Produção Acadêmica e Científica
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Produção Acadêmica e Científica por Campus "CATANDUVA"
Agora exibindo 1 - 20 de 83
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA importância da literatura infantil e dos livros-brinquedos nas séries iniciais do Ensino Fundamental I(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2018-12-04) Pirola, Aline; Fróes, Marilda; Feba, Berta Lúcia; Mazote, Maria Célia; Silva, Vera LúciaO presente trabalho abordará o tema Literatura Infantil e os livros-brinquedos, tem como objetivo leitura e análise de livros-brinquedos. Inserida no universo da criança, a literatura infantil tem uma grande importância no desenvolvimento do individuo, principalmente no processo de leitura e escrita. Os livros são objetos especiais, principalmente nas relações que as crianças estabelecem com o mundo na ação do brincar, por isso mesmo, podem ser entendidos como objetos de criação e imaginação. O trabalho se justifica pela importância e urgência do tema abordado e por trazer a reflexão de alguns livros-brinquedos a fim de orientar o trabalho pedagógico dos educadores. A metodologia deste trabalho foi a pesquisa bibliográfica e documental com análise qualitativa dos dados. Com o objetivo de despertar a criticidade do aluno diante do mundo por meio das obras literárias, este trabalho mostrará os fatores que contribuem para a formação de não leitores: a forma como a leitura é ensinada, evolução tecnológica, correria do dia-a-dia advinda das condições socioeconômicas,modificação da cultura da nossa sociedade, condições socioeconômicas, e mostraráque o papel da escola diante de toda essa realidadeé fazer uma reflexão sobre suas práticas no ensino da leitura, revisando seu projeto político pedagógico e as práticas docentes.Os livros infantis, em geral, são analisados, estudados e discutidos em três dimensões: dimensão material, dimensão verbal e dimensão não verbal. Constata-se que no universo da literatura infantil o livro-brinquedo se faz presente, é uma ferramenta rica e dinâmica, faz com que o leitor leia e manuseie, unindo a leitura e o brincar, pois olivro é visto como componente central do processo de estímulo, criação e invenção de formas simbólicas e narrativas,estimulando a criança a imaginar e criar.
- ItemA alfabetização e a aprendizagem: desafios do Professor alfabetizador(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2022) Lima, Ana Clécia; Benedini, Larissa; Tiggemann, Iara; Lopes Junior, CarlosNo presente trabalho se reconhece que a aprendizagem dos alunos e o seu processo de alfabetização ocorrem por meio da prática profissional, haja vista que os docentes são os mediadores, assim, quando se considera o processo de ensino e aprendizagem de uma criança, constata-se que o aprendizado da leitura e da escrita requerem capacidades consideradas como básicas e que são desenvolvidas de maneira espontânea pelas crianças, mas que podem, e devem, ser reforçadas dentro da escola, por meio da figura do professor e com a proposição de atividades consideradas como adequadas. Desse modo, considerou-se que os problemas de aprendizagem e as dificuldades no processo de alfabetização que podem emergir ao longo do processo educativo são muito amplos, e, com isso, foram estabelecidos os objetivos da pesquisa: como objetivo geral espera-se destacar o papel da alfabetização para aprendizagem da criança, e como objetivo específico ressaltar a importância do educador na alfabetização e na aprendizagem. Essa pesquisa foi desenvolvida por meio da metodologia de revisão bibliográfica, foi adotado também um estudo quantitativo e qualitativo, no qual foi realizado um questionário semi estruturado composto de 10 questões de foro aberto e fechado, com a participação de 16 professores especialistas no assunto. Conclui-se que todos os participantes da pesquisa concordam que alfabetização consiste em um processo que é iniciado antes mesmo dos educandos começaram a frequentar a escola e que, posteriormente, é formalizado no Ensino Fundamental, por meio da aquisição da leitura e da escrita.
- ItemA colaboração do jogo de xadrez na aprendizagem de matemática no ensino fundamental I(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-02-01) Godoi, Bianca; Pena, Caio; Lopes Junior, Carlos; Pereira, VagnerPretende-se com este trabalho mostrar que o xadrez pode atuar como mediador desenvolvendo capacidades motoras e também cognitivas durante as aulas do ensino fundamental I. Utilizando o xadrez podemos trabalhar o raciocínio lógico dos discentes e consequentemente permitindo que os mesmos venham a ter melhores resultados em seus estudos. O xadrez é considerado um dos jogos mais antigos e populares no mundo todo. Dentro das escolas o xadrez vem ganhando cada vez mais adeptos, pois é um jogo que estimula o jogador na tomada de decisões lógicas, facilitando assim o ensino dos conteúdos escolares e desenvolvendo a capacidade de avaliar as atitudes a serem realizadas. A parceria entre o aluno e o jogo devem caminhar em paralelo, e cabe ao professor encontrar ferramentas adequadas para que o interesse não seja perdido. Na matemática o xadrez é capaz de desenvolver no aluno a sua capacidade de reflexão, estimulando e motivando a descobrir novas jogadas, consequentemente aprendendo sempre mais. O xadrez utiliza as noções de espaço de aritmética (valor das peças e noções de troca), análise combinatória, cálculo de possibilidades e estatística. Alguns autores reforçam o quanto o ato de brincar é importante para o desenvolvimento dos estudantes ainda crianças. Este trabalho utilizou o método analítico descritivo baseado apenas em pesquisas bibliográficas.
- ItemA importância da Psicomotricidade para o desenvolvimento da aprendizagem em estudantes do Ensino Fundamental I(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-12-05) Thomé, Simone; Heeren, Marcelo; Pereira, Gabriel; Natera, RafaelA Psicomotricidade é uma ciência que busca entender a relação entre o desenvolvimento motor e o desenvolvimento de aspectos emocionais, afetivos e da aprendizagem dos indivíduos. Especificamente quando abordamos o desenvolvimento dos estudantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a Psicomotricidade se apresenta como um conjunto de ações que contribuem com o aprendizado, proporcionando o adequado desenvolvimento motor das crianças, favorecendo assim suas estruturas afetivas e emocionais. É importante reconhecermos que o início da alfabetização, com a construção do sistema de escrita e leitura, é uma ação que necessita do desenvolvimento motor inerente àquela ação desejada. Nesse contexto, o estudo da Psicomotricidade e seus aspectos, pode contribuir para melhorar a compreensão sobre as dificuldades observadas nas crianças durante o processo de alfabetização em conjunto com o desenvolvimento motor e os esquemas corporais. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho foi analisar a importância dos movimentos na formação e estruturação dos elementos da Psicomotricidade dos estudantes do Ensino Fundamental I, buscando identificar a relação existente com o desenvolvimento do processo de alfabetização. Foi realizado um estudo bibliográfico em sites e plataformas, buscando artigos que discutissem essa temática. Podemos perceber que a Educação Psicomotora pode influenciar positivamente o processo de alfabetização das crianças, contribuindo também com o desenvolvimento emocional, afetivo e motor.
- ItemA importância dos contos de fada na formação da personalidade da criança do Ensino Fundamental I(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2018-12-12) Calabone, Franciele; Natera, Rafael; Pereira, Gabriel; Sgarbi, DiógenesEste artigo científico tem como finalidade ressaltar a importância dos contos de fadas na vida da criança. Os principais objetivos são destacar os aspectos dos contos de fadas, as suas influências na formação e no desenvolvimento da personalidade infantil, a resolução dos conflitos internos e as consequências ocasionadas caso a criança seja privada de conhecer os contos. Também abordaremos como esses contos podem ser trabalhados dentro da sala de aula de modo que as crianças entendam e consigam fazer relações com seu cotidiano. O trabalho está pautado em pesquisas bibliográficas, principalmente de autores como Bruno Bettelheim (1980) e Fanny Abramovich (2004), que analisam várias características apresentadas sobre vários contos e como a criança usa a fantasia, a imaginação e a criatividade de forma significativa, projetando-as na realidade, fundamentando a importância da utilização dos contos de fadas. A presente pesquisa é de significativa importância, pois a personalidade infantil é constituída até aos doze anos; por conseguinte, devemos proporcionar meios para favorecer essa construção.
- ItemA intervenção psicomotora como benefício para alunos no Ensino Fundamental I(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-09-08) Silva, Catiane; Silva, Diego; Heeren, Marcelo; Tiggemann, Iara; Lopes Júnior, CarlosA psicomotricidade é uma ciência que vem sendo aprimorada nas últimas décadas. Surgiu na área neurológica com fins medicinais, pois justificava fenômenos clínicos e teve grande êxito ao ser introduzida na educação como apoio para desenvolvimento motor e de caráter. Na atualidade, essa ciência tem sua prática na educação infantil (de zero a cinco anos de idade) dando base ao conteúdo total de sala de aula, sendo o principal pilar da aprendizagem. Entretanto, ao chegar no ensino fundamental I (de seis a dez anos) a abordagem psicomotora é diminuída na rotina do aluno, sobressaindo-se as atividades no papel, com poucas ações interativas e apenas duas horas semanais de educação física. Esta mudança abrupta pode gerar trauma, desinteresse e perda de significado do processo educativo para muitas crianças, o que culmina em dificuldades de aprendizagem. Este trabalho apresenta a psicomotricidade como intervenção benéfica para alunos do ensino fundamental I. Trata-se de um estudo teórico queteve sua coleta de dados e pesquisa realizados no prazo de um ano. A sequência de fatos descritos e suas justificativas foram embasados em autores referenciados. Com este trabalho, pretende-se apresentar ao pedagogo a importância acadêmica das atividades e treinos motores, frisar seu apoio no desenvolvimento humano nessa faixa etária, e trazer sugestões de atividades funcionais junto com a teoria na busca de expandir o entendimento sobre o assunto.
- ItemA poesia na sala de aula e seu papel transformador na formação de leitores(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2018-11-27) Toledo, Ivanilde; Mazote, Maria Célia; Silva, Vera Lúcia; Tiggemann, IaraA criança tem contato desde muito cedo com a poesia, através das cantigas de ninar, das brincadeiras de ruas, canções folclóricas. Desse modo, questiona-se por que não ampliar esse contato na sala de aula, uma vez que a poesia permite que se brinque com as palavras e sons? Por que os professores ainda fazem pouco uso de um recurso tão rico? Como a poesia auxilia na formação de leitores? Refletindo sobre essas indagações, percebeu-se a necessidade de investigar a importância da poesia na sala de aula, seu papel na formação do leitor e oferecer algumas sugestões de trabalho para o estudo desse gênero textual. Seu objetivo é destacar a importância da vivência poética para a criança, bem como a grande relevância da poesia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O texto poético é o meio eficaz para o desenvolvimento das habilidades de percepção sensorial da criança e de suas competências leitoras e simbólicas. É necessário, então, propor exercícios de imaginação, fantasia, criatividade, de maneira lúdica e prazerosa, apresentando assim, o papel transformador na formação literária no contexto escolar. A metodologia utilizada será pesquisa bibliográfica em livros, revistas, textos e artigos disponibilizados na internet, para levantamento da situação em questão, a fim de coletar dados para a fundamentação teórica e justificar os limites e contribuições da própria pesquisa. Entre os autores estudados serão abordaddos textos de Nelly Novaes Coelho, Marisa Lajolo, Fanny Abramovich, Fernando Paixão e Regina Ziberman; complementando com os artigos pesquisados. Constatou-se, desse modo, que a poesia é uma ferramenta importante para o processo de ensino e aprendizagem, proporcionando o resgate do prazer e do encantamento encontrado no trabalho com poesia na sala de aula.
- ItemA psicopedagogia e o lúdico no processo de alfabetização e letramento(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022) Duarte, Marisa; Molinari, FrancineSabe-se que a alfabetização e o letramento são importantes para todo o aprendizado infantil, no entanto, reconhece-se, também, que inúmeros são os desafios enfrentados na prática pedagógica e que, consequentemente, geram os desníveis de aprendizagem dentro das salas de aula, influenciando a prática pedagógica e a aquisição de conhecimento de todos os alunos. Dessa forma, a presente pesquisa parte da premissa de que as unidades educacionais precisam atualizar sua metodologia de ensino, recorrendo a todas as ferramentas possíveis para conquistar seus alunos e para superar os problemas de aprendizagem destes, e, para isso, tem-se, neste trabalho, o objetivo geral de destacar como a psicopedagogia e o lúdico podem contribuir com o processo de alfabetização e letramento e os objetivos específicos de explanar os conceitos de alfabetização e letramento, psicopedagogia e lúdico, de modo que, ao término do mesmo, seja possível relacionar todos os conceitos, fazendo com que se complementem. Para isso, utiliza-se a metodologia de revisão bibliográfica e recorre-se ao trabalho de autores como Piaget (1978), Vygotsky (1991, 1994), Soares (2003, 2010), Bossa (2007), Lazzarotto (2010), Stroh (2010), entre outros. A partir desses pressupostos, de um modo geral, torna-se possível destacar que a psicopedagogia e o lúdico se tornam importantes para o processo de alfabetização e letramento, pois, enquanto a psicopedagogia identifica os problemas e dificuldades de aprendizagem e propõe atividades para superá-los, o lúdico, aliado a essa prática, transforma esse processo em algo significativo e prazeroso, ensinando, ao mesmo tempo em que diverte.
- ItemAlimentador automático para animais domésticos controlado via aplicativo(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2021) Cunha, Gabriel; Mioralli, Paulo Cesar; Martin Junior, Jair; Rigatti, AldoCom o crescimento da quantidade de animais de estimação, a importância da alimentação deles só aumenta. Os comedouros ou alimentadores automáticos se destacam como solução para controlar e balancear a alimentação dos pets. Atualmente, os animais domésticos atingiram um novo estrato cultural: estão cada vez humanizados e são considerados membros da família. Entretanto, com a rotina das famílias na sociedade contemporânea, na qual as pessoas estão cada vez mais atarefadas e, muitas vezes, necessitam passar um certo tempo ausentes de casa, os proprietários de animais domésticos vêm sendo cada vez menos cuidadosos no que se diz respeito à alimentação de seus pets. Igualmente aos seres humanos, os animais necessitam de uma alimentação balanceada, variando de acordo com seu porte físico e espécie. Diante desse problema, o presente trabalho tem como proposta a confecção de um protótipo para alimentação de pets (ração e água), junto com uma aplicação IoT, funcionando à distância, de forma que o dono do animal possa verificar tudo em tempo real, tendo o controle da quantidade e os horários de abastecimento dos alimentos, com as ações de controle efetuadas a partir de um computador ou smartphone com e acesso à internet. O protótipo confeccionado atendeu aos objetivos estipulados no projeto, constituindo-se em um dispositivo funcional de controle à distância que facilita o cotidiano do usuário quanto à alimentação de seus pets.
- ItemAnálise da eficiência de uma placa fotovoltaica utilizando um rastreador solar(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023) Valentin, Ana Beatriz; Avallone, ElsonO potencial da energia solar associada às placas fotovoltaicas na geração de energia elétrica é um campo de estudo cada vez mais relevante, seja pela questão ambiental ou pela eficiência que possui. O estudo aqui apresentado se propôs analisar a geração de energia a partir de uma placa fotovoltaica instalada junto a um rastreador horizontal de um eixo. Um motor redutor de 10 rpm rotaciona a placa ao longo do período de incidência solar de um dia e em comparação, foram coletados dados da placa estática. A aferição destes dados foi feita por meio de programação, circuito eletrônico e sensores de incidência solar. Após a análise dos dados coletados, foi construído um gráfico em que é possível considerar que o rastreador é mais eficiente do que a placa estática.
- ItemAnálise de parâmetros térmicos e elétricos no controle de temperatura de um fluxo de água a partir do uso de um controlador on-off(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023) Braghini, Francisco; Mioralli, Paulo Cesar; Joaquim, Ricardo; Fonseca, EverthonO controle de temperatura em processos industriais tem impacto direto naqualidade dos produtos e tem crescido bastante nesse meio, o que traz a necessidade da realização de uma análise do consumo energético e do custo que o implemento de um controlador acarretaria, analisando qual o tipo de controlador atenderia melhor à planta ou processo desejado. Este projeto tem como foco realizar uma análise de parâmetros térmicos e elétricos no controle da temperatura de um fluxo de água usando um controlador do tipo ON/OFF. São analisados os parâmetros: consumo energético, gasto financeiro, tempo de resposta, estabilidade da temperatura e eficiência na transferência de energia nesse processo. Para realizar o escopo da pesquisa, foi construído um aparato experimental utilizando um chuveiro eleétrico como aquecedor da água, sensores de temperatura, vazão e corrente elétrica para as suas respectivas amostragens e um microcontrolador para efetuar a ação de controle. A análise dos parâmetros desejados, para o sistema com o controlador do tipo ON/OFF, permitiu averiguar a sua viabilidade de uso, elencando vantagens e desvantagens.
- ItemAnálise e Exploração de Vulnerabilidades no Protocolo UPnP Estudo de caso em um dispositivo roteado(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-07-01) Silva Junior, Jose Emílio; Mota, Rafael; Valentini, Edivaldo; Nakamura , Luis Hideo; Prando, EltonO presente trabalho apresenta uma análise e exploração de vulnerabilidades em ambientes da Internet das Coisas (Internet of Things - IoT), justificando alcançar a segurança dos usuários nas atividades e aplicações neste tipo de cenário. O objetivo geral do estudo é demonstrar condições favoráveis e seguras, em ambientes interconectados, ao utilizar dispositivos e protocolos com recursos de funcionamento em tipo de redes de configuração zero. Um tipo de configuração, geralmente executada pelo protocolo UPnP (Universal Plug and Play ou Ligar e Usar), que facilita os usuários a instalarem de maneira simples seus equipamentos em uma rede. O trabalho mostra um estudo de caso, como espécie de simulação, no qual é criado um ambiente virtualizado utilizando um sistema operacional de roteador vulnerável (OpenWrt). Ferramentas, códigos e configurações demonstram o possível ataque realizando “furos” no firewall do roteador e deixando-o assim exposto na Internet. Situação perigosa a ponto de entender que, nessa situação, o atacante tem total liberdade em toda a rede interna (privada). Como resultados do experimento, orientações e discussões são descritas para possibilitar correções e minimizar tais vulnerabilidades. É válido dobrar a atenção para as vulnerabilidades atuantes nesse tipo de configuração, buscando possibilidades para mitigar essas ameaças. As condições relatadas nesse estudo ––esclarecerão o quão perigoso é, por exemplo, deixar uma porta de conexão de rede desnecessariamente aberta, atraindo invasores mal-intencionados. Também priorizar a verificação, existência de suporte e disponibilidades de atualizações em aplicações e dispositivos computacionais, reforçam a segurança contra ameaças e ataques.
- ItemAplicação classificadora de discurso de ódio na rede social do Twitter baseada em machine learning(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-12-01) Carleci, André; Dias, Yago; Teixeira, Márcio; Valentini, Edivaldo; Nakamura, Luis HideoNo contexto atual as redes sociais dominam grande parte desse mundo digital em que o número de usuários é cada vez mais alto e cada vez mais influente nas vidas das pessoas em geral. Esse universo das redes sociais proporciona que seus usuários possam agir de maneira livre, dando a capacidade de se expressarem como quiserem, ainda tendo um possível grau de anonimato. O surgimento do discurso de ódio nesse meio é devido a essa liberdade e desse certo grau de anonimato que existe, onde ocorre ataques relacionados a um indivíduo ou a um grupo com relação a su a cor, gênero, etnia, nacionalidade, religião, orientação sexual ou qualquer outro possível aspecto passível de discriminação. Foi assim então proposta uma aplicação classificadora de discurso de ódio, que utiliza em seu desenvolvimento diversas tecnologias como conceitos e técnicas de machine learning e processamento de linguagem natural. A linguagem de programação escolhida para o desenvolvimento da aplicação foi Python, devido a sua simplicidade e a quantidade de bibliotecas disponíveis. Como resultados obtidos, a aplicação conseguiu uma precisão média de acertos de 68% durante os testes. Entretanto, ao ser alimentada com frases coletadas da rede social Twitter, a aplicação teve dificuldade para classificá-las, principalmente aquelas que não eram consideradas discurso de ódio. Concluiu-se que, como trabalho futuro, uma das formas de melhorar a aplicação seria inserindo uma nova categoria, como neutra, para casos em que a frase alimentada não é considerada discurso de ódio.
- ItemAplicando mineração de textos para análise de tweets referentes às eleições presidenciais de 2018(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2018-11-26) Cristiani, André Luis; Lieira, Douglas; Maschi, Luis Fernando; Meneguette, RodolfoA conexão com a internet está presente na vida das pessoas o tempo todo, seja por smartphones, tablets, notebooks, computadores, entre outros. A utilização de redes sociais está cada vez mais comum no Brasil e em todo o mundo, e muitas companhias e pessoas utilizam-nas para divulgar produtos, serviços e opiniões, fato que as transformou em poderosas fontes de informação sobre os mais variados temas. Identificar essas opiniões e sentimentos é uma ótima estratégia para tomada de decisão de uma empresa. Sendo assim, o objetivo desse trabalho é coletar dados de uma rede social em específico, no caso o Twitter, referentes às eleições presidenciais do ano de 2018 e classificá-los como: positivo, negativo, neutro e ambíguo, utilizando técnicas de mineração de textos juntamente com o algoritmo de classificação Naive Bayes. Este método classificador se mostrou eficaz, chegando a atingir uma acurácia de 92% para um dos datasets coletados e ficando em uma média de 74,20% em relação à acurácia de todos. Para divulgar os resultados da classificação foi desenvolvido um website que continha informações sobre os candidatos, os eventos que eles participaram e suas classificações exibidas graficamente. O website foi disponibilizado e divulgado cinco dias antes do segundo turno das eleições, tendo 270 acessos durante este período.
- ItemAutismo na escola: a perspectiva dos profissionais da educação que não atuam em sala de aula(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-12-19) Oliveira, Sheilla; Lopes Junior, Carlos; Amo, Gabriela; Xavier, RicardoO presente trabalho tem como objetivo apresentar o atendimento ao autista no ambiente escolar na perspectiva de profissionais da educação fora da sala de aula a partir de um relato de experiência. As informações usadas para análise foram obtidas a partir de pesquisa bibliográfica bem como da observação in loco e da prática. Neste trabalho foram abordadas questões sobre a escola e sua função na formação do aluno como cidadão, desde a definição de autismo à legislação com destaque ao atendimento educacional especializado, a inclusão no ambiente escolar e ainda os aspectos da educação especial e inclusiva. Os resultados demonstraram que têm ocorrido avanços neste cenário nas últimas décadas, mas ainda se trata de um processo lento e dotado de percalços. O atendimento a autistas em sala de aula está distante do objetivo que se tem por inclusão por diversos motivos, que foram citados ao longo do trabalho, sendo os principais a qualificação dos profissionais da educação, a dificuldade no diagnóstico, ausência de recurso e de informação, entre outras. Além de que, existe uma falta de informação por parte da sociedade e até mesmo dos profissionais da educação sobre o autismo e de como proceder, o que muitas vezes leva a retrocessos e também a falta de políticas públicas que efetivem esse processo. Embora existam leis que garantem direitos básicos como salas de recursos multifuncionais, adaptações às necessidades, acessibilidade e etc. Até o momento não são observados na prática ou muitas vezes são insuficientes. Com isso, é possível concluir que há muito o que ser feito para que a inclusão seja implementada de fato e, a necessidade de formação e qualificação dos docentes e demais profissionais da educação, para que o atendimento aos alunos com Transtorno do Espectro Autista seja efetivo, eficaz e sobretudo inclusivo e acolhedor.
- ItemAutomação e adaptação de uma prensa térmica(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2015-12-03) Nascimento, Artur; Mioralli, Paulo Cesar; Joaquim, Ricardo Cezar; Rodero, GabrielEste trabalho visa à adaptação e automação de uma prensa térmica que se encontra no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) Câmpus Catanduva,bem como apresentaras etapas de planejamento e de confecção do equipamento.A prensa foi construída com a finalidade de prensar e aquecer um material formado de polietileno e alumínio presente nas caixas de leite longa vida.Contudo foi observado que, durante o funcionamento do equipamento, este apresentava algumas limitações como falta de segurança, ausência de controle de temperatura e deficiências na estrutura física, tornando difícil o seu manuseio por parte do operador.Mediante tais constatações, modificações foram propostas para minimizar os problemas observados. As melhorias na prensa realizadas neste projeto incluem uma readequação da estrutura mecânica e a implementação de dispositivos eletrônicos para o controle de temperatura do equipamento e a movimentação remota do atuador. Na readequação da estrutura mecânica destaca-se uma melhoria na força do atuador e a implantação de isolamento nas chapas que envolvem as resistências térmicas,de forma a minimizar a troca térmica convectiva entre as chapas e o meio externo. No que tange às implementações eletrônicas na prensa, foi desenvolvido um sistema para controlar algumas atividades remotamente,através de aparelhos que suportem aplicativos androide tenham comunicação Bluetooth. Neste sistema é possível programara temperatura desejada, visualizar a temperatura que as chapas se encontram e controlar o movimento do atuador. Com essas melhorias pôde-se agregar benefícios à utilização do maquinário: aumento da segurança; facilitação do manuseio do equipamento por parte do operador e; possibilidade de prensagem e aquecimento de uma gama maior de materiais, usando temperaturas programadas.
- ItemAutomação no agronegócio: desenvolvimento de Software SCADA para otimização e controle produtivo(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2024-06-25) Rocha, Arthur; Martin Junior, Jair; Rigatti, Aldo; Natividade, PabloA 4ª Revolução Agrícola impulsionada pelo ritmo rápido de inovação de tecnologias como a Internet of Things, aliada as demandas globais de um processo de produção mais efetivo, eficiente e sustentável, marca o início de uma era tecnológica do agronegócio. Busca-se nessa era a integração, flexibilidade e agilidade nos processos. No Brasil, a instalação dessas novas tecnologias, em muitos casos é fragmentada, separando ao invés de unir as áreas, o que aumenta a complexidade de operação e, por consequência as possíveis incidências de erro. Este trabalho apresenta a construção de um software SCADA para o agronegócio, utilizando a plataforma Ignition para otimizar os processos de uma fazenda em Rio Verde (GO). O projeto tem por objetivo a construção de um software para a integração da balança rodoviária com a balança de fluxo, permitindo a comunicação entre elas na realização dos diversos tipos de pesagens agrupados em 3 grandes famílias, cada uma com sua tratativa e particularidade de operação. Em adição, o projeto também objetiva o monitoramento dos secadores utilizando Modbus RTU, montando uma arquitetura flexível de sensoriamento que transmitem os dados ao receptor sem fios. Como resultado, o SCADA utilizará um banco de dados em MySQL para integrar as telas e consolidar as informações coletadas ao longo do processo. Espera-se que o conjunto de telas seja de fácil operação, minimizando o tempo de aprendizado e adaptação ao software.
- ItemAutomação residencial utilizando Arduino e Wi-fi(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2016-11-21) Baldissera, Luiz Gustavo; Gatti, Rodrigo; Fonseca, Everthon; Natividade, PabloEste projeto apresenta a especificação e implementação de um protótipo de automação residencial que controlará a iluminação e o deck de piscina à distância através de um smartphone Androide um microcontrolador Arduino. O smartphone torna-se um controle universal da casa podendo controlar a iluminação e motores à distância utilizando comunicação Wi-Fi.A partir de um aplicativo produzido no APP Inventor (Applicattions Inventor II), a interface simples com botões intuitivos facilita a vida do usuário. Para a realização da automatização, são necessários, os softwares Open-source Arduino Integrated Development Environment (IDE), que realizará a tradução dos dados enviados pelo smartphone via Wi-Fi para o roteador,e do roteador ao Arduino, o App Inventor é responsável pela produção da interface de comunicação entre usuário e máquina, as partes físicas como o hardware Arduino, para processamento e comandos, sensores ópticos para integração dos modos da casa e finalmente a maquete como representação de uma casa. O smartphone enviará os dados através da placa Ethernet Shield, para o Arduino que realizará o processo.
- ItemAutomatização de chamada com reconhecimento facial(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-12-08) Barbosa, Yan; Teixeira, Márcio; Valentini, Edivaldo; Nakamura, Luis HideoEste trabalho apresenta um estudo sobre inteligência artificial e visão computacional tendo como principal foco o reconhecimento facial, realizados a fim da elaboração de um sistema de reconhecimento facial feito para automatização do processo de chamada escolar. O sistema tem como seu principal objetivo realizar a automatização do processo de chamada e marcação de presença de alunos em sala de aula, para diminuir o tempo perdido durante a realização manual do processo e torná-lo menos repetitivo para os professores e menos desgastante para os alunos. Ele foi desenvolvido e dividido em duas versões, cada uma utilizando uma forma diferente de se realizar o reconhecimento facial de alunos cadastrados. As versões foram testadas e avaliadas de acordo com diferentes parâmetros pré-estabelecidos, para que os principais aspectos de cada uma sejam destacados, e a versão com melhor desempenho e confiabilidade do sistema seja identificada, e seu desempenho individual avaliado, a fim de determinar se o sistema possui o desempenho necessário para ser considerado funcional e confiável.
- ItemAutomatização de incidentes e chamados entre Plataformas servicenow a partir de integração das instâncias(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-12-07) Taccari, Gabriela; Bueno, Isabela Cristina; Polastri, Paulo Cesar; Maschi, Luis Fernando; Lieira, DouglasAplicações baseadas em nuvem estão ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho e atraindo crescentemente novos usuários e empresas que visam migrar para o digital devido a sua praticidade de flexibilidade. Este trabalho apresenta um componente modularizado para a plataforma ServiceNow voltada para consultorias, tendo em vista o crescimento do números de novos projetos emergindo no mercado, e, consequentemente, um melhor controle e gestão dos chamados abertos pelos clientes. Para melhor entender o cenário dessas empresas, foi realizada uma pesquisa para entender os principais módulos ativos da ferramenta, bem como as reais necessidades em relação ao controle de incidentes. Isso direcionou o trabalho de construção do componente, que por sua vez automatiza o controle dos incidentes em uma única instância, para facilitar a administração pela consultoria.