Mestrado Profissional em Educação Profissional Tecnológica - PROFEPT
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Mestrado Profissional em Educação Profissional Tecnológica - PROFEPT por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 33
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemSequência didática como instrumento para a sensibilização sobre as arboviroses aspirando à consciência crítica na formação integral(IFSP, 17/08/2020) Araújo, Paola Eduarda de; Menin, Olavo HenriqueAs arboviroses são doenças causadas por vírus transmitidas por artrópodes hematófagos durante o repasto sanguíneo. Doenças como dengue, febre amarela, zika e chikungunya são arboviroses que possuem em comum o mesmo vetor - o mosquito Aedes aegypti - e são consideradas um grande problema de saúde pública no mundo, podendo discutido dentro do escopo de temas sociocientíficos. Apesar de haver investimentos do governo em campanhas de combate ao vetor, estas acabam se tornando ineficientes por não sensibilizarem adequadamente a população. O objetivo geral da pesquisa foi elaborar, acompanhar e analisar os efeitos de uma sequência didática possuindo como princípio pedagógico a pesquisa. Tal pesquisa foi aplicada aos alunos do 4º ano do Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio ? Química do Instituto Federal de São Paulo, Câmpus Sertãozinho, com o intuito de contribuir para a sensibilização, a cidadania e prática social deste aluno, além de contribuir para a sua criticidade e formação integral. Os dados coletados foram trabalhados quanti-qualitativamente e as análises dos resultados constataram que a proposta da sequência didática foi significativa tornando esse produto educacional um instrumento importante para permitir o contato do aluno com o tema desenvolvido, da teoria com a prática e contribuir, deste modo, para a sua criticidade, interação com sua comunidade e participação social, podendo ser utilizado por diferentes disciplinas que buscam contribuir para a formação integral dos alunos.
- ItemAs necessidades informacionais dos alunos do PROEJA(2019) Silva, Gisele Machado daEsta dissertação apresenta o processo de elaboração, aplicação e avaliação do produto educacional intitulado ?Revista PROEJA: um guia para não se perder na escola?. O objetivo principal da pesquisa foi favorecer o atendimento das necessidades informacionais de alunos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) no espaço escolar referente ao Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Câmpus de Sertãozinho. Os resultados sugerem que, embora o produto tenha sido avaliado de maneira satisfatória, é recomendável que seu uso seja combinado com ações de acolhimento e que sua leitura seja acompanhada pelos docentes para aprendizagens mais efetivas. Confirma-se também a importância da valorização do atributo humano e do diálogo nos processos de comunicação da escola, principalmente em se tratando de alunos do PROEJA, nos quais ainda pesam preconceitos sociais nos contextos escolares. A avaliação participativa desse material educativo assinala sua aprovação, pois, de modo geral, os docentes, técnicos administrativos e alunos usuários, participantes da pesquisa, manifestaram pareceres positivos em relação a sua qualidade, adequação e funcionalidade.
- ItemComportamento informacional discente no ensino médio integrado(2019) Souza, Agata Nelza Gomes deDemonstra como a biblioteca, vista como um espaço não formal de ensino, pode contribuir para estimular um melhor comportamento informacional discente entre os alunos do Ensino Médio Integrado (EMI), ampliando assim as possibilidades de construção do conhecimento na perspectiva da politecnia. Teoriza sobre o conceito de informação e salienta a importância do desenvolvimento de ações educativas direcionadas às atividades de busca e uso da informação. Justifica-se pela necessidade de rompimento com a ilusão de que o acesso ao conhecimento está democratizado por conta da recente ampliação de acesso aos meios de comunicação e à internet. Torna-se oportuna ao corroborar com a desconstrução da lógica que o desenvolvimento de habilidades de busca e uso informacional entre os alunos do EMI deve se dar na perspectiva exclusiva da ampliação da competitividade no mercado de trabalho. Defende que o ensino no âmbito informacional tem uma finalidade maior à classe trabalhadora: o desenvolvimento de sua emancipação. Trata-se de uma pesquisa descritiva e aplicada, de abordagem indutiva e com utilização de metodologia mista. Apresenta as etapas de desenvolvimento de um produto educacional, tendo como população analisada os alunos do EMI do IFSP/Câmpus Jacareí. Assim, desenvolve-se e aplica-se um vídeo educativo sobre a Lei de Acesso à Informação (LAI). A mídia educativa tem o roteiro pautado nas bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) que também ilustra as possibilidades de ensino no contexto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo; a atuação da biblioteca e do profissional bibliotecário no processo de ensino e, ainda, a continuidade da existência de condições de trabalho análogas à escravidão nos dias atuais. Os resultados apontaram que os alunos, após o contato com o vídeo educativo, já percebem que a negação do direito à informação impede a geração de novos conhecimentos. Nesse sentido, pretendem utilizar a LAI para alcançar as informações requeridas que, potencialmente, causarão impacto em sua realidade escolar de pesquisa e em sua atual ou futura ação profissional. Os alunos identificaram que o produto educacional desenvolvido é capaz de ser utilizado por outros públicos e em outros contextos, ou seja, pode ser transladado para a sociedade em geral.
- ItemInterdisciplinaridade e a utilização de dispositivos tecnológicos no ensino de semicondutores na educação profissional e tecnológica aspirando a formação integral(2019) Martins, Franciane SimõesA pesquisa teve como objetivo geral desenvolver como produto educacional, uma sequência didática, que inclui um aplicativo na forma de jogo, utilizando como tema articulador os semicondutores, para aplicação em cursos técnicos na área industrial, na Educação Profissional e Tecnológica, verificando as contribuições que pode oferecer ao processo de ensino-aprendizagem e à formação integral. O tema ? semicondutores - foi escolhido por fazer parte da realidade dos estudantes em geral, e dos estudantes de cursos técnicos na área industrial, em especial, permitindo a contextualização de conteúdos. A sequência foi aplicada em quatro aulas teóricas/ práticas utilizando diversos métodos de ensino, sendo a participação dos estudantes mais efetiva nas atividades práticas. O tema escolhido mostrou-se adequado como elemento contextualizador, permitindo a percepção da relação entre ciência e tecnologia e possibilitando uma reflexão crítica sobre o impacto destas na sociedade.
- ItemCriação de uma narrativa digital por meio da rede social Facebook e sua utilização para o ensino de história no contexto do ensino médio integrado(2019) Fischer, DaniloO presente trabalho, desenvolvido no contexto do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT), possui como objetivo compreender como a criação de uma narrativa digital desenvolvida por meio do template da rede social Facebook e sua utilização podem contribuir com o ensino de História no contexto do Ensino Médio Integrado, proporcionando um cenário mais lúdico, motivador e diferentes possibilidades de aprendizagens em relação ao conteúdo ?Era Vargas?. Como forma de validação, o produto educacional foi utilizado no contexto do Ensino Médio Integrado, e foram coletados dados por meio da aplicação de um questionário online aos alunos, compreendendo as percepções dos mesmos sobre a disciplina de História, o uso de tecnologias digitais no ensino-aprendizagem, a motivação gerada pelo recurso didático proposto e as possibilidades de aquisição de conhecimentos. Os resultados obtidos permitem considerar que o produto educacional desenvolvido pode motivar os alunos e favorecer a compreensão do conteúdo ?Era Vargas? em relação às dimensões do trabalho, da política, da cultura, da economia e suas inter-relações.
- ItemAs tecnologias de comunicação e informação contemporâneas na educação de jovens e adultos(2019) Fernandes, Andreza de SouzaO objetivo desta pesquisa foi elaborar uma sequência didática que permitisse aos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica, especificamente na modalidade Jovens e Adultos ? PROEJA, tornarem-se usuários autônomos e conscientes das tecnologias digitais ao interagirem com a internet ? as tecnologias da comunicação e informação - de forma arguta. Buscamos apresentar ferramentas para que o aluno pudessem desenvolver maior autonomia, emancipação e cidadania em sua trajetória acadêmica e social e operassem com a tecnologia de forma crítica e consciente, facultando o acesso ao conhecimento, à cultura e às demandas necessárias para trabalhar e produzir sua existência social, tornando-o sujeito de sua história. Os resultados obtidos com a aplicação do produto educacional demonstraram que os estudantes, ainda que de forma incipiente, despertaram para a necessidade de se tornarem usuários conscientes ao interagirem com as tecnologias digitais para que possam constituir-se cidadãos críticos e participantes do seu tempo.
- ItemEducação profissional e tecnológica, gênero e sexualidade(2019) Pedroso, IvanEsta pesquisa tem como objetivo a aplicação e análise dos impactos de uma sequência didática no ensino médio integrado sobre gênero e sexualidade com enfoque nas questões de discriminações e violências e nas relações entre gênero, sexualidade e modo de produção. A abordagem foi desenvolvida na perspectiva marxista, analisando a maneira como o capitalismo atua na produção de estruturas de opressão e discriminação sexual e de gênero e em diálogo com referenciais da educação profissional e tecnológica como trabalho como princípio educativo e formação omnilateral. A metodologia utilizada foi de abordagem quantiqualitativa, de natureza aplicada, explicativa e de estudo de caso. Através da análise de questionário aplicado antes e depois da sequência didática verificou-se a evolução dos posicionamentos dos alunos. Os resultados mostraram que os alunos identificaram altas taxas de comentários discriminatórios na escola e baixas taxas de ocorrência de discriminação ocorridas pessoalmente, o que sugere a normalização do discurso discriminatório. A sequência didática promoveu a melhoria das opiniões dos alunos sobre a temática, aproximando-as do considerado desejável, com maior destaque nos alunos que inicialmente possuíam as pontuações mais baixas. Foi observado em alguns casos quedas das pontuações após a sequência didática, o que sugere os limites da escola enquanto instituição transformadora de discursos e práticas opressivas em um contexto de forte desinformação e propagação de discursos preconceituosos e de ódio por parte de outros setores da sociedade.
- ItemProjeto interdisciplinar: uma estratégia para a integração curricular em um curso técnico integrado ao ensino médio(IFSP, 2019) Andozia, Maira Pincerato; Cordeiro, Maria Beatriz GameiroEsta pesquisa discutiu o trabalho interdisciplinar na Educação Profissional integrada ao Ensino Médio como um meio para obter a formação integral. O Ensino Médio Integrado à formação técnica, em que o aluno recebe formação geral e profissional em único curso, constitui uma possibilidade de oferta de educação profissional e tecnológica (EPT) que pode garantir aos jovens das camadas populares o acesso a uma formação sólida, que articule conhecimentos básicos e técnicos, de acordo com os eixos do trabalho, da ciência e da cultura. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza participante, que se aproxima da pesquisa-ação. A partir da aplicação e avaliação do produto educacional e em consonância com os resultados da análise qualitativa dos dados, pode-se depreender que o projeto interdisciplinar representou uma estratégia didática que colaborou para a formação integral dos estudantes envolvidos na pesquisa, ao relacionar disciplinas técnicas e de formação geral, promover a contextualização dos conhecimentos, propiciar a pesquisa e permitir a compreensão crítica da realidade com vistas a uma possível intervenção nessa realidade.
- ItemIntegração curricular e formação de professores(2019) Pinto, Raquel Aparecida Roque de BarrosEsta dissertação discute a integração curricular no Ensino Médio Integrado, tendo como eixo central a formação de professores. Buscou investigar como a formação de professores do EMI pode contribuir com a construção de projetos e práticas de integração curricular norteadas pelo princípio educativo do trabalho, partindo da hipótese de que esse processo demandaria a configuração de propostas formativas orientadas pela abordagem da práxis; para tanto, este estudo propôs a organização de um encontro de formação com professores, estruturado por meio dos fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica. Desse modo, recorreu à abordagem qualitativa de pesquisa, sendo orientado pelo materialismo histórico-dialético. Os resultados apontam para a validade de experiências formativas que incorporem a práxis como elemento central na formação de professores, e demonstram que os desafios da implementação do currículo integrado, embora se manifestem na dimensão técnica da docência, implicam em questões de ordem conceitual, institucional e política que dizem respeito ao trabalho docente.
- ItemO uso da música em EPT(2019) Oliveira, Edgar Flávio deA pesquisa parte da premissa de que é necessário promover uma formação omnilateral nos espaços escolares, sendo tal formação comprometida com as necessidades da classe trabalhadora e com sua autonomia e participação na transformação da própria realidade. Embora estivesse ausente do currículo da escola pública e da formação de muitos dos educadores enquanto eram estudantes, a música ganhou obrigatoriedade no currículo por meio da implementação de novas políticas educacionais e pode trazer contribuições importantes para a formação integral dos educandos. Dentro dessa perspectiva foram criadas como produto educacional duas canções que, compostas exclusivamente para a pesquisa, trazem elementos históricos e sociais com a finalidade de provocar reflexões sobre suas escolhas profissionais, sua formação e sobre a precarização do trabalho. A aplicação do produto educacional se deu em uma oficina pedagógica, novo produto educacional gerado pelas necessidades da pesquisa, que utilizou como instrumentos de coleta de dados o registro em vídeo de duas rodas de conversa e questionário aplicado no final da oficina. A análise dos dados mostra a confiança dos estudantes no potencial formador da música e a natureza dos comentários mostra seu potencial fomentador de reflexões para a promoção da catarse, da transformação pessoal para uma nova atuação na prática social.
- ItemProposta para promoção da saúde mental discente no contexto da educação profissional e tecnológica(2019) Jorge, Josiane de PaulaEsta pesquisa objetivou desvelar as experiências dos estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, do Câmpus Sertãozinho do IFSP, no que concerne a saúde mental discente. Esta proposta resultou em um encaminhamento, que originou o produto educacional desta pesquisa: uma formação continuada de docentes sobre a saúde mental discente no contexto da EPT. Para isso, foram estipulados os seguintes objetivos específicos: compreender os sentidos dos estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio sobre a própria saúde mental; verificar as relações estabelecidas pelos participantes entre o ambiente escolar, a estrutura curricular e a saúde mental; construir o produto educacional com base nas fundamentações teóricas e informações obtidas nos objetivos específicos anteriores; aplicar o produto educacional, bem como analisar e discutir seus resultados. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja análise e discussão dos dados basearam-se em autores como Vigotski, Saviani, Ramos, Antunes, entre outros. Conclui-se que as experiências dos alunos do Ensino Médio Integrado, principalmente do primeiro ano, têm repercussões negativas a própria saúde mental. Todavia, o sofrimento psíquico dos estudantes está atrelado a outros fatores para além do excesso de atividades, como as contradições dadas pela desigualdade social que se expressa nas relações sociais e de opressão.
- ItemSequência didática com noções de cidadania(2019) Ferreira, Gislany GomesA pesquisa teve o objetivo de contribuir para a formação integral do aluno do ensino médio integrado. Para tanto, foi desenvolvida uma sequência didática contendo um roteiro de aulas para a aplicação no ensino médio integrado aos cursos Técnicos em Automação Industrial e Química. A sequência didática foi composta de atividades que contemplaram tópicos importantes das seguintes legislações: Constituição Federal, em relação aos direitos e garantias fundamentais, Código de Defesa do Consumidor e Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), especificamente em relação às alterações trazidas pela Lei 13.467/2017. O referido produto foi avaliado por meio da aplicação de um questionário destinado aos alunos participantes, da observação da pesquisadora e de atividades de um Livreto que acompanha a sequência didática. Dessa forma, proporcionou-se aos estudantes o conhecimento básico dos direitos de cidadania, tendo em vista ser uma forma de garantia de justiça e de igualdade social, bem como constituir um dos caminhos para um ensino libertador e uma formação integral, tão necessária para que se vença a dualidade estrutural discutida nas bases conceituais da EPT.
- ItemCriação de um conjunto de questionários gamificados para a disciplina de história e sua utilização por alunos do ensino médio integrad(2019) Freitas, Priscila Cabreira deA pesquisa parte de desafios apresentados no ensino-aprendizagem de História, sabendo que o uso de tecnologias em sala de aula tem potencial motivador e considerando os requisitos do Programa de Mestrado ProfEPT, foi elaborado um produto educacional, intitulado ?Mas que História é essa?: As relações de trabalho na História do Brasil?. Trata-se de um conjunto de perguntas e respostas (quizzes) sobre a temática ?As relações de trabalho na História do Brasil? (e outros aspectos envolvendo a vida do trabalhador), que contém questões com dois níveis de dificuldades e foi gamificado na plataforma digital de aprendizagem baseada em jogos Kahoot!, para a utilização com dispositivos móveis. A pesquisa foi realizada com alunos do 4º ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus São João da Boa Vista, de faixa etária entre 17 e 18 anos. Na percepção da maioria dos alunos, a aplicação do produto educacional nas aulas favoreceu o ensino-aprendizagem, a reflexão sobre os acontecimentos históricos do tema ?relações de trabalho? e a associação destes fatos a sua realidade. Além disso, os discentes sentiram maior interesse, motivação para participação e engajamento. O uso de dispositivos móveis durante as aulas também foi apreciado e tido como um elemento colaborador para o ensino-aprendizagem.
- ItemProdução e utilização de podcasts para a abordagem do tema bullying em uma escola de Educação Profissional e Tecnológica(IFSP, 2019) Akita, Tieko; Oliveira, Ricardo Castro deA pesquisa foi realizada no Câmpus São Carlos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo e contou com a colaboração dos alunos do Ensino Médio Integrado e de professores e profissionais da área da educação. O objetivo do estudo foi promover a discussão e a sensibilização dos estudantes a respeito do bullying por meio da elaboração e exibição dos podcasts pautados na concepção do Ensino Médio Integrado em uma escola de Educação Profissional Tecnológica. Inicialmente, foram entrevistados os profissionais do setor sociopedagógico para abordar o bullying na instituição. A seguir, aplicou-se o Questionário A para levantar o perfil dos estudantes na dinâmica do bullying. No momento seguinte, iniciou-se a gravação dos áudios dos alunos e dos professores convidados para elaboração do produto educacional ? Podcast. Posteriormente, houve uma intervenção junto aos alunos para discutir interação social e produtos educativos, ocasião em que foram exibidos os podcasts e aplicado o questionário B. Optou-se pelo podcast como produto educacional por apresentar recursos audiovisuais que são instrutivos e de fácil compreensão pelo receptor, além de ser acessado pelo computador pessoal ou pelo dispositivo móvel, a qualquer hora, em qualquer lugar, e, principalmente, porque permitiu a participação de todos os alunos como protagonistas. Os resultados apresentados foram satisfatórios, pois houve redução nos índices de intenção: de praticar o bullying, sofrer o bullying e não pedir ajuda, observar o bullying e não denunciar o ato, bem como o crescimento da taxa de intenção de denunciar o ato de violência. Além da sensibilização dos alunos em relação ao bullying, os Podcasts promoveram a autoestima, a autoconfiança e estimulou a reflexão nos alunos participantes.
- ItemA formação do técnico em edificações no ensino médio integrado numa perspectiva omnilateral: como a Geografia pode contribuir(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2019) Andrade, João Márcio Santos de; Reis, Márcio José dosEsta dissertação aborda o processo de construção e aplicação do produto educacional, materializado em uma maquete codificada para o ensino de Edificações, onde o ensino de Geografia se constitui como foco principal do trabalho, cujo objetivo é desvelar como este componente curricular pode contribuir para a formação do técnico em Edificações, na modalidade Ensino Médio Integrado, numa perspectiva omnilateral. Norteada por uma pesquisa exploratória e de campo, dos documentos e dos sujeitos envolvidos na problemática, no Câmpus Votuporanga do Instituto Federal de São Paulo; o produto educacional foi concebido e desenvolvido ativamente por cada sujeito da pesquisa (o pesquisador, o professor de Geografia, a professora de Maquetes e a turma do 2º ano do curso técnico integrado ao Ensino Médio em Edificações) de acordo ao seu momento de atuação. O produto educacional criou forma através de uma sequência didática em quatro fases, planejada pelo pesquisador e os docentes envolvidos; e antecedida pela apresentação da pesquisa pelo professor de Geografia à turma, cujo foco foi implantar o espírito da curiosidade científica.
- ItemHistórias em quadrinhos e ensino médio integrado: possibilidades para a formação politécnica na educação básica(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2019) Domingues, Marcelo de Godoy; Piunti, Juliana Cristina PerlottiEssa dissertação do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) apresenta dois momentos da pesquisa desenvolvida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo ? IFSP/Câmpus São Carlos, tendo como objetivo, a partir das bases conceituais e do referencial teórico da Educação Profissional e Tecnológica numa perspectiva crítica, buscar uma formação integral visando a politecnia. Os resultados demonstraram que, apesar dos potenciais da filosofia como disciplina básica problematizadora e das histórias em quadrinhos como recurso didático para tal, tornaram-se necessários os saberes específicos de outras áreas do conhecimento. Isso possibilitou uma visão não fragmentada da realidade e um distanciamento do saber do senso comum, no qual são os docentes de cada disciplina quem detém tais conhecimentos, sendo necessário um projeto integrador que envolva diversos profissionais comprometidos com os objetivos buscados. Por fim, ao apontar os limites do projeto de ensino, abriram-se possibilidades para novas perspectivas em busca da integração curricular pelas histórias em quadrinhos, visando uma formação crítica e integral necessárias para se alcançar a politecnia e outro modelo de sociedade.
- ItemCinedebate no PROEJA(2020) Santos, Josiane Ferreira dosA obra cinematográfica é um instrumento pedagógico que pode contribuir com o processo de formação crítica dos estudantes. O Proeja tem em seu Documento Base (2007) um compromisso assumido com a formação politécnica, em que a arte deve ser contemplada no currículo no sentido de fomentar a compreensão e análise crítica da realidade na qual o estudante trabalhador está inserido. Iniciativas como a Lei 13006/14 reforçam tal importância ao instituir a obrigatoriedade da exibição do cinema nacional nas escolas. O objetivo desta pesquisa foi analisar as contribuições, possibilidades e limites do uso do filme em sala de aula, buscando evidenciar em que sentido a arte cinematográfica na educação profissional contribui para a formação de estudantes trabalhadores. Para tanto, a partir de questionários e entrevistas semiestruturadas, buscou-se compreender como tem ocorrido o acesso de um grupo de estudantes do Proeja do IFSP Campus Sertãozinho ao cinema dentro e fora da escola. A partir da exibição do longa-metragem nacional ?Que horas ela volta?? foi realizado um cinedebate, onde os alunos expressaram suas compreensões da experiência. Este cinedebate, enquanto instrumento pedagógico, constitui o produto desenvolvido e analisado por este estudo. Tendo como aporte teórico central autores da escola de Frankfurt e a literatura nacional e específica sobre cinema na escola, conclui-se que o cinema nacional com temática social crítica proporcionou momentos de reflexão e contribuiu para a ampliação do repertório artístico e cultural dos estudantes. Indica-se, portanto, ações que ultrapassem os esforços individuais e ofereçam substantivo acesso à arte na educação profissional de jovens e adultos como proposta de política pública permanente na garantia da educação básica, gratuita e de qualidade socialmente referenciada.
- ItemAs contribuições de uma sequência didática formativa para a prática do estágio curricular supervisionado para alunos do ensino médio integrado(2020) Lovato, Lívia MariaO estágio curricular supervisionado constitui um importante espaço de articulação entre teoria e prática, que prepara o aluno para se inserir no mundo do trabalho de forma mais consciente e conhecedor dos seus direitos e deveres, assumindo um papel ativo nesse processo de formação ampla para sua vida profissional e cidadã. Partindo dessa concepção, a presente pesquisa tem como objetivo desenvolver uma sequência didática formativa para a prática do estágio curricular supervisionado do Ensino Médio Integrado e investigar suas contribuições para a formação integral do estudante. Trata-se de uma pesquisa aplicada, com utilização de metodologia mista. Utilizou-se de teste diagnóstico e questionários (ambos online) para coleta de dados quantitativos e qualitativos. Tais dados foram analisados por meio da Estatística descritiva e da Análise de conteúdo. A população analisada foram os alunos do curso Técnico em Automação industrial Integrado ao Ensino Médio do IFSP/Câmpus Sertãozinho, coordenadores de curso e professores orientadores de estágio do EMI, supervisores de estágios de empresas concedentes de estágio e servidores do setor de estágio do IFSP/Câmpus Sertãozinho. Assim desenvolveu-se e aplicou-se o produto educacional elaborado nesta pesquisa, que foi uma sequência didática formativa para a realização do estágio curricular supervisionado no ensino médio integrado. O principal objetivo é contribuir para a melhoria do preparo do estudante do ensino médio integrado para a realização do estágio curricular supervisionado, visando à formação integral dos estudantes. Os resultados apontaram que os participantes da pesquisa identificaram que o produto educacional desenvolvido é capaz de esclarecer a importância do estágio para a formação integral do discente, assim como prepará-lo para vivenciar o estágio
- ItemA contribuição do ensino de inglês para fins específicos (ESP) na formação unilateral no ensino médio integrado(2020) Maestro, Rosana Cristina CancianTendo em vista a dificuldade encontrada pelos alunos nas aulas de Língua Inglesa, em face de um ensino gramatical descontextualizado, este trabalho propõe a elaboração de uma sequência didática baseada em gênero textual para ensino de Língua Inglesa como produto educacional. A pesquisa foi aplicada aos alunos do 2º ano do Curso Técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de São Paulo, Câmpus Piracicaba com o propósito de contribuir para a formação integral dos alunos e incentiválos ao protagonismo, à autonomia e à reflexividade visando à sua própria transformação. Este trabalho tem seu aporte teórico fundamentado nos estudos sobre o ensino de inglês para fins específicos (ESP), e sobre Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e ensino integrado. A configuração do estudo é de natureza quanti-qualitativa e os resultados apontam que a sequência didática como referencial metodológico tem o potencial de propiciar o desenvolvimento de competências para a formação profissional e cidadã de maneira crítica e reflexiva, além de promover oportunidades para a aprendizagem significativa.
- ItemPermanência e êxito dos egressos do PROEJA no Câmpus Sertãozinho do IFSP(2020) Leite, Karina Priscila Aparecida PintoBuscou-se, com este estudo, a compreensão dos fatores que contribuíram para a implantação do Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos no Câmpus Sertãozinho e para a permanência e êxito dos estudantes deste curso. A investigação iniciou-se por meio de pesquisa documental, que identificou uma relação da implantação do PROEJA com a implantação do próprio Câmpus Sertãozinho, visto que, o Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio foi, também, o primeiro curso ofertado pelo Câmpus, em 1996. Por essa razão, foram selecionados e entrevistados, servidores e membros da comunidade, que além de terem participado da implantação do PROEJA, também tiveram participação na implantação do próprio câmpus, objetivando, além da investigação sobre os fatores para permanência e êxito, o resgate histórico deste processo. O produto educacional desenvolvido a partir da investigação documental e das entrevistas, que foram gravadas, foi um documentário pautado no contexto histórico em que se deu a criação do Curso Técnico em Mecânica Integrado a Ensino Médio no Câmpus Sertãozinho, tendo como procedimento metodológico a História Oral. As memórias e relatos das entrevistas, foram contextualizadas por uma abordagem histórica realizada por estudiosos da área social que, também, atuam na Educação de Jovens e Adultos. Como resultado da pesquisa, há o apontamento para a existência de múltiplos fatores que influenciam para o êxito ou para o fracasso do aluno. Compreender os fatores de permanência e êxito por meio dos egressos, possibilitou desvencilhar desses alunos o estigma do fracasso escolar a eles incessantemente relacionado. Os relatos dos egressos investigados demonstram que suas desistências ao longo da vida escolar, em verdade, representam meras vírgulas, sempre seguidas de novas batalhas e difíceis conquistas.