Navegando por Campus "PIRITUBA"
Agora exibindo 1 - 20 de 90
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA arte de contar histórias: um olhar sobre o conto e os novos contadores de histórias(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2021-06-17) Rodrigues, Adriana Souza Lima; Silva, Vanessa Regina Ferreira da; Topan, Juliana de Souza; Picosque, Tatiana AparecidaEste trabalho tem por objetivo compreender, a arte de contar histórias na contemporaneidade em contexto urbano. Para tanto utilizamos como fonte de pesquisa bibliográfica as obras A renovação do conto: emergência de uma prática oral de Maria de Lourdes Patrini (2005) e A arte da palavra e da escuta de Regina Machado (2015). Ao se interpretar esses dois textos pudemos identificar que a arte de contar histórias ressurge em contexto urbano, como uma manifestação artística dentro dos ambientes da escola e da biblioteca, e toma outros espaços socioculturais, num movimento que acontece em vários países e que começa a ser estudado no ambiente das universidades, buscando compreender o ressurgimento da narração oral do conto e a performance dos novos contadores de histórias. Os dois textos analisados contribuíram para reforçar a importância e necessidade da arte de contar histórias em contexto urbano, como função educacional, social, ética e estética, tendo como referências o conto, o narrador e o ouvinte, na construção de uma possibilidade de formação humana e transformação social.
- ItemA classe média fardada: uma análise histórica das motivações do tenentismo(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-05-26) Bortoleto, João Vitor; Silva, Vagner Luis da; Correa, Rubens Arantes; Souza, Danilo Amorim deO trabalho tem por propósito entender o fenômeno do tenentismo — movimento militar de oposição aos governos da Primeira República a partir dos anos 1920 — à luz da conjuntura econômica, política e social do período. Procuramos delimitar o movimento como resultado das transformações que se cristalizaram na sociedade brasileira nas primeiras quatro décadas de regime republicano. O estudo baseou-se em um levantamento bibliográfico de historiadores, economistas e cientistas políticos para avaliar a conjuntura em questão, como a centralidade da política econômica em torno do café, o crescimento das forças oposicionistas, o rompimento do pacto oligárquico e o fortalecimento da ideologia intervencionista nos quarteis. Concluímos que é possível estabelecer relações entre a estrutura militar com a dinâmica de classes que se observa na sociedade, bem como tirar daí possíveis interpretações acerca dos limites do tenentismo.
- ItemA comunicação pública na promoção da informação: a utilização dos perfis em sites de redes sociais por órgãos públicos frente à pandemia da COVID-19: um estudo exploratório(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2021-01-20) Silva, Beatriz Souza; Guida, Julianna Alves; Bardelotte, Luis Felipe Bueno; Butcher, Rodolfo; Godinho, Denise; Feitosa, WilianA comunicação pública como promotora de informações de interesse coletivo é imprescindível no cenário instaurado pela crise pandêmica da COVID-19. Com a internet e suas mídias, a distribuição das informações, verdadeiras ou falsas, é facilitada. Torna-se essencial a presença governamental on-line, com a finalidade de fomentar as medidas de prevenção, para amenizar a propagação do vírus e conter inverdades que prejudiquem sua credibilidade e, consequentemente, a adesão da população frente a essas recomendações. Neste contexto, o presente trabalho idealizou analisar a utilização de sites de redes sociais, por Órgãos Públicos de Saúde. Para tal, observaram-se os perfis da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, Ministério da Saúde do Brasil e o Serviço Nacional de Saúde de Portugal no Instagram, Facebook e momentaneamente no Twitter. Por meio de uma pesquisa quantitativa, fundamentada na análise das publicações dos Órgãos supracitados em três períodos pré-estabelecidos de tempo, pretendeu-se a compreensão do engajamento do cidadão em busca de informação e interação por essas vias. Os resultados obtidos apresentam que a interação da população com Instituições Públicas tendem a diminuir durante a pandemia, sendo imprescindível a promoção de Políticas públicas para informar o cidadão em todo o período reforçando medidas preventivas de saúde. Por fim, o trabalho apresenta reflexões sobre o cenário estudado e debate a eficiência das Políticas, fazendo um panorama do que os Órgãos precisam adotar para a otimização da comunicação pública no futuro.
- ItemA conjuntura chilena e o governo Allende: uma perspectiva gramsciana(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2023) Silva Junior, Antonio Alves; Silva, Vagner Luis daEste trabalho estuda a conjuntura do Chile durante o governo de Salvador Allende junto com a Unidade Popular no triênio de 1970-1973. Buscamos apresentar este período através dos conceitos elaborados pelo pensador italiano, Antonio Gramsci (1891-1937), com uma breve apresentação dos escritos do próprio autor e o entendimento de seus intérpretes. Abordamos os conceitos de sociedade civil, bloco histórico, hegemonia e hegemonia internacional para explicar as questões internas e internacionais da conjuntura chilena por meio de uma pesquisa descritiva. Em seu desenvolvimento mostraremos os aspectos eleitorais e as ações tomadas pelo governo em uma relação dialética com a sociedade civil frente aos interesses das classes dominantes no país, e por fim passaremos pelos aspectos internacionais e a conjuntura da Guerra Fria na América Latina. Em suas considerações finais mostramos que o governo Allende não detinha dos aparelhos hegemônicos necessários para a implementação de um regime socialista, enquanto as classes dominantes estavam organizadas interna e internacionalmente.
- ItemA escrita metabiográfica de Ana Miranda em Musa Praguejadora: a vida de Gregório de Matos(Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), 2022-02-17) Horta, Patrícia; Rocha, Fátima Cristina Dias; Oliveira, Ana Lúcia Machado de; Oliveira, Leonardo Davino de; Regina, Anne Greice Soares La; Topan, Juliana de SouzaA obra Musa Praguejadora, de Ana Miranda, publicada em 2014, constitui material interessante para análise das manifestações contemporâneas do gênero biográfico. Como metabiografia de Gregório de Matos e Guerra, Musa Praguejadora reconstitui o arco de existência do poeta seiscentista e o ambiente da Bahia colonial, por meio de costura original de minuciosa pesquisa histórica com releitura e reescrita de poemas atribuídos ao biografado. Antes da publicação de Musa Praguejadora, Ana Miranda já havia explorado a figura de Gregório de Matos (em Boca do Inferno, 1989) e de outros escritores brasileiros em romances metabiográficos. O que Musa Praguejadora traz de novo é que Ana Miranda experimenta, pela primeira vez em seu itinerário literário, a metabiografia romanceada, que simula a forma de uma biografia histórica. A metabiografia, gênero tributário da metaficção historiográfica, promove releituras do passado e reflexões acerca do hidridismo entre ficção e pesquisa histórica, típico do gênero biográfico. Desse modo, em Musa Praguejadora, Ana Miranda reconstrói o personagem Gregório de Matos, a partir, igualmente, dos discursos históricos e dos discursos ficcionais que moldaram sua figura no imaginário brasileiro. A presente pesquisa analisa os processos da escrita metabiográfica de Ana Miranda na composição de Musa Praguejadora.
- ItemA formação leitora sob o olhar da complexidade: reconexões e caminhos(Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), 2022-09-23) Marioto, Rita Roberta; Freire, Maximina Maria; Zanotto, Mara Sophia; Passarelli, Lilian Maria Ghiuro; Ferraz, Ariane Macedo Melo; Brauer, Karin Cláudia NinO presente trabalho apresenta como foco de pesquisa o fenômeno formação leitora na Educação Básica, na perspectiva de professores de Língua Portuguesa. A pesquisa empreendida situa-se no âmbito da Linguística Aplicada e foi orientada pela seguinte pergunta: Qual a natureza do fenômeno formação leitora, na perspectiva do professor de Língua Portuguesa da Educação Básica, sob o olhar da Complexidade? O referencial teórico utilizado na pesquisa estrutura-se no eixo da epistemologia complexa (MORIN, 2000, 2015a, 2018), que orientou as reflexões sobre as relações entre ciência e conhecimento, focalizando a (re-)ligação dos saberes; e no eixo dos estudos sobre a formação do leitor em língua materna (SAMUELS e KAMIL, 1984; SILVEIRA, 2005; MORTATTI, 2004; SOARES, 2012a, 2012b; KLEIMAN, 1995, 2004, 2013; STREET, 2014; ROJO e MOURA, 2012, 2019; BUNZEN, 2011; COSSON, 2013; GERALDI, 2015; RANGEL, 2020), a partir do qual foi construído um painel sobre os conceitos que orientam a atuação do docente de Língua Portuguesa e a formação do leitor. A metodologia utilizada foi a Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica Complexa (AHFC) (FREIRE, 2010, 2012, 2017), que objetiva descrever e interpretar fenômenos complexos da experiência humana, chegando-se aos temas e subtemas que caracterizam a essência do fenômeno observado. A pesquisa investigou docentes de Língua Portuguesa que atuam na Educação Básica e, como instrumentos de pesquisa, foram utilizados, além de questionário de perfil, relatos de experiência pessoal de formação leitora e conversa hermenêutica, os quais foram textualizados e tematizados. A partir do processo interpretativo da AHFC, a essência do fenômeno revelou os seguintes temas: Instituição, Enfrentamento, Materialidade, Virtualidade, Dificuldade, Incentivo e Eros. Considerando as descobertas da pesquisa e a base teórica mobilizada, o trabalho revela a possibilidade de um leitor compreendido à luz da epistemologia complexa, identificado como um intérprete ecossistêmico dos sentidos nos quais se vê entremeado, bem como a possibilidade de um docente leitor multidimensional, para o qual se propõe, como recurso à sua constituição, a auto-heteroecoformação leitora docente (FREIRE e LEFFA, 2013). O trabalho destaca, por fim, o potencial da epistemologia complexa para a pesquisa com a formação de leitores, com vistas ao aprofundamento dos estudos que compreendem as relações entre a formação leitora docente e a vivência como formador de leitores em língua materna na Educação Básica.
- ItemA importância da representatividade lésbica no teatro: desconstruindo estereótipos e rompendo com o apagamento histórico(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2023-08-07) Laranjeira, Beatriz Torres; Santos, Ana Carolina Vila Ramos dos; Rodrigues, Maysa Ciarlariello Cunha; Silva, Vagner Luis daEste trabalho tem como objetivo abordar a importância da representatividade lésbica no teatro como uma ferramenta essencial para desconstruir estereótipos e combater o apagamento histórico das mulheres lésbicas ao longo dos séculos. A pesquisa busca compreender conceitos relacionados à historicidade, identidade e representatividade lésbica nas artes, com ênfase nas artes cênicas. A metodologia empregada é de cunho teórico, com base em levantamento bibliográfico que inclui autores fundamentais e peças teatrais relevantes para a temática. Ao analisar as peças selecionadas para a pesquisa, juntamente com os conceitos explorados sobre o tema, percebemos que a cultura ocidental, marcada por uma visão binária e heteronormativa, marginalizou outras orientações sexuais, como o lesbianismo. O teatro lésbico desempenha um papel crucial ao apresentar representações autênticas das vivências lésbicas, humanizando essas mulheres e desafiando a visão estigmatizada da sexualidade feminina. Portanto, a representatividade lésbica no teatro emerge como um ato de resistência e empoderamento, permitindo que essas mulheres tenham voz e visibilidade perante a sociedade.
- ItemA influência da web 2.0 na forma do romance: do ambiente virtual ao texto na obra de Daniel Galera(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2020-12-16) Pugliese, Rafael Marcon; Silva, Vanessa Regina Ferreira da; Silva, Laura de Assis Souza e; Santos, Geovana GentiliEste trabalho tem por objetivo analisar, a partir dos romances de Daniel Galera Barba ensopada de sangue (2012) e Meia-noite e vinte (2016), como a disseminação da internet na sociedade contemporânea influencia tanto ao sistema literário quanto à composição estrutural dos textos ficcionais. Para tanto, utilizamos o conceito de Sistema Literário proposto por Antonio Candido e estudos bibliográficos sobre a carreira de Galera para selecioná-lo como objeto de estudo representativo para a pesquisa. Quanto ao corpus ficcional, serão analisados elementos narrativos das obras bem como a maneira como suas histórias são estruturadas, para apontar indícios que demonstram marcas do período em que foram escritas e sua relação com as formas de leitura características do hipertexto utilizado na navegação da web, uma vez que esses elementos colaboram para a construção de significados nas obras expostas. Este trabalho contribui para a compreensão da Literatura Contemporânea e para o estudo de Daniel Galera como uma voz literária de destaque dessa produção artística.
- ItemA política da EPT na era do PT à luz da histórica desvalorização do trabalho manual no Brasil(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2022-05-20) Silva, Cristiane Bibiano; Pugliese, Renato Marcon; Corti, Ana Paula de Oliveira; Moreira, Maria de Fátima das NevesO presente Trabalho de Conclusão de Curso, que trata do tema da relação entre trabalho e educação, investigou as ações da política de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) durante os treze anos de governos do Partido dos Trabalhadores (PT) no âmbito federal, entre janeiro de 2003 e maio de 2016, período que compreende os dois mandatos do governo de Luís Inácio Lula da Silva (2003 a 2010) e os mandatos da presidenta Dilma Rousseff (2011 a maio de 2016) até o golpe pelo qual foi afastada do executivo federal. A pesquisa teórica, teve como foco específico explorar a compreensão da política da EPT à luz da histórica desvalorização do trabalho manual que amplia o dualismo educacional entre o ensino técnico/educação profissional versus o ensino propedêutico/ensino médio regular. Ao longo do tempo foi construída a ideia de que o ensino técnico seria voltado para as classes populares e o ensino propedêutico destinado às elites. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi pautada pela revisão da literatura, seleção de estudos sobre o tema da educação profissional e tecnológica nos governos Lula e Dilma e análise dos materiais. Os resultados da pesquisa mostram que embora as contradições na condução da política educacional da EPT na gestão petista, com o envolvimento da iniciativa privada na elaboração da política, como do Pronatec, houve avanços na superação histórica do dualismo educacional, com a democratização do acesso ao ensino, especialmente em ações de valorização do ensino médio técnico integral.
- ItemA presença da diáspora africana no alargamento do território brasileiro e os processos que mutilam as cidadanias pretas: um percurso sobre o atlântico sul preto(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2021-06-22) Santos, Éverton Silva dos; Santos, Ana Carolina Vila Ramos dos; Menezes, Maria Jose; Alcântara, Danilo Marcondes de; Moreira, Maria de Fátima das NevesO conceito diáspora africana permite (re)pensar as experiências africanas para além da transladação de seus corpos sobre o Atlântico, atuando no reordenamento do mundo. Neste sentido, este trabalho busca entender como a presença dos africanos em diáspora contribuem para entender a formação territorial do Brasil. Dessa forma, permitindo que a população preta se entenda enquanto sujeito da sua própria história. Este estudo foi realizado com uma abordagem qualitativa que visa levantar dados para desconstruir a narrativa racista ainda presente no pensamento social brasileiro, e para isso foi utilizado como procedimento uma revisão bibliográfica sobre os elementos centrais desta pesquisa que envolvem o processo de diáspora africana, racismo e a formaçãodo território brasileiro.
- ItemAcessibilidade e legislação no Brasil(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-12-14) Silva, Luana Rose da; Feitosa, Wilian Ramalho; Munhoz, Igor PoleziAcessibilidade e leis que existem, como ela é e como funciona na prática, como a acessibilidade funciona em nichos específicos, feito com estudo de casos, leis e normas, lugares públicos e privados se são aplicadas e como são aplicadas, pesquisa feitas inteiramente on-line, pontos de vista tirados de artigos, matérias. Um assunto não comum dificilmente abordado como falado em pouquíssimos documentos existe uma escassez sobre todo assusto que gira em torno de deficiências o que torna mais difícil quando se quer falar sobre o assunto, acessibilidade só e lembrada por aqueles que precisam dela ou por quem trabalha inteiramente com o assunto, para quem não precisa dificilmente será lembrada ou falada, mostra a acessibilidade de uma forma que entendam que aquele que precisa tem o direito de ir e vir de qualquer lugar sem precisar de qualquer ajuda ou pegar atalhos para o seu caminho final. De acordo com o DECRETO Nº 3.298, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1999.Art. 2o Cabe aos órgãos e às entidades do Poder Público assegurar à pessoa portadora de deficiência o pleno exercício de seus direitos básicos, inclusive dos direitos à educação, à saúde, ao trabalho, ao desporto, ao turismo, ao lazer, à previdência social, à assistência social, ao transporte, à edificação pública, à habitação, à cultura, ao amparo à infância e à maternidade, e de outros que, decorrentes da Constituição e das leis, propiciem seu bem-estar pessoal, social e econômico. (Brasília, 20 de dezembro de 1999; 178o da Independência e 111o da República.)
- ItemAdote: Análise de perfil para a guarda responsável de animais(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-01-20) Silva, Yasmin Xavier da; Xavier, Rogério Aparecido Campanari; Homem, Thiago Pedro Donadon; Teixeira, Fabio OliveiraO presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um aplicativo, que visa a utilização da análise de perfis para que as adoções de animais sejam realizadas de forma responsável. Para identificar os principais problemas enfrentados pelas ONGs com o abandono de animais, foi aplicado um questionário que permitisse definir quais as principais motivações para a ocorrência do abandono, e quais são as estratégias utilizadas para a escolha da pessoa que adotará o animal. A partir desta análise, foi possível identificar quais são os pontos que precisam de maior atenção ao aplicar o questionário com possíveis adotantes. Ao estabelecer a importância de cada pergunta que compõe o questionário, foram atribuídos pontos a cada uma das opções de resposta para contabilizar a compatibilidade entre animal e adotante, facilitando a escolha da ONG. Ademais, também foram estabelecidos critérios para ordenar a listagem de animais com base nas respostas obtidas no questionário, a fim de dar prioridade aos animais que mais se assemelham ao perfil do usuário.
- ItemAlfabetização e letramento: análise do manual de práticas e acompanhamento da aprendizagem(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023) Nascimento, Carla Fernanda; Torezin, Flávia RobertaEste trabalho teve como objetivo investigar, a partir de breve revisão da literatura, de que forma os conceitos de alfabetização e letramento, conforme descritos pela teoria da psicogênese da língua escrita e desenvolvidos por diferentes teóricos brasileiros, aparecem na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na Política Nacional de Alfabetização (PNA). Tais conceitos têm sido basilares no desenvolvimento de políticas públicas brasileiras voltadas ao ciclo de alfabetização, entre elas o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). A articulação teórica entre BNCC e PNA embasou o edital do PNLD 2023 e o “Guia PNLD 2023: Práticas e acompanhamento das aprendizagens”, documentos analisados neste trabalho.
- ItemAnálise do uso de um chatbot para o apoio ao ensino de inglês utilizando conceitos do pensamento complexo(Centro Universitário Campo Limpo Paulista (UNIFACCAMP), 2021-05-19) Zadi, Igor Calebe; Monteiro, Ana MariaAs habilidades de leitura e escrita são essenciais para o desenvolvimento do aprendizado de uma língua estrangeira e o processo de comunicação é fundamental para o aprimoramento dessas habilidades. A presente pesquisa tem como objetivo verificar se um chatbot é um interlocutor viável e eficaz para o ensino de inglês como segunda língua utilizando a abordagem pedagógica do Pensamento Complexo. Para isso foi desenvolvido um protótipo cujos requisitos são provenientes de conceitos da abordagem do Pensamento Complexo e também de aspectos da vontade de se comunicar (Willingness To Communicate - WTC). Este chatbot é apresentado ao aluno como um personagem em um jogo do tipo RPG. As avaliações permitiram verificar o impacto do seu uso quanto à motivação e a vontade de se comunicar dos alunos ao interagirem com o protótipo e aos aspectos de aprendizagem.
- ItemAnálise sobre os quadros de COVID-19 classificados como síndrome respiratória aguda grave no Brasil(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-01-21) Lotaif, Leonardo Lopes; Gomes, Matheus Vinicius de Souza; Teixeira, Fabio; Ferreira, Regivaldo Sousa; Xavier, Rogério Aparecido CampanariEsse trabalho se propõe a desenvolver uma análise sobre os diferentes casos de COVID-19 no Brasil, buscando por prováveis causas que levaram ao contágio da doença. A análise se fundamenta em aspectos regionais e infra estruturais dos hospitais que receberam pacientes que portavam o novo CoronaVírus fazendo o levantamento e a fusão de dados oriundos do CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde) e do DATASUS (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Brasil).
- ItemAplicativo móvel para coleta de dados de acompanhamento de Agentes Comunitários de Saúde em UBS(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2021-01-26) Souza, Lais Santos de; Machado, Nadjila Tejo; Alecrim, Tainá Braga; Basile, Felipe Rodrigues MartinezO trabalho teve por objetivo desenvolver um aplicativo móvel para coleta de dados de acompanhamento do Agente Comunitário de Saúde em visitas às comunidades na atenção primária. A elaboração do aplicativo iniciou com a entrevista de um Agente Comunitário de Saúde e um Gerente de Unidade Básica de Saúde. O protótipo e o aplicativo foram elaborados para a ficha A com o cadastramento das famílias e a ficha D com o registro das atividades diárias do Agente Comunitário de Saúde. O protótipo das telas foi criado no Balsamiq Mockups 3 e as versões do aplicativo no Flutter e Firebase. A comparação entre o preenchimento manual e o preenchimento do aplicativo mostrou a redução do tempo para preencher os dados em 40%. O diferencial do aplicativo móvel, se comparado aos outros aplicativos disponíveis no mercado, possui o preenchimento da ficha D e pode ser utilizado em IOS e Android. Conclui-se que o aplicativo móvel agiliza o preenchimento das fichas com os dados das famílias que são coletadas pelo Agente Comunitário de Saúde.
- ItemAplicativo móvel para compras no atacado(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2021-12-04) Silva, Bruno Alexandre Paulino da; Rosario Junior, Lourival Menezes do; Homem, Thiago Pedro Donadon; Oliveira, Francisco Cesar; Godoy, Sergio AugustoDevido às consequências da pandemia causada pelo vírus COVID -19, chegando no Brasil no ano de 2020, o nível de emprego e renda dos brasileiros teve uma queda abrupta, ao mesmo tempo em que a inflação iniciou uma subida aguda, afetando particularmente as pessoas em situação de vulnerabilidade social. O projeto proposto tem como objetivo desenvolver um software que permita aos usuários demonstrarem o interesse na compra de determinado produto e encontrar outras pessoas com o mesmo interesse, para que juntos, possam realizar compras em grupo no mercado de atacado, rateando os custos e obtendo maiores descontos. O software foi desenvolvido na linguagem de programação C# e o framework de desenvolvimento Xamarin Forms foi utilizado para tornar o software compatível com diferentes dispositivos móveis e versões do sistema operacional Android. Também foi utilizado o serviço de banco de dados não-relacional em nuvem Realtime Database, disponibilizado pelo Firebase, utilizado para o armazenamento dos dados do aplicativo e proporcionando ganhos de desempenho. O aplicativo desenvolvido mostrou-se uma ferramenta viável, capaz de conectar interessados em comprar os mesmos produtos no mercado atacadista.
- ItemAs relações entre universidade e saberes não hegemônicos no distrito da Brasilândia(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2022-11-08) Pontes, Brune Pereira; Alcântara, Danilo Marcondes de; Torezin, Flávia Roberta; Picosque, Tatiana AparecidaO desenvolvimento do pensamento crítico nas populações periféricas é visto como fundamental para a construção de um novo projeto nacional autônomo e igualitário, bem como temos a universidade como importante no processo da construção de novos conhecimentos. O objetivo do presente trabalho é conhecer como os conhecimentos acadêmicos, da cultura de massa e da cultura popular influenciam o trabalho de educadoras e educadores sociais na produção de pensamento crítico no distrito da Brasilândia. Para tal, entrevistas foram realizadas com moradoras e moradores do distrito e proximidades que atuam em projetos de educação popular na região. Os resultados indicam a percepção de desigualdade entre a periferia e o centro como a principal motivação, que faz com que educadoras e educadores busquem modificar seu entorno a partir da empatia, auxiliando que moradoras e moradores do distrito tenham acesso a conhecimentos que dificilmente seriam ofertados pela educação formal. O ensino superior aparece de forma complementar, auxiliando com conceitos e conteúdos acadêmicos, mas sem formar as bases para o desenvolvimento de tais projetos. Dos limites destacados encontramos a dificuldade de acesso a recursos de ordem financeira, intelectual e material como o central. Por fim, apontamos como intervenções possíveis para a mudança de tal cenário a difusão do pensamento crítico na região periférica partindo da construção de novos projetos de educação popular que abracem recortes da população que normalmente não é o público alvo central daqueles projetos já existentes, difusão dos projetos que já estão na ativa e a articulação entre tais projetos com o objetivo de atuarem em prol de reivindicações para o distrito e proximidades.
- ItemB with Me: uma proposta de rotas seguras(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-01-22) Mota, Gabriela de Fatima Barboza da; Marques, Larissa Ellen Gomes; Teixeira, Fabio; Mancini, Felipe; Rideaki, ReginaldoHistoricamente, mulheres e LGBTQIA+ vêm sofrendo grandes abusos, sendo que nos últimos anos a luta por direitos iguais desses dois grupos vêm se intensificando. Com essa conquista de mais espaço na sociedade, houve um aumento na violência enquanto realizam seus trajetos para trabalhos, faculdade, escolas e até mesmo para lazer. Visto isso, o presente artigo teve como objetivo a criação do aplicativo móvel “B with Me”, capaz de mitigar a violência que assola esses grupos em vias públicas. Foram estudados artigos que auxiliem na estrutura do projeto e foram realizadas conversas com pessoas que sofreram algum tipo de abuso em suas rotas. Além disso, foram utilizadas, como tecnologia, a MERN-Stack para desenvolvimento da aplicação e geolocalização para verificação de rotas dos usuários. O resultado obtido foi a oferta de rotas mais seguras por meio de um aplicativo móvel, construído para a plataforma Android e disponível para utilização dos grupos aqui citados.
- ItemCaminhos para o abandono escolar: uma análise das dinâmicas de aproximação e distanciamento com relação à escola em uma periferia na cidade de São Paulo(Universidade de São Paulo (USP), 2023-03-08) Rodrigues, Maysa Ciarlariello Cunha; Augusto, Maria Helena Oliva; Corrochano, Maria Carla; Oliveira, Régia Cristina; Tomizaki, Kimi AparecidaEsse trabalho investigou os sentidos que os jovens pesquisados atribuíam às suas experiências de abandono, faltas, permanência e retornos à escola, buscando dinâmicas recorrentemente associadas aos contextos de distanciamentos, mas também de aproximações com a instituição, por meio de uma pesquisa predominantemente qualitativa que envolveu indivíduos que residiam no distrito de Pirituba, na zona noroeste da cidade de São Paulo. Dessa forma, tentou compreender diferentes tipos de experiências escolares, entre as quais: situações em que o jovem havia abandonado a instituição e permanecia fora dela; outras em que, após um período de abandono, havia retomado os estudos; circunstâncias em que havia cogitado a evasão, porém, sem consolidar esse plano e; por fim, trajetórias mais regulares, em que o abandono nunca foi ideado ou concretizado. De um ponto de vista teórico, a investigação se apoiou, principalmente, nos conceitos de experiência social (DUBET, 2006) e de experiência escolar (DUBET; MARTUCCELLI, 1998), evidenciando a ideia de experiência não simplesmente enquanto vivência, mas como a atividade cognitiva de dar sentido para aquilo que é vivenciado (inclusive ao processo de escolarização). Com o objetivo de acessar conjunturas heterogêneas de escolarização, a pesquisa abarcou, empiricamente, três colégios estaduais e um federal, localizados em Pirituba, além de indivíduos em situação de evasão escolar. Os procedimentos de pesquisa corresponderam à aplicação de um questionário objetivo nas escolas no ano de 2019, seguido de entrevistas em profundidade com os jovens selecionados a partir desse instrumento e com aqueles que estavam desvinculados das instituições, mas foram acessados indiretamente, além de entrevistas com os diretores e coordenadores dos estabelecimentos. Como resultado, foi possível, em primeiro lugar, observar grande ambiguidade nas ideias de abandono e de evasão escolar, muitas vezes indistintas, do ponto de vista dos jovens, de reprovações por faltas e, portanto, avaliadas como rupturas menos bruscas, o que sugere que a questão seja pensada mais em termos de dinâmicas de aproximação e afastamento do que de abandono e/ou evasão. A partir desse ponto de vista, foi possível destacar sete tipos de movimentos de distanciamento, a saber: certas lógicas vinculadas à decisão por trabalhar; vivências de sofrimento psicológico; experiências de bullying e de isolamento; estabelecimento de uma desconfiança mais pronunciada com relação à escola; aposta no empreendedorismo como caminho alternativo para a realização socioeconômica; sensação de que não se aprende com a instituição e; a perda ou ausência de uma pessoa relevante para o processo de escolarização (sendo esta última inspirada, principalmente, na releitura que Bernard Lahire (2008) realizou a partir do conceito de habitus de Pierre Bourdieu (2014). Além disso, outro achado de pesquisa importante, compatível com a literatura mobilizada (MARTUCCELLI, 2007a, 2007b; DUBET, 1994, 2006; SENNET, 2012; EHRENBERG, 2010) foi a tendência à auto responsabilização pelos jovens com relação aos infortúnios que lhes ocorriam, não apenas no que toca ao fracasso escolar, mas a vários aspectos de suas vidas, o que pareceu, quase sempre, contribuir para o afastamento com relação aos estudos. Por fim, a pesquisa identificou também alguns elementos associados ao engajamento com a instituição, bem como duas formas de atribuição de significado positivo para ela: uma primeira, mais comum, em que a escola carrega um valor moral muito forte, sem que isto seja percebido ou racionalizado pelo jovem e, um segundo, menos frequente, mas mais eficaz, em que é criada uma interpretação pessoal e familiar contrária ao ingresso precoce no mercado de trabalho, abarcando a construção de um autoimagem positiva e a disposição para estabelecer planos realistas e bem desenvolvidos para o futuro que incluam a escola, mesmo que haja uma dimensão de crítica à instituição.