A influência das cores na interface de jogos digitais para alunos da educação infantil com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade

Data
2022-12-14
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Resumo

As tecnologias têm proporcionado o desenvolvimento de diversas ferramentas tecnológicas, como os jogos, que podem ser utilizados como apoio educacional, por exemplo, para alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). As cores nas interfaces dos jogos podem influenciar sua usabilidade por esses alunos na educação infantil. Torna-se necessário que sejam desenvolvidas interfaces tecnológicas voltadas para o auxílio de aprendizagem, proporcionando uma maior interação humano-computador e uma maior absorção de informações. O objetivo deste trabalho é caracterizar jogos digitais usados na aprendizagem de alunos com TDAH, para compreender a influência das cores em suas interfaces e sua relação com a organização narrativa do pensamento investigativo para o enfrentamento de situações-problema. Para isso, foi necessário comparar, descrevendo semelhanças e discrepâncias das interfaces de diferentes jogos digitais, descrever a percepção das cores para o aluno com TDAH, a partir da identificação humana e da ferramenta Color Palette Generator, e identificar como as narrativas existentes nos jogos digitais instigam o aluno no processo do pensamento investigativo para o enfrentamento de situações-problema. Como resultados, tem-se a análise das cores predominantes e das situações-problemas apresentadas nos jogos. Verificou-se o predomínio das cores azul e verde utilizadas nas interfaces. Conclui-se que essas cores promovem uma maior conexão com o aluno. Além disso, a narrativa dos jogos possibilita a imersão do aluno com TDAH, com projeção da situação do jogo para a vida real, utilizando as situações-problemas apresentadas para resolver desafios diários que serão enfrentados.


Descrição
Palavras-chave
Citação