Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática - ENCIMA
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática - ENCIMA por Autor "Collet, Lucia Scott Franco De Camargo Azzi"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemContribuições do uso do livro didático digital nas práticas docentes no ensino de química(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 17/03/2016) Costa, Ricardo Augusto Marques da; Collet, Lucia Scott Franco De Camargo AzziEste projeto investigou possíveis mudanças nas práticas dos professores frente ao uso do livro didático digital (LDD). Cada vez mais presente nas salas de aula, devido ao avanço tecnológico atual, o LDD apresenta características peculiares que, com vantagens e desvantagens inerentes, propicia diversos recursos metodológicos e aproxima-se mais da realidade tecnológica do aluno. Adotou-se como referencial metodológico a análise textual discursiva em que a estrutura textual é elaborada por meio de categorias resultantes da análise das entrevistas. Os dados coletados junto a professores de Química de Ensino Médio, de escolas particulares da cidade de São Paulo, por meio de entrevistas semiestruturadas, gravadas e transcritas, visou compreender quais as contribuições têm o livro didático digital nas aulas destes professores. Assim, segundo a análise textual discursiva, as transcrições foram unitarizadas, categorizadas e, posteriormente, formando um corpo de texto. Percebeu-se que os professores têm papel central para o LDD ser bem sucedido e que o desconhecimento das ferramentas do LDD, superficialidade ao se analisar o livro que será adotado e imposição pela adoção deste geram sua subutilização. Além do mais, a mobilização dos alunos para a utilização do livro depende muito dos comandos dados pelos professores. A partir disto, foram propostas maneiras de atuação na formação continuada dos professores, com a finalidade de uma utilização plena do LDD nas aulas
- ItemPossibilidades e desafios no uso de simulações virtuais no ensino de Química(IFSP, 2022-01-31) Martins, Wesley Vaz; Collet, Lucia Scott Franco De Camargo AzziAs estratégias pautadas no uso de recursos tecnológicos como simuladores virtuais no ensino de Química se tornam importantes para facilitar a abordagem de diversos conteúdos em sala de aula, bem como proporcionar a aprendizagem significativa. Neste contexto, o objetivo deste estudo é analisar as potencialidades e desafios do uso dos simuladores ChemDemos, Irydium e Phet Colorado no ensino de Química a partir de um estudo bibliográfico. O presente estudo foi realizado a partir de uma revisão bibliográfica, cuja análise de dados permaneceu fundamentada na Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977), mediante a coleta de artigos científicos nacionais publicados na ferramenta de busca Google Acadêmico nos últimos 10 anos, de 2011 a 2021. A pesquisa indica que quando comparado com os simuladores ChemDemos e IrYdium, o Phet Colorado apresenta uma interface mais simples e dinâmica, além de ser totalmente gratuito e estar disponível em Português. Observou-se ainda que o Phet Colorado pode ser usado para contextualizar diferentes conteúdos, apresentando maior potencial de interatividade para a aplicação de jogos. Ao final do estudo, é proposto o produto educacional, que trata de um manual/site detalhado para o uso do professor, com dicas de usos dos simuladores, lista de exercícios, planos de aula, sequências didáticas, entre outros.
- ItemProposta de ensino interdisciplinar em um curso técnico em química: análise e uso de solo(IFSP, 2020-11-15) Pollitti, Vânia de Almeida; Collet, Lucia Scott Franco De Camargo AzziEste projeto de pesquisa trata de uma pesquisa-ação em que se elaborou e aplicou uma sequência didática interdisciplinar com tema “Solo”, para o curso técnico de química com o intuito de promover mudança no processo de ensino e aprendizagem, ou seja, pretende-se que o aluno do curso técnico faça uma amarração com as disciplinas do curso. O planejamento e implementação seguiu os seguintes passos – I) avaliação diagnóstica; II) planejamento das atividades; III) aplicação das atividades propostas. A aplicação ocorreu no primeiro semestre de 2019, em aulas com duração de 90 minutos para a turma do segundo módulo do curso Técnico em Química de uma Escola Técnica do Centro Paula Souza do Município de Osasco, na disciplina de Química Ambiental, totalizando 26 alunos. Os dados da pesquisa foram coletados utilizando: avaliação diagnóstica, questionários, observação de aulas práticas de laboratório, questões abertas ou dissertativas e um questionário final para analisar se os objetivos foram alcançados. A sequência foi feita de maneira que integrasse as diversas disciplinas do primeiro módulo do curso técnico de Química, para tornar possível o conhecimento ampliado dos processos e fenômenos e que, de fato, o aluno conseguisse no final da proposta compreender, de forma dinâmica, a interação entre diferentes componentes curriculares e reconhecesse a importância que o solo exerce, a proposta foi fazer os alunos do curso técnico desenvolverem competências relevantes para sua formação profissional, por meio de uma sequência didática que utiliza alguns conceitos e métodos de análise do solo. A sequência didática foi realizada em cinco etapas: I A amostragem do solo, II : apresentação do Método de Kjeldahl, III : estudo geral do elemento químico Nitrogênio, IV : Ciclo do Nitrogênio e V : preparação das soluções na digestão, destilação e titulação no Método de Kjeldahl, em todas as etapas, foram abrangidos conceitos de várias disciplinas do primeiro e do segundo módulo. A sequência proposta, inicia da amostragem do solo e culmina na análise de nitrogênio do solo utilizando o Método de Kjeldahl, com aulas práticas e teóricas, de forma interdisciplinar para que possa haver uma integração maior de algumas disciplinas de difícil entendimento e menor aprendizado. A escolha deste tema parte de dados obtidos no WebSAI, uma plataforma de avaliação institucional do Centro Paula Souza que indica disciplinas em que os alunos têm menor aprendizado, dificultando a aprendizagem em módulos seguintes e na sua formação técnica