Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática - ENCIMA
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática - ENCIMA por Autor "Corrallo, Marcio Vinicius"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemUma investigação da viabilidade do uso da plataforma Khan Academy para reforço de matemática durante as aulas de física(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2018) Moreira, Valter Abreu; Corrallo, Marcio Vinicius; Killner, Gustavo IsaacEsta pesquisa teve como proposta investigar a viabilidade da utilização de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (Plataforma Khan Academy) como uma ferramenta de apoio ao ensino presencial. Partindo da ideia de que o aprendizado pode acontecer em todo lugar, propomos aos alunos o uso de uma ferramenta que possa ajudar no aprendizado de Matemática e Física. Dessa forma, o local de aprendizado ultrapassaria os ambientes comumente estabelecidos, havendo, portanto, uma ampliação dos espaços de aprendizagem. O objetivo foi estudar se o uso de uma tecnologia digital (videoaula), previamente sugerida pelo professor, é capaz de proporcionar maior aprendizado de algumas operações matemáticas e, consequentemente, melhoria no aprendizado da Física. Nesse sentido, uma opção de uso do computador como ferramenta de apoio ao ensino é a ?Plataforma de Aprendizagem Adaptativa?, que também é considerada um ambiente virtual, e adaptativa porque possui um recurso capaz de identificar qual a necessidade do usuário, indicando caminhos para a resolução de exercícios e retomando tópicos com defasagem, se adequando de forma personalizada para atingir o objetivo, neste caso, a aprendizagem de técnicas de resolução de equação do 1º grau. Nesta pesquisa optamos pela Plataforma Khan Academy por ser de acesso gratuito, com versão em português e permitir o acompanhamento pelo professor das atividades realizadas pelos alunos. A metodologia consistiu na utilização da Plataforma de aprendizagem pelos alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual da cidade de São Paulo, como apoio aos conteúdos trabalhados em sala de aula em Física e como uma ferramenta de revisão de conteúdos de Matemática. Aplicou-se pré-teste e pós?teste de ambas disciplinas e questionário. Os resultados foram satisfatórios em termos de motivação e houve melhora nos testes de Matemática após o uso da Plataforma. A avaliação de Física também demonstrou melhora entre aqueles que utilizaram a Plataforma. Cabe mencionar que os alunos avaliaram positivamente o uso da tecnologia Khan Academy em todos os aspectos analisados. Finalmente, merece destaque a interação ocorrida entre os alunos com as atividades realizadas na Plataforma de Aprendizagem e o diálogo constante entre professor e alunos acerca da utilização da Plataforma e sua gamificação
- ItemO uso do ambiente virtual de aprendizagem em apoio ao ensino remoto emergencial: um estudo à luz das representações sociais de estudantes de licenciatura em física.(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2023) Anunciação, Osias de Barros; Corrallo, Marcio ViniciusA pandemia da Covid-19 produziu um grande impacto nas vidas de estudantes, educadores e,demais segmentos da sociedade em nível global, onde algumas ações foram tomadas para evitar ou diminuir os riscos do contágio, com o isolamento social e/ou distanciamento social. A partir dessas necessidades, surgiu a modalidade de ensino remoto emergencial. Esta pesquisa objetivou mapear as representações sociais de um grupo de estudantes do curso de licenciatura em física de uma instituição pública de ensino superior sobre o uso do ambiente virtual de aprendizado para apoio ao ensino remoto emergencial, o referencial teórico-metodológico foi a Teoria do Núcleo Central, de Jean-Claude Abric. A metodologia utilizada foi qualitativa, com base nas respostas coletadas num questionário utilizando a Técnica de Associação Livre Palavras aplicado, a 69 respondentes do curso de licenciatura de física. Buscou-se identificar, por meio dos resultados, uma melhor apreensão da complexidade das relações sociais que envolvem as dimensões cognitivas, afetivas e sociais, bem como os processos culturais inerentes ao processo de ensino e aprendizado com o emprego do AVA em apoio ao ERE. Os resultados sinalizam que a ferramenta foi bem recebida, porém ainda há dúvidas sobre a forma de uso, indicando a uma possibilidade de falta de preparo por parte do docente o que torna dificultoso oportunizar ao docente a criação de um ambiente de ensino virtual, capaz de atender as demandas do ERE, assim como no ensino presencial.
- ItemUm estudo das representações sociais sobre a automatização da coleta de dados no laboratório didático de física durante a formação docente(IFSP, 2021-12-17) Andrade, Adriana de; Corrallo, Marcio ViniciusEsta dissertação apresenta um estudo sobre as Representações Sociais de professores e estudantes de cursos de formação docente realizados em uma Instituição Pública de Ensino Superior. O referencial teórico-metodológico adotado foi a Teoria do Núcleo Central de JeanClaude Abric, a qual se respalda na Teoria das Representações Sociais de Moscovici. A coleta de dados foi estruturada pela associação livres de palavras, tendo como termo indutor a automatização da coleta de dados, seguida da hierarquização e justificativa dos termos evocados. Participaram 55 respondentes, dentre eles, professores universitários, professores da educação básica, estudantes e egressos de cursos de licenciatura em física. Os dados foram processados pelo software Iramuteq, para a indicação da saliência por meio da análise prototípica. As análises apontaram os termos “agiliza_processos”, “dados_precisos” e “arduino” como possíveis candidatos a ocuparem o núcleo central da representação, demonstrando que o grupo não apresenta resistência, no entanto, percebe a automatização para benefício próprio. O produto educacional desta pesquisa foi um curso de extensão, intitulado “Arduino como recurso didático ao ensino de física”. O resultado do curso de extensão demonstrou que os professores se apropriaram da linguagem de programação, de modo a conseguirem manipular o Arduino, uma vez que, no projeto final, foram estruturados com o Arduino físico 6 projetos, e 5 projetos foram estruturados na plataforma TinkerCad, demonstrando que os professores na condição de cursistas conseguiram articular as leis da física com o Arduino. Outro resultado complementar foi obtido utilizando o indicador de centralidade de autovetor (Eigenvector Centrality), que mostrou o nó “agiliza_processo” como o nó de maior importância na rede, indicando que a automatização da coleta de dados para estes grupos tem cunho demonstrativo e/ou verificador. Por fim, ressaltamos a necessidade de novas pesquisas que possam ampliar a discussão sobre o entendimento dos professores em relação à automatização da coleta de dados no laboratório didático de física.