O impacto do desenvolvimento de um sistema de logística reversa no varejo de supermercados sobre a percepção do consumidor

Data
2020-12-20
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Resumo

A sustentabilidade é um assunto que vem ganhando cada vez mais importância entre os consumidores. Diante disso, a Logística Reversa - que consiste no fluxo de retorno aos fabricantes ou comerciantes, de bens tangíveis quando perdem suas funcionalidades - é a base para elaboração deste estudo, no qual se buscou entender as mais fortes correlações de variáveis entre tal prática pelo setor supermercadista varejista e a percepção do consumidor final, visando entender se a Logística Reversa pode se tornar um diferencial competitivo. Assim, o problema de pesquisa do presente trabalho foi identificar a correlação entre o desenvolvimento e a prática de um sistema estabelecido. O estudo deu-se por meio de uma pesquisa quantitativa, analisando-se a relação entre as práticas de incentivo à Logística Reversa e a preferência do consumidor final. Como resultado, observou-se que 85% dos entrevistados considera importante que os supermercados mostrem preocupação com a Logística Reversa, entretanto, não estariam dispostos a pagar mais caro por um produto ecologicamente correto, e não sendo tal fator um motivo de preferência pelo cliente.


Descrição
Palavras-chave
Citação