SICTCP – Sistema Integrado de Controle de Tráfego de Cargas Perigosas.

Data
2021-12-08
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Editor
Universidade de São Paulo (USP)

Resumo

O objetivo desta tese é propor um Sistema Integrado de Controle de Transporte de Cargas Perigosas. Aborda-se a possibilidade de integrar diversos recursos computacionais, principalmente sensores de smartphones, para rastrear veículos, integrar sistemas legados de tecnologia da informação, apoiar o processo de tomada de decisão e transmitir informações entre os Centros de Operações Integradas e os motoristas de caminhões que transportam materiais perigosos. O quadro teórico-metodológico deste estudo baseia-se nos transportes de materiais perigosos, produtos são necessários para as cidades, porém estão sujeitos a acidentes com possíveis vazamentos que colocam em risco muitas vidas humanas e o meio ambiente. O controle de tráfego de veículos é de extrema importância para reduzir riscos de acidentes e melhorar a fluidez do trânsito, contudo mesmo as cidades com alto nível de maturidade possuem sistemas de supervisão de tráfego insuficientes devido aos seus altos custos de implantação e manutenção. Essa falta de supervisão aumenta o tempo de detecção de acidentes e não inibe comportamentos impróprios de motoristas imprudentes. A coleta de dados foi realizada a partir de entrevistas com especialistas de tráfego e análise de relatórios da Companhia de Engenharia de Tráfego do município de São Paulo. A análise de dados foi feita tendo como base conceitos teóricos de sistemas de transportes, engenharia de tráfego, teoria das filas, telecomunicações, tecnologia da informação, algoritmos matemáticos e metodologias de simulação. Os resultados das simulações computacionais, considerando-se melhorias no sistema de gestão de tráfego de materiais perigosos, mostraram redução de congestionamentos em até 61%, economia de mais de um milhão de litros de combustível, diminuição na emissão de mais de três mil toneladas de dióxido de carbono, além de outros poluentes.


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