Teses e Dissertações dos Servidores
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Teses e Dissertações dos Servidores por Campus "SOROCABA"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAvaliação técnica, econômica e social para a implantação de microrredes em sistemas de distribuição de energia elétrica(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2021-05-21) Cipolla, Pedro Luís Maturano; Amasifen, Juan Carlos Cebrian; Arioli, Fernanda Caseño Trindade; Zvietcovich, Wilingthon GuerraDevido à crescente necessidade da utilização da energia elétrica como elemento ativo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, novas tecnologias têm sido empregadas nos sistemas elétricos buscando, por um lado, melhorar a qualidade da energia produzida e distribuída por empresas do setor elétrico e, por outro lado, o desenvolvimento econômico e social das pessoas atendidas nos grandes e pequenos centros de consumo. Para tanto, neste trabalho propõe-se um novo indicador, denominado de Índice de Viabilidade de Microrredes (IVM) para determinar a atratividade na instalação de uma Microrrede elétrica em uma determinada região geográfica com potencial para o desenvolvimento econômico e social nas comunidades. O IVM visa auxiliar as empresas elétricas do setor e as instituições governamentais no planejamento e implantação de projetos de Microrredes elétricas. Sendo assim, o IVM utiliza uma metodologia que permite avaliar a viabilidade para a implantação de Microrredes elétricas em rede de distribuição de energia elétrica por meio do tratamento agregado de indicadores técnicos, econômicos e sociais. Como resultado deste trabalho foram obtidos os maiores valores de IVM para setores com regiões de maior carência por investimentos sociais, além de verificar índices técnicos e econômicos envolvidos para o sistema elétrico nestas mesmas áreas. Conclui-se que há maneiras de implantar os sistemas de Microrredes elétricas em áreas de uma rede elétrica principal, com maior efetividade dos recursos aplicados.
- ItemCibersegurança na indústria 4.0: aplicação de técnicas de mineração de processos para análise de vulnerabilidades e ameaças a dispositivos da Internet das coisas.(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2023-10-27) Queiroz, Michel Santos.; Nakamoto, Francisco YastamI; Kaneshiro, Percy Javier IgeI; Toufen, Dennis Lozano; Melo, José Isidro GarciaO paradigma da indústria 4.0 trouxe à tona significativas mudanças e desafios de forma a lidar com a convergência de diversas tecnologias como inteligência artificial, robótica , internet das coisas, computação em nuvem, sistemas legados de tecnologia de automação e sistemas de tecnologia da informação. Dentro do contexto da indústria 4.0 e o crescimento exponencial de novas tecnologias, observa-se ainda grandes desafios no que concerne a cibersegurança desse ecossistema principalmente aos dispositivos de Internet das Coisas (IoT) e Internet Industrial das Coisas (IIoT) os quais carecem de soluções de excelência na perspectiva de detecção de ataques cibernéticos. Nos últimos anos se intensificaram o número destes ataques a dispositivos de IoT e IIoT o que tem gerado prejuízos financeiros direto as empresas assim como acidentes em indústrias e infraestruturas críticas em diversas partes do mundo. Dentro desta ótica o presente trabalho propõe uma solução que permitirá detectar ataques cibernéticos através da aplicação direta de técnicas de mineração de processos, utilizando-se como base os registros de eventos para a verificação e existência de comportamentos anômalos ao funcionamento normal de tais dispositivos. A solução proposta tem como cerne reduzir os riscos cibernéticos, financeiros e ambientais de empresas e indústrias. A aplicabilidade da mineração de processos dentro da cibersegurança é mostrada através de estudos de caso simulados através de softwares.
- ItemConvergências entre yoga e educação no Brasil: um caminho para competência e para formação humanista?(Universidade de Sorocaba (UNISO), 2021-12-03) Pires, Cristiane Sales; Pimenta, Maria Alzira de Almeida; Santaella, Danielo Forghieri; Losano, Ana LeticiaO Yoga é considerado uma prática milenar de corpo-mente que se especializou na conscientização da atenção, na regulação do controle do estresse e das emoções por meio de práticas respiratórias, posturas corporais, relaxação e meditação. Há um processo em curso que resulta na fragmentação do ser humano. O contexto escolar atual é caracterizado por declínio da saúde física e mental de estudantes e professores sendo urgente testar e implementar programas de bem-estar. A Educação pode e deve ser espaço de reconhecimento, reflexão e transformação desta realidade. Nesta pesquisa, procurou-se responder à pergunta: quais são as possíveis convergências entre o Yoga e a Educação? Essa pesquisa se justifica porque buscou suprir a lacuna de pesquisa que buscasse os fundamentos que justificariam a integração do Yoga e da Educação sob a ótica da construção de competência e formação humanista. O objetivo primário deste trabalho foi avaliar a relação entre o Yoga e a Educação. Dentre os objetivos secundários estavam comparar os fundamentos do Yoga com o triplo processo da Educação (CHARLOT, 2014), formação humanista (GOERGEN, 2005) e o conceito de competência (PERRENOUD, 1999); descrever diferentes experiências de Programas de Yoga em escolas brasileiras; avaliar se e como os programas podem contribuir para a formação humanista e desenvolvimento de competência. Fazem parte da metodologia: a pesquisa bibliográfica; o estudo de campo, com aplicação de entrevistas com roteiro semiestruturado direcionadas a responsáveis por programas de Yoga no Brasil; e a análise de documentos, como apostilas e anotações feitas em seminários. Dentre alguns resultados, foram encontrados que o Yoga constitui-se um campo de investigação recente, mas em crescimento; não foram localizados trabalhos que relacionam Yoga e Educação Superior com foco nas convergências deste estudo; quea BNCC é mais um vetor de implantação do Yoga em escolas; e - mais relevante – que há aproximações entre o Yoga e a Educação, no que diz respeito ao processo de humanização, socialização e singularização, na origem do conceito de competência,possibilitando a formação humanista.
- ItemEmprego de topologia boost semicontrolada para mitigação do conteúdo harmônico de corrente em conversores de 12 pulsos(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2019-01-21) Pelicer Junior, João Carlos; Falcondes , José Mendes de Seixas; Paschoareli Junior, Dionizio; Souza, Julio Borges de; Brito, Moacyr Aureliano Gomes; Oliveira, Priscila da SilvaOs conversores multipulsos têm sido muito utilizados para a melhoria da qualidade de energia elétrica em sistemas de retificação trifásicos. O principal motivo para tal afirmação é a robustez apresentada por esses conversores, aliada às características intrínsecas da estrutura, que resulta no cancelamento natural de certas componentes de corrente na rede, devido ao defasamento angular provocado pela ação do transformador ou autotransformador utilizado. O que se propõe nesse trabalho é a substituição de cada ponte retificadora a diodos, presente no conversor de 12 pulsos, por uma topologia retificadora trifásica semicontrolada, baseada no conversor boost operando no modo de condução descontínuo (MCD), de modo que, seja possível reduzir de maneira significativa a DHT i (Distorção Harmônica Total de corrente), bem como, incorporar os volumosos transformadores de interfase (IPTs) aos indutores boost de alta frequência, resultando na redução de peso e volume. Foram confeccionadas duas versões do conversor de 12 pulsos com retificadores semicontrolados, uma utilizando transformador isolador e a outra um autotransformador. O que se verificou para ambas as configurações é que a estrutura apresenta um reduzido conteúdo harmônico de corrente se comparado ao conversor tradicional e que, ao se operar no modo de condução descontínuo, faz-se possível o emprego de uma lógica de controle simples, possibilitando assim empregar somente uma malha de tensão, e reduzir significativamente a DHT i do conversor.
- ItemIdentificação de perdas não técnicas em redes de distribuição usnado teste de hipótese(Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), 2023-07-28) Sau, Rodrigo Ferreira Gonçalves; Arioli, Fernanda Caseno Trindade; Trujillo, Joel David Melo; Leite, Jonatas Boas; Faria, Lucas Teles de; Fernandes, Thiago RamosAs perdas não técnicas são um problema relevante no mundo todo e notadamente no Brasil. Para mitigá-las, as distribuidoras precisam detectar e remover de suas redes consumos irregulares. Elas fazem isso por meio de inspeções, nas quais tentam descobrir adulterações nos medidores e/ou ligações ilegais. No entanto, inspeções massivas são financeiramente proibitivas e, se aleatórias, elas tendem a ter uma baixa taxa de sucesso. Por isso as distribuidoras demandam o desenvolvimento de métodos que aumentem a assertividade das inspeções dos consumidores. Entretanto, historicamente, devido à pouca informação disponível, havia formas limitadas de identificar consumidores suspeitos, o que tem mudado com a instalação de infraestrutura de medição nas redes de distribuição, tornando possível a estimação de estado, antes limitada às redes de alta tensão. Dentre as suas possíveis funcionalidades, os estimadores de estado contam com o tratamento de erros grosseiros – erros muito maiores do que o esperado, considerando a precisão dos sistemas de medição. Esta tese usa dessa funcionalidade para o desenvolvimento de um método de detecção de erros grosseiros causados por perdas não técnicas, visando a localização de furtos de energia em consumidores irregulares. O método proposto é baseado nos erros estimados das medições de potência nos consumidores, provenientes da infraestrutura avançada de medição. São realizados testes de hipótese com base nas distribuições desses erros. O método inclui também uma forma de calcular o limiar de localização (mínima potência não medida localizável). Além disso, é calculada, para cada consumidor, a probabilidade de ele ter uma perda não técnica, que é usada para ranquear os consumidores pelo risco de terem perdas não técnicas através da repetição do método ao longo do tempo. Testes foram realizados em um alimentador de distribuição trifásico, cujos resultados mostram que o método é promissor para localizar múltiplas perdas não técnicas de consumidores de baixa tensão, situação verificada em diversas redes reais brasileiras. Além de fornecer às distribuidoras um critério para orientar suas equipes de inspeção na localização assertiva de perdas não técnicas, o método proposto é uma forma de beneficiar da infraestrutura de medição que tem sido instalada nas redes de distribuição.
- ItemPráticas integrativas e complementares: análise de corpora e glossário bilíngue português/inglês para tradutores(Universidade de São Paulo (USP), 2017-12-08) Teixeira, Luana Mara Almeida; Zucchi, Angela Maria Tenório; Araujo, Mariangela de; Ottaiano, Adriane Orenha; Tagnin, Stella Esther OrtweilerA busca por saúde e bem-estar é intrínseca ao ser humano. Além da medicina convencional ou alopática, existem numerosas modalidades terapêuticas consideradas parte da Medicina Complementar e Alternativa (MCA). No Brasil, essas terapias foram chamadas Práticas Integrativas e Complementares (PIC), definidas pela Portaria nº 971, de 3 de maio de 2006 do Ministério da Saúde. Embora sejam amplamente utilizadas com apoio da Organização Mundial da Saúde, faltam materiais de suporte aos tradutores sobre esse tema. Dessa forma, procuramos desenvolver um glossário bilíngue português brasileiro/inglês britânico dessa área de especialidade, por meio da compilação de corpora comparáveis nos dois idiomas, escolhendo textos representativos sobre essa temática. Para a realização desse trabalho, utilizamos como referenciais teóricos a Linguística de Corpus e a Terminologia Bilíngue. Como ferramenta computacional usamos o WordSmith Tools. Após a compilação dos corpora, utilizando artigos acadêmicos, livros, textos de sites institucionais e legislação, examinamos a linguagem utilizada na área de PIC e extraímos os termos pertinentes à pesquisa por meio de uma análise quantitativa e qualitativa. Verificamos a ocorrência de termos simples, compostos, complexos e siglas. Em seguida, buscamos os equivalentes em língua inglesa para os termos selecionados. Nem todos os equivalentes foram encontrados no corpus em inglês, portanto, realizamos nova busca usando a web como corpus. Explicitamos a macroestrutura e a microestrutura propostas e apresentamos a primeira versão do glossário,com exemplos de contextos de uso autêntico em ambos os idiomas. Propusemo-nos também a buscar os equivalentes em inglês para uma terapia desenvolvida no Brasil cuja terminologia ainda não tivesse sido vertida para o inglês. Foi escolhida a terapia floral baseada na alquimia, da qual elaboramos um corpus, extraímos os termos mais representativos e buscamos os equivalentes em inglês por meio de pesquisas pontuais. Elaboramos um glossário ilustrado deplantas utilizadas na produção das essências florais utilizadas nessa terapia. Esperamos contribuir com um material de apoio inicial aos tradutores da área de PIC, além de incentivar o desenvolvimento de novas pesquisas sobre essa lingua de especialidade.
- ItemProcessos mercantis e privatizantes na universidade pública: o caso da pós-graduação lato sensu e da pesquisa inovação na UFSCAR(Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), 2023-12-05) Ferro, André José Sanaiotti Grade; Silva, Eduardo Pinto e; Piolli, Evaldo; Silva Junior , João dos Reis; Nascimento, Manoel Nelito Matheus; Sguissardi, ValdemarO objeto de estudo desta tese de doutorado são as transformações pelas quais passam as universidades federais à luz do contexto das políticas (neo)liberais do Estado articuladas à lógica de valorização, (re)produção e acumulação do capital. Este estudo visa a elucidar o modo como os processos mercantis e privatizantes se fazem presentes e se naturalizam no interior da universidade pública. Para apreender e compreender o objeto de estudo em sua totalidade, desvelando suas contradições e seus conflitos, optamos por fazer uma análise que articula dialeticamente a reflexão teórica-política acerca da mercantilização e da privatização, combinada com a análise documental (Relatório de atividades da UFSCar, Resoluções, dentre outros) referente às transformações das universidades públicas e, ao mesmo tempo, um estudo empírico para compreender o modo pelo qual os processos mercantis e privatizantes se efetivam concretamente na realidade. Analisou-se a maneira, o modus operandi, como a UFSCar tem instituído um aparato legal e institucional (Fundação de Apoio, Agência de Inovação, bolsas de inovação e bolsa PIDICT, repasse de parte de pagamento dos royalties para os pesquisadores, dentre outros) para facilitar, fomentar e estimular que as atividades relacionadas à pesquisa-inovação e que os cursos de especialização (extensão) operassem sob a perspectiva de uma racionalidade mercadológica-privatista. O estudo mostra que esses processos mercantis e privatizantes vão desde a cobrança de mensalidade em cursos de especialização, até o desenvolvimento e comercialização de inovações tecnológicas (propriedades intelectuais) para o mercado em busca de royalties para a universidade. Para isso, a tese foi estruturada em quatro capítulos: no primeiro, problematizou-se a relação entre ciência/tecnologia e a lógica do capital; no segundo, enfatizou-se o processo históricopolítico e econômico da criação da UFSCar no contexto da ditadura civil-militar e das políticas (neo)liberais; no terceiro, abordou-se a questão da mercantilização dos cursos de especialização; e, no quarto, elucidou-se como se realizam os processos mercantis e privatistas na área de pesquisa-inovação. Desse modo, o estudo mostrase relevante para (re)pensar a função que a universidade pública está assumindo nesse contexto das políticas (neo)liberais, considerando que, em tese, a universidade pública não é uma empresa e, portanto, a sua função não deveria ser produzir mercadorias; pelo contrário, acreditamos que sua função primordial é promover o ensino, a pesquisa e a extensão que atendam os interesses públicos e coletivos da sociedade/do bem comum e não os interesses particulares/privados do mercado.