Possibilidades do coensino para a promoção da inclusão escolar de estudantes autistas
Data
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O objetivo dessa pesquisa é analisar as reflexões dos professores em relação ao potencial do coensino no atendimento de estudantes autistas. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, tendo como sujeitos professores de educação especial de um município do interior paulista, que participaram do curso de Formação Continuada (FIC) “Estratégias formativas e práticas de coensino", no primeiro semestre de 2023. Os dados remetem as principais possibilidades, desafios e barreiras enfrentados e quais suas perspectivas em relação à promoção do ensino colaborativo na educação inclusiva e de atendimento educacional especializado. Os resultados apontam a necessidade de cursos de formação voltada à prática do ensino colaborativo que sejam menos teóricos e focadas nas necessidades dos professores, criando condições que facilitem o desenvolvimento e a aprendizagem dos estudantes com TEA. Assim, como apontam para o fortalecimento de apoios para o atendimento de estudantes no contexto da sala comum.