Licenciatura em Pedagogia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Pedagogia por Autor "Moretti, Andrezza Campos"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA presença da cultura popular nas escolas municipais de Sorocaba(2024-01-31) Gomes, Clara Luz Tessilla; Moretti, Andrezza CamposO Projeto Político-Pedagógico (PPP) é um documento norteador do trabalho pedagógico de cada escola, que apresenta os planejamentos e objetivos da instituição e que deve ser construído democraticamente. Contudo, este é um documento pouco compartilhado, que deve ser revisto e reconstruído periodicamente. Este trabalho tem como objetivo investigar quatro PPP de escolas municipais de ensino fundamental que atendem anos iniciais da cidade de Sorocaba-SP, compreender a presença da Cultura Popular nos documentos orientadores dos fazeres pedagógicos e visualizar como são trabalhadas as diferentes expressões culturais nestes registros, já que este tema consta em leis e documentos relacionados à Educação. Foi realizada uma pesquisa documental, cujos dados foram interpretados a partir da metodologia de análise de conteúdo e de cruzamentos com referenciais bibliográficos relacionados ao tema Cultura Popular. Nesta pesquisa, entendemos Cultura Popular como resistência à cultura massificada, globalizada e dominadora, como algo que valoriza as lutas sociais e políticas que atravessam os saberes, tradições e manifestações culturais artísticas nascidas ou perpetuadas no Brasil. Após as análises, pudemos perceber que nenhum dos Projetos Político-Pedagógicos atenderam às expectativas da pesquisa, ou seja, a Cultura Popular não consta ou é pouco inserida nos documentos, afinal, como incorporar uma cultura tão ampla e variada nos fazeres pedagógicos?
- ItemArte e primeira infância: o espaço de brincar do Sesc Sorocaba e a arte para crianças pequenas.(2024-03-13) Kuniyoshi, Alan Pablo Pereira; Moretti, Andrezza CamposEste artigo tem como objetivo refletir sobre a importância de vivências artísticas na primeira infância, a partir do relato de duas ações desenvolvidas no “Espaço de Brincar” do Sesc Sorocaba relacionadas ao ciclo de atividades denominadas: “Hoje é dia de Arte, bebê!” e “Lugar de criança é fazendo Arte”, ocorridas em 2023 e mostrar que as crianças pequenas também podem e precisam se expressar. Para tanto, utilizamos a pesquisa narrativa como estratégia metodológica e amparamos nossas discussões em Cunha, em Bondia, além de legislações vigentes direcionadas às infâncias.
- ItemReflexões sobre o acesso ao capital cultural, a partir de uma experiência de mediação(2024-03-13) Marciano, Maria Isabel Modesto; Moretti, Andrezza CamposA experiência com mediação de exposições culturais possibilita troca de conhecimentos por meio do estabelecimento de diálogos sobre diferentes ambientes, pessoas e objetos de Arte. Desse modo, este trabalho tem como objetivo refletir sobre como visitas guiadas a exposições temáticas podem fomentar a identificação e ampliação do capital cultural dos participantes e como este reconhecimento pode contribuir para a formação do licenciado em Pedagogia. Para tanto, foram realizados estudos sobre o conceito de capital cultural e de mediação cultural e descritas vivências, de modo que diferentes contextos pudessem ser evidenciados e analisados. Especificamente, foram utilizadas narrativas autobiográficas como estratégia metodológica e foram apresentadas e analisadas de três cenas vivenciadas em um estágio não obrigatório, realizado no SESC Sorocaba, entre junho e setembro de 2022, durante a mediação da exposição Carolina Maria de Jesus, um Brasil para os brasileiros. As reflexões advindas da análise dessas cenas demonstraram que, a conduta dos participantes era diferente conforme a classe social originária, que qualquer indivíduo pode se envolver em espaços culturais e refletir sobre obras de arte, mesmo sem conhecimento avançado nesses espaços e que tais conhecimentos podem contribuir com a formação em Pedagogia, pois o professor realiza, cotidianamente mediações culturais em seu cotidiano, na medida em que deve selecionar conteúdos e desenvolver reflexões com os estudantes.