Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática - ENCIMA
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática - ENCIMA por Autor "Baroni, Mariana Pelissari Monteiro Aguiar"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemUtilizando o Arduino como atividade aberta de investigação e experimentação matemática para o ensino de conceitos de matrizes(IFSP, 25/04/2017) Silva, Fábio Anderson de Assumpção; Baroni, Mariana Pelissari Monteiro AguiarHá tempos o ensino de Matemática vem sendo investigado e estas investigações demonstram que o mesmo deve ser feito de modo criativo, envolvendo o uso de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC), como também a investigação e experimentação matemática como processo de aprendizagem, tornando o estudante protagonista do processo. Esta pesquisa apresenta as possibilidades e limites na utilização do Arduino como ferramenta de ensino de matrizes. Para aplicar esta pesquisa, coletar e analisar os dados, utilizamos a metodologia de pesquisa qualitativa, tendo como método a pesquisa bibliográfica, pesquisa-ação, entrevista semiestruturada e a análise de conteúdo. A pesquisa foi aplicada em uma turma do 2º ano do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio de Eletrônica do campus São Paulo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP - Campus São Paulo) no ano letivo de 2016. Com os resultados obtidos na finalização deste trabalho, observamos que houve a aprendizagem dos conceitos inicias de matrizes, bem como das operações de adição e subtração, deixando uma nova proposta para a aplicação da multiplicação de uma matriz por um escalar e a multiplicação de matrizes. Acreditamos que este trabalho contribui para a produção teórica e práticas pedagógicas relacionadas ao tema, como também a produção de um roteiro de ensino de matrizes utilizando o Arduino. Disponibilizamos os códigos-fonte de cada uma das aplicações e os deixamos no modelo open-source para que qualquer pesquisador ou professor que queira utilizá-lo tenha total liberdade para realizar quaisquer modificações ou implementações que achar necessária e assim, manter esta pesquisa viva, compartilhada e dentro da inteligência coletiva