A presença do brincar nos anos iniciais do ensino fundamental: vivências no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência e no estágio não obrigatório.
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Resumo
Este trabalho apresenta a proposta de analisar a presença ou ausência do brincar nos anos iniciais do Ensino Fundamental nas vivências de formação docente no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e no estágio supervisionado não obrigatório. Trata-se de direcionar um olhar atento para o brincar como atividade fundamental para o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social das crianças. Para tanto, foi realizada uma investigação a partir da experiência e dos registros realizados durante estes dois momentos da formação docente. A fundamentação teórica baseou-se nas contribuições de Adriana Friedmann, Lev Vygotsky e legislações que enfatizamo direito ao brincar destacando sua importância como forma de aprendizado significativo para as crianças. Esses teóricos enfatizam que o brincar permite a construção do conhecimento, a interação social, o desenvolvimento da imaginação e da criatividade, além de ser uma expressão da cultura e dos interesses das crianças. Nesse sentido, a utilização do brincar no Ensino Fundamental é capaz de enriquecer a aprendizagem, a criatividade e a socialização dos alunos contribuindo para uma educação mais integral e humanizada.