Minigame de reforço para o aprendizado de matemática

Data
2023-07-03
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Editor
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Resumo

Desde o seu primeiro uso em 2010, a palavra “gamificação“ tem ganhado destaque na sociedade, sendo aplicada em diversas áreas como comércio, entretenimento e, no caso deste trabalho, educação. Nesse contexto, o objetivo deste estudo é desenvolver um jogo que auxilie no aprendizado de conceitos matemáticos nas séries iniciais do ensino fundamental. O público-alvo da pesquisa são alunos que enfrentam dificuldades nas aulas de matemática e, por meio do jogo, terão acesso a conteúdos complementares. A metodologia utilizada é de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e exploratória. Para o desenvolvimento do jogo em duas dimensões (2D), foi utilizado o motor gráfico Unity e a linguagem de programação C# para a criação dos scripts que compõem a mecânica do jogo. Durante o processo de criação da interface e da lógica do jogo, foram consideradas as competências analíticas de reconhecimento e resolução de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Como resultado deste trabalho, obteve-se uma ferramenta educativa que auxilia os alunos com dificuldades na área de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental.


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