Teses e Dissertações
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Teses e Dissertações por Publicador "IFSP"
Agora exibindo 1 - 20 de 58
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO olhar dos professores ao programa saúde na escola: contribuições na perspectiva do ensino de ciências naturais(IFSP, 2021-11-24) Santos, Edson Manoel dos; Adinolfi, Valéria Trigueiro SantosDesde o final do século XVIII a escola é vista como um importante espaço para intervenções na saúde dos estudantes. Inicialmente, com foco higienista e até eugenista, e atualmente mobilizados pelo paradigma da saúde coletiva por meio do Programa Saúde na Escola, os serviços de saúde estão presentes em escolas públicas de todo país. Porém, devido à falta de planejamento e de envolvimento do corpo docente, a atuação de profissionais de saúde tem prevalecido ante a atuação dos professores em temas ligados à saúde nas escolas, evidenciando o poder do jaleco branco. Neste sentido, esta pesquisa tem o objetivo de analisar o Programa Saúde na Escola sob o olhar dos professores, em especial o de ciências naturais - quanto às parcerias estabelecidas entre as unidades escolares e unidades de saúde buscando identificar o lugar (ou não) da educação no planejamento, execução e avaliação das ações desenvolvidas. Foram analisados os documentos normativos do programa e uma pesquisa qualitativa com questionário online foi aplicada para professores da Diretoria Regional de Educação Pirituba/Jaraguá. Os dados quantitativos foram tabulados com estatística descritiva e os qualitativos analisados com o Discurso do Sujeito Coletivo. Foram localizados e analisados 29 documentos no site do Ministério da Saúde. Ao todo, 251 professores participaram da pesquisa, 124 responderam ao questionário parcialmente e 127 totalmente representando 66 escolas da Diretoria Regional de Educação Pirituba/Jaraguá. Os resultados sugerem que o poder simbólico do serviço de saúde sobre a sociedade, em especial o poder do jaleco branco se faz presente na parceria entre educação e saúde, que os professores não estão envolvidos no planejamento, execução e avaliação das ações do PSE, que as 12 ações do programa apresentam relações diretas com conteúdos de ciências da natureza e que os docentes deveriam ter o protagonismo nas ações do programa, em especial os professores de ciências da natureza.
- ItemO trabalho em grupo como metodologia possível para desenvolver competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)(IFSP, 2022-09-10) Cardoso, Beatriz Rossignol Vieira; Silva, Lucas CasanovaNum mundo de mudanças constantes, os professores têm precisado avaliar continuamente suas metodologias de ensino e sua adequação às necessidades e realidades da sua sala de aula, descartando as que não atingem seu público, adequando aquelas que atingem parcialmente e implementando metodologias que alcancem mais alunos. O trabalho em grupo e outras metodologias de ensino colaborativo fazem parte dos diferentes tipos de metodologias que muitos professores utilizam. No entanto, nem sempre o trabalho em grupo atinge seus objetivos de ensino, dados os problemas que surgem em algumas turmas e a dificuldade de administrar algumas atividades. Então por que algumas turmas e/ou alguns grupos trabalham melhor do que outros, elaborando um produto final de melhor qualidade? Por que algumas atividades de trabalho em grupo são mais bem-sucedidas do que outras? É possível elaborar tarefas de trabalho em grupo que resultem em aprendizagem e bons produtos finais em qualquer componente curricular, inclusive Matemática? E isso mesmo em turmas heterogêneas com grande diversidade em todos os sentidos? Elizabeth Cohen e Rachel Lotan respondem a cada uma dessas perguntas, explicando os motivos pelos quais algumas tarefas de trabalho em grupo são um completo fracasso para alguns alunos. Elas também afirmam que é possível elaborar tais tarefas de trabalho em grupo em turmas heterogêneas com bons resultados, tanto no produto final apresentado pelos alunos quanto em outros aspectos. De fato, a metodologia de Trabalho em grupo desenvolvida por elas apresenta os princípios necessários para elaborar tarefas que engajem mais os alunos em turmas heterogêneas em um aprendizado ativo, inclusive aqueles que apresentam dificuldade no componente curricular, sem prejudicar o progresso dos alunos que já possuem níveis adequados de aprendizagem. Além disso, ao compararmos os princípios e possibilidades dessa metodologia com as concepções da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), percebemos que há muitos pontos de acordo. Também, quando analisamos essa metodologia de trabalho em grupo junto a cada uma das competências gerais da BNCC, percebemos que ela permite desenvolver cada uma delas, sem exceção. E visto que permite trabalhar todas as competências gerais, também permite trabalhar as competências socioemocionais que estão incluídas nelas. Para a área de Matemática, o trabalho em grupo de Elizabeth Cohen e Rachel Lotan permite trabalhar cada uma de suas competências específicas, seja para o Ensino Fundamental, seja para o Ensino Médio. Em vez de precisar desenvolver atividades que trabalhem separadamente as competências específicas da Matemática e as socioemocionais, essa metodologia permite que os alunos trabalhem várias competências socioemocionais enquanto se debruçam sobre tarefas que podem englobar mais de uma habilidade específica desse componente curricular. Portanto, visto que com a implantação da BNCC há a necessidade de proporcionar aos alunos oportunidades de desenvolver não apenas as competências gerais e específicas de seu componente curricular, mas também as competências socioemocionais, esta metodologia apresenta-se como forte aliada do professor para atingir os objetivos de aprendizagem enquanto recupera as defasagens e proporciona oportunidades de aprofundar o conhecimento de seus alunos.
- ItemO uso de mandalas como estratégia para o ensino de simetrias(IFSP, 2020-08-31) Silva, Helaine Pereira da; Carvalho, Henrique Marins deEste trabalho tem por objetivo oferecer aos professores e professoras de Matemática uma proposta de sequência de atividades utilizando Mandalas para estudar simetrias, direcionada ao 7o ano do Ensino Fundamental da Educação Básica. Embasados em princípios da Etnomatemática, apresentamos a importância das Mandalas para a cultura africana e propomos, no ambiente educacional, descobrir a Matemática “escondida” neste objeto, revisitando o desenvolvimento matemático elaborado pelo povo africano que muitas vezes parece inacessível pela presença de uma cultura hegemônica. Partindo das discussões suscitadas por essa pesquisa, indicamos a possibilidade de ensinar simetrias utilizando como estratégia a observação e construção de Mandalas, utilizando como recursos o software Geogebra e o desenho com régua e compasso.
- ItemObtenção e caracterização do rotor em alumínio do Dispositivo de Assistência Ventricular com revestimento cerâmico por Plasma Eletrolítico de Oxidação(IFSP, 2021-12-01) Viana, José Luís; Bock, Eduardo Guy PerpétuoA assistência circulatória mecânica consiste no principal tratamento invasivo para Insuficiência Cardíaca utilizando Dispositivos de Assistência Ventricular (DAV) e visando manter as condições hemodinâmicas do paciente. Este tipo de equipamento médico é fabricado normalmente em Titânio comercialmente puro (c.p.) e suas ligas. O objetivo deste trabalho é a obtenção e caracterização do rotor da Bomba Centrífuga desenvolvida no Laboratório de Bioengenharia e Biomateriais do IFSP com revestimento de Filme Fino de Óxido de Titânio (TiO2) pelo processo de Oxidação Eletrolítica a Plasma (PEO) para uso como material biofuncional. Possibilitando uma alternativa de material do Rotor DAV além do Titânio c.p. e do Bio Polímero utilizados até o momento. Em trabalhos anteriores do grupo, artigos e mestrados, alguns processos de modificação superficial com um material bioinerte foram elaborados e testados utilizando a técnica de PEO a fim de atribuir uma superfície característica de scaffolds, passível de endotelização dos componentes fixos de DAVs, tornando-o biofuncional. Este é o primeiro trabalho com componentes móveis da bomba com substrato em alumínio. Espera-se, assim, obter resultados superiores ao Titânio com o rotor usinado em alumínio recoberto com o filme cerâmico.
- ItemOs efeitos da variação da energia de soldagem (HEAT-INPUT) na resistência à corrosão de revestimento depositado por soldagem de duplex S31803 sobre Aço Carbono(IFSP, 2021-12-17) Furquim Junior, Anael; Santos, Givanildo Alves dosDe maneira geral, os metais disponíveis na natureza não são encontrados em sua forma pura, são quase sempre minerados em combinação com outros elementos metálicos e/ou não metálico, pode-se dizer que o min´erio extraído é basicamente o metal em sua forma de menor estado de conservação de energia, ou seja, oxidado. Para se obter o metal puro e com características mecânicas aplicáveis a indústria e engenharia há a necessidade de um grande aporte energético para trazer o material da sua forma de equilíbrio com a natureza para algo aplicável metalurgicamente. Neste trabalho, a liga de aço inoxidável duplex UNS S31803, em forma de arame de soldagem ER 2209, foi soldada em uma chapa de aço carbono ASME SA-516 Gr70 em uma soldagem a arco elétrico no processo GMAW. O objetivo deste trabalho e pesquisar a influência da variação da energia de soldagem e o impacto na soldagem de revestimento de materiais dissimilares analisando e comparando os resultados obtidos nos aspectos como teor de ferrita, penetração e resistência a corrosão. Os resultados e suas análise partiram do estudo preliminar do nível de ferrita com a utilização de Ferritoscópio (FERITSCOPE FMP30). Partindo dessa análise foram enviados ao laboratório a fim de fazer o ensaio por metalografia e conseguir com mais precisão o nívelde ferrita de cada corpo de prova. Para caracterização das fases foi utilizada a técnica de microscopia para verificação da microestrutura e o comportamento corrosivo foi utilizado método pré estabelecido da ASTM G48 método A, com imersão em solução com potencialcorrosivo.
- ItemOtimização de uma central de controle de motores(IFSP, 12/09/2017) Serafin, Vitor Matos; Campo, Alexandre BrincalepeO trabalho apresenta o projeto de automação e controle de uma Central de Controle de Motores (CCM). O sistema desenvolvido é usado para controle do bombeamento de água sob pressão, para a alimentação de trocadores de calor industriais e máquinas termodinâmicas do centro técnico de pesquisa e desenvolvimento de motores diesel (BTC) da Cummins Brasil. A solução apresentada tem como objetivo o uso racional e sustentável dos recursos naturais, para economizar energia elétrica e reduzir o consumo de água do sistema. Estes objetivos podem ser atingidos por meio do controle do ciclo de trabalho (duty cycle) dos diversos motores elétricos da aplicação e do controle do setpoint de pressão e da vazão de água nominal do processo, de acordo com a demanda térmica solicitada pelo sistema. O sistema de controle projetado foi desenvolvido para atender à demanda de refrigeração térmica variável do processo. Ressalta-se que o consumo de água é proveniente, em sua maior parte, do arraste de partículas de água por meio dos ventiladores das torres de refrigeração, evaporação e drenagem do sistema. A planta do processo está descrita neste trabalho, onde ficam evidentes as melhorias implementadas no sistema e os resultados obtidos. Após o processamento dos dados, foi constatada uma redução de 40% no consumo de energia elétrica e de 28.8% em água.
- ItemPensamento algébrico nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar para pesquisas científicas que contribuam para o aprendizado do que é proposto pela BNCC(IFSP, 2021-03-26) Medeiros, Raquel Guimarães de; Moraes, Gabriela Cotrim deEste trabalho tem como objetivo elencar proposições a partir de autores escolhidos com relação ao desenvolvimento do Pensamento Algébrico que contribuam para efetivação das indicações propostas na BNCC para a Álgebra nos anos iniciais do ensino fundamental. Nesta perspectiva traz, a partir de um levantamento bibliográfico, considerações acerca de marcos históricos e pesquisas científicas com relação ao Pensamento Algébrico. Indicando que o trabalho proposto para a Álgebra neste período escolar requer um novo olhar para a metodologia de maneira que esta enfatize a resolução de problemas voltados para padrões e relações, o uso de estratégias pessoais, o compartilhamento e a sistematização de generalizações.
- ItemPossibilidades e desafios do ensino por investigação na promoção alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental(IFSP, 2020-04-15) Bonfim, Ester Angelo; Miranda Junior, PedroEssa dissertação tem como apoio dois tópicos norteadores, o Ensino de Ciências por Investigação (ENCI) e a Alfabetização Científica (AC), na qual foram analisadas as possibilidades e desafios do ENCI na promoção da AC de crianças matriculadas no primeiro ano do ensino fundamental, com idade média de 6 anos. A partir da aplicação de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI), foram identificados indicadores de AC apresentados pelas crianças durante o desenvolvimento de aulas de ciências utilizando a abordagem do ensino investigativo. Para tanto, foi planejada uma SEI com o tema “Meio ambiente: O problema do lixo, tempo de decomposição e a importância da reciclagem”, que após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa do IFSP, foi aplicada em uma turma de primeiro ano do ensino fundamental de uma escola pública, localizada em uma região periférica da Zona Norte da cidade de São Paulo – SP. A pesquisa foi desenvolvida em uma abordagem qualitativa, utilizando para a coleta de dados os seguintes instrumentos: observação, gravações de áudio e vídeo das aulas, representações gráficas dos alunos e entrevista com a professora da turma. Como referenciais teóricos destacam-se as contribuições de DeBoer (2006), Carvalho (2013) e Zômpero e Laburú (2011) que dão aparato ao estudo sobre o ENCI; Sasseron (2008) e Delizoicov e Lorenzetti (2001) na compreensão do conceito de AC. Os dados da pesquisa foram analisados a partir dos pressupostos teóricos da Análise de Conteúdo de Bardin (2011), atrelados aos indicadores de AC propostos por Sasseron (2008). Os resultados demonstram que o ENCI é uma abordagem de ensino valiosa para o desenvolvimento da AC dos alunos, mesmo desde os seus primeiros anos no ensino fundamental, possibilitando a ampliação de seus conhecimentos científicos, participação ativa durante as aulas, demonstração de atitudes cidadãs e a constatação de diversos indicadores de AC, nesse caso o professor tem papel essencial na mediação do processo de ensino e de aprendizagem. Como principais desafios destacam-se a formação do professor pedagogo com foco na apropriação dos conceitos inerentes ao trabalho com o ENCI e a falta de tempo e de recursos nas escolas públicas. O produto educacional desta dissertação foi elaborado a partir da adaptação da SEI aplicada e validada nesta pesquisa. O produto tem como foco professores dos anos iniciais do ensino fundamental e está direcionado para ser desenvolvimento com crianças pequenas, porém, ele poderá ser aplicado com alunos de qualquer outra idade ou nível de ensino, partindo do pressuposto que o professor poderá fazer adaptações que jugar necessárias, modificando-o para atender seu grupo de alunos.
- ItemPossibilidades e desafios no uso de simulações virtuais no ensino de Química(IFSP, 2022-01-31) Martins, Wesley Vaz; Collet, Lucia Scott Franco De Camargo AzziAs estratégias pautadas no uso de recursos tecnológicos como simuladores virtuais no ensino de Química se tornam importantes para facilitar a abordagem de diversos conteúdos em sala de aula, bem como proporcionar a aprendizagem significativa. Neste contexto, o objetivo deste estudo é analisar as potencialidades e desafios do uso dos simuladores ChemDemos, Irydium e Phet Colorado no ensino de Química a partir de um estudo bibliográfico. O presente estudo foi realizado a partir de uma revisão bibliográfica, cuja análise de dados permaneceu fundamentada na Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977), mediante a coleta de artigos científicos nacionais publicados na ferramenta de busca Google Acadêmico nos últimos 10 anos, de 2011 a 2021. A pesquisa indica que quando comparado com os simuladores ChemDemos e IrYdium, o Phet Colorado apresenta uma interface mais simples e dinâmica, além de ser totalmente gratuito e estar disponível em Português. Observou-se ainda que o Phet Colorado pode ser usado para contextualizar diferentes conteúdos, apresentando maior potencial de interatividade para a aplicação de jogos. Ao final do estudo, é proposto o produto educacional, que trata de um manual/site detalhado para o uso do professor, com dicas de usos dos simuladores, lista de exercícios, planos de aula, sequências didáticas, entre outros.
- ItemPrevisão de insolvência com redes neurais artificiais auto - organizáveis: estudo comparativo(IFSP, 16/10/2013) Santos, Rodrigo Palaria dos; Barbosa, Paulo RobertoFrente às alterações no cenário econômico a avaliação e o entendimento da situação econômica das empresas tornam-se fundamentais para os investidores e acionistas. Com a utilização de variáveis e índices extraídos dos demonstrativos contábeis foram desenvolvidos dois modelos de previsibilidade, sendo um utilizando os métodos convencionais (análise discriminante) e outro o não convencional (redes neurais artificiais auto-organizáveis). As empresas utilizadas no estudo declararam insolvência entre 2004 e 2012, e as empresas solventes foram selecionadas a partir do índice Ibovespa em 2012. Devido ao elevado número de variáveis disponíveis foi realizada a redução de dimensionalidade através da análise de componentes principais. Avaliando os resultados nota-se que os modelos neurais apresentam resultados superiores e mantêm a estabilidade por um período maior de tempo para a previsão de insolvência de empresas.
- ItemProdução e utilização de podcasts para a abordagem do tema bullying em uma escola de Educação Profissional e Tecnológica(IFSP, 2019) Akita, Tieko; Oliveira, Ricardo Castro deA pesquisa foi realizada no Câmpus São Carlos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo e contou com a colaboração dos alunos do Ensino Médio Integrado e de professores e profissionais da área da educação. O objetivo do estudo foi promover a discussão e a sensibilização dos estudantes a respeito do bullying por meio da elaboração e exibição dos podcasts pautados na concepção do Ensino Médio Integrado em uma escola de Educação Profissional Tecnológica. Inicialmente, foram entrevistados os profissionais do setor sociopedagógico para abordar o bullying na instituição. A seguir, aplicou-se o Questionário A para levantar o perfil dos estudantes na dinâmica do bullying. No momento seguinte, iniciou-se a gravação dos áudios dos alunos e dos professores convidados para elaboração do produto educacional ? Podcast. Posteriormente, houve uma intervenção junto aos alunos para discutir interação social e produtos educativos, ocasião em que foram exibidos os podcasts e aplicado o questionário B. Optou-se pelo podcast como produto educacional por apresentar recursos audiovisuais que são instrutivos e de fácil compreensão pelo receptor, além de ser acessado pelo computador pessoal ou pelo dispositivo móvel, a qualquer hora, em qualquer lugar, e, principalmente, porque permitiu a participação de todos os alunos como protagonistas. Os resultados apresentados foram satisfatórios, pois houve redução nos índices de intenção: de praticar o bullying, sofrer o bullying e não pedir ajuda, observar o bullying e não denunciar o ato, bem como o crescimento da taxa de intenção de denunciar o ato de violência. Além da sensibilização dos alunos em relação ao bullying, os Podcasts promoveram a autoestima, a autoconfiança e estimulou a reflexão nos alunos participantes.
- ItemProjeto e implementação de sistema de controle de temperatura para esterilização de autoclave(IFSP, 06/06/2016) Mello, Vinicius Franco de; Pires, RicardoEste trabalho apresenta um estudo sobre o controle da variabilidade e homogeneidade térmica espacial no processo de esterilização a vapor de uma autoclave, de uma determinada marca fabricante de equipamentos hospitalares. O objetivo é aperfeiçoar o controle do equipamento no processo de esterilização, para adequação às normas (ABNT NBR ISO 17665-1:2010; ABNT ISO/TS 17665-2:2013; ANVISA RDC 17 (2010); ANVISA RDC 15 (2012)). Estas normas tratam sobre requisitos de testes e limites máximos e mínimos de temperatura e homogeneidade térmica espacial na câmara, no processo de validação de esterilização a vapor, além de garantir a qualidade e melhoria de desempenho do processo. Para isso, controlou-se manualmente a ação da válvula de descarga em função da temperatura da câmara, durante a fase de aquecimento da autoclave, possibilitando, então, que todo o ar frio presente saísse, restando apenas vapor úmido saturado, alcançando a homogeneidade térmica espacial. Por fim, para reduzir a variabilidade térmica, foram utilizadas duas formas de controle de temperatura. A primeira com um controlador proporcional-integral (PI), que permitiu, através da sintonia dos seus parâmetros, controlar o sistema de forma satisfatória. Após sintonizar o PI e analisar a variável controlada, a segunda estratégia de controle consistiu em se identificar a função de transferência da planta, possibilitando projetar um compensador avanço de fase com polo na origem para o referido sistema, por método do Lugar das Raízes. Após análise e comparação das respostas obtidas, comprovou-se que a nova versão do sistema com o compensador de avanço de fase com polo na origem e com ajustes na válvula de descarga passou a respeitar as normas.
- ItemProjeto integrador sobre educação financeira : contribuições para uma formação integral no ensino médio integrad(IFSP, 2021-01-08) Machado, Susiany Mirela; Gouveia, Riama Coelho; Gouveia, Riama CoelhoGrande parte do tempo de um jovem se passa na escola, tornando-se esta um local fundamental de aprendizagem e desenvolvimento individual e coletivo. Ao questionar sobre a formação oferecida nesses ambientes, em especial na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) de nível médio, nota-se que a ênfase principal mantém-se em formar mão de obra operacional para o mercado de trabalho, havendo um empobrecimento de conteúdos e temas de formação geral em favor de uma profissionalização instrumental. Contrapondo essa corrente, controlada pelo mercado capitalista, existe uma proposta de educação profissional de nível médio com a concepção de formação humana integral, baseando-se em todas as dimensões da vida para o processo educativo. Inclusa na perspectiva desta proposta, no contexto do Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT), o objetivo da pesquisa foi verificar de que forma o desenvolvimento de um Projeto Integrador sobre Educação Financeira, tratando especificamente do sistema imobiliário vigente, pode contribuir para a formação integral de estudantes do ensino médio integrado. A metodologia de pesquisa empregada durante as fases de desenvolvimento e validação do produto educacional foi baseada em elemento da pesquisa-ação, que visa à solução de um problema a partir da ação participativa dos envolvidos no processo. Neste caso, o problema detectado foi a dificuldade que os jovens recém-saídos do ensino médio, e mesmo os adultos de maneira geral, encontram na administração de suas vidas financeiras, não conseguindo mobilizar os conhecimentos matemáticos, históricos e sociais discutidos na escola para a solução de questões da vida cotidiana. Foram, então, desenvolvidas um conjunto de atividades envolvendo professores de matemática, história, sociologia, geografia e especialistas em economia e educação financeira, utilizando de recursos didático-pedagógicos variados, visando a abordagem interdisciplinar do tema e o envolvimento direto e ativo dos estudantes no desenvolvimento do processo ao simularem uma composição familiar com objetivo de organização dos seus recursos financeiros a partir do controle orçamentário. Os resultados obtidos a partir dos questionários aplicados, da observação da pesquisadora, e dos materiais produzidos pelos estudantes, demonstram que o produto contribuiu para o ensino e a aprendizagem dos conteúdos trabalhados durante o projeto, nas diferentes áreas do conhecimento, e para a formação integral, principalmente no desenvolvimento da capacidade de inter-relação dos vários assuntos relacionados à temática, e pode ser a uma possibilidade de atividade pedagógica contextualizada e interdisciplinar, que ofereçam aos estudantes um maior controle e conhecimento de suas ações em sociedade. Como resultado adicional o projeto contribuiu para a reflexão sobre interdisciplinaridade entre os professores envolvidos, constituindo-se em processo de formação dos docentes e motivação para o desenvolvimento de futuros projetos.
- ItemProjeto interdisciplinar: uma estratégia para a integração curricular em um curso técnico integrado ao ensino médio(IFSP, 2019) Andozia, Maira Pincerato; Cordeiro, Maria Beatriz GameiroEsta pesquisa discutiu o trabalho interdisciplinar na Educação Profissional integrada ao Ensino Médio como um meio para obter a formação integral. O Ensino Médio Integrado à formação técnica, em que o aluno recebe formação geral e profissional em único curso, constitui uma possibilidade de oferta de educação profissional e tecnológica (EPT) que pode garantir aos jovens das camadas populares o acesso a uma formação sólida, que articule conhecimentos básicos e técnicos, de acordo com os eixos do trabalho, da ciência e da cultura. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza participante, que se aproxima da pesquisa-ação. A partir da aplicação e avaliação do produto educacional e em consonância com os resultados da análise qualitativa dos dados, pode-se depreender que o projeto interdisciplinar representou uma estratégia didática que colaborou para a formação integral dos estudantes envolvidos na pesquisa, ao relacionar disciplinas técnicas e de formação geral, promover a contextualização dos conhecimentos, propiciar a pesquisa e permitir a compreensão crítica da realidade com vistas a uma possível intervenção nessa realidade.
- ItemPromoção de saberes docentes e articulação teórico-prática entre um grupo de Licenciandos em Física no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID(IFSP, 01/09/2016) Lima, Cássio de Siqueira; Oliveira, Rebeca Vilas Boas Cardoso deNo que diz respeito à formação profissional de professores, as pesquisas em educação indicam a importância de se considerar as realidades educativas e o cotidiano dos docentes no processo de sua formação, seja ele inicial e contínuo. No âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES), por meio do Subprojeto do Curso de Licenciatura em Física do Campus São Paulo do IFSP, buscou-se compreender possibilidades de promoção de saberes docentes e da formação teórico-prática entre os licenciados bolsistas do programa, evidenciadas juntamente com a aprendizagem das atividades diversas que desmandam salas de aula concretas. Para tanto, por ser a pesquisa constituída por fenômenos socialmente construídos, com o apoio da metodologia de análise de conteúdo, foram analisados questionários respondidos pelos "pibidianos" que frequentaram uma escola conveniada ao Programa, quando estes foram convidados a avaliar sua formação profissional, o que permitiu a identificação de saberes docentes promovidos (da formação profissional, disciplinares, curriculares, experienciais) e a importância das parcerias profissionais
- ItemProposta de controlador PID digital Fuzzy para controle de nível de um tanque em um processo de neutralização de PH(IFSP, 30/10/2014) Silva, Rogério Luís Spagnolo da; Barbosa, Paulo RobertoEste trabalho apresenta o desenvolvimento de uma nova abordagem na aplicação do Controlador PID Digital Fuzzy para controle de nível de um tanque em um processo de neutralização de pH, que utiliza os controladores convencionais de Garcia (2006, 2008) e a curva de reação de Ziegler-Nichols (1942) para a sintonia dos controladores. A lógica fuzzy é caracterizada como um método de controle não convencional capaz de expressar de uma maneira sistemática quantidades imprecisas, vagas e mal definidas. No trabalho, a metodologia abordada é apresentada como uma variação de métodos existentes para aplicações em sistemas de primeira ordem e utiliza bibliotecas computacionais que acrescem funções fuzzy ao PAC (controlador programável de automação), caracterizando-o assim, como um controlador (proporcional, integral, derivativo) digital fuzzy. Os resultados mostraram que a aplicação da lógica fuzzy como um método de controle não-convencional na proposta do Controlador PID Digital Fuzzy aperfeiçoou os resultados dos controladores convencionais propostos por Garcia (2006, 2008) em um processo caracterizado pela alta não-linearidade, tempo de atraso e possuir um elemento final de controle não-linear. Para a referência de nível de 1m, o tempo de atraso (td) foi eliminado e o tempo de acomodação (ts) e sobressinal (Mp) reduziram, associando as vantagens da lógica fuzzy em não-linearidades à precisão de aproximação da referência garantida pelo controlador digital. Para a integração entre os ambientes computacionais Matlab/Simulink® e UnityPro® na execução do Controlador PID Digital Fuzzy em plataforma industrial com as mesmas características da planta-piloto, foi desenvolvida uma arquitetura de programa utilizando linguagem gráfica FBD (function block diagram) em conformidade à norma IEC61131-3.
- ItemUma proposta de ensino de logaritmos utilizando os conceitos de modelagem matemática(IFSP, 01/03/2016) Niwa, Seiji; Tiago, Graziela MarchiEsta pesquisa de cunho teórico tem por objetivo principal apresentar uma proposta de ensino de logaritmos utilizando as ideias da Modelagem Matemática por meio de fases para uma possível aplicação para turmas de Licenciatura em Matemática. Em nossa pesquisa percebemos que embora tenha um número significativo de trabalhos sobre ensino de logaritmos, poucas utilizam a Modelagem Matemática como uma metodologia de ensino, fato este que foi uma das motivações da pesquisa. Sobre o movimento histórico da Modelagem Matemática apresentaremos as ideias iniciais, desde a utilização deste conceito na Educação Matemática até a aplicação dela no ensino. Analisamos diferentes ideias de pesquisadores desta grande área até chegarmos a um consenso de utilizar a ideia da Modelagem Matemática por meio de fases proposta por Beltrão. Na parte final elaboramos uma sequência didática com uma análise de cada exercício proposto contendo também diversas sugestões de trabalhos que servirão de subsídio ao professor que sentir necessidade de reforçar determinado assunto
- ItemProposta de ensino interdisciplinar em um curso técnico em química: análise e uso de solo(IFSP, 2020-11-15) Pollitti, Vânia de Almeida; Collet, Lucia Scott Franco De Camargo AzziEste projeto de pesquisa trata de uma pesquisa-ação em que se elaborou e aplicou uma sequência didática interdisciplinar com tema “Solo”, para o curso técnico de química com o intuito de promover mudança no processo de ensino e aprendizagem, ou seja, pretende-se que o aluno do curso técnico faça uma amarração com as disciplinas do curso. O planejamento e implementação seguiu os seguintes passos – I) avaliação diagnóstica; II) planejamento das atividades; III) aplicação das atividades propostas. A aplicação ocorreu no primeiro semestre de 2019, em aulas com duração de 90 minutos para a turma do segundo módulo do curso Técnico em Química de uma Escola Técnica do Centro Paula Souza do Município de Osasco, na disciplina de Química Ambiental, totalizando 26 alunos. Os dados da pesquisa foram coletados utilizando: avaliação diagnóstica, questionários, observação de aulas práticas de laboratório, questões abertas ou dissertativas e um questionário final para analisar se os objetivos foram alcançados. A sequência foi feita de maneira que integrasse as diversas disciplinas do primeiro módulo do curso técnico de Química, para tornar possível o conhecimento ampliado dos processos e fenômenos e que, de fato, o aluno conseguisse no final da proposta compreender, de forma dinâmica, a interação entre diferentes componentes curriculares e reconhecesse a importância que o solo exerce, a proposta foi fazer os alunos do curso técnico desenvolverem competências relevantes para sua formação profissional, por meio de uma sequência didática que utiliza alguns conceitos e métodos de análise do solo. A sequência didática foi realizada em cinco etapas: I A amostragem do solo, II : apresentação do Método de Kjeldahl, III : estudo geral do elemento químico Nitrogênio, IV : Ciclo do Nitrogênio e V : preparação das soluções na digestão, destilação e titulação no Método de Kjeldahl, em todas as etapas, foram abrangidos conceitos de várias disciplinas do primeiro e do segundo módulo. A sequência proposta, inicia da amostragem do solo e culmina na análise de nitrogênio do solo utilizando o Método de Kjeldahl, com aulas práticas e teóricas, de forma interdisciplinar para que possa haver uma integração maior de algumas disciplinas de difícil entendimento e menor aprendizado. A escolha deste tema parte de dados obtidos no WebSAI, uma plataforma de avaliação institucional do Centro Paula Souza que indica disciplinas em que os alunos têm menor aprendizado, dificultando a aprendizagem em módulos seguintes e na sua formação técnica
- ItemProposta de ensino reflexiva para o ensino médio integrado sobre o direito ao trabalho(IFSP, 2021-06-24) Oliveira, Sirlei Aparecida Machado de; Cordeiro, Maria Beatriz GameiroO presente trabalho apresenta e discute um produto educacional configurado como uma proposta de ensino reflexiva sobre o direito ao trabalho, destinada ao Ensino Médio Integrado, que relaciona conteúdos de disciplinas do núcleo comum, a saber: Sociologia, Língua Portuguesa e Geografia, à disciplina técnica Gestão Organizacional de Produção e de Pessoas, visando, desta forma, contribuir para efetivação de um ensino, de fato, integrado. A temática norteadora foi o artigo 23 da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Almeja-se, com esse produto, que professores vislumbrem caminhos para a integração, favorecedora de uma formação integral aos estudantes, a qual, por sua vez, lhes permita estabelecer relações entre os conteúdos que, tradicionalmente, são explorados de forma segmentada. Partiu-se da hipótese de que a integração não ocorre de forma sistemática e contínua no Ensino Médio Integrado (EMI), a qual foi comprovada pelo relato dos docentes que avaliaram tal proposta didático-pedagógica. Constatou-se que não há abordagem interdisciplinar do tema “direito ao trabalho” nos PPCs e na prática dos cursos técnicos integrados ao ensino médio nos câmpus dos professores participantes da pesquisa. A pertinência do tema e a forma de sua abordagem puderam colaborar para a reflexão dos docentes acerca de uma formação politécnica, aproximando o tema aos saberes dos estudantes e concorrendo para a superação do dualismo histórico da educação profissional.
- ItemProposta de Formação para Processo Inclusivo dos Alunos com Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica em Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio(IFSP, 2020-12-18) Silva, Érika de Cássia Lopes ; Pantoni, Rodrigo PalucciEste trabalho objetivou apresentar uma proposta de formação inicial e/ou continuada para agentes escolares que trate de dificuldades e Transtornos Específicos de Aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) em Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. A pesquisa justificou-se pela ineficácia em identificar sinais que geralmente indicam defasagem escolar ou ainda prejuízos nas áreas cognitivas, motoras, emocionais, sociais e de funcionamento executivo, além de diferenciar o que é dificuldade e Transtorno Específico de Aprendizagem, público este que não se caracteriza como alvo da Educação Especial. Ao mesmo tempo, pretendeu-se entender os problemas existentes neste tema no contexto da EPT como: o perfil dos docentes, da equipe pedagógica, dos alunos, entre outros e de reconhecer qual a função da psicopedagogia no diagnóstico clínico de transtornos e dificuldades de aprendizagem, através de um Diagnóstico Institucional, importante e fundamental para subsidiar todas as nuances que interferem direta ou indiretamente nesse processo. Para coleta de dados, foram utilizados questionários com a equipe escolar, aplicação de roteiro de “Diagnóstico Institucional” com gestor da instituição. Os dados foram compilados por meio da técnica de análise de conteúdo, e seus resultados serviram como referência para elaborar uma proposta de formação para os agentes escolares. Após a realização da formação, a avaliação da proposta (formação) foi realizada também por coleta de dados e análise de conteúdo. Os resultados mostram que os professores carecem de formações continuadas com esta temática e que quando esses momentos formativos são oferecidos pela própria instituição, estes ganham novos sentidos e significados, pois podem influenciar na prática reflexiva e no aprimoramento da docência
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »