Processo de análise de rede social aplicada a análise de churning

Data
2018-12-11
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Resumo

O processo de análise de rede social é o processo de mapear e estudar os relacionamentos entre os atores, sendo uma abordagem oriunda da Sociologia, Psicologia e Antropologia. No mercado de telecomunicações atual, extremamente competitivo, os consumidores buscam produtos adaptados e serviços cada vez melhores e mais baratos, assim muitos clientes mudam de operadoras constantemente. Assim, este trabalho foca no estudo e desenvolvimento de um processo de análise de rede social, para realizar a análise de churning. A análise de churning é o ato de visualizar aqueles clientes que possuem real chance de mudar de operadora. Para alcançar isso, será necessário gerar a rede social, para então desconsiderar as relações irrelevantes e realizar a análise de churning. Com isso, espera-se identificar pontos de interesse no que se refere à fidelização e permanência dos clientes, apontando estratégias de marketing e oportunidades de negócio.


Descrição
Palavras-chave
Citação