PerpétuoOs Dispositivos de Assistência Ventricular (DAV) são utilizados como equipamentos para prolongamento e melhoria de vida para pacientes com insuficiência cardíaca. O modelo CARoL desenvolvido e utilizado no Laboratório de Bioengenharia e Biomateriais (Bioeng) do IFSP está em constante estudo de seus componentes para melhoria. O estudo em foco está no funcionamento do rotor, que ocorre através do contato de eixos cerâmicos e mancais poliméricos, podendo ocorrer desgaste entre eles. Os biomateriais cerâmicos possuem características semelhantes quanto à resistência ao desgaste, conforme estudos realizados anteriormente no Bioeng, com Zircônia (ZrO2) e Alumina (Al2O3). Observou-se a necessidade de um estudo de obtenção destes conjuntos e eixo-mancais, em específico dos eixos hemisféricos de sustentação no mancal, antes obtidos por CAD-CAM, e usinados individualmente elevando o custo de sua aquisição. Para a fabricação dos eixos de biomaterial cerâmico Alumina (Al2O3) por Gelcasting, propõe-se a metodologia de ensaio tribológico in loco no DAV e sua caracterização. Foram realizadas metodologias produtivas, como Colagem de Barbotina e Gelcasting, na qual observou-se que o último processo atende aos requisitos iniciais do projeto, minimizando custos e otimizando o tempo de processamento. A metodologia proposta foi considerada satisfatória para o desenvolvimento de futuros mancais pelo processo de Gelcasting.