Responsabilidade socioambiental em uma pequena empresa de cosméticos: um estudo de caso no município de São Paulo

Data
2021-06-15
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IFSP

Resumo

A sustentabilidade é cada dia mais necessária para as companhias manterem sua competitividade no mercado sem causar danos ao meio ambiente e à sociedade, o que no passado era considerado incompatível. Levando isso em consideração o objetivo desse estudo é caracterizar os fatores que influenciam a adoção de práticas de responsabilidade socioambiental em uma empresa de pequeno porte do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, localizada na cidade de São Paulo. A metodologia adotada foi uma pesquisa exploratória no formato de estudo de caso que se utilizou como fonte de coleta de dados de: revisão da literatura, análise de documentos internos, observação direta não participante e entrevista semiestruturada. Os resultados apresentaram que os principais fatores motivadores para a empresa foram: os valores pessoais da proprietária, a missão da empresa, a legislação, as demandas governamentais, competitividade frente aos concorrentes e imagem corporativa para consumidores e demais stakeholders. Foi evidenciada uma lacuna de estudos que abordam os temas de responsabilidade socioambiental e pequenas empresas em conjunto, demonstrando a oportunidade de pesquisas significativas na área, o que é de extrema importância para que empresas que estão buscando adotar práticas de responsabilidade socioambiental encontrem informações úteis e seguras.


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