Projeto pedagógico de curso, inclusão escolar e formação do pedagogo
Arquivos
Data
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Esta pesquisa tem o objetivo de analisar, nos documentos oficiais do curso de pedagogia do IFSP, as abordagens sobre a inclusão escolar e a formação do pedagogo. Como fonte documental, foram analisados seis Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) de licenciatura em pedagogia. Inicialmente foi realizado um mapeamento dos cursos de graduação em Pedagogia do IFSP vigentes em 2022, construindo um banco de dados. Posteriormente, foi realizada busca pelas palavras-chave relacionadas ao tema, a leitura dos objetivos dos cursos e dos trechos que aparecem as palavras-chave na parte inicial do projeto e em nomes de componentes curriculares dos cursos. E resultou que a maioria dos termos analisados aparecem na parte inicial dos PPCs e aparecem em componentes curriculares relacionados à Educação Especial em uma perspectiva inclusiva. Foi constatado que as componentes apresentam semelhanças nas suas ementas, mas diferem no semestre em que são ofertadas na formação inicial dos licenciandos de pedagogia.