Teses e Dissertações dos Servidores
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Navegando Teses e Dissertações dos Servidores por Campus "SÃO JOSE DOS CAMPOS"
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- ItemA docência no ensino técnico integrado ao ensino médio durante o ensino remoto: as significações de professores de um campus do IFSP(Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), 2021) Bayer, Julia Sotto-Maior; Aguiar, Wanda Maria Junqueira de; Ferretti, Celso João; Ronca, Antônio Carlos Caruso; Aguiar, Wanda Maria Junqueira deEste estudo fundamentou-se na Psicologia Sócio-Histórica e no Materialismo Histórico-Dialético, com o objetivo de explicitar e analisar as significações sobre a docência no ensino técnico integrado ao ensino médio, desenvolvida durante o ensino remoto. Diante da história centenária da Rede Federal de EPT e da proposição do Ensino Médio Integrado, que passou a ser desenvolvido nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, questionou-se acerca dos movimentos constitutivos das significações de docentes sobre sua prática em um campus novo do IFSP, dada a desvalorização da formação para a docência na história da rede. A dualidade estrutural estabelecida na educação brasileira e as características da formação profissionalizante, tradicionalmente ofertada nas instituições de educação profissional, compuseram o contexto do desenvolvimento do trabalho docente e da proposição da integração do ensino técnico ao ensino médio. Com a pandemia de COVID-19, o processo de implementação do ensino remoto emergencialmente organizado no IFSP foi incorporado como mediação constitutiva da totalidade social da docência. Foram entrevistados seis professores atuantes no ensino técnico integrado ao ensino médio, dois de disciplinas de formação profissional e quatro de formação geral. As entrevistas foram inspiradas nas metodologias das entrevistas reflexivas e das conversações. O material foi analisado a partir do procedimento dos Núcleos de Significação, por meio dos quais articulou-se dois núcleos. Núcleo 1 - “Acho que outros campi, que cresceram com todas essas mudanças, foram entendendo o porquê dessas mudanças”: entre a cultura institucional e as novas propostas educacionais no processo de expansão da Rede Federal de EPT. Núcleo 2 - “[...] a nossa qualidade do ensino não era aquela que a gente gostaria, antes da pandemia, por n razões, com a pandemia vai piorar com certeza, sabe?”: As reflexões de professores sobre o trabalho que desenvolvem e suas condições no curso do ensino remoto. Por meio do processo analítico interpretativo desenvolvido evidenciou-se que a cultura estabelecida na história da educação de técnicos no país constitui as significações dos docentes e é tensionada por novas possibilidades apresentadas à docência a partir da transformação institucional em Instituto Federal. Essas referências apareceram nas significações de nossos participantes, apresentadas de diversas maneiras: por apontamentos de continuidade ou ruptura na trajetória docente, pela apresentação de ênfase na formação técnica no campus ou considerar a ênfase no ensino médio, pela queixa de pouco espaço para a formação humana, pela vontade de promover uma educação crítica e integrada e pela disputa acerca das atividades possíveis à docência no IFSP. A organização emergencial do ensino remoto evidenciou uma crise pedagógica na instituição, que é parte de uma crise conjuntural. A integração, pautada na interdisciplinaridade, foi destacada como fundamento para constituir, no interior da instituição, atividades possíveis para tensionar politicamente a orientação da educação ofertada aos jovens.
- ItemAnálise de emoções em mídias sociais utilizando aprendizado de máquina e séries temporais considerando informações de eventos extremos sociais e naturais(Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), 2021-04-15) Ibañez, Marilyn Minicucci; Guimarães, Lamartine Nogueira Frutuoso; Rosa, Reinaldo RobertoNas últimas décadas, o crescimento do uso da Internet gerou um aumento substancial na circulação de informações nas redes sociais. Devido ao grande interesse de diversas áreas da sociedade na análise de dados de redes sociais, estabeleceu-se a busca por melhores técnicas para a manipulação e compreensão desse conteúdo, permitindo que este enorme volume de informações possa ser interpretado de forma rápida e precisa. Dentro da grande variedade de informações que circulam na internet, a ocorrência de eventos extremos pode ser considerada uma área de grande interesse público devido a sua grande influência direta na sociedade. Assim, compreender a eclosão desses eventos extremos continua sendo um dos grandes desafios científicos contemporâneos, cujo progresso depende fortemente de abordagens multidisciplinares. Assim, nesta dissertação, são analisados dados coletados em mídias sociais, de grande circulação nacional e mundial, relacionados a eventos sociais e naturais extremos, a fim de identificar a emoção de ameaça definida para cada tema do evento abordado. Como estudos de caso, foram considerados dados sobre eventos sociais extremos relacionados a conflitos armados, entre os países Síria e EUA, Irã e EUA e Global (considerando os países China, Índia, Paquistão, Reino Unido, Japão, EUA, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Taiwan e Indonésia). Em eventos naturais extremos foram selecionados dados relativos à ocorrência de secas, incêndios e desmatamentos na região da Floresta Amazônica para os anos de 2015, 2016, 2017, 2018, 2019 e 2020. A coleta dessas informações foi realizada considerando a evolução crescente de eventos, buscando entender como as ameaças ao longo do tempo podem gerar uma evolução endógena resultando em um evento extremo. O processamento dessas informações é realizado por meio da técnica de Análise de Sentimentos, para identificar o grau de ameaça de cada notícia coletada. O endereço eletrônico das notícias coletadas é armazenado em arquivo.csv juntamente com as informações sobre a data de publicação e o grau de ameaça, que formam um portfólio de ameaças para cada modelo de dados abordado. Os portfólios foram utilizados para validar o algoritmo “P-Model” como gerador de séries temporais endógenas para eventos extremos. O resultado desta validação é a geração de séries temporais de ameaças endógenas, que são utilizadas para prever a variação de ameaça futura dos eventos sociais e naturais extremos analisados. Para realizar a predição de séries temporais endógenas, utiliza-se a técnica de “Deep Learning” em uma estrutura da rede que aplica a rede neural “Long-Short Term Memory - LSTM”. Os resultados alcançados com base no LSTM, mostraram uma acurácia entre 46% e 71% na previsão do padrão de flutuação interpretado como ameaças, quando considerados os dados coletados para os dois estudos de caso abordados.
- ItemAplicação do pensamento enxuto em ambientes administrativos públicos por meio da técnica Business Process Model and Notation: uma pesquisa-ação no IFSP Campus São José dos Campos(Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), 2021) Santos, Diogo Carvalho; Queiroz, José Antonio deO objetivo deste trabalho foi de implementar o Pensamento Enxuto associado com o BPMN para melhorar a eficiência do processo de compras de um Instituto Federal. Comprovou-se, com isso, o aumento da eficiência e eficácia nesse ambiente, por meio do aumento no valor entregado e da diminuição dos desperdícios presentes. Para atingir tais objetivos, inicialmente foi realizada uma análise da literatura existente acerca daquilo que envolve Pensamento Enxuto, Eficiência na Administração Pública, Business Process Model and Notation e utilização do Business Process Model and Notation na aplicação dos conceitos do Pensamento Enxuto para aumento de eficiência na Administração Pública por meio da diminuição dos desperdícios. Sob o ponto de vista dos procedimentos metodológicos, classifica-se essa pesquisa como pesquisa-ação. Os dados foram coletados do objeto de estudo representado pelo processo de compras de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, utilizando-se questionário, entrevistas e técnicas documentais, entre o período de 2019 e 2020. Esse trabalho contribuiu, de forma teórica, com a escassa literatura voltada ao Pensamento Enxuto aplicado aos ambientes administrativos públicos, e de forma aplicada, primeiro, para uma melhor identificação da especificação de valor pelos clientes internos e externos do processo de compras, permitindo uma melhora da eficácia dos seus resultados e, segundo, para uma redução do lead time do processo de compras de 199,2 para 42,6 dias, permitindo uma melhora da eficiência dos seus recursos. Por fim, deve-se destacar a sinergia entre Pensamento Enxuto e Business Process Model and Notation observada no referido objeto de estudo desta pesquisa.
- ItemInstituto Federal de São Paulo: educação, ciência e tecnologia para quê?(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-05-31) Ribeiro, Marcos Natanael Faria; Dias, Marian Ávila de Lima e; Dias, Marian Ávila de Lima e; Giovinazzo Júnior, Carlos Antonio; Silva, Pedro Fernando daAs intersecções entre educação, ciência e tecnologia têm se tornado cada vez mais intrincadas e complexas nas sociedades contemporâneas. Compreender a concepção e as bases de cada um desses três campos, bem como as relações estabelecidas entre eles e também seus desdobramentos, apresenta-se, então, como um importante desafio para compreender aspectos centrais da formação humana. Isto porque, conforme vêm apontando desde o século XX os autores da Teoria Crítica da Sociedade, a educação tem desempenhado um papel fundamental na pseudoformação cultural e na reprodução das desigualdades sociais vigentes; a ciência positivista tem sido erroneamente cultuada como expressão máxima da racionalidade humana; e o avanço tecnológico desenfreado parece ditar o ritmo reificado das sociedades atuais. Nesse contexto, faz-se necessária a investigação de instituições que se ocupem diretamente do desenvolvimento desses três campos (isoladamente ou conjuntamente) no sentido de se estabelecer uma crítica permanente que instigue a reflexão sobre os elementos contraditórios e regressivos imiscuídos na ideia de progresso suscitada frequentemente pela educação, pela ciência e pela tecnologia. A presente dissertação objetivou investigar os fundamentos e concepções expostos nos principais documentos que norteiam a atuação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), apresentando e discutindo o entendimento institucional relativo à tríade que embasa suas ações, quais sejam: educação, ciência e tecnologia. Objetivou, também, estudar como a comunidade acadêmica de um dos campi do IFSP compreende o tratamento dado pelo IFSP aos termos focados nesta investigação, e suas inter-relações, no âmbito institucional perquirido. A justificativa desse estudo baseia-se, primordialmente, no diagnóstico das sociedades industriais e tecnológicas do século XX realizado, especialmente, por teóricos como Theodor W. Adorno, Max Horkheimer e Herbert Marcuse. Através da análise de documentos oficiais do IFSP e das contribuições de parte da comunidade acadêmica desta instituição, buscou-se expor e compreender quais pressupostos de educação, de ciência e de tecnologia norteiam as ações deste Instituto, bem como as intenções, as finalidades e as contradições manifestadas, e os desdobramentos evocados. Para tanto, foram analisados três dos principais documentos do IFSP: o Estatuto, o Regimento Geral e o atual Plano de Desenvolvimento Institucional. Também foi aplicado um questionário a 96 sujeitos integrantes dos três segmentos da comunidade acadêmica do campus São José dos Campos do IFSP. Dentre os questionários distribuídos, 86 foram respondidos e devolvidos (54 por membros do segmento discente; 14 por membros do segmento docente; 18 por membros do segmento técnico-administrativo). As análises documentais demonstraram a preponderância, no IFSP, de uma visão de educação regida pela profissionalização e pelo ensino tecnológico, sendo o trabalho destacado como princípio educativo. A ciência é veiculada como instância produtiva, e a investigação empírica é fortemente orientada para o desenvolvimento econômico de caráter industrial. No que tange à tecnologia, destaca-se o discurso do “desenvolvimento social” e do progresso. A análise das repostas contidas nos questionários encontrou abundantes elementos que corroboram os dados encontrados nos documentos do IFSP. Ademais, tais respostas trouxeram, também, contundentes críticas à atual política institucional no que concerne ao tratamento da educação, da ciência e da tecnologia.
- ItemObtenção e funcionalização de nanodiamantes para aplicação biológica(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2021-08-27) Hurtado, Carolina Ramos; Tada, Dayane Batista; Conceição, Katia; Tada, Dayane Batista; Trava-Airoldi, Vladimir Jesus; Santos, Sandro Luiz Barbosa dos; Camargo, Emerson Rodrigues de; Maass, DanielleDentre as inúmeras nanopartículas que demonstram efeito antimicrobiano, os nanodiamantes (NDs) são materiais promissores para aplicação na área biomédica, devido à estabilidade coloidal, sendo considerados biocompatíveis. O presente trabalho visou a utilização de filme residual de diamante-CVD, crescidos por deposição química na fase vapor assistido por filamento quente, para a obtenção de suspensões aquosas de NDCVD por diferentes metodologias. Também foram empregadas técnicas de funcionalizações superficiais dos NDCVD, bem como de ND de detonação (NDD), para a conjugação de fotossensibilizadores (FSs), permitindo a avaliação da aplicação como materiais antimicrobianos por meio da terapia fotodinâmica antimicrobiana (aPDT). Dentre as metodologias empregadas para a obtenção dos NDCVD, um destaque foi dado à técnica de maceração seguida de cavitação ultrassônica, devido a obtenção de NDs com pequenos tamanhos e facilidade de operação do equipamento. Visando a funcionalização da superfície, foram realizadas hidrogenação por plasma de H2 (ND-HCVD) e fotofuncionalização com grupo carboxilado (ND-COOHCVD-(UV)), originando suspensões aquosas de diâmetro hidrodinâmico na faixa de 50-70 nm. Também foi realizada funcionalização não covalente com porfirina mTHPP, com potencial para aplicação em aPDT. Os estudos foram estendidos para a modificação superficial de ND de detonação, originando superfície carboxilada, aminada e hidroxilada a partir de metodologias com vantagens relacionadas à redução do tempo de conversão e eliminação de etapas adicionais, comparadas a processos já relatados. Nanoconjugados com os FSs mTHPP e PHOTOGEM® foram obtidos com sucesso, utilizando via química e enzimática para a formação de ligação covalente do tipo éster. A eficácia na obtenção dos NDs e funcionalização superficial, puderam ser comprovadas por diversas técnicas de caracterização, como: espalhamento de luz dinâmico, difração de raio-x, microscopia eletrônica de transmissão e espectroscopias: Raman, infravermelho, absorção e fluorescência. Também foram realizados ensaios de citotoxicidade em células não tumorais (MEF), avaliação da atividade antitumoral in vitro (B16F10-Nex2) e potencial antibacteriano dos NDs. Os estudos in vitro, não mostraram citotoxicidade a células MEF após etapas de purificações e funcionalização, no entanto o ND-HCVD, NDD-COOH, NDD-NH2 e o nanoconjugado NDCVD+mTHPP, demonstraram citotoxicidade a células tumorais. Para os ensaios de avaliação da atividade antibacteriana, uma maior ação foi observada com os NDCVD, frente à cultura de E. coli (20 %) em comparação à S. aureus (12 %) após 24 h de incubação. Para os NDD-COOH, resultados de inibição semelhantes foram obtidos nas mesmas condições. Na presença de NDD-mTHPP por 2 h de incubação, foi observada inibição de 56 % no crescimento de E. coli, após irradiação com luz de 660 nm. No entanto, após esse período ocorreu diminuição da atividade antibacteriana por consequência da desativação do ROS. Com os nanoconjugados obtidos por rota enzimática foram observados danos na parede bacteriana (E. coli), observados por microscopia eletrônica de varredura, após irradiação com luzes azul e vermelha. Concluiu-se que os NDs obtidos apresentam um foco promissor para pesquisas na área de funcionalização superficial para a conjugação com FS como uma estratégia para aplicação em aPDT.
- ItemReologia de soluções de Pluronic F108 em meio salino com carboximetilcelulose e laponite como modificadores reológicos(Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), 2022-02-15) Nascimento, Ana Flávia; D'Avila, Marcos Akira; Barra, Guilherme Mariz de Oliveira; Duek, Eliana Aparecida de Rezende; Sánchez, José Luis Dávila; Guerrini, Lilia MüllerEssa tese apresenta um estudo da reologia de soluções de copolímero tribloco poli(óxido etileno)-poli(óxido propileno)-poli(óxido etileno) (Pluronic® F108), bem como blendas de Pluronic® F108 com carboximetilcelulose (CMC) e nanocompósitos de Pluronic® F108 com laponite®, em diferentes concentrações e temperaturas. Solução salina tamponada com fosfato (PBS) foi usada como solvente. Análises com varredura de temperatura foram realizadas para avaliar a termossensibilidade dos sistemas estudados. Viscoelasticidade, temperatura de gelificação, tixotropia, estabilidade e tamanho de partícula foram analisados com o objetivo de avaliar potenciais aplicações de sistemas de Pluronic® F108 como sistemas injetáveis em aplicações biomédicas. A transição do comportamento predominantemente líquido para o comportamento predominantemente sólido foi observada entre as temperaturas de 10°C e 37°C, indicando comportamento reológico adequado para aplicações como sistemas injetáveis. As temperaturas de gelificação apresentaram valores menores que 37°C, diminuindo com o aumento da concentração de Pluronic® F108 e CMC. Por outro lado, foi observado o aumento da temperatura de gelificação com o aumento da concentração de laponite®. As amostras apresentaram caráter tixotrópico.
- ItemSolar irradiance prediction: replicating a workflow and making it reproducible(Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), 2021-10-21) Muralikrishna, Amita; Santos, Rafael Duarte Coelho dos; Vieira, Luis Eduardo Antunes; Vijaykumar, Nandamudi Lankalapalli; Santos, Rafael Duarte Coelho dos; Vieira, Luis Eduardo Antunes; Dal Lago, Alisson; Carlesso, Franciele; Lorena, Ana Carolina; Gomez, Jenny Marcela RodriguezIn times when computational resources - such as data, code, software tools, libraries, etc. - play a fundamental role in the development of scientific works, it has become evident that transparency regarding all the computational arsenal involved in such type of work is essential for its validation. This concern is the basis of the culture of reproducibility, which aims to add to a work the possibility of it being reproduced by an unknown person or by the author herself/himself in the future. Reproducibility can bring other benefits such as enabling the reuse and continuity of a work, which is associated with other terms such as replicability. This thesis is based on a workflow developed for solar irradiance prediction, and focuses on replicating it and adopting mechanisms to make the new workflow reproducible, as well as better exploiting recurrent neural networks for the prediction task. The prediction of the total solar irradiance at the top of the atmosphere would contribute, for example, in studies of solar variability, or could bring improvements to atmospheric and climate models on Earth; however, it is a service still not much explored by the scientific community in the area of space weather. The new version of the workflow was developed attempting to use free computational resources, such as the Python language and Linux operating system, and performs the prediction task using different recurrent neural network architectures from the Keras library. The work confirms the effec tiveness of recurrent networks in predicting total solar irradiance and for one of the emission lines tested: lyman-α; and suggests that the prediction of other lines of the spectrum need additional parameters to obtain better accuracy. This document reports the replication process, presents the irradiance prediction results, and lists the computational resources employed to try to make the new workflow reproducible.
- ItemUm teatro de metamorfoses: Philippe Genty entre o humano e o inanimado(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2018-06-27) D’ávila, Flávia Ruchdeschel; Cintra, Wagner Francisco Araújo; Silva, Agnaldo Valente Germano da; Pereira, Dalmir Rogério; Piragibe, Mario Ferreira; Machado, Vinicius TorresA presente pesquisa se estrutura por dois eixos principais. O primeiro se orienta pela análise dos processos de transformações das dramaturgias da companhia Philippe Genty, especialmente a partir da década de 1980. Esse momento foi marcado por mudanças nos processos criativos do grupo, desencadeadas com a inserção do humano na cena como parceiro de jogo do inanimado; com a investigação do corpo, do movimento e de suportes expressivos como o papel e o plástico; com a ressignificação artística de ideias psicanalíticas, possibilitando à Genty desenvolver dramaturgias fincadas na memória, no sonho e nas suas experiências de vida; além do desenvolvimento de novas técnicas cênicas e de novas relações de Philippe Genty e Mary Underwood com as suas criações. O segundo eixo se norteia pelas mudanças acarretadas, a partir de então, na poética da Companhia, que passou a se orientar, cada vez mais, pelos jogos de ilusões capazes de tornar visivelmente possíveis situações insólitas, e pelas dicotomias que nascem do encontro entre o humano e o inumano. O teatro gentyniano desenvolveu-se na direção de um teatro de constantes metamorfoses visuais, que desafia as convenções espaciais, gravitacionais e volumétricas e que amiudadamente coloca o espectador diante de encadeamentos de imagens incomuns e impossíveis.
- ItemUma trilogia na encruzilhada: a narrativa africana de Antonio Olinto(Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 2021) Novais, Luís Henrique da Silva; Ávila, MyriamNeste trabalho considera-se a hipótese de que, ao longo do tempo, a crítica tem obliterado, ao tratar da trilogia Alma da África de Antonio Olinto, questões pertinentes à fatura de uma linguagem artística potente, capaz de sustentar as respectivas tramas dos romances, garantindo-lhes sentido de unidade, em um nível mais profundo que aquele verificado imediatamente na superfície das histórias que compõem a trilogia Alma da África. Embora o tema do retorno de afro-brasileiros à África seja inescapável, pois se trata de ponto fundamental na trilogia, entende-se que é metodologicamente necessário evitar o diapasão entre essa temática e os processos de que o escritor se vale para elaborar uma linguagem narrativa particular. Nesse sentido é que se investigaram os mecanismos que formalizam uma exigência interna da linguagem romanesca, promovendo o desdobramento do romance olintiano em trilogia. Destaca-se, nesse contexto, a operação da dobra (DELEUZE, 1991), elemento importante para que fossem formulados teoricamente os contornos da noção de expansão e de transbordamento da linguagem do romance. Buscou-se, seguindo a trilha indicada por Pereira(2017) e Risério (2012), aproximação teórico-crítica entre a operação da dobra e elementos específicos da mitologia e da cultura iorubá, fundamentais para a elaboração da trilogia. Por meio da figura da figura de Exu e da espacialidade dos mercados de Keto, por exemplo, foi verificada uma economia narrativa pautada pelos sentidos de ambivalência e de impureza, também identificados nos processos de negociação cultural entre África, Europa e Brasil. Assim, indica-se a indissociabilidade entre o plano formal e os sentidos mais amplos que o literário pode alcançar.